Categorias:


Oi meus queridos, tudo ok?

Hoje vou indicar um livro para as amantes de Jane Austen, para quem ama ler aqueles romances e sonha em ser as protagonistas. Bora pra Austenlândia?


Meia-Noite na Austenlândia

Sinopse

Charlotte Kinder é bem-sucedida nos negócios, mas não no amor. Tentando se reerguer após um doloroso divórcio — e ainda obrigada a ver o ex-marido se casar com a amante —, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Sem esperanças, se presenteia com duas semanas na Austenlândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen. Lá, todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes.Todos em Pembrook Park devem desempenhar um papel, mas, com o passar do tempo, Charlotte não tem mais certeza de onde termina a encenação e começa a realidade. E, quando os jogos na casa se mostram um pouco assustadores, ela descobre que talvez nem mesmo o chapéu mais bonito poderá manter sua cabeça grudada ao pescoço. Ao contrário do que se poderia pensar, Pembrook Park se revela um lugar intimidante, e a experiência de Charlotte passa a ser muito diferente da descrita no pacote de férias.


Eu realmente não sabia que este livro não era a continuação de "Austenlândia", ele é uma outra história construída no mesmo cenário, que por sinal ficou ótima. 

A Austenlândia é uma casa na Inglaterra, do mesmo estilo da época dos romances de Jane Austen, e lá eles vivem como naquela época (tudo encenado e combinado) para que os hospedes se sintam de fato naquela época e talvez até vivam um romance. Assim, as mulheres também usam os vestidões, espartilhos, falam como naquela época e também têm alguns cavalheiros (lindos, eheheh, e charmosos). Assim é na Austenlândia! (perfeito, não? srsr)

O livro é escrito em terceira pessoa, e aqui conhecemos a Charlotte, mãe de dois filhos, recém divorciada. Ela nunca havia notado nada de diferente, a vida parecia normal até descobrir que seu marido tinha uma amante. Tudo que ela quer agora é se reerguer.

Em um dia qualquer ela acha uma espécie de diário onde ela escreveu coisas que gostaria de fazer antes de completar seus 30 anos, e entre os listados ela encontra "ler os livros da Jane Austen". Ela começa se perguntar, o porquê escreveu aquilo e logo decide ler os livros.

Conforme ela vai lendo os romances de Jane Austen algo novo começa surgir dentro dela, como se quisesse de fato viver um romance, como aqueles que lia nos livros. 

Ela resolve fazer uma viajem, e acaba indo para Pembrook Park (Austenlândia). Charlotte fica encantada com tudo. Lá ela é a Sr. Cordial, e também tem um irmão, o Edmund Grey. Na casa ela encontra outros hospedes, o Coronel Andrews, Elizabeth Charming, a Srta. Lydia Gardenside, e o Sr.Thomas Mallery.

O que me chamou atenção na história é que a Charlotte gosta de romances policias, fã de Agatha Christie, assim que ela chega na casa ela já começa a imaginar coisas e querer ver coisas, assim como nas histórias policias.

O mais interessante foi que a autora utilizou do livro "A Abadia de Northanger" como pano de fundo, a autora faz uma mistura de romance com mistério policial. Através do Coronel Andrews surge a história de uma pessoa morta na casa, e em uma brincadeira num dia que falta luz à noite "Assassino Sangrento", Charlote entra num comodo da casa e pensa que sentiu uma mão de pessoa morta e aí começa a investigação.

Gente, no meu ponto de vista a história deu mais enfase na questão policial, do que no romance, mas para mim foi algo bem positivo, porque a história é envolvente e nos deixa curiosos para saber o que realmente aconteceu, se de fato alguém morreu na casa, ou onde está o corpo? E também a história é carregada de humor, algo que gosto muito neste tipo de livro.

Enfim, o livro é ótimo, nos faz entrar naquele mundo, nos arranca risadas, eu literalmente ria sozinha lendo, é divertido, tem romance, suspense e muito humor. #Perfeito

Depois de todas essas ressalvas preciso dizer que eu adorei o livro? Indico para todos que curtem romances em geral, mas principalmente para as amantes de Jane Austen, que mesmo não sendo um livro da autora, tem sua essência e nos faz viajar literalmente no ano de 1816.



7 Comentários

  1. Oie Nessa
    blog de cara nova. Que coisa linda.
    Desculpa a demora em passar aqui, mas essa semana andei ocupada por causa da minha mãe que está doente.
    Eu amei Austenlândia, e meia-noite em Austenlândia. Dá vontade de viver no cenário que a autora criou.
    Também dei muitas risadas com a paranoia que a protagonista tinha com crimes hsuahshahs
    Virei fã da autora.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa amoooooooooooo tanto a Jane
    Nem sei quantas vezes já citei ela no meu blog hehe
    Ela cria personagens fascinantes, adoro!

    Eu não li Austenlândia, só vi o filme haha
    Mas quero ler esse aí!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. OI,Vanesssa , sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA

    ResponderExcluir
  4. Oii, Nessa <3
    Eu amei Austenlândia e estou loooouca por Meia-Noite na Austenlândia. Não sabia, entretanto, que não era continuação do primeiro volume, imaginei a mesma protagonista. Diferente do primeiro volume envolver romance policial, curti.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Eu não li Austenlândia, mas acho a proposta do livro bem interessante. Também achei que esse livro era mais uma continuação, mas é interessante que não seja também, apenas o local permaneça. Acho que iria gostar mais desse segundo, inclusive, já que envolve essa coisa de policial.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa =)
    Eu li Austenlândia e gostei do livro, mas parece que faltou alguma coisa na história e olha que gosto dos romances da Jane Austen. Não conhecia ainda esse livro e por saber que ele não é continuação de Austenlândia ele me deixou muito curiosa para conhecer a escrita, ainda mais sabendo que é uma mistura de romance com suspense/policial.
    Bela dica...obrigada.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanessa,

    O primeiro livro já está na minha lista de desejados e não preciso nem falar que esse também vai pra lista, pela sua resenha vejo que a qualidade continua...ótima resenha e dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!