Olá,
  Hoje indico o livro 1808 do autor Laurentino Gomes, que conta de uma maneira leve os principais acontecimentos da história do Brasil, com muitas ilustrações e pinturas da época.
É um ótimo livro a ser lido; pois nos faz entender melhor a origem de nosso país.


1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil - Laurentino Gomes
 
Sinopse
A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do Mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, “ 1808” é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
  
   Antes de falar deste excelente livro “ 1808” , gostaria de parabenizar o autor “Laurentino Gomes”, por sua dedicação e pesquisa para escrever um livro, com uma narrativa agradável e envolvente de um período importante e histórico entre Brasil e Portugal, despertando muitos a conhecer melhor a história do país em que vivemos. Devido o alto índice de acontecimentos nada agradáveis que ocorrem em nosso país, as vezes não esperamos que sejam escritos livros que falem sobre o Brasil e seus acontecimentos, mas para a nossa alegria estamos errados e temos muitos outros autores abordam este tema.
  “ 1808” é um livro com muitos detalhes, sejam estes, dos acontecimentos ou dos personagens que oscorrespondem. Além de D. João VI e Carlota Joaquina, temos vários personagens que desempenharam papéis importantes neste período e aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre este período, não podem deixar de adquirir e ler. Com isso, Laurentino Gomes, consagrou o livro “ 1808” como um best-sellere com os prêmios Jabuti e Livro do Ano e com isso não precisamos acrescentar mais nada.

Espero que tenham gostado!




Abraços!
Marco Antonio


12 Comentários

  1. Vejo este livro nas livrarias e confesso que tenho um certo preconceito com ele.

    Isso porque eu não vou com a capa!
    Esse número me afasta. haha!
    Sei, é bobagem. Mas não dá!

    Nem sinopse consigo parar para ler...

    Beijos

    Bia | www.LivroseAtitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, que pena Bia!
    Como eu fiz biblioteconomia, sei que este livro traz algo sobre a biblioteca no Brasil, e isso me chama atenção! Sendo que eu adoro história, estou anciosa para ler!

    Marco!!
    Posso dizer que desde o dia que vc me enviou a coluna, me despertou o desejo de realmente ler este livro, tanto que consegui comprar ele pelo submarino semana passada por 16,90 \o/ quero que ele chegue logo!!
    Adorei sua dica de hj!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marco Antônio!
    O livro deve ser muito bom, mas não fico tão tentada a ler por causa do assunto mesmo, não me atrai muito.
    Mas um dia, quem sabe, dou uma chance a ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho esse livro há um certo tempo, já li muitos elogios sobre ele, mas ainda não consegui pegar pra ler....porém depois dessa dica vou ver se faço isso assim que eu puder.

    Beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,Marco!
    Adoro esse gênero literário,tenho o livro,ele é muito bom mesmo!
    Ótima dica!!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de história do Brasil, mas já me decepcionei muito com livros nesse estilo, então faz tempo que não pego nada do tipo para ler. Quando der vontade, vou lembrar de procurar esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 1822 do mesmo autor, mas ainda não li. Está até embaladinho ainda, rsrs
    Mas não é de hoje minha vontade de ler esses livros dele. Me interesso bastante pelo assunto e tal, tem uns outros livros parecidos que eu tenho bastante vontade de ler. Aqueles "Guia Politicamente Incorreto do Brasil"...
    Enfim, abraço, Marco Antônio!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite pessoal, fico contente por terem gostado das dicas e acho que nós como brasileiros temos que não só conhecer mais o nosso país como valoriza-lo, como também temos que valorizar a nossa literatura e autores brasileiros.

    E não se esqueçam que esse livro ganhou o premio Jabuti e virou best-seller, não é à toa né.

    Abraços e bora ler...kk

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie amiga =D
    já tinha ouvido sobre o livro, contudo a tua resenha foi a primeira que li sobre ele.
    E me despertou a curiosidade, quero ler, quero saber mais sobre o País em que vivo.
    Amei a resenha.
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Esse livro já ouvi falar muito dele, e até comprei um para dar de presente, mas eu não gosto muito do assunto, mas gostei da sua resenha, ficou muito legal, dá até vontade de ler kkkk.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Marco Antonio (e Vanessa rs);

    Eu particularmente acho que 1808 deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros, afinal, a forma como Laurentino nos conta a história desse momento tão importante para a nossa história é incrível. Ao comprar ele, demorei pra pegar para ler, talvez por medo de não gostar, mas fui surpreendido. Laurentino está de parabéns e os prêmios que ele recebeu são mais que merecidos.

    Agora estou lendo 1822, e como seu antecessor, é incrível. Tem muita coisa que desconhecia, e talvez jamais conheceria caso não fosse os livros do Laurentino.

    O jeito, após ler este, é esperar pelo próximo (1889) e torcer para que ele continue lançando livros no estilo, mesmo que não faça parte da série que narra a construção do Brasil no século XIX

    Ótima divulgação.

    Abraços!
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Ricardo,

    Concordo plenamente com vc, e estou aguardando o livro 1889, muito bom mesmo.

    Abçs.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!