Eu compro, sim!
Mas a culpa é dos hormônios


Eu compro, sim!Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 178

Sinopse

Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.



Quando recebi este livro da editora Novo Conceito confesso que não me interessei muito em ler ele mas certo dia, que eu estava afim de ler um livro mais fininho, o título dele me chamou atenção e peguei para ler.

O livro me conquistou muito no início, ele mostra situações do cotidiano quando temos impulsos consumistas e explica cada um deles. Eu não imaginava que a vontade de comprar pudesse ser explicada por diversas formas e tivesse tantos motivos "reais" por trás de um simples pensamento de compra. 

Difícil não se identificar com pelo menos uma das várias situações citadas no livro. E imaginar que a mania de consumo pudesse ser culpa de hormônios...simmm, porque a culpa é deles e no livro isso é explicado detalhadamente (nesses pontos mais técnicos eu confesso que não gostei muito). Mas a proposta do livro é mostrar a relação do funcionamento do corpo humano com a vontade de comprar, comprar, comprar. 

Também é muito citado a relação do nosso comportamento atual com o comportamento dos seres humanos primitivos e admito que eu nunca tinha parado para pensar como ainda agimos de maneira primitiva!! Gente: somos muitoo primitivos ainda e nem percebemos. É incrível como o mundo evoluiu e nossa mente não.

Em resumo, fora as partes bem técnicas sobre o funcionamento dos hormônios, o restante do livro me conquistou de verdade, achei curiosa e divertida a descoberta dos reais motivos de nosso consumismo e claro, estou tratando de me controlar, hehehe.

9 Comentários

  1. OI Fê!

    Muito interessante este livro. Sou muito consumista principalmente quando se trata de livros. Mas estou tentando me controlar.
    Adoreii a dica*
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive a oportunidade de ler o livro, mas eu tenho uma vontade enorme. Depois que li o conto de carnaval do autor fiquei encantada com sua escrita. Espero o quanto antes ter a oportunidade de lê-lo. Possivelmente irei me identificar com várias situações..rs

    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica Fernanda, mas este é um livro que não consegue chamar a minha atenção, tanto que eu nem o solicitei para a editora na época. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não me considero consumista, principalmente no que se trata de roupas, sapatos e coisas afins, mas sempre é bom uma leitura diferente né não. Já tinha visto este livro no site da editora.

    Beijo, Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  5. Eu sou pra ler esse livro, espero ter a oportunidade logo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas, eu também não fiquei muito curiosa com esse livro não, achei que seria mesmo técnico, e não faz meu estilo ler algo assim. Especialmente porque falta tempo para as leituras, então não posso gastar tempo com coisas que acho que não vão me agradar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Fiquei sabendo mais sobre esse livro na Bienal e ele parece ser um não-ficção interessante. Somos doidas por compras não é mesmo? Ainda mais com livros..rs.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda,
    Depois da sua indicação vejo a leitura com outros olhos, vou ter de pegar para dar uma conferida.

    Belas palavras vão deixar muitas mulheres curiosas.

    Bjus Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e espero gostar dele também, gostei da dica....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!