Categorias:


Oi meus amores!

PARA TUDO! Anotem este título "Miniaturista" e leiam por favor. História curiosa e instigante! 
Eu não conhecia o livro, mas ele me ganhou pela capa e foi uma leitura prazerosa. Vamos conferir o que eu achei desta obra.


Miniaturista
Jessie Burton
Sinopse
Em 1686, a jovem Nella Oortman se casa com Johannes Brandt, um bem-sucedido mercador de Amsterdã, e se muda do interior da Holanda para a cidade grande. Nella acredita que o casamento com um homem rico e poderoso irá lhe proporcionar uma vida repleta de glamour e felicidade, no entanto, não é o que ela encontra quando chega à nova casa: por causa das viagens a trabalho, Johannes não é dos maridos mais atenciosos e Marin, sua irmã, se encarrega de controlar cada aspecto do lar e da família Brandt, revelando-se extremamente opressiva e dominadora. 
Para agradar a nova esposa, Johannes a presenteia com uma miniatura da casa em que moram e, logo, Nella encontra um miniaturista para confeccionar algumas peças. No entanto, tudo começa a mudar quando o miniaturista passa a enviar obras que nunca foram pedidas, mas que não apenas refletem a realidade, como parecem anunciar futuras tragédias.Encantador, belo e repleto de mistérios, Miniaturista é uma magnífica história de amor e obsessão, traição e vingança, aparência e verdade.


Por favor, quero mais livros como este!! Este livro tem tudo de que gosto, história envolvente, romance, com fatores históricos, costumes da época, mistério, drama e reviravoltas. Fiquei com ressaca depois de lê-lo, e até agora ainda não li nada parecido.

Aqui conhecemos a história da jovem Nela Oortman de 18 anos, em 1686. Sua família é pobre, e por conta disso ela acaba casando-se com Johannes Brandt, um homem rico de 39 anos. É um casamento arranjado pela família da moça, ambos os dois lados sairiam ganhando com o casamento. Mas apesar disso Nella acredita que pode ser feliz e ter uma família com Johannes. Antes de consumar o casamento Johannes viaja a trabalho, e Nella muda-se para a casa de Johannes na Holanda. 

Chegando na casa Nella é recebida pela sua cunhada Marin, uma mulher fria e estranha, a criada Cornélia que toma conta da casa, e um criado negro o Otto, cada um carrega seus segredos. Nella fica encantada com o casarão, o seu quarto, roupas lhe são feitas sob medida, mas o que a incomoda mesmo é a falta de interesse de seu marido Johannes. Ele está sempre trabalhando e quando chega em casa não a procura, é tudo muito estranho. Nella fica imaginando como será sua primeira noite com o marido, sonha em ter filhos, mas ela nem ao menos teve contato com ele.

Johannes como uma forma de agradar Nella ele lhe presenteia com uma casa em miniatura, e o curioso é que é a casa onde eles vivem.  É uma cristaleira contendo os nove cômodos da casa, mas estão vazios. Na hora Nella não entende o presente, apesar de ter 18 anos ela não é mais criança para brincar de casinha. A cunhada lhe dá uma agenda que contém o endereço de uma miniaturista caso ela queira mobiliar a casa de brinquedo, e é aí que a história começa a ficar curiosa.



Nella se sente desprezada na casa e resolve encomendar algumas miniaturas para a casa em miniatura, mas o que ela não esperava é que outras miniaturas que ela não encomendou começam a chegar. O mais bizarro é que as miniaturas que chegam são como previsões do futuro de quem mora na casa, e Nella começa a ficar com medo, não quer receber mais nada, ela vai atrás para descobrir quem é a "Miniaturista", mas não a encontra, e as miniaturas continuam a chegar. O mais estranho são os bonecos que chegam, são todos que moram na casa, inclusive os cachorros, e é tudo muito perfeito e com detalhes significantes.


O enredo e toda a trama são muito envolventes, é o tipo de história que nos faz ler até o fim. O livro tem uma escrita de leitura mais lenta, mas o mistério e o drama faz a leitura ficar fluida e interessante. Mesmo sendo narrada em terceira pessoa que não é minha preferência, eu li super rápido o livro, e fui surpreendida com o desenrolar e final da história.

A história é interessante por nos apresentar vários aspectos da Holanda no século XVII, como os costumes, a religião, como a mulher da época era vista, o racismo, o homossexualismo, a economia, entre outros aspectos da época.

Se você ficou curioso para saber porque Johannes tinha tais atitudes com Nella, quem é a Miniaturista e como tudo acaba, LEIA!! Tem muitos segredos envolvidos!




4 Comentários

  1. Ameeeeeei essa indicação amiga! A capa do livro é muito bonita e o enredo é muito interessante. Eu adoraria conhecer melhor essa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa.
    Que livro é esse? Eu preciso dele. Adoro casa em miniaturas e amei essa capa. Gente se curiosidade matasse eu morria agorinha. Eu preciso saber o que acontece nessa história. Já vou anotar lá no skoob para não esquecer.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa.
    Tá aí um livro que eu sempre vejo a capa e penso: Que coisa mais linda! Mas nunca li nada sobre ele até vi você falar assim tãaaao bem da obra. Como eu super confio no seu gosto literário e como também me interessei muito por esta aura toda de mistério, com certeza irei querer lê-lo.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Nessa. Não conhecia o livro e fiquei apaixonada pelo enredo. Se tiver oportunidade, pretendo lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!