Um Lugar Escuro

Um Lugar Escuro
Autor: Leonardo Zegur
Editora: Anthology
Número de páginas: 197

Sinopse

Personagem tão comum, sujeito de classe média, sem virtudes, sem nem nada deu origem a tal tragédia. não é loiro, nem bonito, nem seus olhos são azuis, o seu trejeito e sua voz, a feiura fazem jus. Não namora, nem badala, sua vida é uma inédia, já de menino era feio, motivo alheio de comédia. Deixou que se fosse a vida, que passasse a infância, julgou que sendo moço deixaria a ignorância. Mas seus dias se esticaram e o desgosto não cedeu, continuou sendo a comédia, miserável qual plebeu. Foi zombado e humilhado com ardor e grande instância, se fosse ter com as mulheres era tratado com arrogância. Mas cansado de sofrer fez valer o seu respeito, nunca foi de mala ré, nem tão pouco homem suspeito. Mas seus rivais irão pagar pelo mal que lhe fizeram, pelo bullying na escola, pela aflição que lhe impuseram. Nunca quis ferir ninguém, antes disto ser aceito, mas a vida lhe ensinou que não se mata o preconceito. // Um Lugar Escuro é o livro de romance psicológico naturalista do autor Leonardo Zegur. O subtítulo é: baseado em uma história real. A história traz temas como bullying, descriminação e preconceito. Sua primeira edição foi em 08 de outubro de 2011 pela Editora Multifoco, no Rio de Janeiro, Brasil.


  Quando li o título do livro, muitos temas me passaram pela cabeça, até que li a sinopse que diz que se trata de bullying. 
  O livro gira em torno de um cidadão de classe média que não teve a "sorte" de nascer lindo e rico (sorte entre aspas mesmo, porque isso pode ser sorte ou não, depende da visão de cada um). O personagem teve uma infância marcada por brincadeiras nem sempre agradáveis que marcaram sua vida e sua fase adulta é um mar de solidão. Aqui a gente a gente percebe que o bullying tratado no livro não é somente aquele de escola que tanto estamos ouvindo falar, também fala de bullying na fase adulta da vida.
  Conforme avançamos na leitura, vamos entrando em contato com uma realidade que muitas vezes ignoramos, que fingimos não ver, ou que para alguns...realmente não importa. Entramos em contato com a realidade do mundo que vivemos; com as atitudes muitas vezes contraditórias de uma mesma instituição; com os valores super importantes para a sociedade e que muitas vezes não são nada além de aparências; com a forma das pessoas tratarem as outras; com a forma de enxergarmos a vida ao redor.
  O livro é forte, intenso, muito interessante e que possui em si uma posição perante o tema principal do livro e a defende. Aqui não tem espaços para um "talvez isso", os temas citados são colocados com muita firmeza e de maneira bem direta. Não há parágrafos "rocambole" no qual enrolammmm a gente até o final dele para descobrirmos o que ele realmente quer dizer.  Aqui o pensamento do personagem é mostrado de forma direta e objetiva.
  Um livro que todos deveriam ler, pois nos faz pensar muito em nossas atitudes, em nossos valores, livro que fala sem medo da realidade. Realidade essa que muitos tem medo de escolher um lado, de formar uma opinião.  Tenho certeza que todos que lerem esse livro, estarão marcados de forma a pensar na realidade, marcados de forma que seus cérebros virem a atenção para um assunto, talvez....banal para alguns, mas que provoca uma grande onda lá na frente, que lá na frente provoca marcas em muitas pessoas.






Beijos*
Fernanda Rocha*

10 Comentários

  1. Eu gosto de filmes assim com temas fortes e polêmicos, podia jurar que a história girava em torno de uma menina por causa da capa. Quem sabe não entra pra minha listinha de deseados, tenho certeza de que é uma ótima leitura.

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fernanda e Vanessa,


    Tenho muita vontade de ler esse livro e pela a sua resenha é um ótimo livro...boa dica...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!
    Eu tenho parceria com o autor, mas ainda não tive oportunidade ler. O tema do livro é bem interessante, né.
    Pretendo ler.

    Bela dica*
    Bjus*

    ResponderExcluir
  4. a resenha ficou ótima, mas nao sei se leria xp fiquei na duvida pq ele nao me chamou tanta atençao assim

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, o livro parece bem intenso e interessante. Me inscrevi num booktour uma vez, mas nem sei se fui selecionada o.Õ

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda.
    Adoro livros deste gênero.Achei este bem interessante. Pretendo ler algum dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Com certeza, um livro que todos devem ler mesmo.
    Essa leitura foi um verdadeiro tapa na minha cara e me fez enxergar muitas coisas de forma diferente depois dela.
    Ótima indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que resenha bem feita, parabéns!
    Acho que o livro deve ser bem forte mesmo e interessante, é importante uma leitura mais "adulta" (ou séria, não sei a palavra) as vezes, pelo menos pra quem como eu que gosto mais de livros de romance, suspense, ficção, etc, mas é que escolho livros mais leves mesmo pra equilibrar com os tantos que já tenho que ler na faculdade! :D

    Beijos
    Visita? ;D
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, já li comentários bem positivos sobre o livro, sou bem curioso. Tenho bastante vontade de lê-lo! Parece um nacional forte..
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Oi Garotas,

    Achei o tema do enredo do livro forte, ele parece marcar mesmo, pois quem disse que isso só acontece na adolescência. Fiquei tão curiosa que vou procurar esse livro. Ótima resenha....beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!