Categorias:



Olá pessoal!

Antes da crônica, recadinhos:
Gratidão infinita pelas dezenas de comentários nas crônicas, vocês são os melhores leitores da blogosfera, hehehe. Gratidão de coração. Lembrando que respondo todas as mensagens de vocês.

Quem tiver sugestões de temas para as crônicas por favor deixem nos comentários. Já recebi algumas sugestões que estão anotadas. 

E por fim, recebam meu abraço de agradecimento.
Há! Conto com vocês em 2017!!

Agora apertem o play no final do post e comecem a leitura da última crônica do ano!!!

 *****

Natal já passou mas este me deixou uma marca triste: ver o quanto as pessoas estão sem sentir...Isso mesmo: sem sentir, sem viver o momento, sem curtir quem amam, sem estarem presentes.

Recebi inúmeras mensagens de Natal no Whatsap, quer dizer, eu acho que eram para mim pois não havia texto algum, eram apenas vídeos e imagens de mensagens copiadas e coladas. 
Se um tempo atrás as pessoas estavam (muitas ainda estão) viciadas em computadores a ponto de ficarem 10 horas ou mais na frente da tela sem intervalos para sair, beber algo, se alimentar, recentemente esse vício foi transferido para os celulares. Tudo bem por um lado, porque até então as pessoas ainda conversavam umas com as outras, mandavam mensagens de TEXTO, DIGITAVAM no Whatsap, porém, atualmente são poucas as pessoas que fazem isso: DIGITAR. 
O que eu vi no Natal foi uma transformação de muitas pessoas em "seres copia e cola", sim isso mesmo. As pessoas estão recebendo inúmeras mensagens e vídeos (muitos vídeos) e na hora, muitas vezes sem nem olhar direito o vídeo, copiam e acessam a lista de contatos selecionando várias pessoas e mandando para esse grupo escolhido ligeiramente e ... pronto!! Não tem mais: 
- bom dia fulano
- olá boa tarde
- oi amigo, recebi um vídeo de gatinho e lembrei que tu gosta de gatos, por isso estou repassando para você
- Boa noite amiga, bons sonhos. Mando uma mensagem para terminar seu dia
Ou simplesmente um,
- Oi!

As pessoas não muito tempo atrás, deixaram de falar pessoalmente com os amigos, agora nem por celular estão falando, mas sim estão sendo transformadas em robôs destinados a copiar mensagens e vídeos e mandar para toda a sua lista de contatos!!! Carambaaaa, será que é só eu que estou notando as pessoas regredindo em vez de progredir!! Será que é só eu que vejo as pessoas se tornarem robôs (ou zumbis como disse na crônica de Natal da semana passada)?
Imagem relacionada
Para essas pessoas tenho a dizer: não, não quero mais ser apenas um registro da sua lista de contatos, não...não quero ser apenas um destinatário para você mandar suas mensagens "automáticas", não...não quero ser robotizada como você. Sabe o que eu quero? Quero ser sua amiga, sua conhecida, sua colega, quero fazer parte de sua lista de contatos não como um simples registro mas sim como uma pessoa real a qual você mantém contato de verdade. Quero receber sim mensagens interessantes suas mas as que você acredita que eu vou gostar porque aquela mensagem tem haver comigo de alguma forma. Quero um bom dia seu de vez em quando, quero fazer parte de sua vida de maneira ativa, quero simplesmente seu carinho e amizade. 

Mais um ano logo vai iniciar...não sejamos robôs. Vamos ser o que somos realmente: seres humanos!! Vamos nos importar com nosso círculo de amizades, vamos parar com a idiotisse de ter preguiça de digitar e vamos escrever algo para nossos conhecidos antes de copiar e colar algo para eles. Vamos nos importar com as pessoas e sabe porque? Porque dessa vida não levamos celular, nem videozinhos, porque não levamos nada material, porque levamos apenas os sentimentos e os laços de carinho que fizemos com as pessoas ao redor, porque levamos a consciência tranquila (ou não) de ter se importado com o outro, de ter ajudo o outro, de ter deixado uma marca boa nesse planetinha que precisa tantoooooooo de nossos olhares (hoje fixos nos celulares). Planetinha que precisa tanto de nosso cuidado, de nossa ação, que precisa muito que a gente tire a bunda da cadeira e faça algo por ele!!! Ele é nossa morada vamos cuidar dela enquanto estivermos por aqui. 

Não adianta a gente jogar a culpa nos outros, nós é quem deve mudar, nos transformar para melhor, se importar com as pessoas ao nosso redor!! Mas se você for do tipo de pessoa que não se importa com ninguém então tenha a atitude digna de não mandar nem mensagens automáticas para elas. 
Resultado de imagem para varal de pessoas de papel
Vamos ter menos tempo olhando coisas que não nos agregam e vamos ter mais tempo para o que trouxer algo de bom para nossa vida;
Vamos parar com as mensagens automáticas e vamos conversar de verdade (mesmo que via Whatsap) com nossos amigos e conhecidos;
Vamos substituir os emotions por abraços e beijos de verdade;
Vamos levantar os olhos vidrados nos celulares e vamos olhar o pôr do sol, a chuva, a natureza;
Vamos caminhar nas ruas não com os dedos no celular mas sim as mãos livres observando por onde estamos passando...há sempre algo interessante que não notamos antes;
Vamos ser mais humanos e menos robôs.

Em 2017 vamos se importar mais, vamos viver mais, vamos dar mais abraços, mais sorrisos, mais carinho e vamos ajudar a esvaziar os celulares alheios evitando as mensagens "copia e cola". Vamos enviar apenas o que nosso coração disser para mandar... vamos usar a tecnologia a nosso favor.

Tenham todos um 2017 transformador e mais humano!!!

Espero todos vocês daqui uma semana, em um novo ano, em um momento de esperanças recarregadas.


         

34 Comentários

  1. Oi, Fernanda! Que texto incrível, parabéns *o* Eu sou fascinada por essa música nessa versão, então não poderia ter escolha melhor. Concordo completamente com suas palavras, odeio quando recebo mensagens simplesmente copiadas e coladas, parece que nem mesmo existimos na vida da pessoa que nos manda! Também tenho sentido essa diminuição nas conversas verdadeiras até mesmo virtualmente. Todo mundo parece tão focado na vida dos outros que parece não saber mais como dar valor à própria vida e tudo o que a envolve! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!! Essa música é maravilhosa né? Não me canso de ouvir ela. Exato, as pessoas estão deixando até de se falar virtualmente, agora apenas olham o Instagram, curtem, copiam e colam mensagens. Precisamos ajudar a acordar esse povo!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Luiza!!! Maravilha seu comentário, gratidão!

      Excluir
  3. Oi, Fernanda! Tudo bem? Concordo com você. Eu mesmo estou assim e sei que isso é horrível! Não sei o que aconteceu comigo, mas perdi a magia das coisas. Sei lá... :/ Mas enfim, adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony! Opa, está assim também? Não, não...vamos acordar, começar a agir com mais humanidade, precisando de uma forcinha nos chame!!

      Excluir
  4. Olá! Adorei a crônica! Eu também percebi que a tecnologia evoluiu, mas o sentimento humano continua o mesmo. O ser humano é capaz de viajar para a lua, mas não é capaz de viajar para o interior de seu coração. Eu gosto de enviar mensagens personalizadas, olho para cada indivíduo. Está faltando justamente isto: olhar para cada indivíduo com amor e empatia. Feliz ano novo! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga lindaaaa... exato... tecnologia e sensibilidade podem conviver sim, mas precisamos acordar as pessoas desse transe virtual que muitas estão passando. Amo seus comentários!

      Excluir
  5. OI Fê!
    Isso tbm aconteceu comigo no Natal, recebi diversas mensagens mecânicas que eu percebi que foi no automático e fiquei bem chateada com isso. As pessoas estão virando robôs mesmo e isso é triste, já não se olham mais no olho, estão sempres vidrados no celular.
    Eu sou a favor da tecnologia e redes sociais é claro, mas tem que saber usar.
    Adorei a crônica!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!! Daqui a pouco as pessoas nem vão notar mais quem somos, vão nos tratar como objetos aleatórios. Eu já bloqueei uma prima agora na virada do ano que mesmo eu mandando um "obrigada, sim sim passamos bem e vocês?" mesmo ela não ter perguntado nada (quis dar uma indireta) ela mesmo assim respondeu com vários emoticons...para mim foi o fim!! Bloqueei no Whats.

      Excluir
  6. Oi,

    Amei o texto e essas fotos <3

    Abraços...

    https://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas imagens são lindas né? Créditos para a Nessa.

      Excluir
  7. Olá, Fernanda.
    Muito boa sua reflexão. Infelizmente é a dura realidade. Eu fiz questão de escrever uma mensagem para cada um. Os que eu não consegui abraçar pessoalmente é claro. Acho que cada um tem que fazer sua parte mesmo, assim alguma coisa vai mudar sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil, fiz o mesmo. Mandei alguns cartões para as pessoas queridas que moram longe mas escrevi uma mensagem diferente para cada uma pensando nelas. Bju

      Excluir
  8. Olá!
    primeiro sinta-se abraçada. Amei a parte que somos seus melhores leitores <3
    Amo a forma como você escreve e essa crônica veio no momento certo, hoje em dia as pessoas parecem "robôs" que vivem em função do mundo virtual.
    "Copia e cola" sempre e nem sabe se aquilo que está enviando combina mesmo com a gente, vamos sim nos importar mais. Vamos ter mais olho no olho, mais amor, mais respeito.
    Amei.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, vocês são sim meus melhores leitores, hehehehehe.
      Robôs é o que vejo as pessoas se tornando, mas precisamos acordar elas, com jeitinho e carinho, quem sabe não conseguimos salvar várias pessoas? Bju enorme, volte sempre!

      Excluir
  9. Oi
    bem reflexivo, muita verdade as pessoas só copiam e colam e dependendo do que mandam nem procuram a verdade, já enviam e eu acho que esses tipo de mensagens C+C enche o saco, fora aquelas correntes, uma coisa que me estressa e pessoas estarem no mesmo ambiente, mas ficam no celular e não entram em contato com outras.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise tu tocou num ponto importante: dependendo do conteúdo nem verificam se é verdade, isso é perigoso para quem recebe. Imagina uma pessoa extremamente nervosa, dependendo da mensagem que recebe fica mais nervosa ainda prejudicando a saúde ou até dando um verdadeiro "treco". Precisamos avaliar melhor o que passamos adiante.

      Excluir
  10. Esse ano foi bem estranho né?Não foi a única a sentir isso.Também senti falta da sinceridade das pessoas e não do "copiar e colar". Mas não se preocupe, um dia as pessoas vão amar e daí seremos felizes. #oremos

    E hey, logo mais eu posto o conto que escrevi de Natal ok? :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol !!! Vamos torcer que esse ano seja um pouco diferente. Bjãoooo e volte sempre!!! Visitarei seu blog.

      Excluir
  11. concordo plenamente com você, esse ano foi muito complicado. Várias vezes, jantando na casa da minha mãe, todos em volta da mesa com seus celulares, não tinha aquela conversa entre família que acontecia especialmente na hora do almoço ou janta, é triste, mas com toda essa tecnologia, apps é difícil se desgrudar um pouco e conversar olho no olho. adorei a crônica beijos e feliz 2017

    Taynara Mello
    wwwwindicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casa podemos fazer nossa parte chamando a atenção (com jeitinho) de nossos familiares. Aqui em casa cuido muito isso e quando acontece, chamo atenção mesmo.

      Excluir
  12. Olá!
    obrigada pelas lindas palavras em meu blog!!!!!
    consequência do mundo tecnológico...onde as pessoas dão mais valor às amizades virtuais do que as não virtuais...
    Sou das antigas haha
    Sou do tipo que gosto de relacionar-se pessoalmente, face to face...

    Feliz Ano Novo!!!!!
    beijos!!!

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu,
      Também sou fã da conversa pessoalmente, no meu caso porém, tenho muitas amigas maravilhosas longe mas com elas mando e-mails gigantescos contando tudo...trocamos e-mails todo o ano, o que já é uma forma mais dedicada de se relacionar com as amizades de longe.

      Bju grande

      Excluir
  13. Por um 2017 com mais amor.
    Adorei a crônica, chega a ser um desabafo mesmo. Parabéns.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa, tudo bem?

    Seu texto é bem reflexivo e compartilho das mesmas opiniões que você. O mundo virou tão superficial, as mensagens tão vagas que em alguns momentos me questiono como será os relacionamentos no próximo ano. Eu só queria que as pessoas se libertassem, vivessem como pessoas, amassem como pessoas! Parabéns pelo texto, ficou magnífico!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, concordo plenamente com o que diz "Eu só queria que as pessoas se libertassem, vivessem como pessoas, amassem como pessoas! ", também é meu desejo sincero. bjus

      Excluir
  15. Olá,
    Adorei o texto, as vezes parece que estamos em outro mundo, um mundo onde ninguém.
    mais se importa com as coisas.
    Texto reflexivo, adorei.
    Desejo um excelente ano novo cheio de muita paz, saúde e felicidade.
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!!
      Parece que outro mundo está sendo criado aqui...parece que as pessoas estão sendo programadas para não pensarem. Triste realidade. Obrigada pelos desejos, tenha um ano espetacular!!

      Excluir
  16. Eu não sou contra mensagens de textos ou passar tempo no computador, já que muitas das melhores pessoas que conheci foram por esse meio. As vezes o computador/celular serve como uma fuga, mas realmente é necessário se limitar, parar e pensar até quando isso é saudável. As mídias sociais também tem sido um meio de tanta discórdia e bate boca que a gente para pra pensar onde a humanidade foi parar, a importância e preocupação com o próximo, parece que ninguém mais liga pra isso, só em estar certo. Adorei o seu texto, bem reflexivo, tá na hora de revermos nossos conceitos e atitudes mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Eu também uso muito o computador e o celular. Tenho amigas maravilhosas da vida inteira que moram em outros estados mas com elas eu troco mensagens digitadas, conversando, perguntando como estão via Whats ou trocando emails gigantescos. A internet não é o problema mas sim como as pessoas usam ela.

      Excluir
  17. Gostei da crônica Fernanda. A medida que a tecnologia evolui, parece que a mente humanregride, não é mesmo? Não aguento mais esbarrar em verdadeiros "zumbis" quando estou saindo do metrô, respirando por "aparelho" e atrapalhando os demais que estão correndo pra ir trabalhar, ir pra faculdade e tudo o mais. Feliz 2017 repleto de muita saúde, paz e amor! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!!
      Eu também fico chocada quando vejo as pessoas nem olhando para os lados e sim apenas para os aparelhos. Espero um dia ver essa realidade mudar. Grande bju, obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!