Categorias:


Resenha
Livro: Você tem meia hora - Camila Nascimento

Você Tem Meia Hora
   Bia desde seus treze anos de idade tinha o sonho de ser comissária de voo, mas algo que a preocupava era sua a altura, mas isso não foi obstáculo para que realizasse seu sonho.
   Bia não desiste e consegue um emprego de comissário de voo, onde mais tarde sua amiga de infância Mariana vem integrar a equipe e as duas começam a trabalhar juntas.
   Mariana é a amiga que todos desejariam ter ou deveriam ter. Ela é presente em todos os momentos, ela encoraja e busca sempre novas oportunidades. Ela tem uma força que vem de dentro.
   No dia 31 de dezembro, Bia ao se despedir de Mariana, às vésperas do ano novo, escreve em um guardanapo uma música que Mariana gostava muito, e ela não imaginaria o que aquilo iria significar dali a 7 meses.

“Entre por essa porta agora
E diga que me adora
Você tem meia hora
        Para mudar a minha vida...”

   O que Bia não esperava, era que ao chegar em casa encontraria seu namorado Arthur, com as malas arrumadas e pronto para partir, na véspera do ano novo.
   Que tragédia! Bia não entende o acontecido e entra numa depressão profunda, mas ela fica com a esperança que ele vai voltar. Ela passa dias em casa, sem saber o que fazer e sempre na espera de uma ligação de Arthur.
   Bia está passando por um momento delicado em sua vida e sua idade é algo que às vezes a preocupa. Ela tem 29 anos, quase fazendo 30 e isso parece pesar um pouco, principalmente em relação ao amor.

“Por que aos trinta o que era para ter dado certo, já tinha dado. O que deu errado, não dá mais tempo de consertar e o que agente quer que aconteça, talvez não vá mais acontecer.”

    Em nenhum momento sua amiga Mariana a abandona, sempre prestativa, liga para saber como Bia está e faz o possível para ajudar.
   É neste momento, e na hora certa, que surge uma grande oportunidade de emprego. Mariana não possui a experiência que a Bia possui, e oferece a vaga, praticamente faz tudo, preenche o formulário e só precisava que ela aceitasse. Meio que contra a vontade Bia aceita a nova oportunidade.

“Ninguém no mundo era capaz de me transmitir aquele tipo de sensação. Só Mariana.
...Ela segurou minha mão de uma maneira tão carinhosa e protetora, que me fez entender exatamente por que éramos melhores amigas.”

   A vida de Bia muda completamente quando muda - se para Londres. Ela vai morar com um amigo, o Olli, ele é gay e trabalha como maquiador . Faz amizade com a Pá uma amiga do Olli e conhece o Dyllan, é o vizinho que toda mulher sonha em ter.
   É no meio dessas pessoas que Bia vive intensamente sua vida, saindo da depressão, dedicando – se ao seu novo trabalho, fazendo novas amizades e entregando – se a um novo amor.
   Mesmo morando em Londres, Bia não perde o contato com sua melhor amiga Mariana e a cada novo passo ela compartilha tudo com sua amiga através de telefonemas e do MSN.

“Uma mulher pode ter namorado, marido, filhos ou amantes, mas jamais sobreviver sem uma melhor amiga”.

   É um livro chick-lit, com todas as características do gênero, confesso que fiquei surpresa com o desvendar da estória.
   Da para dizer que Bia teve uma mudança enorme, do início do livro para o final e a cada novo passo ela me surpreendeu.
   No início por ter sido deixada pelo namorado ela fica muito depressiva, até eu já estava ficando, mas com a mudança para Londres e novas amizades, ela aprende a viver, pode - se dizer assim, com as próprias pernas, deixando o passado e se lançando em novas experiências!
   Uma característica de Bia que vemos forte, é o medo de se deixar envolver em um novo amor, pois tem medo de ser deixada novamente. Isso realmente acontece, depois de uma experiência, às vezes achamos que todas pessoas são iguais e que tudo se repetirá. Mas isso não é bem assim e a própria Bia vê isso.
   Para mim ficou muito forte a questão da amizade. Vi em Mariana uma amiga que eu tenho(confesso à vocês, que nunca tive amigos e dentre os que eu tenho agora , tenho uma que se parece com Mariana).
   Fiquei surpresa com o desfecho( não vou contar, para que desperte a curiosidade em vocês para ler), não esperava que fosse ter algo assim nessa estória, confesso que não gostei muito, mas ísso faz parte da vida. Posso dizer que vivi intesamente a estória da amizade das duas, acho até que me coloquei no lugar delas, às vezes me sentia a Bia e às vezes a Mariana.

   O que fica de mensagem para mim desse livro, é a importância da amizade, de saber valorizar cada gesto, acontecimento, pois um guardanapo escrito e uma música é o que fica na lembrança. Temos que viver intesamente, pois não sabemos o que poderá acontecer amanhã e amigos são tesouros, presentes de Deus, anjos em nossas vidas!

   Resolvi colocar a qui a música, que posso até dizer que foi trilha sonora de minha leitura, pois eu não me lembrava da música Vambora de Adriana Calcanhoto, baixei a música e até agora ela ainda não saiu da minha cabeça!
   Se você não conhece, escute agora a música e se não leu o livro, leia pois irás entender o que estou falando!



   Quero agradecer muito a Camila Nascimento pela oportunidade que ela me deu de participar do book tour, valeu muito apena, adorei o livro. A forma que ela escreve eu amei, pois a leitura flui. Ela nos faz conversar com os personagens, rir e chorar(confesso que eu chorei, sou muito emotiva) e o mais importante, nos revela um pouco do que ela pensa, um pouco de si e ela é muito querida. Adorei conhecer você Camila!


Gostaria de lembrar que a Camila Nascimento irá parcipar da Bienal do Livro no Rio de Janeiro e irá fazer o lançamento do livro "Você tem meia hora", no dia 03/09 no estande do Selo Subtítulo(estande p-19, pavilhão verde).
A pré-venda do livro AQUI



Até a próxima e não esqueça de deixar o seu comentário!

Beijinhos!!
Nessa*

12 Comentários

  1. Oláaaaaaaa...
    Adriana Calcanhoto é diva. Amo de mais suas musicas.
    Eita... que curiosidade de ler esse livro. O que mais vejo são elogios dele em diversos lugares.
    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. *_____________*

    Já tinha ouvido falar sobre esse livro e ele parece ser muito legal! Adoroo essa música da Adriana, ela é linda demais, e as letras das músicas dela são uma ahazo. Quero ler logo logo esse livro.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa.
    Adorei a resenha,esse livro parece ser muito legal mesmo, sou a próxima do BT e não vejo a hora de poder ler!
    Gosto muito das músicas da Adriana Calcanhoto, ela toca violão super bem e tem uma voz linda.
    beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  4. Você não foi a única que chorou, chorei horrores nesse livro!
    Mas eu também me apaixonei por ele, a Camila me surpreendeu e muito nessa história!
    Bia realmente amadurece e a Bia do final é completamente diferente da Bia do início!
    O livro foca exatamente nisso que você disse: em aproveitarmos o que temos, agora, e também foi impossível pra mim não lê-lo sem pensar em "Vambora"! Fiquei com a música na cabeça por pelo menos uma semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Poxa, estou curiosa para ler esse livro, parece ser muito legal. Adorei a resenha.
    A Adriana Calcanhoto canta muito né? HAHA

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Desde a primeira vez que li o nome desse livro, toda vez que vejo ele a música da Adriana fica tocando na minha cabeça.

    A história parece mesmo muito bonita, e explicitar os valores de uma amizade é um dos melhores aspectos da vida.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  7. Ahh amei a resenha!1
    Concordo mt e amei os quotes que vc escolheu.. Tb li e achei o livro mt bom, mega completo...
    Ai, esse quote sobre amizade é o melhor ever!
    Mari me lembrou uma amiga tb.. e achei que apesar do humor e paixões o grande lance do livro é a amizade e eu amei todos!!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua resenha!
    E nossa, nunca vi tanto meu apelido em um site! BIA!

    Jamais vi nenhuma personagem com este nome, acho que é porque existem tantas no mundo que os autores preeferem colocar um mais 'único'.

    Quero por demais ler este livro!!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  9. Andam falando muito bem desse livro, mas não tenho muita vontade de lê-lo não. Nunca me interesso por chick lits :X uashsausah
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OI!

    Tenho mta vontade de ler esse livro. O título foi mto bem bolado, pq a música é linda e não sai da cabeça. Acho a capa linda, tb e as resenhas... aumentam a minha vontade de ler. Adoro chick -lit!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Você chorou?! Ahhh quero ler, adoro livros que nos emocionam, e agora, o que faço? To mega curiosa!!! *-* Mais um para alista de desejados, culpa sua Nessa, akoakaok

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!!!
    Muito legal mesmo..e de sobra com a Adriana Calcanhoto.bela resenha..abçs!!
    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!