Destaques

Newsletter

12 abril 2016

Resenha: Simon vs. agenda Homo Sapiens


Oi meus queridos!

Hoje venho falar de um livro muito fofo que todossss deveriam ler!!


Simon vs. agenda Homo Sapiens
Becky Albertalli

Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Sinopse
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


Sabe aquele livro que assim que você acaba de ler, se pudesse começava a ler tudo de novo de tão perfeito que ele é? Pois é, senti isso com este livro.

Nesta história acompanhamos a vida de Simon, um garoto de dezessete anos que vive um dilema. Ele é gay e ninguém sabe, e a única pessoa que ele contou foi para um garoto na internet, o Blue. Esse garoto também é gay e também não saiu do armário. Eles conversam sempre pela internet, com identidades diferentes, até porque a única coisa que um sabe do outro é que estudam na mesma escola, mas eles preferem continuar apenas se comunicando assim, sem saberem suas reais identidades.

Um certo dia o Martin, um garoto chato da escola, encontra os e-mails do Simon aberto no computador da escola, ele faz um print e começa a chantagear o Simon. Tudo que ele quer é que Simon o ajude a se aproximar e quem sabe namorar a Abby, uma garota que é sua amiga, caso ele não o ajude, ele ameça postar o print dos e-mails numa rede social bem conhecida na escola, e isso seria terrível para Simon. 

A questão toda da história é o momento em que Simon vai assumir sua sexualidade, e o mais interessante que ele não está tão preocupado assim com a escola, amigos, mas sim se as pessoas irão lhe aceitar como ele é. Principalmente em relação a família dele, como irão reagir, tendo em vista piadinhas sobre gays que o seu pai sempre faz.

Durante toda a história acompanhamos os sentimentos e os pensamentos de Simon, e não tem como não nos apaixonarmos por este garoto. Ele vive este dilema dia após dia, a chantagem o atormenta, até por que ele mesmo quer se revelar, e por outro lado tem o seu amigo virtual, que com o passar do tempo os dois se apaixonam, e acabam ficando com vontade de se conhecerem.

O mais gostoso neste livro é que a autora segura o segredo de quem é o Blue até o final do livro, e isso faz com que a gente leia desesperadamente. A autora nos faz tentar descobrir a identidade do garoto junto com o Simon, mas somente no final é revelado. Ai, eu adorei o desenrolar da história e foi um final perfeito, fofo.

Gostei muito de como a autora conduziu a história, de uma forma tão leve e envolvente, a leitura é fluída, nos faz sentir diversos sentimentos. Um ponto positivo do livro é o vocabulário jovem, doses de humor que nos faz literalmente sorrir enquanto lemos. 
Outra coisa de que gostei muito foram dos e-mails trocados pelos protagonistas, na minha opinião foram as melhores partes e que fizeram toda diferença.

Este livro é daqueles que eu super recomendo, pois todos deveriam ler!! 








Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Olá, Vanessa.
    Já quero ler esse livro. Você falou tão bem dele, com tanto carinho que deu vontade de ler. E também já fiquei aqui na curiosidade de saber quem é o garoto da internet. Asi que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Nessa. Não conhecia o livro, mas me pareceu ser uma leitura leve e dinâmica. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa! Parece ser um livro muito fofo, fiquei bastante interessada em lê-lo. Hoje em dia, tenho vários amigos e amigas que passaram por situações semelhantes a do protagonista (a dificuldade para se revelar), o que aproxima a história ainda mais da realidade. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, gostei da premissa e a capa é bem criativa e tudo a ver com o segredo do personagem, ótima dica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro amiga, mas eu amei o enredo e fiquei com muita vontade de ler. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Estou doida para ler este livro, ele parece ser muito incrível. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, fiquei bem curiosa para saber quem afinal é Blue! Amei a resenha, como sempre!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  8. Eu AMEI o título desse livro! E a história parece sensacional tbm! Amei a resenha ^_^

    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa! Tudo bem? Não tinha nenhum pingo de vontade de ler o livro, mas sua resenha me deixou bem curioso para ler a obra! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa! Parece mesmo ser um livro leve e fofo, apesar do tema. Gosto quando o livro traz e-mails, cartas, esse tipo de coisa, trocados pelos personagens.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, muita gente tem comentado esse livro, é bem fácil ficar interessado pela leitura. No início eu não tinha tanta curiosidade, mas agora leria sem dificuldade alguma. Que bom que é tão fofo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in