Categorias:


Oi pessoal!!

  Hoje eu trago para vocês a resenha de um livro que li através de um book tour organizado pela Mi* (Aione) do blog Minha vida literária.


Marta - Breno Melo

Marta

Sinopse

Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele.

Minha Opinião

  O livro conta a história de uma adolescente chamada Marta que vive na Argentina, em La Falda. Ela vive uma história de amor com João no período escolar. O namoro termina, ela se muda para outra cidade para fazer a faculdade, em Córdova, mas jamais esqueceu ou deixou de sentir o amor por João.
  A história nos mostra profundamente o mais íntimo de Marta, seus sentimentos, seus pensamentos, sua relação com as amigas da faculdade, com seus pais e até mesmo com o seu cachorro, o Manchado.
  Marta faz de tudo para esquecer João, ela sai com as amigas, fica com outros caras, ela até começa um novo namoro, mas seu coração já têm dono, e sempre se lembra de seu antigo amor.
  Por conta deste amor, às vezes até parecendo um pouco doentil, ela acaba ficando doente, têm vários problemas de saúde e termina trancando a facudade e voltando para casa de seus pais para se recuperar. Mas lá na cidade onde seu amor começou que tudo terá o seu fim.
  Bem, eu confesso que apesar do livro ser um romance, sendo que eu adoro romances, este livro não me cativou. Não significa que eu não tenha gostado.
  A história se torna envolvente pelo fato que queremos saber o que irá acontecer com a Marta e se ficará ou não com o João. Faz com que agente leia sem parar até o fim.
  Algo que para mim foi negativo, foi o fato de o autor colocar significados, explicações, conceitos, entre outros no meio da história. Acho que como sou muito ansiosa, prefiro quando a história vai direto ao ponto, e isso acaba me irritando um pouco. Em alguns momentos é como se o autor falasse com a gente e depois voltava para a história, dependendo da história não gosto muito disso.
  Eu li desesperadamente esperando por um final que não aconteceu. Acho que Marta poderia ter tido um final mais concreto, com suas respostas em relação ao amor e a sua saúde. O final para mim ficou vago, em aberto e em minha imaginação. Mas confesso que foi surpreendente!
  Bem, justamente por estes fatos que eu falei que minha nota foi somente três estrelas para o livro, por que ele não me cativou (para isso teria que me fazer rir, chorar e suspirar, e isso não aconteceu) mas é um livro bom, que nos faz conhecer um pouco mais sobre a pessoa bipolar, suas características que muitas vezes são até normais, mas que no fundo já são sintomas de uma pessoa bipolar.
 Enfim, é um romance e para quem gosta de se aventurar em novas histórias eu recomendo!  



  Mi* muito obrigada pelo convite para participar do book tour e até amanhã estarei enviando livro para a próxima pessoa da lista!

Beijinhos!
Nessa*



11 Comentários

  1. Oi Nessa!
    Uma pena que o livro não tenha te cativado tanto! De fato ele tem bastantes análises, mas isso é por conta de ser um romance psicológico.
    Obrigada por ter participado, viu?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler esse livro daqui uns 3 anos novamente.. estou cursando psicologia e percebi que o livro precisa de várias análises, o que não consegui fazer totalmente.

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,tudo bem?
    Eu nunca ttinha ouvido falar desse livro,não sei se a historia chama muito minha atenção.Mas achei sua resenha bem legal.
    Tenha uma ótima semana.
    Mil Beijos.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Consta na minha lista de desejos.

    Gostei muito da resenha.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa
    muito ruim quando um livro não corresponde as nossas expectativas né.
    Eu esperava um romance de arrebatar o coração, mas pela sua resenha vou ler sem esperar muito...
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa!
    Os book tours são otimos pra gente conhecer outros livros e ler no prazo estabelecido...não sei se foi pela capa ou resenha mas esse livro tb não me cativou apesar de não ter livro. Não gosto de romances cheios de mimimi..

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tem um tempo que eu li este livro e também foi através de book tour, achei uma história muito diferente e por este motivo me ganhou, gosto de tudo o que foge do comum.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    o livro parece ser legal,mesmo você dizendo que não te cativou :)

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,
    Sempre li maravilhas sobre este livro mas ler uma resenha um pouco diferente, com outro ponto de vista é interessante também, acho que coloca um pouco mais de realidade na imagem que eu tinha do livro.Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi flor,
    Estou tentando lembrar se ja vi esse livro la no blog da aione mas não lembro....huahua acho que ele não me chamou tanto a atenção infelizmente.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Vanessa,

    Achei interessante o livro, gostaria de ler...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!