Categorias:


Oi, meus queridos!

Já faz um tempinho que eu não faço esta coluna, e hoje eu retorno com a entrevista com uma autora parceira aqui do blog e muito querida, Tammy Luciano.
Gente, eu tive o prazer de conhecer a Tammy no dia 3 de novembro, na feira do livro aqui de Porto Alegre. Ela é muito querida, vamos conhecer um pouco mais sobre ela!




1. Fale um pouco sobre você, formação, onde mora, trabalho.

Eu nasci e moro no Rio de Janeiro, sou carioca da gema, de uma família super querida, tenho meus pais que me apoiam demais e uma irmã super querida. Formada em Artes Cênicas e Jornalismo, fiz curso de roteiro nos EUA, já trabalhei em veículos importantes como Radiobrás, JB Online, Globo.com, Rede TV!, TV Globo... Sou atriz também e amo atuar, tanto quanto amo escrever. Não sou de falar muito da vida pessoal, não gosto de colocar fotos da minha vida particular na internet, mas posso dizer que sou uma pessoa muito feliz. Demorei muitos anos para realizar meu sonho de escritora. Não foi fácil mas valeu cada madrugada escrevendo...

2. Como surgiu a ideia de ser escritora e o seu primeiro livro?
 
Não foi algo pensando em apenas um dia. Eu fui descobrindo os livros na minha vida primeiro nas brincadeiras de escolinha na infância. Na adolescência, comecei a escrever em agendas. Ali nasceu a Tammy escritora. De repente estava escrevendo poesias, crônicas, peças de teatro e em 2001, escrevi uma crônica falando da modelo Fernanda Vogel. A mãe dela leu, gostou e me convidou para escrever o livro que só foi publicado em 2003. Aí me apaixonei de uma vez por todas pela ideia de publicar meus livros e não parei mais. Na Bienal de 2005, publiquei Novela de Poemas que está esgotado, em 2009 foi a vez de Sou Toda Errada e 2012 Garota Replay. 

3. Quais são os seus gostos literários, gêneros e autores?
Adoro os chick-lits, mas também leio romances em geral e biografias. Adoro os autores nacionais, tenho a maior alegria de fazer parte dessa galera e perceber como a vida está melhorando para o escritor brasileiro. Posso indicar vários amigos que escrevem super bem: Leila Rego, Fernanda França,  Enderson Rafael, Patrícia Barboza, Janaína Rico, Carina Rissi, Carolina Munhóz, Chico Anes, Fernanda Saads, Maria Fernanda Guerreiro, Christine M., Babi Dewet, Adriana Brazil, Vanessa de Cássia, Samantha Holtz, Lu Piras e vários outros que sempre que posso ajudo a divulgar... Tem muito autor brazuca maravilhoso!


3. Quais são os seus gostos literários, gêneros e autores?
Adoro os chick-lits, mas também leio romances em geral e biografias. Adoro os autores nacionais, tenho a maior alegria de fazer parte dessa galera e perceber como a vida está melhorando para o escritor brasileiro. Posso indicar vários amigos que escrevem super bem: Leila Rego, Fernanda França,  Enderson Rafael, Patrícia Barboza, Janaína Rico, Carina Rissi, Carolina Munhóz, Chico Anes, Fernanda Saads, Maria Fernanda Guerreiro, Christine M., Babi Dewet, Adriana Brazil, Vanessa de Cássia, Samantha Holtz, Lu Piras e vários outros que sempre que posso ajudo a divulgar... Tem muito autor brazuca maravilhoso!


 4. O que te inspira para escrever?
A vida, o que eu vejo da vida, pessoas, histórias que escuto e as mensagens que quero passar para as pessoas. Hoje é muito inspirador saber que tenho leitores esperando ler o que escrevo. Não tenho como descrever as emoções que vivo na internet, o retorno dos leitores, as mensagens lindas que me estimulam a escrever ainda mais e corresponder esse carinho. 
5. Nos fale um pouco sobre seu livro Garota Replay, como surgiram as inspirações? 


 Garota Replay surgiu comigo, um dia saí sozinha e encontrei uma garota parecida, com o mesmo cabelo que o meu. Aquela sensação, de encontrar uma igual, ficou na minha cabeça. Comecei a fazer anotações e percebi que eu tinha uma história original nas mãos. Eu estava em um momento especial da carreira, querendo mudar de editora e acreditei muito na história da Thizi. Escrevi apaixonada pelo projeto e tendo a certeza que ele mudaria minha vida para melhor.

6. Que mensagem você quer passar nos seus livros?


 Eu curto muito escrever sobre as personagens nada perfeitinhas. Adoro as garotas cheias de defeitos. E isso me move, saber que estou fazendo minhas leitoras pensarem sobre suas vidas através das minhas garotas complicadas. No próximo livro, a personagem é a mais fofa que já escrevi até hoje, tem um coração enorme, não olha só para o seu mundo. Curti muito essa mudança, estou sempre buscando uma nova maneira de contar minhas histórias, sem fugir do meu estilo. Mas eu penso em passar mensagens com o meu trabalho como um todo. Além dos livros, eu gravo vídeos em um quadro que criei chamado Crônica Falada. Foi a maneira que encontrei de ajudar de alguma maneira os leitores que estão passando por alguma situação difícil: http://www.tammyluciano.com.br/cronicafalada.html
 
7. Qual sua opinião sobre os blogues literários?
 
Eu amo os Blogs e tenho uma relação ótima com as blogueiras. Eu falo com todos os blogs que me procuram, sem me importar se ele tem 5 seguidores ou mais de mil. É blogueiro, curte livro, quer falar comigo, eu tento corresponder. No meu terceiro livro, Sou Toda Errada, recebi muito apoio das páginas virtuais. Eu não conseguia mandar livro para todos os blogs e muita blogueira comprou o livro para resenhar e me ajudar. Não tem como esquecer esse carinho. Hoje sou da Editora Novo Conceito que também mantém uma relação ótima com os blogs. Mesmo quando um blog não curte um livro meu, respeito as opiniões das pessoas e acho triste escritor que corta relações com blogueiro porque ele deu sua opinião. Quando gravei o Programa do Jô (
http://www.youtube.com/watch?v=_TVjVs9HYV4) muito blogueiro ficou feliz por mim. No dia que a entrevista foi ao ar, a minha timeline ficou cheia de blogs comemorando essa conquista. Como esquecer?

8. O que gosta de fazer nas horas vagas, quando não está lendo ou escrevendo?
Eu adoro assistir filmes, jantar fora, praia e curtir meu apartamento. Minha vida é muito corrida, esse ano viajei bastante, e mesmo trabalhando em casa, nem sempre consigo aproveitar a minha casa. Também amo estar com a minha família e os meus amigos. Tem dias que tudo que você mais quer é conversar, falar bobagens, distrair a cabeça. Também curto muito moda. Esse ano, abri a Frida Escreve, minha Lojinha, que era um sonho antigo. (http://www.fridaescreve.elo7.com.br/)

9. Já tem previsão de lançamento de novo livro?
Ainda não posso divulgar mas terminei o livro, meu editor leu e agora estou na minha última revisão. Eu tenho pensando muito na maneira com que quero conduzir minha carreira e uma das minhas decisões é não sair publicando um monte de livro,s tendo cautela e conseguindo me dedicar calmamente a cada projeto. Porque quando você conquista algum sucesso, se não cuidar, você se perde pelo caminho. A Editora Novo Conceito é super bacana comigo, tem bons planos para a minha carreira, mas preciso ter calma para isso acontecer da melhor forma. Na Bienal de São Paulo 2012, o Presidente da Editora foi muito querido comigo, afirmando confiança no meu trabalho e na minha seriedade. Então agora é cuidar do que conquistei, me dedicando ainda mais.

10. Como já sabemos você virá para feira do livro aqui em Porto Alegre no dia 3 de novembro. O que você espera, tem alguma programação? 
 Quando viajo, meu foco é o evento que vou participar. Então, eu quero é curtir a Feira do Livro de Porto Alegre e agradecer demais o convite para participar. Lembro que quando comecei a publicar meus livros, sonhava com convites desse tipo. Hoje eles são reais e eu sempre me pego agradecendo quando estou viajo por aí, podendo divulgar meu trabalho que é uma das coisas mais importantes da minha vida. A parte bacana é que estarei com minhas amigas de Novas Letras: Fernanda França, Patrícia Barboza e Leila Rêgo. Eu, a Fernanda e a Leila vamos palestrar juntas. 

(Como a feira já passou, aqui está a foto com todas as autoras que Tammy citou: Fernanda França, leila Rego)

 11. Aproveitando o gancho da pergunta anterior, você já conhece Porto Alegre? Tem algum ponto turístico que gostaria de conhecer?
 Eu costumo dizer que viajo o Brasil todo, mas não conheço quase nada. Estive em Recife, por exemplo, e não deu tempo de conhecer Olinda. Tenho conhecido muitos aeroportos, hóteis, feiras de livros, livrarias e acabo vendo as cidades da janela do táxi ou do avião. Estive ano retrasado para participar da Feira do Livro de Porto Alegre, mas não deu tempo de conhecer nada da cidade. Eu tinha passado a noite anterior em claro, ansiosa para encontrar leitores. Cheguei no hotel, apaguei e no dia seguinte, voltei para o aeroporto. Minha prioridade são os leitores porque vocês é que fazem tudo valer a pena. Mas se der um tempinho, quero conhecer a cidade sim.


12. Uma rapidinha:Cor preferida: Amo colorido!
Comida preferida: japonesa
Doce/salgado: Adoro chocolate
Signo: Leão
Música: Ando dirigindo meu carro ao som de Titanium, David Guetta
Livro: O meu próximo livro!
Filme: Me identifico muito com "Miss Potter"
Lugar preferido: Meu apê
Minha Família: Amo demais!
Meus amigos: Queridérrimos

Uma frase: Eu torço demais para que minhas leitoras encontrem na vida real, o amor que escrevo nos livros

11. Deixa uma mensagem para seus leitores. 

 Quero agradecer demais esse carinho de vocês porque esse apoio faz minha carreira ter ainda mais sentido. Desejo que meus leitores sejam muito felizes e realizem seus sonhos, assim como estou realizando os meus. Obrigada pelas mensagens, apoios, pedidos de autógrafos, fotos e essa torcida que me faz ser uma artista muito feliz. Quem quiser conhecer mais do meu trabalho: www.tammyluciano.com.br Meu Twitter é @tammyluciano Vanessa, muito obrigada pelo carinho comigo! Muito sucesso para o seu Blog!!! Beijo para todos! Sejam sempre felizes.


 


  Penso que este ano a feira do livro foi muito especial para mim, pois conheci autoras nacionais muito queridas!
  Muito obrigada Tammy por ter aceitado participar da minha coluna de entrevistas e por todo o carinho que você sempre têm com os seus leitores!

12 Comentários

  1. Vanessa, seu Blog é lindo e adoro nosso papo. Obrigada pelo apoio, carinho e muito sucesso na sua vida. Adorei te conhecer em Porto Alegre.
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
  2. Oie, Nessa =)
    amei a entrevista e conhecer um pouco mais da Tammy <3
    Não a conheci em Porto Alegre, mas me encontrei com ela duas vezes na Bienal é ela realmente é uma Fofa *oo*
    beliscões

    ResponderExcluir
  3. Oi Van!
    Que delícia de entrevista!
    A Tammy é uma linda e quanto mais conheço sobre ela, mais me encanto! Como já te disse, tive a oportunidade de falar pessoalmente com ela mais de uma vez e isso é uma alegria e tanto, ela é sempre atenciosa e isso faz toda a diferença.
    Desejo todo sucesso do mundo a ela e estou ansiosa pelo próximo trabalho!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,


    Muito legal e interessante a entrevista, muito bom conhecer mais sobre os autores...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Tammy é maravilhosa! É um prazer imenso para mim conhecê-la, uma profissional que muito admiro, uma mulher incrível.

    Parabéns pela entrevista.
    Muito sucesso!

    Beijocas,

    Lu
    www.lupiras.com
    www.equinocioaserie.com

    ResponderExcluir
  6. Tammy, querida!!! Em primeiro lugar, obrigada pela menção do meu nome entre tantos excelentes autores nacionais :) É uma honra ser lembrada e citada por você!!! (reverências!! rs)

    Adoreiii saber como a ideia para Garota Replay surgiu! Tem situações que ficam meeeesmo na cabeça da gente, não é?? E olha só, quem diria que ia virar ideia para um novo livro? :)


    Tammy, também amei o que você mencionou a respeito de se relacionar com blogueiros.. "não importa se tem 5 seguidores ou mais de 1000, é blogueiro, gosta de ler e me procurou, eu tenho que corresponder". É essa sua humildade e carinho que a tornam tão especial!


    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa
    amei a entrevista
    tive oportunidade de ver a Tammy de pertinho, mas fiquei com vergonha de falar com ela...hahahhaha
    mas ela é um fofa, super querida. Que ela tenha muito sucesso na carreira.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu nem sabia que ela é atriz também, legal isto.
    Assim como ela eu também adoro os Chick-lit, meu gênero favorito.
    Pena que não pude ir na Feira este ano....terei que esperar até o próximo.

    Beijo, Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  9. A Tammy é uma excelente pessoa. Tive o prazer de estar por perto dela na Bienal SP 2012, ele é tudo que mostra na internet e muito mais. O sucesso que ela e tantos outros autores nacionais tem é graças a esse carisma e amor que tem pelo que fazem.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista!
    A Tammy parece ser muito simpática e atenciosa! Gostei de saber um pouquinho mais ao seu respeito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    Qua bom conhecer um pouco mais da Tammy, ela parece ser bem simpatica, tem uma expressão alegre que nos dá uma sensação de receptividade.
    Dela eu ja Garota Replay.
    Beijos,
    Katielle

    ResponderExcluir
  12. Uma entrevista e a entrevistada muito fofa!Eu achei incrível e tive uma vontade enorme de bater um papo com a Tammy! Eu ainda não peguei nenhum livro de autor brasileiro pra ler(vergonha), mas tô mudando isso!Tô super afim de ler Ser Clara e Apimentando da Janaína Rico! Consegui me inscrever no Book Tour do Selo Brasileiro e vou mudar isso!Temos que dar valor aos autores do Brasil, né?
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!