Categorias:


Adultério - Paulo Coelho

Sinopse

AdultérioMinha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.

– Mas isso não é o mais importante?

Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente. 




 "Somo felizes" talvez seja uma afirmação falsa. Todos são felizes, menos eu, que neste momento sigo para o trabalho pensando no que há de errado comigo". (pag. 14)


Eu já havia lido um livro do Paulo Coelho, mas já faz um tempinho. Logo que vi o lançamento deste fiquei muito curiosa e logo quis ler.

Aqui conhecemos a história de Linda, ela já passou dos 30 anos, e nos primeiros capítulos acompanhamos sua vida perfeita. Ela é jornalista, feliz com seu trabalho, tem um marido rico e filhos maravilhosos. Tudo certinho, ela é uma dona de casa de tirar o chapéu, tudo em seu devido lugar, e sempre teve tudo que sempre quis em sua vida. Essa estabilidade toda desmorona quando ela se reencontra com um amor do passado, o Jacob.

Jacob é um político, e por ironia do destino Linda terá que entrevistá-lo para fazer algumas matérias para o jornal. E é em um encontro de entrevista que Linda percebe sentir algo pelo Jacob e descobre que está novamente apaixonada por ele. Do nada os dois "ficam", mas depois seguem a vida, como se nada estivesse acontecendo.

Linda começa se questionar se realmente é feliz, e começa perceber que não é, por que é tudo muito perfeito, mas sua vida já virou rotina. Todos os dias sempre a mesma coisa e outra que já não sente mais aquele tesão pelo seu marido. E é aí que ela entra em um dilema profundo, não sabe está depressiva, ou o que ela têm afinal de contas? 

"Nem todo mundo precisa ser feliz o tempo todo. Aliás, ninguém consegue isso. É preciso aprender a lidar com a realidade da vida". (pag. 30)


O que me chamou atenção na história é que linda não vê o adultério como algo errado, ou sente medo do que faz, é como se fosse algo para curar sua "depressão" e seus problemas conjugais. Sim, por que depois que ela começa ficar com o Jacob, suas noites ficam mais quentes com o marido. Também vi que o adultério e essa coisa de amor escondido, dava uma certa alegria para ela, fazia ela sair da rotina, tinha outras coisas para pensar além de seu trabalho, filhos e marido.

Gente, não simpatizei nem um pouco com a Linda, me parece que ela procura "cabelo em ovo" e resolve se aventurar em uma paixão do passado e pensa que agora vai recuperar o tempo perdido. E outra, achei ela mega egoísta, pensa só nela mesma. Digo isso porque ela não se preocupa com o marido e nem com o próprio Jacob, pois o envolvimento dos dois pode acabar com a reputação dele e outra que ele também é casado! Na verdade mesmo acho que ela ficou confusa e pensou que ele poderia suprir suas necessidades, lhe trazer a "felicidade", sei lá.

Bem, até agora estou digerindo este livro e pensando o que realmente o autor quis nos dizer com toda essa história. E penso em várias coisas.

Penso que ele quis mostrar que independente de termos uma vida perfeita ou não, o que importa mesmo é o amor, por que felicidade não é ter coisas materiais, dinheiro, mas é ter quem a gente ama ao nosso lado e amar e amar!!

"A única coisa que nos transforma é o amor. Enquanto estava no ar, entendi que meu amor pela vida, pelo universo, era mais poderoso do que tudo". (Pag. 235)

O livro é bem gostoso de ler, uma leitura fácil e fluída, com capítulos curtos, narrado em primeira pessoa e com certeza nos faz refletir muito sobre nossa vida. Vale a pena ler!


" Este deve ser nosso objetivo no mundo: aprender a amar". (pag. 238)

"Mas uma coisa ficará para sempre marcada na alma do universo: meu amor. Apesar dos erros, das decisões que fizeram os outros sofrerem, dos momentos em que eu mesma pensei que ele não existia". (pag. 238).




Se você ficou curioso para saber o desenrolar dessa história, leia!!


http://livrosebolinhos.com/wp-content/uploads/2011/07/Arqueiro.jpg


6 Comentários

  1. Eu com certeza quero ler este livro. Já li outros dois do autor e gostei da forma como ele escreve.
    E sobre Adultério, tenho visto muitas opiniões bem favoráveis a ele, de gente que dizia detestar e ter os dois pés atrás com Paulo Coelho, isto mais me deixa curiosa. Acredito ser um livro bem realista e pelo qual muitas pessoas podem se identificar.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,

    Não gosto do estilo de livro e nem do autor, então não vou opinar.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Nessa! Estou ansiosa para ler Adultério e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro de Paulo Coelho e não me lembro direito qual. Na verdade quando a editora lançou eu não senti muito interesse por ele. E mesmo assim ainda continuo sem a fim de lê.
    Mas a sua resenha ficou muito boa.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Independente de toda opinião sobre a personagem e principalmente sobre o assunto, que já percebi algumas polêmicas envolvidas, eu gostei da leitura. Com isso, continuo achando uma pena ver tantas pessoas desmerecendo o trabalho do Paulo Coelho.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Nessa, eu sempre gostei de ler os livros do Paulo Coelho, esse em especial me chamou a atenção logo que foi lançado, quero ver que rumo ele deu a esse adultério da esposa, eu sou totalmente contra isso, senão está feliz, termina e depois parte para outra e não acho que isso fará com que o casamento melhore, pelo contrário acho que sempre existira essa brecha entre o casal...sou meio careta pra esse assunto.
    Adorei sua resenha ficou muito boa e assim como você acredito que também não irei gostar da personagem.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!