Garotas de Vidro



Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito

Número de páginas: 272
Sinopse
 Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Não estava dando muitos créditos a esse livro não, mas assim que comecei a ler vi a grande dose psicológica e o tema de extrema importância envolvido.


Garotas que por mais que estejam magras se acham gordas, que se torturam negando a si mesmas o direito de comer algo que querem. O assunto principal é importantíssimo ser tratado, falado, divulgado. Num mundo que a beleza externa é levada a um nível de importância muito maior do que a beleza interna, a da personalidade, da inteligência, do caráter.


Gostei do tema e da forma bem forte que foi narrado. Conflitos de pensamentos da personagem principal são descritos e confesso que nessas horas eu ficava nervosa com tais pensamentos sendo expostos. Quase uma paranoia dentro de jovens com um futuro ótimo pela frente mas que não conseguem viver plenamente devido a essa compulsão pela magreza. Não imaginava como era o conflito interno, psicológico dessas jovens e acredito que pelo livro consegui ter uma ideia.


Um livro bom, realista e que mostra o lado doloroso de quem passa por transtornos alimentares.

 

13 Comentários

  1. Olá Fernanda e Vanessa,

    Esse livro trata de um assunto interessante, mas a leitura é muito chata e cansativa.....mas a dica é boa....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas.
    Não é o tipo de livro que costuma me interessar, mas achei bem interessante e adequado o tema tratado pelo livro, ainda mais nos dias atuais em que costumamos dar muito valor ao físico.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu gostei do livro ,
    Adorei o gênero abordado ...
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi , tudo bem ?
    Ainda não li o livro ,
    mas tenho muita vontade .
    Adoro este gênero !
    Também tenho um blog , dá uma passadinha lá . Se gostar , segue lá :D
    http://livrosebombons.blogspot.com.br/
    Beijoos *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas!

    Eu li esse livro faz um tempinho e gostei bastante! Ele é bem forte, por se tratar de um assunto tão sério, mas foi muito bem escrito e desenvolvido. Super recomendado!

    Beijos,
    Inara
    {www.lerdormircomer.com.br}

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas,

    É fato que o livro tem um tema bastante pesado, mas por mais que seja bastante polêmico, eu adorei o livro. Não tem romance nem nada do gênero (se tivesse, teria ficado melhor), mas esse não era o foco. Eu adorei ele, demais.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Recentemente eu recebi um outro livro da autora, o Fale da editora Valentina e vou poder pela primeira vez conhecer o trabalho dela, mas já sei que irei gostar pois os livros com temas fortes sempre me agradaram muito.
    Tenho Garotas de Vidro só que ainda não li.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela dica Fernanda! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Beijo!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser bem forte, né? Não sei se tenho estômago para lê-lo agora. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Acho essa temática bem pesada, mas importante de ser discutida. Tenho muita vontade de ler esse livro. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu queria ler o livro mas então descobri que ele é triste e me deixou sem vontade, pois normalmente livros assim eu fico realmente mal!!! Mas adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro pode não ser uma leitura muitooo agradável mas acho bem essencial nos dias de hoje. Obrigada galera pelos vários comentários, bjocas carinhosas a todos!!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro, não tem nenhum motivo específico pra não ter lido ainda.
    Acredito que a carga psicológica que ele traz é muito grande e temos que ler de mente bem tranquila.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!