Olá!

  Hoje indico o livro Os Meninos da Rua Paulo do autor Ferenc Molnar, um livro com uma uma contagiante história que atravessa gerações e que já emocionou a muitos e também pode emocionar vocês, leitura obrigatória que recomendo com certeza.


 

Os meninos da rua Paulo

Os Meninos da Rua Paulo
Sinopse

Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, "Os Meninos da Rua Paulo" é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro. Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, conseqüentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância. A tradução brasileira é assinada pelo escritor, tradutor e dicionarista Paulo Rónai, grande divulgador da literatura húngara no Brasil. Rónai chegou no Rio de Janeiro em 1941, fugido da guerra, e logo ganhou destaque no meio intelectual brasileiro. Apresentou diversas obras húngaras ao leitor brasileiro, como Os meninos da rua Paulo, traduzido em 1952, e clássicos da literatura universal, como A comédia humana, de Balzac, além de traduzir Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para o francês. Esta nova edição traz um posfácio e notas do poeta e tradutor de origem húngara Nelson Ascher. Em suas palavras, Os meninos da rua Paulo "lembra-nos de uma verdade tão central como óbvia: que, nas horas e situações decisivas de suas vidas, os jovens querem mesmo é estar uns com os outros. [...] É entre eles que se firma os vínculos mais vitais e se trocam as emoções mais profundas".



  Esse livro conta a história de uma turma de garotos que estudam no mesmo colégio e se reúnem em um pequeno terreno após as aulas para brincar e organizar a Sociedade do Betume, ali também tem um pequeno quartel general denominado grund onde jogavam pelá.
  Quando eles têm o seu espaço ameaçado por um grupo de outra área da cidade, uma turma do Jardim Botânico, começam a se organizar para defender o seu espaço na Rua Paulo.
  Com personagens marcantes como o líder Boka e o soldado raso Nemcsek, Os Meninos da Rua Paulo é um livro infanto-juvenil que serve para todas as idades, um clássico da literatura que mostra muita mais do que uma pequena disputa por um espaço de terra, mostra valores como amizade, caráter, honra, fidelidade, justiça e coragem, uma aventura sensacional que ficará marcado na memória.

Abaixo escultura dos Meninos da Rua Paulo em Budapeste, de Szanyi Péte




Espero que vocês tenham gostado!!



Abraços*
Marco Antonio*


8 Comentários


  1. Olá Pessoal,

    Espro que gostem da dica dessa semana, esse é um livro excelente...abçs e aguardo os comentários.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa e Marco,
    Não me interessei muito por este livro, mas se eu tiver a oportunadade eu vou ler ele.
    Beijos,
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos. Gostei bastante da resenha, e me interessei pelo livro. Parece ser um clássico muito bom.

    Nunca ouvi falar do autor haha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marco!
    Adorei a dica da semana, este livro parece ser muito bom!
    Gostei muito desta figura, muito legal!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marco!
    Gostei da dica!
    O livro não me pareceu estranho, acho que me recordo dele de algum lugar, mas não tenho certeza...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. O Marco Antonio sempre vem com livro bem diferentes e interessantes, este parece muito bom, eu não conhecia, mas adoraria ler sem dúvida.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  7. Oi Marco.
    Que livro interessante! Já fiquei com vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal,

    Que bom que gostaram, esse livro realmente é excelente e vale muito a leitura...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!