Olá Pessoal!!

Hoje vou indicar um excelente livro para os fãs de literatura fantástica, O Nome do Vento do autor Patrick Rothfuss, um livro indispensável para que gosta do gênero literário.

 O nome do vento
A crônica do matador do rei - primeiro dia

O Nome do Vento
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.



Nesse magnífico livro temos como personagem principal Kvothe, que vive nos dias atuais no anonimato na pousada Marco do Percurso, conhecido como Kote e que tem a companhia de seu misterioso seu ajudante Bast. Mas certo dia, depois de um acontecimento inesperado, chega à cidade o Cronista, um importante historiador dos grandes reinos e que logo descobre que o dono e hospedeiro daquela pousada é na verdade Kvothe, o homem que se tornou mito e lenda, depois de algumas enfáticas conversas o Cronista convence Kote a contar sua versão dos fatos,levou três dias para ser contada.

Kote começa a narrar à história de quando ele ainda era criança, com seus pais e o resto de sua trupe Edena Ruh, espécie de ciganos, aprendendo a arte da poesia cantada e buscando a todo instante conhecer a história dos mitos e lendas que vivia escutando. Então com a chegada na trupe de um vendedor chamado Abenthy que se mostra um Arcanista, versado em todas as ciências: botânica, astronomia, psicologia, anatomia, alquimia, etc...logo Kvothe começa a aprender o poder de nomear as coisas e como poderia ser um Arcanista, mas depois de um tempo o seu professor deixa a trupe e ele tem que manter o que aprendeu sozinho, mas por causa de um fato, um grupo demoníaco chamado O Chandriano surge e acaba com tudo e todos, deixando Kvothe órfão e sem rumo no mundo, passando por dificuldades por um determinado tempo como garoto de rua em Tarbean sendo espancado e humilhado.

Kvothe parte em busca de vingança contra O Chandriano e sua única saída é entrar na Universidade, uma renomada instituição de ensino daquela época, e descobrir o nome do vento e tornar-se um arcanista, mas o que ele não esperava é que para isso ainda teria que passar por uns maus bocados.


Com uma excelente trama o autor Patrick Rothfuss, narra a história entre momentos na Pousada Marco do Percurso em que vive atualmente e durante a sua história que está sendo narrada ao Cronista, e apesar de ser um livro bastante extenso com 650 páginas, para mim a leitura fluiu muito bem, cheia de magia, seres fantásticos e personagens cativantes, um livro que recomendo com certeza.

“Quando crianças, raramente pensamos no futuro. Essa inocência nos deixa livres para nos divertimos como poucos adultos conseguem. O dia em que nos inquietamos com o futuro é aquele em que deixamos a infância para trás”. (Página 84.) 


Marco Antonio* 

 

9 Comentários

  1. Oi, Marco!
    Ótima dica :) Quero muito ler essa série, me parece muito boa; vou confessar que a premissa acaba não me chamando muita atenção, mas como gosto bastante do gênero, pretendo ler.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Pode ler sem medo, vai para a sua lista de favoritos...abraços.

      devoradordeletras.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oie Marco
    eu também amei esse livro. Tanto que nem senti as páginas passando. Não vejo a hora de ler o segundo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline,

      Que bom que gostou também, logo iniciarei a leitura do segundo..abraços.

      devoradordeletras.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Eu estou louca para ler essa série desde o lançamento do primeiro livro, há anos atrás, e ainda não consegui (obrigada George R. R. Martin, por atrasar minha lista de leitura).
    Parece muito bom, e você resenhou muito bem, minha vontade de lê-lo só aumentou.
    Parabéns, beijos!

    http://cupiolibero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marco.
    Ótima dica. Ainda vou solicitar este livro para editora, adoro a temática dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de ler esta série, mas vejo ótimas resenhas sobre ela e mesmo sendo bem extensa, tenho vontade de ler um dia.

    Beijo, Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Marco. Este livro parece ser incrível, além de ter uma trama arrebatadora. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Não sou uma leitura assídua da literatura fantástica, mas se tem um livro que o pessoal sempre recomenda é O Nome do Vento. Acredito que a história seja muito bem construída.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!