Categorias:

Skoob/ Nacional/ Editora Galera/ Páginas 240/ Jovem Adulto/ Amazon: Boa Noite


Eu estava bem curiosa para ler o primeiro livro solo da Pam Gonçalves. Acompanho ela a bastante tempo, desde quando ela escrevia no blog, e agora o seu canal no You tube. Fui surpreendida por uma história bem gostosinha de se ler, que me prendeu de tal modo que eu li em um dia!

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem". Pam Gonçalves.

Alina quer se livrar da imagem que ela tinha quando estava em casa, boa menina, boa aluna e boa filha. Com a ida para faculdade ela quer ser diferente, quer começar de novo. No dia da inscrição de sua matrícula ela vê o anuncio de uma vaga na republica das loucuras. Ela não se intimida com o nome e segue adiante, e acaba conseguindo a vaga.

Chegando na republica Alina se vê sozinha, longe dos pais e agora com seus novos "amigos" de república. O dono da casa é o Gustavo estudante de medicina, um garoto bem bonito que vive de samba canção. A Manu é uma garota de cabelo platinado, toda estilosa, mas é bem legal, e o casal Talita e Bernardo, esses dois é puro romance. Todos ficam de "boca" quando Alina comenta que vai fazer o curso de Ciência da Computação, e ela mesma sabe que não será nada fácil na faculdade, tendo em vista que é um curso que a maioria quem cursa são os garotos. Mas ela nem tá pra isso, ela quer seguir seu sonho, ela adora mexer com computadores.

"Muita gente fala que a faculdade é a oportunidade ideal para escolher quem você quer ser. E não é que já estou vendo alguma verdade nessa afirmação? Minhas aulas nem começaram, mas me sinto diferente. Não tenho certeza se é porque estou tão longe de casa ou porque não estou mais com as pessoas com as quais convivi por anos. Só sei que alguma coisa mudou". (pag. 20)

O primeiro dia na faculdade chega, e Alina se depara com uma sala cheia de garotos, logo ela se aproxima das únicas três garotas da sala, Luana, Sabrina e Julia. De cara ela faz amizade com Luana, o que não lhe agrada muito é o irmão dela que é um tanto inconveniente. Não será fácil o semestre, uma turma cheia de machistas, que pensam que as mulheres não são capazes. Tudo que Alina quer é provar o contrário, vai estudar muito para mostrar do que é capaz.

E a grande oportunidade chega quando o professor propõe um desafio, um projeto para fazer algo pela comunidade. A turma é divida em grupos e cada grupo terá que fazer um projeto e quem ganhar o projeto será implantado e um integrante do grupo ganhará uma bolsa. É a chance das garotas. E a ideia delas surge através dos rumores de abusos e assédios sexuais que vem ocorrendo nas festas da faculdade. Meninas estão sendo encontradas nuas, outras são abusadas e têm medo de fazer o denuncio. Qual será a ideia das quatro garotas?

Resultado de imagem para resenha do livro boa noite pam gonçalves

E claro que tem romance, ainda na primeira semana Alina vai em um bar com a Manu, e conhece o Arthur, fica toda apaixonadinha, mas ela não entende porque Arthur e Gustavo não se suportam, já que fazem parte da mesma atlética. Ao mesmo tempo que Alina tem uma quedinha por Gustavo, aparentemente ele não tem ninguém, ele fica com umas garotas nas festas, mas nada sério. E Gustavo tenta alertar a Alina sobre o tal Arthur, e ela não entende. Somente depois quando alguns segredos vem a tona que tudo fica mais claro. Qual será  o destino de Alina e seus amigos?

Eu gostei muito do livro, do enredo. A escrita da Pam é suave e fluida. O interessante é que o assunto abordado no livro é forte, algo que nos toca e faz refletir, mas ela conduz  a história tão bem, que deixa leve, nos envolvemos com a história e tudo que queremos é saber como tudo irá terminar.

A Alina é uma garota comum, e isso nos faz ficar muito próximos dela. Na verdade eu senti isso com todos personagens, me afeiçoei muito com o grupo da república e a forma que eles vão ficando amigos. É um livro que sem dúvida alguma eu indico, vale a pena ser lido, e a mensagem que ele nos passa é muito boa. Penso que a Pam conseguiu atingir seus objetivos com a história que ela criou. Só me resta dizer leiam!!



Para quem não sabe, a Pam Gonçalves começa esta semana a Turnê de lançamento do livro em algumas cidades, e para minha surpresa ela virá aqui na minha cidade (17/09/16) e claro que eu irei  lá pegar o meu autógrafo, não posso perder!! Vejam se a cidade de vocês está no cronograma abaixo.


23 Comentários

  1. Amei sua resenha amiga! Eu também sempre acompanhei a Pam no blog e no Youtube e gosto muito da forma como ela fala sobre os livros. Foi uma grata surpresa saber. que ela tinha escrito um. Eu gostei muito do enredo e adoraria conhecer melhor essa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/09/top-15-aberturas-dos-meus-desenhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! O livro é muito bom, vale a leitura. Inclusive a Pam escreveu outro livro em conjunto com outros Booktuber, "O amor nos tempos de #likes", este eu ainda não li, mas estou curiosa. Bjss

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha! Eu ainda não sabia sobre o que era o livro, e fiquei interessada. Essa onda de faculdade sempre foi o que a Pam queria escrever, acompanhei um pouquinho o processo dela nos vídeos, e é bom ver o livro pronto. Espero ler em breve. beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Eu tbm acompanhei a Pam nos vídeos de "Diário de escrita", e é bem legal ver como ficou o resultado. Espero que você também curta o livro. bjss

      Excluir
  3. Sua resenha ficou ótima. Bem completa.
    Não sabia que o livro tocava em temas tão atuais e complexos. Parece ser uma boa pedida por tal motivo.
    Bom texto.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, o enredo e o contexto são muito bons mesmo e nos faz refletir sobre esta realidade. Bjss

      Excluir
  4. Oi,

    Não gostava muito de New Aduts pela minha imaturidade e preconceito, mas recentemente estou amando tudo que tem essa pegada!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael! Espero que você curta o livro, é muito bom. Recomendo. Bjss

      Excluir
  5. Oi Vanessa!

    Eu comecei lendo a resenha achando que o livro tinha um enredo simples, já terminei achando que não. Fiquei bem curiosa! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Eu tbm não tinha noção do assunto do livro, é muito bom. bjss

      Excluir
  6. Gostei da resenha Nessa. Não conhecia o livro, apesar de ouvir ótimos comentários sobre a autora, a blogueira Pam Gonçalves. Achei a temática interessante, principalmente por abordar o assédio sexual em uma universidade. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa! Tbm achei interessante a autora abordar este assunto, e penso que é algo bem importante de se pensar. É uma história muito boa e um romance fofo. Bjs

      Excluir
  7. Oiii Nessa
    Fico muito feliz em saber que a Pam mandou bem como escritora. Conheço ela desde que ela tinha o Garota It e sempre achei a Pam super simpática, desejo tudo de bom nessa nova fase da autora.
    Com certeza quero conferir essa história, principalmente sabendo que prende ao ponto de lermos rapidamente.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      O livro é leve e bem gostosinho de ler, eu li em um dia. O enredo é muito bom. Depois me conta o que achou. Bjss

      Excluir
  8. Oi Nessa, eu conheci a Pam recentemente, em uma entrevista que ela deu para um rede de TV local. Mas pouco acompanho blog/canal dela.
    Não tinha muita curiosidade em ler o livro, mas tenho lido resenhas tão positivas que tenho ficado curiosa. Adoro livros que se passam nessa fase da vida, acho que iria gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JU! A premissa do livro é muito boa, e a Pam soube desenvolver muito bem. Vale a leitura. Bjss

      Excluir
  9. Amei a resenha, vi muitas resenhas super positivas sobre esse livro. Fiquei bem curiosa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila! O livro é super rapidinho de ler, e envolvente. Indico a leitura. Bjss

      Excluir
  10. Olá, Vanessa.
    Não conhecia o livro ainda. Nem a autora hehe. Mas achei ele bem interessante. Apesar de parecer ser uma história bem leve, os assuntos abordados são bem atuais e necessários serem discutidos, por isso me interessei e se der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Este assunto é pouco abordado, por isso acho que o livro merece uma atenção, e é bem gostoso de ler. Indico. Bjss

      Excluir
  11. Oi Nessa.
    Sabe, eu acho esta capa linda demais, mas tem algo no livro que não me chama a atenção, de repente é trama juvenil que anda me cansando um pouco nos últimos tempos... imagino se que seja isto, mas que bom que você se surpreendeu com história, sempre sonho em ler um livro em apenas um dia, hehe.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van.Quando o livro é bom que me prende eu leio rápido. Se tiver oportunidade leia, vais gostar. O tema é muito bom. Bjss

      Excluir
  12. Adoro o canal da Pam e até "ajudei" a escolher a capa há alguns meses, mas não sabia direito do enredo. Essa é a primeira resenha que leio e gostei muito, pois não li nada com esse enfoque.
    Pelos quotes dá pra perceber que a narrativa é muito fluida, embora trate de um tema bem pesado. Quero lerrrrrrrr!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!