Diário de Incentivo à Leitura

Oi meus amores! Como vocês estão?

Nunca pensei que um dia eu faria uma postagem dessas aqui no blog, mas eu preciso comentar com vocês o quanto eu ando desanimada com o blog.

Esses dias eu li um post no blog Di moça, da querida Jeh Assato, e eu vi que eu não era a única no mundo que se sentia dessa forma, é deprimente.

Fico me lembrando dos meus primeiros meses de blog, a animação que eu tinha e tudo que eu fazia era em prol do blog. Hoje em dia eu penso o que eu devo fazer para o blog melhorar? Afinal de contas aonde estão os meus leitores? O que houve com os meus amigos blogueiros que compartilhavam comigo aqui nos comentários?

Estava dando uma olhada em anos atrás, e o blog tinha em média de 15 comentários, o povo comentava mesmo, eram meus amigos, compartilhavam comigo suas histórias. Estou decepcionada e fico pensando, onde estou errando?

Cheguei num ponto que posto por obrigação, preciso cumprir com meu dever, com minhas parcerias. Mas não tenho mais aquele gosto, sabe? 

Hoje resolvi fazer este desabafo, para quem ainda acompanha aqui saber como me sinto. Não sei se irei continuar blogando, minha vontade é de deixar este projeto para trás. Não pensem que não me doí falar isso, estou chorando por dentro.

Fico pensando que se não há leitores, para que continuar com o blog? Estou cansada de comentários vazios, sabem como é? 

Acho que a blogosfera mudou muito desde que eu comecei o blog em 2011. Hoje em dia as pessoas gostam mais de assistir a vídeos literários, eu mesma adoro. Resenhas em vídeo e por aí vai...

Nunca quis me promover com o blog ou ganhar dinheiro, sempre fiz isso com o objetivo de incentivar a leitura, mas no momento já não sei quem gosta mesmo de ler, onde estão os leitores, ainda tem alguém que lê resenhas?

Gente, o desanimo bateu mesmo, porque mil coisas passam na minha cabeça, mas uma coisa eu sei, continuarei lendo, essa é minha paixão...

Já comentei com várias pessoas amigas sobre parar de postar, em deixar o blog de molho, mas me falam que seria uma pena eu perder tudo que eu conquistei. O engraçado é que essas pessoas não visitam o blog ou comentam eheheh. Interessante, não?

Não posso deixar de lembrar e agradecer os blogueiros que ainda visitam aqui, são meus amigos fiéis, como a Vanessa (Balaio de livros), Marco Antonio (meu parceiro) a Ju (conjunto da obra), a Gabi (pensamentos de uma Geminiana), a Jacque (My book lit), Nessa (Nessa News) a Fê (parceira).

É bom às vezes parar para pensar, refletir, fazer um balanço, quem sabe eu descubro onde estou errando, se é que estou errando em algo. No que eu posso melhorar... ou até chegar à conclusão que é hora de partir para outro projeto, quem sabe?




15 Comentários

  1. Oi Nessa, eu já tive vários momentos assim, de desânimo e, algumas vezes, de simples indiferença. Sabe aquela dúvida: se eu parar, alguém vai sentir minha falta no blog? Não sei... Mas cada vez descubro pessoas que realmente leem, embora nem sempre comentem. Eu mesma nem sempre tenho tempo para comentar, muitas vezes leio as postagens (aqui e em outros blogs) mas não consigo parar para trocar uma ideia, porque estou no trabalho, ou estou com tantas coisas para pensar que o simples fato de pensar algo para escrever me extenua. Semana passada mesmo, eu estava tão cansada, que quase não postei lá no Conjunto da Obra. Meu remédio: continua a escrever, mesmo por que se sente obrigada, porque isso é só fase, viu? Já tive muitos altos e baixos, o Conjunto da Obra no começo tinha até 40 comentários, hoje se tem 5 ou 6 é bastante. Mas isso não quer dizer que não estamos sendo lidas.. Hoje eu tenho certeza que tenho mais leitores do que tinha antes. E daqui a pouco a animação volta. Não nos abandona não Nessa, eu com certeza vou sentir sua falta!

    Um beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      Obrigada pelo apoio, tirou as palavras da minha boca agora, pq é bem isso que eu penso "se alguém sentirá minha falta".
      Obrigada mesmo viu, é bom saber que não estou sozinha neste barco, e obrigada por estar sempre por aqui no blog. Espero mesmo que seja só uma fase!! beijos

      Excluir
  2. Oi Nessa! Quando comecei o Nessa News estava cheia de energia e adrenalina e ficava extremamente feliz de compartilhar minhas opiniões e resenhas. Passei por muitas coisas chatas e decepções neste universo literário, mas o que me faz seguir adiante com o blog é saber que pelo menos uma pessoa está lendo e comentando naquilo que escrevo. Enquanto tiver uma ou duas pessoas lendo meus posts e compartilhando suas opiniões, acredito que o meu esforço não será em vão; pelo contrário, é gratificante saber que de certa forma, estou tocando alguém com minhas palavras. Não desista gata! Sei que é difícil, mas tanto eu quanto outros blogueiros sempre estaremos aqui no seu cantinho te prestigiando. P. S.: o mundo precisa de pessoas pensantes como você! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Obrigada por suas palavras e por dividir suas experiências comigo! Bom saber que esse tipo de coisa não acontece só comigo!! Obrigada pelo apoio e por sempre visitar aqui e comentar, dividir comigo opiniões!! Você tem toda razão, enquanto tiver nem que seja um ou dois comentando, vale a pena o esforço. Super beijo

      Excluir
  3. Aiiiii amigaaaa olha, não fica assim não, eu também já passei por isso no começo do ano, acredito que a maioria das blogueiras já passou por isso. É que a maioria dos leitores não sabem o quanto os comentários são importantes pra gente, é muito ruim ter aquela sensação de que estamos conversando com o vazio não é mesmo?! Mas pode ficar tranquila que os leitores estão aqui sim. É que a maioria deles passam pelo nosso blog, olham os posts mas não tem tempo de comentar, ou tem preguiça mesmo. A maioria enxerga os nossos blogs como um site mesmo, acho que eles não entendem que precisamos de um retorno. Mas eu prefiro muito mais as resenhas escritas do que os vídeos, eu amo ler o que as pessoas escrevem. Sabe, ás vezes eu olho no meu blog e vejo que 50 pessoas visualizaram um post mas só 5 delas comentaram. Tu viu quantos leitores leram o que eu escrevi mas não comentaram? Tenho certeza, que o mesmo acontece com o seu blog. Os leitores estão aqui sim, eles podem não comentar sempre, mas o que tu escreve é muito importante pra gente. Então continue compartilhando com a gente o que tu gosta de ler e fazer e pode ter certeza, que nós estaremos aqui pra ler e comentar e tenho certeza, que muitas outras pessoas gostam de ler o que tu escreve. Por favor não deixe a gente! Eu amo o seu blog! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi
      Falou tudo agora menina, eu tenho em média de 80 a 100 visitas no blog todos os dias, mas comentários as vezes 5, 6 dependendo até vai a uns 9. O povo não é de comentar, mas leêm. Gostei muito de saber seu ponto de vista e de como também sente isso. Obrigada pelo apoio, pela sua partilha de vida. Gosto muito de suas visitas aqui e também do seu blog!! Fico feliz que vc gosta do blog e dos meus posts, me animou agora!! Quero sim continuar, so me desanimei um pouco.... mas vcs são demais, o que seria de mim sem vocês!! <3 Super Beijo

      Excluir
  4. Oie amiga e chefinha. Te entendo perfeitamente, eu mesma, até fechar o Trilhas Culturais levei cerca de um ano pensando quase todos os dias na decisão e nesse tempo postando por obrigação. Até que chegou o dia que vi que estava adquirindo um estress tão grande que estava me fazendo mal, não estress por falar de coisas que gosto, mas por me esforçar, dormir super pouco (na época eu estava trabalhando), deixar de fazer outras coisas para dar prioridade ao blog e ninguém dar bola mais, isso desanima. Fechei o Trilhas e chorei horrores. Depois abri o Fernanda Luz porque não conseguia ficar sem escrever... mas vi que não estava conseguindo dar conta sozinha.... vi que só falar de livros que tanto amo não estava sendo suficiente. Bomm esse nem fechei exclui mesmo e fiquei apenas como sua colunista. Te entendo e sei que é terrível postar sem ter vontade... o assunto você ama, mas precisa de uma energia a mais. Acho que deveríamos reunir ex blogueiros ou blogueiros que fecharam seus blogs e reunir todos eles em um só, hehehehe, cada um falando do que gosta... imagina um blog "Blog dos blogueiros antigos", ? Cada um colocando sua personalidade ao tipo de posts e em vez de menus com nomes: resenhas, promoções, sorteios, ser o nome de cada blogueiro? Olhaaaa, que brincadeiras a parte tem muito blogueiro que esta deixando de escrever pela falta de incentivo mesmo. Te entendo amiga e te apoio na decisão que tomar....peça ao seu anjo da guarda para lhe indicar o caminho que deve seguir... peça a ele sempre que surgir um tempinho para pensar, ele vai te orientar e não tenha medo do que decidir... você nunca perderá alguns amigos da blogosfera... tipo assim... eu. Seus todossss colunistas com certeza nunca te abandonarão. Que papai do céu ilumine na sua decisão. Há! Faça o que for melhor para você e não para nós leitores. Com certeza quem te adora vai te apoiar seja na decisão que for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê
      Minha parceira e colonista querida!! Gostei muito de sua reflexão, sei bem do que passou e do fechamento do seu blog, mas sou feliz e privilegiada pq vc continua escrevendo aqui e eu adoro suas dicas de leitura!!
      Parei para pensar e refletir, e não é a primeira vez que esse desânimo bate sabe? Acho que todo blogueiro já passou por isso, ou um dia vai passar, faz parte do processo!
      Acho que este post também vem pra me ajudar, pq assim fico sabendo também o que os leitores do blog pensam, seus ponto de vistas, opiniões e isso também me ajuda!! Obrigada por refletir comigo e ser presença aqui no blog!! Super beijo

      Excluir
  5. Oi Pessoal
    Obrigada de coração pelos comentários, pelas partilhas de vida e experiências como blogueiras, fiquei muito feliz com o comentário e apoio de cada uma!! Obrigada de coração!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa! Que engraçado, porque hoje me peguei no mesmo pensamento, porém em relação a vida. Definitivamente. não sou a melhor pessoa para lhe dizer "Vamos lá, garota! Tenha ânimo e não desista! As coisas mudam e é natural!", mas vou lhe dizer: "Vamos lá, garota! Tenha ânimo e não desista! As coisas mudam e é natural!"
    Hoje, eu não sou tão assídua no meu blog e enfrento problemas assim também. Cair, sempre acontece, mas deixar de se levantar, nunca. Devemos sempre tentar. Sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá
      Seja bem-vinda aqui no meu cantinho, e obrigada pelas palavras de ânimo, acho que isso acontece com todo mundo né? O bom é que aqui fazemos amigos, e todo mundo se ajuda, estou tão feliz com o apoio de todos, que me sinto animada. Valeu mesmo!!
      Visitei hoje o seu blog e curti muito, também estou seguindo lá!! Super Beijo!!

      Excluir
  8. Olá Vanessa,

    Não é fácil, mas não desanima não, sua resenhas são ótimas e visito o seu e alguns blogs pontuais porque busco opiniões sinceras, não troco visitas, as vezes me falta tempo, pois sou casado e tenho esposa e filha, mas quando posso leio sempre as resenhas, conheço e visito blog que não tem nem comentários e as pessoas falam sozinhas no twitter, fica firme, estamos juntos....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco
      Meu parceiro de blog, meu amigo!! Obrigada pelas palavras de ânimo, logo as coisas voltam ao normal. Acho que faz parte né? Dou o meu melhor no blog, fico feliz que vc vem aqui em busca das minhas opiniões e que gosta da minha escrita. Obrigada mesmo!! Super Beijo

      Excluir
  9. Flor, eu entendo perfeitamente tudo o que você está sentindo, no final do ano passado cheguei a desistir do blog, fiquei cerca de 2 meses (ou mais) sem postar, mas o amor que adquiri por este universo foi maior e acabei retornando. Condordo que o povo sumiu, lá no blog é mesma situação, até porque, quando iniciamos, existiam poucos blogs e o pessoal que fazia porque amava, hoje nem ouso chutar quantos blogs existem e o pessoal só pensa em receber livros de graça, é triste...

    Desanima não amiga, segue firme e forte!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!