Olá pessoal!!!


Hoje vou indicar o livro A Doce Vida na Úmbria da autora Marlena de Blasi, um livro que nos leva a conhecer e explorar junto com autora novos lugares e costumes, juntamente com a gastronomia local, ainda no final do livro somos presenteados com algumas páginas com algumas deliciosas receitas.

A Doce Vida na Úmbria

 Sinopse
 
A Doce Vida Na ÚmbriaQuando conheceu Fernando, Marlena de Blasi deixou para trás sua vida nos Estados Unidos e se mudou para Veneza, a fim de se casar com ele. Em seguida os dois partiram para a Toscana. Agora, novamente tomados pelo espírito itinerante, estão à procura do lar ideal. Depois de muitas buscas, acabam se apaixonando por um apartamento que fica no antigo salão de baile de um palácio medieval em Orvieto, a maior cidade da Úmbria. A negociação do aluguel é rápida, mas, antes que possam se mudar, o apartamento terá que passar por uma grande reforma. Enquanto aguarda, Marlena vai aprender algumas lições importantes sobre a vida na Itália e, mais especificamente, na Úmbria. A primeira delas é que, nesse lugar, as coisas acontecem no seu tempo, não necessariamente conforme o planejado. A segunda é que essa é uma região extremamente apegada às suas tradições e muito resistente aos estrangeiros. Os anos de espera pelo salão de baile – sim, anos! – são marcados pela tentativa de conquistar os vizinhos e encontrar seu lugar entre eles. Para isso, Marlena vai recorrer ao que sabe fazer melhor: cozinhar. Com sua energia e sua capacidade de se encantar pela vida, ela conquistará o coração de pessoas das mais variadas classes sociais – pastores, cozinheiras, comerciantes, condes. E provará que, em volta da mesa e diante de uma boa comida, é possível encurtar as distâncias, superar as diferenças e até acabar com rancores de uma vida inteira


Nesse livro temos como protagonistas Marlena e Fernando, um casal apaixonado que esta em busca de um novo lar para morar, um lar da maneira que Marlena sonha, mas com o passar dos dias, essa busca torna-se muito mais difícil do que se imagina; pois não somente os lugares não lhe agradavam como também a maneira que os corretores de imóveis conduziam esta busca, que não era nada satisfatória. O desanimo toma conta do casal, a esperança começa ir embora e o desespero quer tomar conta dos dois, mas de uma maneira inesperada, o que parecia impossível acontece, eles encontram a tão desejada e esperada casa localizada na maior cidade da Úmbria, Orvieto.

O apartamento que fica no antigo salão de baile de um palácio medieval, necessita de uma grande reforma, assim, a sua luta para se mudar para o tão sonhado lar e para se estabelecer torna-se mais difícil do que eles imaginam; pois depois que recebem a notícia que a reforma seria adiada e que não tinha nenhuma previsão para ser finalizada, Marlene se vê numa situação cada vez mais difícil e para deixá-la ainda mais triste e desanimada o seu livro foi rejeitado pela editora.

Durante todo esse processo, Marlena irá aprender que nem tudo é como se imaginava e que na Itália ou especificamente na Úmbria, os costumes e tradições são conservados e mantidos há tempos e que geralmente os estrangeiros não são muitos bem vindos.    

A busca em constituir um novo lar e por aceitação de Marlena, nos leva a conhecer uma cidade histórica, com seus encantos, com belas paisagens, tradições, particularidades e costumes únicos, juntamente a tudo isso aos poucos vamos conhecendo as deliciosas receitas italianas. Um livro interessante, com uma grande riqueza de detalhes, contudo, a leitura não flui e o livro torna-se cansativo, leitura para quem tem muita paciência, mas nem por isso deixa de ser um bom livro.




 
Abraços*
Marco Antonio*

6 Comentários

  1. Oi Marco!

    Achei interessante este livro, o tema é diferente, mas parece ser bom a pesar de a leitura não fluir, como você disse.
    Gostei muito dessa capa.

    Bela dica!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco! Apesar de ser um livro interessante, algumas partes, como você detalhou, são bem monótonas... Dessa vez, o livro não conseguiu me conquistar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa e Marco, sempre tive curiosidade de saber como era esse livro, mas não o tenho ainda. Acho que seria uma história que eu gostaria de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que já tinha visto este livro no site da Sextante, mas nunca havia lido nem a sinopse. Realmente parece ser uma ótima leitura, quem sabe eu consiga um tempinho para encaixá-lo né.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  5. Ainda não havia lido muita coisa sobre esse livro, mas ele parece ser interessante. Gostei muito da capa, é bastante bonita.

    Tem post novo lá no blog: Resenha - Liberta-me
    Beijinhos.
    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho Mil Dias em Veneza, quero ainda nesse ano comprar e ler Mil Dias na Toscana e nem sabia que tinha esse depois, amei! Colocando nesse momento na lista de desejados.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!