Olá!

Hoje indico o livro A Montanha e o Rio 
Da Chen

                                         Sinopse
  No auge da Revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem e poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto de uma montanha pouco depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que Shento é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, Tan e Shento são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro. A montanha e o rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX.

 
   A Montanha e o Rio me chamou a atenção pela capa, que eu acho linda, mas lendo a sinopse dele, achei muito interessante. Minha esposa me deu este livro de presente, o que me deixou feliz e grato, pois livro é umas das coisas que mais gosto e estava muito interessado por esse.
  Quando comecei a ler não queria mais parar. Fantástico! Não me arrependi. Foi uns dos melhores livros que li. História, drama, romance, intrigas e violência se unem em um belo relato pré e pós Revolução Comunista Chinesa. Personagens cativantes. Tão apaixonantes quanto revoltantes. Mostra o que o ódio, o amor, a obsessão e o orgulho podem fazer. Leitura recomendadíssima.

  O livro conta a história de dois irmãos que são filhos do mesmo pai, mas, porém de mães diferentes e que não se conhecem, Sentho, filho bastardo e pobre de um relacionamento clandestino com uma bela camponesa, e que logo nas primeiras páginas do livro, a narrativa do seu nascimento é umas das cenas mais impressionantes, porque nasce no momento em que sua mãe comete suicídio ao pular do ponto mais alto do penhasco, sendo que nesse exato momento dá a luz. Ele vive quase que por milagre; pois cai num arbusto de chá, e um velho curandeiro que estava atrás de ervas o resgatou recém-nascido, levou para sua aldeia e a criou como fosse seu filho. Tan é o filho primogênito, sua mãe é uma linda mulher, pianista e de uma família também muito influente, e que vive cercado de luxo e conforto.
  Tan e Shento crescem trilhando caminhos diferentes marcados por acontecimentos inusitados e coincidências trágicas, mas o destino faz com que em determinado momento de suas vidas eles se encontrem; pois os dois se apaixonaram por uma bela jovem camponesa chamada Sumi, e isso faz com que eles se tornem inimigos não somente no campo político, mas também no pessoal que os levará a uma jornada sem volta.
  O Autor Da Chen, cria um enredo que se desenrola na China dos anos 60, com acontecimentos que marcam a história política e social naquele período, a história é contada pela perspectiva de dois irmãos e o romance e o drama vão ganhado vida através deles.
  Um dos melhores livros que já li e que recomendo sem sombra de dúvidas.
Abraços!
Marco Antonio

14 Comentários

  1. Oi Marco Antonio!
    Adorei sua dica!
    O livro parece ser muito bom e muito completo. Os sentimentos que você disse que ele fala sobre me lembraram O Morro dos Ventos Uivantes!
    Esse parece ser um livro emocionante e reflexivo, que são as coisas que mais aprecio quando pego algum pra ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro mas a sua resenha me deixou curiosa! Adorei a dica!*-*
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Me parece um livro bem intenso. Gosto desse estilo, ainda não conhecia a história, mas agora vou procurar saber mais.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, mas achei bem interessante.

    Mas por ser sentimentalista de certo modo me deu vontade de ler!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    #Promo: Harry Potter é pra sempre! Participe!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro e adorei a dica! :D

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas já me apaixonei. Depois de tantos elogios, fiquei curiosíssima *.*
    Obrigada pela dica :D
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. Oi Marco!!
    Eu concordo com as meninas!! Este livro é muito interessante, tbm fiquei com vontade de ler, uma certa curiosidade!!

    Eu sabia que sua coluna seria um sucesso, sempre indica livros maravilhosos!!
    Bjinhs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,Marco!
    Adorei a dica!Não conhecia o livro,mas a sua sinopse me chamou muita atenção.Além disso,gostei da ambiguidade que possui no título do livro.
    Esse vai para a minha estante!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marco!

    Primeiramente, tenho grande admiração pela história oriental e com certeza um retrato da China pós comunista é um prato cheio em história e emoção.

    Nota-se que é um livro muito intenso e fiquei, de certa forma, chocada com a descrição da cena do nascimento. A vida em todas as suas faces, realmente.

    Vou procurar mais a respeito no Skoob!

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  10. Amiga, vc está lendo cada livros legais!
    Mais um que vai para minha estante do skoob, como desejados!
    Eu gosto desses estilos de livros :)

    pS:
    estou a procura do livro:
    Auschwitz - O Testemunho de um Médico.
    olhei em todos os lugares para comprar até na estante virtual e nada "/ então quem tiver ou viu em algum sebo, por favor me informe.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Marco Antonio.
    Adorei a sua dica e achei esse livro bem interessante parece ter ser muito bom mesmo! Aprecio muito as histórias orientais e esta por se tratar da China nesta e´poca a faz ser bem mais fascinante.Vou procurar ler esse livro.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Gostei da dica! Não conhecia o livro, mas gostei da resenha. Parece q é o tipo de livro que me encanta. Sorte a sua de descobrir um livro assim e gostar tanto.

    Vou reservar um espacinho na minha wishlist para esse livro em 2012.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos eLivros

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos!

    Fico muito feliz que tenham gostado, esse livro é um dos melhores que li e quem tiver oportunidade de ler irá compartilhar da mesma opinião.

    Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  14. A capa é mesmo linda e o livro parece ser muito bom mesmo. Mas ainda tô impressionada com a maneira que esse menino conseguiu nascer rs
    Parece ser um livro rico em descrições e uma história muito reflexiva!

    Beijos

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!