Olá pessoal!!!

Hoje vou indicar o livro Não conte para a mamãe - Memórias de Uma Infância Perdida da autora Toni Maguire, um livro autobiográfico contendo um assunto delicado e perturbador,uma leitura triste e difícil para muitos, mas fundamental nos dias de hoje, um livro recomendadíssimo!

 Não conte para a mamãe - Memórias de Uma Infância Perdida

Não conte para a mamãe
Sinopse

A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser uma pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai. Quando aconteceu pela primeira vez, a pequena e inocente Antoniette tinha apenas seis anos. Apesar da tenra idade, tudo ficou gravado em sua memória, o tempo nada dissipou: os detalhes, os sentimentos, a dor. Foi a primeira de muitas, incontáveis vezes. Não conte para a mamãe, de Toni Maguire, desvela a comovente história de um infância idílica que mascarava uma terrível verdade.



Nesse livro conhecemos a impressionante história de Antoinette, nome de batismo da autora Toni Maguire. Ela morava numa casa com jardim em Kent na Inglaterra onde sempre tinha visitas frequentes da sua avó materna, teve uma infância feliz até os seis anos com sua mãe, pois seu pai depois da guerra ficou no Exército durante alguns anos e as visitava esporadicamente, mas um dia ele retornou de vez para casa para morar com elas, só que estava numa condição precária, pois perdeu todo o seu dinheiro no pôquer e beber se tornou um hábito. Como o emprego em que seu pai trabalhava mal dava para sustentar a família, resolveu se mudar para a Irlanda do Norte, sua terra natal, ali moravam seus familiares e de inicio era onde morariam também, até seus pais arrumarem uma casa para iniciarem a sua nova vida.

Logo foram morar numa casinha de sapê, e ali daria inicio ao seu pesadelo, em razão de um determinado dia, aproveitando que sua mãe saíra para o quintal para trancar as galinhas, na sala, seu pai lhe agarrou e lhe deu um beijo forçado  e depois segurando os seus ombros disse sacudindo, não conte para a mamãe, isso é o nosso segredo, mas ela contou para a sua mãe, pois sentia segurança, o amor de mãe e sabia que ela o mandaria parar, mas não mandou, em vez disso brigou com ela ordenando com raiva que nunca mais falasse aquilo, assim foi o começo de um trauma irreparável.

Numa primavera, seu pai comprou um celeiro para colocar as suas ferramentas e teria um espaço melhor para consertar o seu carro, mas num determinado dia ele chamou Antoinette para dar um passeio de carro, mas mal sabia ela que ali começaria o seu sofrimento, pois depois de estacionar num prédio escuro, mostrou o pai cruel que era naquele instante e a obrigou a ter relação sexual com ele e depois do ato cruel e inimaginável lhe disse que seria o segredo deles e que não contasse para a mãe porque ela não ira mais amá-la, e esse seria o destino todos os passeios de finais de semana.

O livro é divido em passado e presente, desta maneira vemos uma grande luta entre o passado triste de Antoinette e o presente como Toni Maguire, onde agora ela tenta esquecer esse passado no momento em que sua mãe esta nos últimos momentos de sua vida em um asilo, assim se vê obrigada a reviver tudo o que sofreu na infância, que além dos abusos do pai, foi rejeitada pela a família, amigos e até professores que passaram a tratá-la com raiva como se ela fosse culpada, para assim enterrar o passado.

 Uma história forte, revoltante e que para possa ser até perturbadora, uma história de cortar o coração, que mexe com o leitor de um jeito inexplicável, com esse ato de coragem da autora Toni Maguire, podemos entender um pouquinho o tamanho do trauma e dano que pessoas que sofrem esse tipo de violência, que não é somente físico, mas também psicológico e social, um livro que recomendo sem sombra de dúvidas.


 

9 Comentários

  1. Nossaaaa!!! Mas o blog está lindo :) Tinha tempo que não passava por aqui...Parabéns pelo novo Layout...gostei bem mais desse. E valeu pela dica de leitura, o livro parece ser muito bom.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa!!! Mas o blog está lindo :) Tinha tempo que não passava por aqui...Parabéns pelo novo Layout...gostei bem mais desse. E valeu pela dica de leitura, o livro parece ser muito bom.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa coluna do Marco, ele sempre dá dicas bem diferentes. Já li resenhas sobre esse livro, parece ser bom, mas bem forte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá linda, tudo bem?
    Vi que você deixou um recadinho em meu blog no dia do meu aniversário e vim aqui retribuir como eu havia prometido, porque gosto de conhecer novos blogs e fazer novas amizades.
    Adorei o seu cantinho e achei bem interessante o conteúdo.
    Prometo que passarei mais vezes aqui para te visitar e te conhecer um pouco mais viu ?!
    Mas só peço uma coisa...
    vc poderia me seguir e curtir a fanpage do meu blog ?
    Ficaria muito agradecida por isso.
    Ficarei no aguardo tá ?
    Mais tarde estarei postando uma resenha nova em meu blog e espero
    que você esteja presente para ler.
    bjokas e fica com Deus querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/I-Love-My-Books/176089529213381?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Acho que já comentei que adoro capas assim !!
    A indicação foi ótima , queria ter conhecido antes :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde que li uma resenha deste livro no Psychobooks fiquei com muuuita vontade de le-lo, tenho certeza de que vou gostar, apesar de saber que é forte.

    Beijos, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Desde que li uma resenha deste livro no Psychobooks fiquei com muuuita vontade de le-lo, tenho certeza de que vou gostar, apesar de saber que é forte.

    Beijos, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Marco,
    Nossa hein que resenha, vou anotar aqui essa dica, mas pretendo ler em um momento melhor, pois acredito que ele me deixará com uma ressaca literária, por nos passar uma carga de emoções fortes.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal e Vanessa,

    Fico feliz que tenham gostado da dica dessa semana, esse livro é emocionante, você vão gostar....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!