Oi pessoal, hoje indico o livro As Memórias do Livro da autora Geraldine Brooks, é um livro com uma história bem construída rumo ao passado, para desvendar os segredos de um livro. Um belo romance cativante e inesquecível dessa grande autora vencedora do Pulitzer, um livro que recomendo.


As Memórias do Livro


Sinopse

Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.

Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.


  O livro conta a história de um livro especial que é reencontrado, após sobreviver séculos, a Hagatá de Sarajevo, um livro de Páscoa Judeu que contém ilustrações. Hanna uma especialista em pergaminhos e livros medievais é chamada para fazer a conservação do livro. Quando começa analisar a Hagadá, ela encontra uma asa de borboleta, manchas de vinho, cristais de sal e um pêlo branco.
  Cada material encontrado tem uma história que mostra ao leitor como aquilo foi parar lá, a história e as aventuras dessa Hagatá, que passou por judeus, cristãos e mulçumanos, entrelaçando diversas pessoas das mais diferentes origens as quais vão sendo contadas, o que nos faz viajar no tempo a partir das memórias do livro; este valioso manuscrito de Sarajevo.
  No meio a tudo isso temos Hanna com a sua própria luta; pois não consegue conviver com a mãe, que é uma cirurgiã e não aceita a sua profissão, mas gostaria que Hanna seguisse a carreira de medicina e também pelo romance com Ozren Karaman, o bibliotecário chefe do museu e responsável pela proteção da Hagadá.
  Geraldine Brooks escreve um excelente livro, que transporta o leitor para épocas e lugares muito bem descritos, com personagens marcantes e importantes.
Espero que tenham gostado!

Abraços*
Marco Antonio


12 Comentários

  1. Eu sempre vejo esse livro na promoção e penso: eu ainda vou ler, ainda vou comprar. Parece bom, mas eu tinha receio. Agora acho que vale a pena.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marco!
    Desde que eu criei o blog que eu quero ler este livro, mas ainda não tive oportunidade.
    Fiquei mais curiosa depois de ler sua resenha*

    Bela dica*

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e adorei sua dica. Parece ser um livro marcante, uma leitura bem interessante. Antes eu não gostava muito de livros que tratavam de assuntos como as Guerras Mundiais, mas agora estou apaixonada. Muito obrigada pela dica do livro, entrará para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que você comentou. Vou inclui nas minhas leituras, sem dúvida!
    Grande Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Excelente dica de leitura Marco!
    Vanessa, seus colunista e vc fazem do blog o sucesso que é! Parabéns!
    Beijinhos e bom final de semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli.
    Obrigada pelo elogio. Meus colunistas são d+ né, só dicas boas de leitura. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Oie Marco e Nessa
    mais um livro que fico conhecendo aqui, e este me interessou bastante.
    Só não curti a capa.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Faz anooooos que eu tenho este livro aqui em casa e até hoje eu nunca li, tenho muito medo de nao gostar da leitura, mas ao mesmo tempo quero ler...vai entender...rsrs.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Vanessa e pessoal,


    Legal que tenha gostado da dica dessa semana, um livro surpreendente....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  10. Boa noite Marco,
    Gostei bastante da dica, tenho que confessa que quando era mais nova odiava livros com esses temas, mas depois que li alguns livros que meu professor de história indicou comecei a gosta bastante.
    Esse ainda eu não conhecia mais vou pesquisa melhor ^^

    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Interessante o livro, Marco! Gosto desses temas relacionados a política, esses dramas do século passado.. acho bem bacana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marco.
    Gostei da dica, porém não é o estilo que tenho costume de ler, mas se surgir uma oportunidade lerei.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!