Categorias:


Oi meus amores, tudo bem?

Hoje eu venho comentar com vocês sobre a minha última leitura, que foi o  livro "Surpreendente" do autor Maurício Gomyde, lançado pela editora Intrínseca.


Surpreendente
Maurício Gomyde

Resenha - Surpreendente
Sinopse

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Preciso começar esta resenha falando que sou muito fã do autor Maurício Gomyde, foi um dos primeiros autores a fechar parceria com o blog. Já li todos os seus livros, e cada vez que leio um novo livro seu é uma surpresa. São sempre histórias com lindas mensagens e carregadas de emoção.

Aqui conhecemos o Pedro Diniz, 25 anos, recém formado em audiovisual, trabalha em uma locadora como gerente, apaixonado pelo cinema e seu maior sonho é ganhar  o prêmio Cacau de Ouro.

Pedro é diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa nos olhos, por sorte a doença estagnou. Mesmo com a visão meio ruim (bem ruim na verdade), ele segue a vida e quer passar mensagens positivas as pessoas ao seu redor, através dos filmes que indica na locadora e a isso ele chama de Cine Felicidade

O que ele não esperava é que do nada sua visão fosse piorar, e após um diagnóstico um pouco deprimente, ele se vê sem chão, desanimado, é como se tudo perdesse a graça, tudo mesmo! Ainda sim ele queria ter uma chance, e dessa palavra surge algumas ideias. Mas o desânimo era tanto, que ele não queria mais nada. :(

Diante dos fatos seu melhor amigo Fit não o deixará desistir do seu sonho. E para isso ele conta com a ajuda de Mayla uma amiga deles, e Cristal, uma moça linda que roubou o seu coração. Com a equipe pronta eles vão embarcar numa aventura inesquecível.

Muitos segredos estão por vir, e um deles ele precisará ir até a casa de sua avó para descobrir. Ele embarca numa viagem para Pirenópolis em Goiás, junto com seus amigos, para produzirem um filme, fazerem grandes descobertas e quem sabe ganhar o prêmio que tanto sonha. (Essa parte é emocionante, leiam para saber o que está por vir, curiosos?)




Gente!! Esse livro é lindo, o Maurício Gomyde, me arrancou lágrimas no final da história, me emocionei mesmo. Estou encantada com tudo que eu li. Posso dizer que aprendi muito com essa leitura, não é um livro só sobre o cinema, arte, música e literatura, mas também sobre a importância da amizade, família, amor e é uma lição de vida. 

Sou suspeita em falar (risos), mas eu amo a forma que o autor escreve, a história foi bem construída, os capítulos são bem amarrados e nos deixa curiosos pelo desvendar da história. Quando cheguei na metade do livro, eu não conseguia parar de ler, queria muito saber o que iria acontecer com o Pedro. Fiquei muito emocionada com o desfecho. Preciso dizer que eu recomendo a leitura? srsrsr.


"No cinema tudo é possível, e o improvável, como os milagres que as pessoas passam a vida pedindo e quase nunca alcançam, depende apenas das decisões tomadas pelo roteirista. Mas a vida das pessoas reais não é cinema, e tampouco teria de ser diferente com a vida de alguém que dedicou cada um de seus melhores momentos a transformá-los em um belo filme." (pag. 234)


Impossível eu relatar tudo que eu senti com essa leitura, me basta dizer: LEIAM!!

Leitura Recomendada  


Resultado de imagem para olho turco pequenino





24 Comentários

  1. Sou fã do autor, portanto suspeita para falar. Ameii a sinopse (ainda não conhecia) e acredito que este livro seja tão bom quanto os outros do autor. Com certeza quero e vou adquirir esse livro o mais breve possível (exceção para meu desafio de só comprar novos livros quando ler todos os que tenho em casa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Sempre que o Maurício lança um livro eu fico indo todos os finais de semanas pra ver se ja chegou, e quando chega eu compro de olhos fechados, pq tenho certeza que o livro será bom. Um dos unicos autores que eu faço isso.
      Ah, leia sim, vc vai amar a história!!
      Obs; Aqui em POA RS, sempre demora pra chegar os lançamentos!

      Excluir
  2. Ainda não li nada do autor, mas vejo ótimos comentários sobre os livros dele, Surpreendente é um livro que esta tendo uma ótima divulgação e me deixou curiosa, depois de ler a resenha, fiquei ainda mais interessada, espero gostar quando ler!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam!!
      Menina vc não sabe o que está perdendo, os livros do Mauricio Gomyde são ótimos!! O meu preferido de todos é o "Eu ainda não te disse nada", mas o "Surpreendente" Favoritei tbm, é lindo!! Leia simm!! :D beijos

      Excluir
  3. Oie Nessa
    terminei a leitura ontem, e assim como você, amei o livro. Amo todos os livros do autor, e esse foi especial demais pra mim, pois tenho um amigo com a mesma doença do protagonista. Me emocionei muito com o livro.
    Amei o seu chaveiro.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque!
      História linda né? Fazia tempos que eu não chorava de rolar lágrimas com uma história. bjs

      Excluir
  4. Gostei da resenha Nessa. Amo a escrita do Maurício Gomyde e tenho certeza de que irei me apaixonar por este livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, eu também adorei Surpreendente. Achei o máximo acompanhar todos os bastidores de produção e gravação de um filme e também me emocionei no final. Esse foi o primeiro livro que li do autor e me tornei fã. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Você precisa ler os outros livros do autor, não perca tempo. Meu queridinho é o "Eu ainda não te disse nada", linda história. Bjs

      Excluir
  6. Oi Nessa, tenho o livro aqui em casa já, só preciso terminar duas leituras que estão na frente ;x rsrs Eu li apenas um livro do Maurício, mas tenho outros comigo já, preciso arrumar tempo para ler também.
    Que bom que você gostou tanto do livro, espero gostar também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vanessa eu nunca li nada do autor, Mas é muito bom quando chegamos na metade do livros e não conseguimos mais parar de ler né?! Fiquei curiosa para conhecer a escrita do Maurício.
    Bjsss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!

    Eu vejo fotos e mais fotos, comentários e mais comentários sobre os livros do Maurício Gomyde e sim, esse é o que mais me chama atenção. O título e a capa estão muito bons! A história parece ser linda. Meu bisavô tinha essa doença e no final da vida ele só conseguia enxergar sombras, sabe? Era o que ele falava com a gente. Mas mesmo assim nunca deixou de fazer tudo o que gostava e ser muito feliz. Quero muito ler o livro, mesmo!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!
      Quando tiver oportunidade leia, com certeza vc irá se emocionar com essa história, vale a pena. bjss

      Excluir
  9. Fiquei interessada na leitura, parece ser mto bom mesmo! Li o outro livro dele e adorei, vou por esse na lista *.*

    beijos

    Talita
    http://blog.cerejarocks.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu invariavelmente me emociono muito com os livros do Maurício e sem dúvida irei comprar este, não perco esta leitura por nada! Ansiosa já para me emocionar tanto quanto você.

    Beijão, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah, uma resenha de Surpreendente *-*
    Tava procurando mesmo uma!
    Só aumentou a minha vontade de comprar o livro.
    Essa edição está linda e sua resenha super me motivou a ler *-*
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus!

      Fico feliz que minha resenha de alguma forma tenha te motivado a ler o livro, como eu já disse é uma história linda que vale a pena. Bjss

      Excluir
  12. Oie,
    gostei bastante da resenha. Geralmente os livros do autor são bem profundos em questão de sentimentos, mas confesso que detestei essa capa rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Eu adorei essa capa e tem tudo a ver o com o contexto da história, tanto o título como o olho turco. Eu gosteii :)

      Excluir
  13. Amiga, eu nem sabia que esse livro existia. hahahaha Mas sério, eu achei esse enredo muito interessante e criativo. Fiquei bem curiosa pra ler, ainda mais porque eu amei a sua resenha. O único ponto negativo é a capa, achei bem fraca.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!!
      Como assim não conhecia o livro ehehehe, lançamento da Intrínseca :D Se tiver oportunidade leia, é muito bom.

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Vanessa!
    Já li outras resenhas elogiosas como a sua, não só de Surpreendente, mas também de outros livros do autor, de forma que sinto curiosidade de conferir algum livro. E eis que a editora Intrínseca mandou ele de surpresa, então acho que será uma das minhas próximas leituras. Espero que seja uma experiência tão boa quando foi para você.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não precisaria ler qualquer resenha desse livro para ter a certeza de que ele é surpreendente, com o perdão do "trocadilho". rsrs Sério, pelas obras do Maurício eu sou capaz de colocar a mão no fogo, pois sei que todas serão maravilhosas. Não por menos todos os seus livros estão entre os meus favoritos - e tudo indica que esse também estará...
    O único problema em ler uma resenha dele é saber ainda não tenho o livro. :( Preciso ler o quanto antes. Apenas isso!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Vanessa,

    Nem preciso falar que o livro está na minha lista de desejados e pela sua resenha vejo que vou gostar demais, só falta tê-lo em mãos para iniciar a leitura.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!