Surpreendente!
Mauricio Gomyde

Surpreendente!


Sinopse
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. 


Quando o autor lançou esse livro eu já coloquei na lista de desejados e por uma sorte do destino um amigo me deu um vale da Livraria Cultura, um presente, eu poderia escolher o livro que quisesse, clarooo que escolhi Surpreendente!

O livro chegou e no mesmo dia eu li, de noite e só dormi quando terminei de ler todinho, o que é bem fácil devido a história prender a atenção nossa. 

Como não notar a auto estima de Pedro? Uma pessoa que mesmo com a doença degenerativa nos olhos, soube enfrentá-la e agora com a doença estagnada ele só quer ser feliz e ganhar um grande prêmio do cinema. O personagem tem tantaaa confiança em si mesmo que contagia. E num dado momento além de fazer o que ama ainda encontra alguém para amar, não é perfeito?

Perfeito sim, mas quem disse que a vida é perfeita sempre? Sua vida do nada é abalada e a autoconfiança dele some. Mas quem tem amigos tem tudo, Pedro inventa uma viagem e convida seu melhor amigo Fit que sem autorização do amigo Pedro leva mais as meninas Mayla e Cristal, a viagem sem planejamento, sem script, sem nada programado, a viagem será o que aparecer pelo caminho, a história da viagem é o que o destino colocar na frente deles. Que parte mais maravilhosa essa da viagem, eles se divertem, eles enfrentam problemas mas em momento algum a amizade é abalada, cada hora que passa mais a união fica fortalecida e a autoestima de Pedro...bom...essa vive em silêncio...abalada. 

O final da história realmente surpreende, o que estava escondido vem a tona, e sentimentos que Pedro achava que  não iriam suportar o que ele estava vivendo ficam mais fortes do que nunca. 

Um livro lindo, de emocionar. E é isso que mais me chama atenção na escrita do autor: ele não simplesmente pega fatos do cotidiano e inventa uma história...assim seria fácil, mas ele faz isso inserindo em cada capítulo lições de vida, mensagens que ficam disfarçadas de "simples acontecimentos com os personagens". Os livros do Maurício tem isso: tem mensagens lindíssimas e de extrema importância na vida de qualquer pessoa, não são simplesmente histórias de ficção, são meios de acordar o leitor para algo mais importante: a vida da gente. 

Preciso dizer que dei 5 estrelas e que estou mais ainda desse autor?



Book trailer






Resultado de imagem para autor mauricio gomyde




10 Comentários

  1. Oi Nessa, que delícia de resenha! É muito bom quando a gente sente a alegria de quem leu o livro imposta na resenha, e você fez isso!
    Eu achei que algumas partes foram parecidas com cidades de papel, do John! Eu li alguma resenha em que dizia isso, que o cara viaja com os amigos sem planejamento, algo assim... É isso mesmo ou estou enganada?
    Ainda não li nem um e nem outro. Fiquei mega contente quando soube que o Maurício tinha ido para a Intrínseca!
    Espero ter a oportunidade de ler um livro dele! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, aqui não é a Nessa, é a Fernanda - colunista que fez o post , meu nomezinho está ali no final, hehehe- . Bom o livro né? Realmente o livro é maravilhosoooooo, não conheço o livro Cidades de Papel, é bom? Não perca a chance de ler esse livro do Maurício Gomyde, você vai amar!! bju imenso.

      Excluir
  2. Olá, Fer! Que maravilhosa essa resenha! Amei a sinopse! Imagina o desespero de um jovem que recebe o diagnóstico de uma doença degenerativa que pode levar à cegueira e, mesmo assim, ele continua a manter viva e acesa a chama do seu sonho de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Deve ser impossível não se encantar com a autoconfiança, a fé, o otimismo e a personalidade desse personagem. Amei! Grande beijo, Taty. http://tatycasarino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é como o próprio nome diz: Surpreendente. Realmente um livro que indico para todo mundo. bju enorme.

      Excluir
  3. Oii Nessa! <3
    Tenho um amor tão grande por esse livro! Ele é inspirador, não é?
    Li num tapa porque realmente ele prende. Sou fã do Maurício e confio nas histórias dele. Como você disse, ele não inventa situações, ele molda as situação do cotidiano para o livro o que torna ele mais real. Os personagens são sempre apaixonantes.
    Que bom que curtiu a história.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, aqui é a Fernanda, meu nomezinho está ali no final do post, sou colunista aqui do blog da Nessa, já deve ter lido outras resenhas minhas. Esse livro vejo que conquistou todos mas não é para menos, o autor esta se superando a cada novo livro. grande abraço.

      Excluir
  4. Oi Fê
    Acho que eu não preciso dizer né, que sou muito fã do autor e leio tudo que ele escrever. Mas este livro foi um que me fez chorar, me emocionei mesmo. Vale muito a leitura!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós duas somos muito fãs dele né? Mas também é notável a evolução dele a cada livro. Ele esta escrevendo mais um né? Com certeza, ele lança e eu compro, hehehehe.

      Excluir
  5. Não me perdoo por ainda não ter lido este livro, e olha que sou muito fã do Maurício!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, e os outros livros do autor já leu? Aproveita o clima de final de ano e se emocione com essa história. Obrigada por sempre comentar aqui. Grande bju

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!