Categorias:


Oi meus queridos*


Hoje irei falar para vocês de um livro que me emocionou muito, e que eu li numa “Sentada”, pois me envolveu de tal forma que não consegui parar de ler enquanto não terminei de ler!

Livro: “O Diário de Suzana para Nicolas”



Título Nacional: O Diário de Suzana para Nicolas
Número de Páginas: 224 páginas
Editora: Arqueiro
Título Original : Suzanne’s Diary for Nicholas
Tradutor : Cássia Zanon

Sinopse -

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.



Resenha

Diário,
"Nicolas querido, meu pequeno príncipe..."




 Dois motivos me despertaram a curiosidade para  ler este livro. Primeiro quando vi no título que era uma leitura de diário, fiquei interessada. Segundo, eu estava no twitter e uma amiga blogueira, a Aione do blog Minha vida Literária, estava comentando que leu o livro quando foi para a faculdade e na volta já estava terminando de ler, e disse ainda que estava tentando conter as lágrimas pois o livro era emocionante.
  Isso me despertou uma curiosidade imensa. Para minha felicidade, ganhei o livro de presente.\o/ Quando comecei a ler não parei mais. Comecei domingo pela manhã e às 15h já havia terminado.
  Pensei que a estória seria algo do tipo, duas mulheres disputando o mesmo homem, mas eu não estava entendo onde entrava o diário em tudo isso.
  Bem, pode-se dizer que é um triangulo amoroso, Katie, Matt e Suzana. Pois vemos e percebemos muito amor em tudo, em cada palavra, em capa página deste livro.
  Katie estava quase um ano com Matt Harrison, e de uma hora para outra, Matt termina tudo com Katie sem dar explicações. Ela não entende o que esta acontecendo, tudo parecia perfeito! Katie fica desorientada e vem mil questionamentos em sua cabeça.
  No dia seguinte, ela recebe em sua casa um pacote contendo um diário, com as seguintes palavras na capa:"Diário de Suzana para Nicolas". O pacote foi enviado por Matt, e diz que através da leitura do diário ela iria entender tudo.
  Katie começa ler o diário, posso dizer que nós lemos junto com ela e também temos as mesmas sensações que ela sente ao ler algo tão cheio de amor e vida!
  O diário é de Suzana, esposa de Matt e ela se dirige ao Nicolas, seu filho. No diário ela escreve tudo, desde o primeiro encontro com Matt, gravidez, nascimento de Nicolas e todos os passos e crescimento do bebê.
  Confesso que fiquei emocionada com a forma que Suzana escreve e demonstra seu amor por Matt, sua vida, seu trabalho e seu filho Nicolas.
  Katie fica confusa e não consegue entender o que tudo aquilo quer dizer, e fica se perguntado se todo este tempo Matt teria traído sua esposa Suzana e seu amado filho Nicolas.
É muito interessante, pois Katie adimira Suzana por suas palavras escritas no diário, pelo seu jeito de ser e por tudo que ela realiza.
  O livro é de fácil leitura, o que facilita são os capítulos curtos. A estória é muito envolvente, é como se a gente vivesse tudo aquilo junto com Katie, é emocionante! Ficamos fazendo mil questionamentos sobre Suzana, Nicolas e Matt, e não tem como parar de ler até descobrir o que aconteceu com eles. Por que Matt terminou com a Katie??
  Eu adoro leituras de diários por isso, ficamos surpresos com cada palavra e quase sentimos o que a pessoa que escreve sente. Fiquei super emocionada com o livro e o final dele é surpreendente. A estória te conduz tão bem que quando chegamos ao final queremos mais e ficamos extasiados!
 
Posso dizer que até agora não sai da minha cabeça a Suzana e o Nicolas, meus olhos se enchem de lágrimas e quase revivo cada palavra escrita no diário.
 
É difícil descrever a emoção que senti ao ler este livro, confesso que este ano esse livro é o segundo que me toca fundo no coração, que me fez realmente refletir sobre a vida, sobre o amor e sobre as pessoas.
            
"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido". (Pag. 65)

"Minha vida está tão ligada a você que parecia impossível que alguma coisa ruim pudesse acontecer agora. Mas acho que o amor nos dá essa falsa sensação de segurança". (Pag. 153)

"Não perca a chance de velar o sono de seus filhos". (Pag. 193)

 


Por isso eu super recomendo este livro!! Não percam a oportunidade de o ler!



Imagens para Orkut de Deixe um comentário
Beijinho!!
Nessa*


 

16 Comentários

  1. Nessa, esse livro é lindíssimo e se tornou um dos meus favoritos. Até agora não consigo deixar de me emocionar quando leio os nomes, Matt, Katie, Suzana e Nicolas... eles se tornaram muito queridos para mim, como se fossem pessoas reais, até!

    Concordo com você que o caráter Diário ajuda bastante pois o leitor sente-se bem próximo do narrador, parece algo que nós mesmos poderíamos ter escrito, né? E a Suzana é uma pessoa incrível.. aliás, todos os personagens o são! O livro memorável, sem dúvida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    É incrível a capacidade que esse livro tem de nos tocar profundamente!
    Se tornou um dos meus favoritos e também não tenho palavras pra descrevê-lo, só que é recomendado! E muito!
    Impossível de não se envolver com as personagens né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Todos falam muito bem deste livro, quero muito lê-lo!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  4. Oi Prima!! Adorei a resenha do livro... eu quero ler!!! Me empresta!!?? Obrigada pela visitinha no meu blog, mas passaste antes de eu publicar o post com o presentinho!! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Uau, agora fiquei muito interessada pelo livro. Mas você é sortuda, ganhou ele de uma promoção :D
    Amo livros emocionante, acho que é porque me emociono facilmente XD
    É tão bom uma estória que mecha com a gente, que nos desperte sentimentos. Faz valer super a pena a experiência.
    Agora eu quero livro. Quem dera eu ganhar de uma promoção tbm ashuahsua
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!

    Ainda não li, mas estou louca para ler. Faz muito tempo que eu não leio romance, e é o que eu to precisando, pois amo! A história dele parece ser muito linda... E também adorei a capa.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa.
    Eu já estava interessada em ler esse livro e agora fiquei mais ainda!Deve ser um livro super emocionante tanto é que no kit vem um um pacote de lenços de papel e isso já diz tudo ne? Quero muito ler.
    Adorei os quotes são lindos.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  8. Tô louca pra ler esse livro. Todo mundo tá falando super bem dele.
    E eu tbm acho interessante essa coisa de diário.
    Parece ser um livr bem emocionante e se você não conseguiu parar de ler enquanto não terminou é sinal de que prende bastante a atenção. Quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Antes de ler sua resenha não estava assim, com tanta vontade de ler o livro... Mas após ler seus comentários fiquei me perguntando por que eu ainda não o li! rs'
    Enfim, parece ser maravilhoso! Também adoro livros em forma de diários e acho muito legal sentir as mesmas coisas que os personagens! É fantástico! :)

    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  10. Menina chegou pra eu ontem esse livro é não vejo a hora de ler
    Ah pela resenha é um estória me no estilo que eu gosto

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  11. AH! Você não tem noção de quanto eu preciso desse livro! uhasuhaushas
    Adorei a resenha!


    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Desde que ouvi falar, quero ler, pois sei que traz uma historia linda!!! Sua resenha e opinião estão otimas! Parabens! XD

    ResponderExcluir
  13. Oi,miga!Pela sua resenha, já estou me preparando para chorar rios..rsss
    Amei os quotes!Esse livro está entre os meus grandes desejados do momento!
    Bjs!!!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Vanessa,
    Tenho muito vontade de ler os livros desse autor e esse é um deles, gostei muito da resenha e ainda mais curioso.
    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Que interessante...li há alguns anos um livro com uma história muuuito parecida...e não era esse...coincidência...Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, eu também não vejo a hora de ler este livro e me emocionar com sua história.
    Que a sorte a sua que você ganhou!
    Eu tenho que ler ele, adoro livros que me possa chorar de verdade pela história e a resenha ficou muito boa, só me deu mais vontade kkk.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!