Categorias:



Oi meus queridos, tudo bem?

Bora começar a semana com dicas de leitura!!



O doador de memórias


O Doador de MemóriasSinopse


Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. 



Quando eu vi o lançamento deste livro pela editora Arqueiro, fiquei bem curiosa para ler, ainda mais quando descobri que seria lançado filme nos cinemas. Resumindo, acabei não indo ao cinema, mas  o livro me surpreendeu.

Digo isso, porque não sabia que este livro era um relançamento da editora, que inclusive sua primeira capa é bem diferente. E outra, eu não havia lido a sinopse, então fui pega de surpresa.

Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1993 com o título "O doador", sendo que o tema dele seria o top nos dias de hoje. "Fiquei de boca", quando li os primeiros capítulos, e vi que ele era uma história distópica (gosto, mas não é meu gênero favorito).

Como todo distópico alguma coisa acontece quando a pessoa atinge uma determinada idade, e aqui não é diferente. Aqui a questão é a profissão, Jonas tem 11 anos, e quando fizer 13 anos lhe será atribuído uma profissão e isso está o deixando bem preocupado. Jonas quer muito saber o que lhe vai ser atribuído e é numa cerimônia que ele fica sabendo que será o novo Guardião de Memórias.

Uauu, ele terá que guardar memórias de tudo que aconteceu, mas tudo mesmo, desde o seus antepassados. Então é aí que ele começa a sentir coisas que nunca sentiu, ou que jamais imaginou.

Escolhida, AComo todo livro distópico, aqui tem toda uma organização das famílias, pais e filhos. Tudo com sua denominação, e cada um terá sua profissão quando atingir essa idade. A partir do momento que Jonas recebe sua incumbência, os treinos começam e aos poucos ele vai descobrindo muita coisa dos antepassados. E o mais interessante são os sentimentos que lá ele vê, como o amor, algo que desconhece.

Eu curti o livro, mas confesso que não favoritei e não pretendo ler a sequência. Na verdade fiquei muito admirada quando vi que era um distópico, e a premissa não me fisgou como eu imaginava que seria.

O livro é fininho, menos de 200 páginas, se lê numa sentada. Para quem gosta do gênero é uma bela pedida. A série é composta por 4 livros, sendo que a editora Arqueiro acabou de lançar o segundo.


E vocês, já leram? Alguém assistiu ao filme??





6 Comentários

  1. Pois é Nessa, eu também não curto distópicos, pelo menos não na literatura, mas em filmes até vai...acho que irei assistir.
    Eu também não sabia que era um relançamento, depois que você falou até fui procurar pra conferir a capa antiga...

    Beijo, bj, Van Meiser.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Nessa, mas não leria o livro. Estou um pouco saturada de distopias e esta não me pareceu tão interessante assim. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Gosto muito de distopia e esse esta na minha lista de desejados, mas com a capa antiga que é O doador, pena que não te agradou....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oie Nessa
    que pena que a premissa não te prendeu tanto assim. Eu amo distopia, mas quando essa lançou, nem me interessei muito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vanessa,

    Uma pena que essa história não tenha fisgado você! Eu tenho muita vontade de ler esse livro há um bom tempo, já que distopia é um dos meus gêneros favoritos :)

    Beijos
    http://www.literalmentefalando.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não fiquei muito afim de ler essa série. Não sei porque, mas não me chamou atenção.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!