Oi meus queridos!

  Ontem dia 17 de maio, eu estava lendo e olhando o Jornal Nacional e passou uma reportagem super interessante que eu não pude deixar passar despercebido. Eles falavam sobre a biblioteca dos motoboys e junto sobre a Bicicloteca, vocês já ouviram falar?
  Eu já tinha visto alguma coisa, mas só agora me despertou curiosidade e eu resolvi pesquisar, vamos conhecer um pouco mais?

image-5
  

   A  “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente  existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros,  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do  Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.
  O conceito de biblioteca itinerante nasceu da necessidade de levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não tem acesso a biblioteca.  Qualquer ONG que trabalha com população carente, poderá requerer uma Bicicloteca do IMV,  bastando para isso do Edital do Instituto Mobilidade Verde.  O IMV vai priorizar aquelas que já trabalham com leitura, educão e leitura em comunidades sem acesso a biblioteca, ou com  população em situação de risco e  que reúnam  condições  mínimas  para conduzirem  o veículo ( que não necessita de habilitação especial) , realizar a manutenção  mensal e terem local para guardar a Bicicloteca com segurança. O Instituto realiza um treinamento sobre como abordar as pessoas  e formas menos burocráticas para a doação de livros,  a Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde tem um padrão diferente  das Bibliotecas itinerantes convencionais,  que  emprestam livros, a idéia não é apenas  emprestar livros,  mas doá-los para uma outra pessoa apos leitura. O objetivo é formar leitores e que estes novos leitores doem seus livros para outras pessoas.  
Para saber mais visite o site AQUI


559732_502892323091957_1919649830_n
foto

  Eu ameii essa ideia, nossa!! Eu fiquei mega emocionada ontem assistindo ao Jornal, as pessoas falavam com amor sobre leitura, a importância e tudo mais. Se agarravam no livro e saíam felizes, lindo de ver.
  Gente, vocês precisam ver a cara das pessoas quando veêm as bicicletas, e ficam admiradas que os livros são de graça. 


  
image-1


image-4


Quem quiser assistir, veja Biclicloteca no Jornal Nacional

 Olhando a reportagem percebemos como existem leitores, mas que muitas vezes não tem condições de comprar livros ou não tem acesso a bibliotecas. Ameii a iniciativa.

Isso que é incentivo à leitura!

Beijinhos*

Um Comentário

  1. Que post interessante Vanessa. É tão legal ver a leitura sendo difundida pelo nosso país! Realmente nos emociona. Belo projeto! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!