Olá pessoal!

Hoje resolvi escrever sobre minha atual situação literária, que está me encomodando. Espero que vocês me compreendam e me deêm sugestões!



  Últimamente eu tenho lido bastante. Teve um tempo que eu estava empacada em algumas leituras, por falta de tempo para ler. Depois que me livrei do cursinho começou a me sobrar mais tempo para ler, sendo que eu leio no ônibus e no horário de almoço no trabalho.

  Depois que eu li "O segredo de Emma Corrigan", minha última leitura, não consegui ler nenhum outro livro, é como se nada na minha estante me agradasse ou como se eu não tivesse mais livros para ler (e tenho muitos, até mesmo de parcerias), estou me sentindo "vazia", isso é estranho, não?
  Penso que algo que justifica são minhas preocupações com o vestibular. No sábado que passou (15/012/2012) eu fiz vestibular (p/ letras), e isso estava me deixando muito preocupada, então na semana passada, não consegui ler nada! Agora estou ansiosa pelos resultados e continuo sem vontade de ler.
  Em janeiro eu tenho outro vestibular (na Federal p/ Biblioteconomia), e isso já está me preocupando e não me deixando fazer minhas coisas. Para vocês terem uma noção, não ando com paciência de nada, até mesmo para visitar os blogues amigos. Não estou conseguindo, tenho coisas para levar ao correio, cartinhas para responder e sem contar minha família que está sofrendo por causa dessa minha ansiedade...
  Cheguei a pensar que eu estava entrando em uma "ressaca literária", pois fiquei com minha cabeça na "Emma Corrigan". Amei ler aquele livro, li ele em 4 dias, e favoritei e depois dele nada mais me chamou atenção.
  Outra coisa que está me encomodando, é a cobrança que eu faço para eu mesma. Não sei se isso já aconteceu com vocês, mas fico me cobrando que tenho que ler para postar a resenha, fico me cobrando pelo tempo que eu demoro para ler, sendo que de fato eu leio devagar, entre outras cobranças.
  Ontem eu tomei uma decisão, a partir de hoje não irei ler nada obrigada, vou dar uma parada em parcerias, e eu quero realmente ler livros que me chamem atenção, não importando se é lançamento ou não, chega de cobranças e vou demorar o tempo que for necessário para ler um livro, pois ler tem que ser um prazer e não uma obrigação e eu adoro ler, e eu preciso de tempo, preciso me recompor. Que passe logo este momentoo e eu volte ao normal!!
  Pessoal, fiz este post para me explicar e pedir desculpas se eu andei ausente no blogue de vocês, e também por não estar atualizando o blog com frequência. Já me sinto mais tranquila com este desabafo e espero que vocês me entendam.
  Esta semana irei me organizar melhor, pretendo ir aos correios amanhã e espero começar a ler algum livro!
  E se vocês tiverem algum livro bom para me indicar, de preferência um romance, para me ajudar a sair deste momento, eu fico muito agradecida!!


Obs: Neste exato momento eu continuo sem ler nada, me sentindo com a cabeça vazia e ansiosa para o resultado do vestibular que sai amanhã.



19 Comentários

  1. Oi Flor,
    Acho que tudo tem seu tempo e as coisas acontecem como tem de acontecer, fim de ano é sempre corrido e todas nós passamos por isso, eu vivo correndo e não to conseguindo postar e visitar os amigos como eu desejo, mas faz parte, todos nós entendemos, é a vida. E realmente leitura não pode ser uma obrigação, pois se for você perde a vontade. Quer ler romance olhe a estante e escolha um, pois para mim o livro te chama quando quer ser lido. Espero que de tudo certo na sua vida, estou aqui torcendo por você.

    Beijokas elis

    ResponderExcluir
  2. Oi! Antes de mais nada, tenho que concordar que essa ansiedade e impaciência para ler sequer uma linha é MUITO chata. Mas é superável! :)

    A dica é se concentrar naquilo que você está fazendo neste exato momento. Tipo, se está lendo uma cena arrastada de uma conversa entediante, não pare de ler. Continue dando um jeito de entender aquilo que logo, logo, a história deve melhorar.

    Anna
    Castanha de Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Ei Nessa, super normal não estar afim de ler, principalmente quando já estamos com a cabeça cheia de coisas que não são apenas leituras... Eu sempre fico meio alheia nas épocas de prova, e não me preocupo de demoro nas leituras, faço tudo no meu ritmo, se não consigo postar resenha, posto outra coisa oras! Novidades para postar não faltam ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Acho que todos já passamos por algo semelhante em algum momento.
    Você está certa em tentar reduzir sua própria pressão, ler sem prazos e focar em suas próprias vontades. É exatamente por esse motivo que, há meses, eu venho selecionando minhas parcerias, afinal, sou eu que as escolho e, se em algum momento eu me senti sufocada por elas e pelas obrigações de leituras, fui eu mesma que procurei por isso.
    Sempre que converso com algum blogueiro iniciante que me pergunta sobre parcerias, eu digo a mesma coisa: foque nas que você realmente quer e escolha poucas. É muito complicado quando não conseguimos mais dar conta das leituras e, aquilo que era um prazer, se torna uma obrigação.
    Tire alguns dias pra você e depois volte com força total :)
    Boa sorte com o vestibular!! Quero saber o resultado depois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Isso é totalmente normal, Vanessa. O nervosismo não deixa ler. Mesmo que vc lesse, não ia absorver nada da história. Se acalma, respira fundo. Quando vc receber o resultado de Letras, vai se acalmar mais um pouco. Nessas situações, eu me coloco "de castigo", só faço o que eu quero ou gosto depois que a situação "alarmante" já passou. Até para me sentir aliviada. Vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga,
    Nossa eu eacho que combinamos pois estou passando por isto tmbm. Complicado né. No meu caso foi com a trilogia cinquenta tons. Li os 3 em uma semana e meia e agora não a nada que me agrade, este finde até li um livro, mas parece que não era aquilo q eu estava procurando.
    E quanto a tu se sentir pressionada acho que todas nós que temos blog nos sentimos assim. E acho que tu está certa em fazer tudo ao seu tempo e na tua vontade.
    Se precisares desabafar pode contar comigo.
    Um grande bj,
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu já passei por isso, por isso tendo a comprar livros para poder me sentir menos vazia mas ao mesmo tempo fico com a estante cheio e de vez em quando leio os livros que estao empacados xp

    ResponderExcluir
  8. Onw Nessa, você não esta sozinha amiga!!!
    Dá a mão aqui o/
    acho que 99% dos blogueiros sofre desse mal rs
    Eu por exemplo,estou exatamante como você, mas o maior agravante aqui e a gravidez avançada. Não sei se você sabe, mas minha baby Bela nasce ano que vem, então imagina como esta minha cabeça?? tenho preguiça pra tudo,a tarde só quero dormir, e mesmo assim estou devorando a maior quantidade de livros possiveis, para deixar resenhar para postar depois. Visitar os blogs e retribuir os comentarios tem sido o que eu mais me cobro sabe...então tiro um sábado ou domingo para fazer essa parte, mas nunca consigo retribuir todos :(

    isso e frustrante realmente, pois antes de postar uma resenha, eu gosto sempre de visitar e comentar em quem comentou na anterior, e tem sido fróids fazer isso.
    Aqui eu vou deixar minha cunhada a cargo dessa tarefa, já que a rotina com um RN é imprevisivel, e sei que não vou ter tempo nem pra dormir, que dirá ler e resenhar..rs
    Mas diminua o ritmo, não se cobre tanto, quem ama o seu blog vai entender.
    Bjos e boa sorte no vestibular!!!!

    ResponderExcluir
  9. ah, para curar a ressaca, indico: Divergente, Química Perfeita, Sangue quente, O verão que mudou minha vida...

    ResponderExcluir
  10. Oi,amiga!
    Isso acontece com todo mundo. Também estou passando pelo mesmo momento de desconforto. Quando tudo vira obrigação, tudo perde a graça. O melhor a fazer é dar um tempo. Volta a se sentir bem com o que você faz. Porque se você forçar a barra as coisas desandam ainda mais. Quem curte seu blog vai entender.
    Fique bem. Te adoro!Boa sorte no vestibular!
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Vanessa,

    Isso é normal, acontece com todos, o principal é ler com prazer e não com obrigação e pressa, faz parte e logo passa.....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já me senti assim, acho que é normal mesmo...
    Agora se você quer um livro pra ler, eu recomendo Fiquei com seu número, também da Sophie Kinsella, é tão fofo quanto O segredo de Emma Corigan!
    Beijos
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa, calmaaa, não se cobre tanto. Sei bem o que você passa porque eu sou assim, exijo de mim mesmas coisas além do meu alcance, exijo ser controlada sempre e sempre com resultados positivos, mas não somos máquinas. Não está afim de ler? Não leia, curta outras coisas da vida, ou estude para as provas que vai enfrentar, depois saia para caminhar arejar a mente. Sobre parcerias eu ainda (não sei como) estou com a NC, mas sei que um dia eles largarão meu blog e quer saber de uma coisa? Não vou entrar em desespero. Para janeiro eu escolhi começar lendo dois livros da NC grandessss então resolvi que agora em dezembro vou ler outros, para ter uma ideia li apenas 1 da NC e agora estou lendo outros que estavam parados aqui e...estou amandooooooooooo! É outra sensação quando não estamos lendo um livro obrigada, quando escolhemos um livro independente dele ser novo ou velho, quando lemos não o que está na moda mas o que estamos afim de ler. É uma sensação de liberdade estranha, hehehehe. Parcerias é ótimo até certo ponto mas no momento que começamos a ler livros de parceria sem aquela vontadeeeeeee de ler e pegamos o livro pelo simples fato de ser de parceiro, aí tenha certeza...o desânimo para leituras começa a se instalar e um dia vai nos travar a leitura. Curta sem pressa essa fase "não to afim de ler", a gente entende, tenha certeza!

    ResponderExcluir
  14. Sei como é! Há meses eu estou lendo num ritmo beeem lento, e no começo me criticava por isso, por que tinha livros de parceria, enfim... Hoje, não me importo mais com isso, é minha leitura, então que eu aproveite ela no meu tempo, haha! Sucesso sempre! Ler algo obrigada é uma das coisas que acredito que não vale a pena!

    Beijos

    P.s: Excluo sim, pode fazer outro formulário!

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor.
    Sei bem como é isso, houve alguns momentos em que eu tive realmente uma ressaca literária; nada me dava animo nem mesmo ler aquele livro que eu tanto estava desejando, mas sabe qual era o problema? Estresse. Eu estava me cobrando em tudo e só relaxei depois de resolver o que estava me preocupando.
    Pode ser isso o que está acontecendo com você, essa expectativa do resultado do vestibular deixa qualquer um ansioso,porém logo passa!
    Desejo boa sorte no vestibular e te recomendo ler um livro bem divertido como Perdida por exemplo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Faz um bom tempo que estou sem conseguir ler direito, mas pelo menos me livrei desse 'peso' de ler para fazer resenha. Eu sinto falta de escrever sobre o que li, mas se não consigo.. não fico tão 'grilada' com isso. A questão é fazer as coisas para você... você gosta e você deseja. Pensar em outros blogs.. editoras e tal... chegará um tempo que nada mais vai funcionar.

    boa sorte com tudo.. bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá Vanessa! Quando lemos um excelente livro e ele permanece vivo em nossa memória, é difícil mesmo gostar das próximas leituras, a não ser que elas sejam tão boas quanto ou ainda melhores, para superar a obra em questão. Ainda mais juntando toda a sua ansiedade pelos vestibulares, fica complicado mesmo. Vou torcer aqui para que dê tudo certo em suas provas, e claro, para que você também saia da ressaca literária. Beijo!

    ResponderExcluir
  18. OI pessoal!!
    Obrigada pelo apoio!!
    E, eu conseuii, eu passei no vestibular, ainda não acredito!!

    Comecei a ler "O diário da mariposa", a cho que agora engrenei na leitura, estou adorandoo!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  19. Vá com calma, rs.
    Pense que todo o blog, o que você escreve nele, seus pensamentos, enfim... são primeiramente um prazer! E na vida, nós passamos por momentos meio apertados sim, mas eles passam, ou pelo menos, nós com o tempo conseguimos gerenciá-lo melhor!
    Por isso, tente ir com calma, um passo após o outro e no final tudo dará certo!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!