Olá pessoal!!!

Hoje vou indicar o livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria do autor Fernando Moraes, um livro-reportagem que relata fatos que ocorreram entre Cuba e Estados Unidos que envolve espionagem, máfia,terrorismo, guerra e muito mais, um livro super interessante que vale muito a leitura, recomendo.

Os Últimos Soldados da Guerra Fria

Os últimos soldados da Guerra Fria Sinopse

No início da década de 1990, Cuba criou a Rede Vespa,u m grupo de doze homens duas mulheres que se infiltrou nos Estados Unidos e cujo Objetivo era espionar alguns dos 47 grupos anticastristas sediados na Flórida.O motivo dessa operação temerária era colher informações com o intuito de evitar ataques terroristas ao território cubano. De fato, algumas dessas organizações ditas “humanitárias” se dedicavam a atividades como jogar pragas nas lavouras cubanas, interferir nas transmissões a torre de controle do aeroporto de Havana e, quando Cuba se revoltou para o turismo, depois do colapso da União Soviética, sequestrar aviões que transportavam turistas, executar atentados a bomba em seus melhores hotéis e até disparar rajadas e metralhadoras contra navios e passageiros em suas águas territoriais e contra turistas estrangeiros em suas praias.



O escritor Fernando Moraes, conhecido pelos livros Olga e Chatô: O Rei do Brasil lançou recentemente o livro estilo reportagem Os últimos soldados da Guerra Fria, o livro fala dos agentes infiltrados por Cuba nos Estados Unidos em organizações anticastristas, buscando assim, evitar ataques terroristas ao território cubano.


Essas organizações faziam vários tipos de ataques à Cuba, desde sobrevoar, sem autorização o território cubano com aviões, jogando panfletos das organizações anticastristas, até atentados terroristas a hotéis e pontos turísticos. Uma história repleta de informações sobre a vida pessoal desses agentes infiltrados, que muitas vezes se tornam cansativas, mas que não deixam de ser muito interessantes.


O livro é cheio de revelações, e uma delas, que a meu ver é bastante relevante: Em 1998, Fidel Castro solicitou ajuda dos Estados Unidos em relação aos atentados terroristas que estavam ocorrendo contra Cuba, alertando que, se não fossem tomadas medidas para eliminar estes tipos de ações, o que estava ocorrendo naquele momento com Cuba, poderia futuramente acontecer com qualquer outro país; infelizmente isto acabou acontecendo com os Estados Unidos no fatídico 11 de setembro de 2001.


O livro é muito interessante, e nos leva a conhecer o cenário político de Cuba naquele período, assim também, nos ajuda a entender um pouco da relação entre Estados Unidos e Cuba.









7 Comentários

  1. Oi Marco!!

    Como sempre você está nos trazendo algo novo e diferente, por isso gosto tanto de sua coluna!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas vejo que é muito interessante, gosto de livros assim, históricos e que tratam de algo real. Fiquei com vontade de ler.

    Muito boa a dica!!
    Bj*

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro interessante! Não conhecia, mas adorei. Gosto de temáticas políticas, principalmente baseadas em fatores históricos.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    O livro não faz muito o meu gênero ,
    mas me interessei por ele .
    Bem legal !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros sobre guerra, espionagem e fatos históricos. E também gosto bastante de livro-reportagem.
    Não conhecia esse livro, mas me interessei muito.
    Vou colocar no topo da lista de desejos. Adorei a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Hummm, nunca tinha ouvido falar neste livro. O Marco sempre trazendo coisas interessantes.

    Beijo, Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  6. Oi Marco, adoro suas dicas, que são de livros normalmente mais complexos, com um aspecto histórico bem desenvolvido.Nunca li nada sobre esse tema, parece ser interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola Marco
    Livros com temas políticos sempre me interessam. Ainda não conhecia este. Vou anotar a dica
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!