Olá!

  Hoje indico o livro O Senhor March da autora Geraldine Brooks, um livro vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção com uma história muito bem contada que relata as idéias abolicionistas juntamente com a luta pela liberdade, um livro super recomendado.


O Senhor March

O Senhor March

Sinopse

Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.


  Neste livro a autora Geraldine Brooks, utiliza um personagem do clássico Mullhersinhas de Louisa May Alcott, no qual ainda não tive a oportunidade de ler, mas que depois de ler O Senhor March com certeza a minha curiosidade para ler aumentou.
  A história se passa na época da Guerra Civil norte-americana, e começa a ser contada em partes por cartas escritas pelo Senhor March a sua esposa e filhas e em partes ele relata circunstâncias que ocorreram durante tudo aquilo que passou enquanto escrevia a carta.
  Nas cartas ele evitava descrever os horrores da guerra e nos relatos nos detalha não somente estes horrores, mas também a sua vida, desde seu passado antes de conhecer a sua esposa até os últimos tempos antes de partir para a guerra.
  É um livro que aborda muitas questões importantes, como a escravidão, a religião, a luta pela liberdade de todos os norte-americanos e pelo direito a todos de ler e escrever.
  Duas partes interessantes dentre muitas eu observei e quero relatar; pois o Senhor March tomou muitas atitudes para agradar a sua esposa, como dar toda sua fortuna para John Brown, que defendia uma causa no qual a sua esposa lutava, mas no momento que o livro começa a ser contado pelo ponto de vista da sua esposa vemos que ela não gostou daquela atitude e vemos que a falta de diálogo os levou a passar as necessidade que ocorreram.
  Outro sim foi vê-la, falando em seu pensamento, uma critica a uma escrava com postura e linguajar refinado de madame que cuidava do seu marido, totalmente ao contrário dos ideais que defendia, mostrando que a guerra mudaria as suas vidas para sempre.
  Um livro excelente, apesar de algumas vezes ser um pouco cansativo, mas vale a pena a leitura.



Espero que tenham gostado!


Abraços!
Marco Antonio*

13 Comentários

  1. Oi Marco!
    Nossa, como sempre você dando dica de um livro muito interessante.
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro.
    Gostei do tema e algo que gosto muito é o fato de ter cartas, isso me chama atenção.
    Com certeza mais um para minha lista de leitura!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei essa capa! E a história do livro parece ser bem original e interessante.

    Beijos!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Marco
    adoro suas indicações. Sempre são livros que e não conheço, mas que certamente eu irei gostar muito,apesar desse você ter falado que é um pouco cansativo, mas ainda assim uma boa história, sempre rende uma boa leitura.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica Marco! Já li um dos livros da Geraldine Brooks, As Memórias do Livro, e realmente ela é uma autora que manda muito bem! Esse livro dela, O Senhor March, ainda não conhecia mas parece ser igualmente bom ao que eu li. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a dica, Marco. Não é de hoje que eu ouço falar super bem da Geraldine. Apesar de estar correndo de livros dessa temática por enquanto, parece ser uma boa dica. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Até já perdi as contas de quantas vezes eu ensaiei comprar este livro, mas por um motivo ou outro acabei não comprando, percebo agora que deveria ter comprado e lido logo.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  7. Oi Marco! Não conhecia o livro, mas realmente me parece muito bom! Gostei da história!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não tinha visto esse livro ainda, mas parece ser bastante interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Marco.
    Esse livro parece ser bem interessante.Adoro livros que abordam questões importantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Suas dicas Marco são sempre ótimas, a série Mulherzinhas add aos meus favoritos devido a dica dada por você. Este livro de hoje parece ser igualmente ótimoo, gosto de livros sobre acontecimentos passado, tipo Guerras, afinal nos dão uma visão mais apurada sobre a época.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro, mas se você tiver a oportunidade de ler Mulherzinhas, não perca, é um livro comovente e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Vanessa e boa noite pessoal,

    Fico feliz que tenham gostado da dica dessa semana...esse livro realmente foi pra mim uma surpresa maravilhosa e tenho certeza que irão gostar....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já vi este livro para vender (e foi mais de uma vez!), agora me arrependi de não ter comprado, pois a historia parece ótima.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!