Categorias:


Como estão todos? E quem estuda já estão em aula? E você que estuda: faz com vontade?
Pois o texto de hoje fala disso: de estudos. Peço paciência pois o texto é longo mas acredito que vale a pena clicar no play e conferir todinho. 

******

Estudos: vale a pena se dedicar?
Já repararam como o brasileiro reclama de estudar? 
As crianças, raramente acostumadas com livros antes de entrar na escola, reclamam das tarefas, do fato que precisam ficar mais quietas, reclamam de ir para a aula. Adolescentes só querem saber de namoricos e festinhas e sentem raiva de chegar perto dos cadernos (como se uma coisa excluísse a outra), adultos reclamam do cansaço precoce. 

No caso das crianças ainda temos que relevar um pouco, afinal, o costume de apresentá-las aos livros de pintura e de desenho antes de aprenderem a ler seria tarefa dos pais, apresentá-las aos gibis também. Livrinhos de colorir, gibis constroem sim a criança que irá para a escola. Lembro muito bem que na minha casa eu ganhava muitos livrinhos desses, eu lembro sim de pintar as figuras e isso me ajudava sem querer a treinar a concentração, lembro que quando aprendi a ler meu pai me dava vários gibis (turma da mônica, tio patinhas, etc), eu adoravaaaaa aquelas historinhas e isso fez a semente do gostar de ler ser semeada dentro de mim. Na escola com certeza tudo isso teve influência, porém hoje em dia o que mais vemos nas mãos das crianças é: tablet, smartphones, iphones... raramente vemos uma criança com um livrrinho nas mãos.
fotos-criativas
Adolescentes, realmente é uma fase delicada mas se eles tiverem um bom tratamento em casa, se eles tiverem bem construídos seus valores com a ajuda e orientação dos pais com certeza a fase será mais leve. Namoricos é o que mais querem, normalllll gente, mas namoros não excluem o dever de estudar, as responsabilidades que crescem muito nessa fase. Obviamente há casos de crianças agitadas, adolescentes revoltados mas não é esse o foco desse texto, aqui quero lembrar que todos reclamam de estudar. 

Adultos, ixiiii, esses são os piores, nós adultos sempre temos uma desculpa na ponta da língua para fugir dos cadernos, lutamos, suamos para entrar na faculdade e quando conseguimos queremos empurrar as aulas com a barriga...hã? como assim? Será que alguém acredita que faculdade é saladinha de frutas? Que é moleza? Que tipo de profissional serão as pessoas que empurram a faculdade com a barriga? Simmm eu sei que todos os cursos (simmm vestibulando que estão lendo esse texto: todossss os cursos) tem matérias chatinhas no início (eu já enfrentei dois inícios de curso, sendo que um adiei o prosseguimento e o outro sim me formei), mas apesarem de chatinhas estão ali por um motivo. A melhor coisa a se fazer é aproveitar essas matérias chatinhas e tentar conhecer professores, tentar descobrir outros ângulos para ver a matéria, aproveitem e conheçam mais seus colegas, todas essas pessoas podem te ajudar no futuro a conseguir uma super vaga de estágio ou emprego mesmo. 
Resultado de imagem para estudo tumblr
Obviamente ninguém é obrigado a cursar o ensino superior, tem muitas pessoas que terminam o ensino médio e se encontram em tarefas que além de dar-lhes o sustento ainda lhe dão muita alegria. Massss, para quem quiser se aventurar no mundo dos estudos, por favor...façam com capricho!!! Aqui quem fala é alguém que começou um curso, trocou para outro o qual se formou, e hoje tem nos planos futuros retomar o primeiro curso que começou e não finalizou. Mas isso é eu!!! Eu tenho diversos planos de estudos futuros mas isso é algo que ninguém precisa ter, mas o que quero dizer é que tenho propriedade sim de dizer que estudar com capricho vale a pena sim!!!

Quantos professores, quantos maravilhosos profissionais passam pela vida acadêmica de vocês, de nós e muitas vezes não damos a devida importância? Vamos aproveitar essa fase de estudos e se aproximar dessas pessoas maravilhosas. Pessoal: o estudo abre as nossas mentes, ele nos dá a base para questionar diversos assuntos, ele nos ajuda a ser pessoas que sabem questionar, que sabem PENSAR !!

Criticar tudo mundo critica e na maioria das vezes sem ter o mínimo conhecimento sobre o assunto em questão, o que eu prefiro chamar de palhaçada (com todo o respeito aos palhaços que são dignos de sua profissão). E nem vem dizer que muitas pessoas fazem isso porque não tiveram oportunidade de estudar, que são pessoas simples porque sim, alguém que não tem o ensino primário completo pode sim questionar muito bem um assunto desde que ela tenha interesse em saber mais sobre a dita informação, desde que ela procure conversar com pessoas mais instruídas para APRENDER PRIMEIRO e depois sim questionar com propriedade. Se ter ensino médio ou superior completo fosse pré requisito para discutir com sabedoria sobre um assunto não veríamos tantos doutores (quem faz doutorado), não veríamos tantos profissionais com o currículo mais comprido do que as fofocas de rua falando tanta merda e agindo como seres que não merecem o menor respeito.  Saber questionar um assunto, aprender qualquer coisa tem a ver com força de vontade, tem a ver com capricho, tem a ver com a maturidade de ser um povo instruído e povo instruído não deixa pessoas sem caráter fazer o que quiserem no mundo em que vivem. 
Resultado de imagem para estudo tumblr
Precisamos mudar nossa mentalidade urgente!!! Precisamos dosar melhor nosso lazer e não fazer dele algo que dure o dia inteiro. Estudar não deve ter relação com obrigação, mas tem que ser relacionada com população preocupada em agir, em intervir, em participar da vida do país que mora e fazer isso de maneira inteligente, tendo argumentos para conversar, debater e não sair fazendo badernas na rua sem saber nem ao mesmo o motivo que está lutando.

Povinho do nosso Brasil: não sejam zumbis, pensem, questionem, estudem com vontade. Atitudes sensatas são tomadas somente por quem não tem preguiça de pensar.



42 Comentários

  1. Que texto maravilhoso.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriele,
      Obrigada, aguarde mais posts assim toda sexta! Volte sempre!!

      Excluir
  2. Meus brinquedos favoritos sempre foram livros de colorir e aquelas revistas que tinham desafios e passa tempos. É tarefa do pai incentivar a leitura, mas os pais de hoje em dia são crianças que cresceram sem saber da importância desse hábito. É toda uma cultura que precisa mudar.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Concordo, como eram bons os livros de passatempo!!! Saudade!!! Essa cultura atual precisa mudar urgente!!!

      Excluir
  3. Super concordo. Amo livros, revistas com cruzadinhas, caça-palavras, livros para colorir... E ninguém nunca me incentivou, isso sempre foi de mim mesma gostar. Desde o momento que eu aprende a ler, e vi que podia entender o que estava escrito nos livros, me apaixonei. Foi amor a primeira vista. Tudo eu queria ler kkkkk

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, pessoas como você são poucas, de se apaixonar por livros sem incentivo de outra pessoa e acho isso lindo!!! Passe mais disso para os pequenos que encontrar, fará um bem enorme para esse mundo.

      Excluir
  4. Oi, Nanda!
    Amei Pompeii no final e super combina com a música.
    Eu nunca fui muito de estudar loucamente, mas sempre que parava pra fazer isso eu me dava bem. O que eu acho um absurdo é parabenizar os adolescentes que passam umas 15 horas por dia só fazendo isso direto. Eu acho que não é normal, mas é a minha opinião.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda essa música né Luiza? Eu tendo escolher músicas que combinam, às vezes demoro até encontrar uma, hehehehe.
      Estudar é normal sim e concordo com você, parabenizar o quê? Incentivar sim, mas dar mil agrados pode desenvolver adultos que vão querer agradinhos a cada vez que fizerem o serviço que eles são responsáveis. Ótimo comentário. Grande abraço!!!

      Excluir
  5. Oi, Fernanda! Tudo bem? Eu sempre fui aqueles CDFs que estudam bastante. De certa forma, foi por ser assim, que hoje em dia nutro esse amor pelos livros, palavras... Estudar é bom. O que é ruim são algumas matérias hahaha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera que todas as matérias fossem lindas né Tony? Eu nunca fui amiga de química, hehehehe, mas fiz meu ensino fundamental e médio sem repetir nenhum ano.
      Grande abraço!!

      Excluir
  6. Nunca fui super estudiosa, mas também nunca fui desleixada com os estudos. Mas depois que entrei pra faculdade, senti que eu abri mão sim e cabei levando os primeiros anos com a barriga. Mas esse ano pretendo mudar isso, me dedicar mais.

    www.diariodeumajujuba.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não comete erros né Jujubs? O bom é que sempre é tempo de repensarmos nossas atitudes.
      Grande bju e volte sempre!!

      Excluir
  7. Eu descobri o poder dos estudos meio tarde... terminei o ensino médio e só depois de muito tempo resolvi ir a uma faculdade e minha vida virou de pé a cabeça: descobri que estudar te abre a mente para muitas coisas novas, para opiniões melhores sobre tudo!
    Amei sua crônica <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Amiga Delicada! E nunca é tarde, sempre será a hora certa. Por um tempo me cobrei porque eu larguei da faculdade de Direito, mas não me arrependo de ter cursado Sistemas de Informação, pelo contrário, foi lá que descobri o que queria para minha vida e que encontrei os amigos que mais confio na vida. Tudo tem sua hora e quando eu voltar para o Direito terei mais maturidade de estudar com dedicação máxima. Tudo está acontecendo na hora certa. Pense nisso. Grande bju e volte sempre.

      Excluir
  8. Olá!
    Conhecimento nunca é demais.
    Ser inteligente não é feio!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. caramba, apanhei muito nesse texto hem? hehehe, comecei aulas na faculdade ontem e quando vi o novo formato de ensino comecei a reclamar. Lição total aqui. adorei o texto beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taynara, hehehehe, apanhou nada, apenas relembrou alguns conceitos, hehehehehe. Está fazendo faculdade de quê? Excelente ano de estudos!!!

      Excluir
  10. Oi Fernanda! Nossa eu super concordo com vc em todos os pontos abordados! Muita gente se dá bem em cursos técnicos e sem faculdade, vai muito do perfil de cada um, mas isso não tira a importância do conhecimento, mesmo que não seja o acadêmico! Adorei a reflexão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,
      Conhecimento existe de vários tipos né? Adorei o que escreveu, volte sempre!!

      Excluir
  11. Concordo plenamente com você, o estudo é muito importante e nós precisamos tocar mais vezes nesse assunto, eu sempre gostei de estudar, de aprender coisas novas, conhecer outras culturas. Precisamos a aprender a valorizar mais isso.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa observação Gabriela, precisamos falar mais desse assunto, precisamos valorizar mais!! Adorei. Grande bju

      Excluir
  12. Oi!!! A geração de hoje é conhecida como de preguiçosos. Realmente eles acham que estudar exclui a diversão, mas mal sabe eles que se estudarmos muito agora, podemos curtir da melhor forma no futuro. EU acredito que os pais devem incentivar o hábito da leitura, mas até mesmo hoje nas escolas os professores não pede mais para lerem, tudo gira em torno de pesquisas impressas. Infelizmente. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Click Literário, tudo é feito pelo computador, as pesquisas, os trabalhos de escola, acredito que os professores deveriam usar mais livros e não se preocupar com a tecnologia, o que adianta um estudante saber navegar na internet se não sabe nomes de autores bons e nem sabem ler direito um livro? Ótimo comentário!!!

      Excluir
  13. Olá, Fernanda.
    Se eu soubesse tudo o que sei hoje, teria aproveitado muito mais meu tempo na escola. Reclamei demais e achava um saco ter que estudar. Acho que igual a maioria das pessoas. Mas são eles que vão nos guiar por toda a nossa vida e damos tão pouco valor. Adorei seu texto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil, mas tudo é aprendizado, hoje você sabe a importância do estudo e poderá passar isso adiante. Gratidão pelo comentário!!

      Excluir
  14. Gostei do post Fernanda. Estudar sempre vale a pena, principalmente quando nos especializamos naquilo que gostamos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Impressionada com o seu texto! Muitas palmas!!! Cada palavra sua eu me identifiquei e concordo com cada uma delas. Eu gosto muito de estudar, sempre gostei (tanto que já fiz mestrado e agora estou no doutorado) e SIM VALE A PENA!!! É cansativo às vezes? É! Mas na vida o que vem fácil, vai fácil e as coisas que lutamos muito são nossas pro resto da vida!

    Parabéns mais uma vez pelo texto!

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que palavras que me deixam só sorrisos! Gratidão Lylu!! Doutourado? Que maravilha!! Parabéns!! Com certeza é exemplo para muitas pessoas. Adorei seu comentário, vou te esperar sempre por aqui ok? Grande bju

      Excluir
  16. Que texto! Um tapa na cara de muita gente.
    Não é querendo me exibir nem nada, mas acredito que sou uma adolescente bem diferente dos outros, sempre tive fascinação pelos estudos, sempre tive uma vontade muito grande de aprender e conhecer, sempre admirei professor e me espelhei em muito deles. Quero entrar na faculdade e concluí-la com sucesso, sempre tive o sonho de entregar um diploma de que me formei na faculdade para meus pais, não só pelo certificado, mas como o simbolo de que realmente aprendi. Acho que como você disse, isso é um pouco da minha criação, da minha educação. Meus pais são pessoas simples, não tiveram o estudo completo e me tiveram bem mais velhos que a maioria dos pais dos meus amigos, mas mesmo assim me ensinaram a importância e o quão maravilhoso é estudar. Antes de ir para a escola, tinha várias revistas de colorir em casa e depois gibis e depois livros e hoje amo estudar e ter conhecimento. Quero ser uma pessoa formada que entende o que faz, o que acontece... que sabe o que esta acontecendo no mundo ao seu redor.
    Precisamos de alunos, pais, uma sociedade que dê mais valor aos estudos para que possamos saber quais são os nossos direitos e não formar mais corruptos do que já temos!
    Amei seu texto, por me ver nele, ou por ser um choque de realidade para muitos! O mundo precisa de pessoas com mais amor aos estudos.
    Magia é Sonhar | Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaa Magia é Sonhar, quem se emocionou agora foi eu!! Foi maravilhoso conhecer um pouquinho sobre sua vida e fico feliz demais por meu simples texto ter valor para você. Sua história é um exemplo que muitos deveriam seguir e com essa garra com certeza no futuro seus pais terão muito orgulho de ver a filha formada!! Me emociona pessoas jovens como você com a garra que tem, nunca perca ela ok? Um ano repleto de luz na sua vida.

      Excluir
  17. Oi Fernanda,
    Gostei muito do texto, realmente a fase a adulta é complicada quando se fala de estudos.
    Eu acho que é algo que se vale muito a pena hoje em dia e vale o esforço.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, o esforço faz parte da vida não concorda? Brinco que ninguém está aqui a passeio, hehehehe. bjus

      Excluir
  18. Oi Fê
    Sempre gostei de estudar, era daquelas que chorava quando chovia e meu dizia que eu não iria à aula, eu amava ir para a escola e mesmo hj na faculdade não sou aluna nota 10, mas sou esforçada. E já penso em cursos, Pós, acho que não vou parar nunca. Amei a reflexão. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Nessa, chorava quando chovia e a mãe sugeria que eu ficasse em casa, hehehehe. Também penso assim: sempre estar fazendo um curso, tanto é que depois do meu objetivo atual já tenho outros: voltar para a faculdade de Direito e continuar meus estudos de inglês. Parar nunca!!!

      Excluir
  19. Texto maravilhoso! um tapa na cara e uma otima reflexão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário Stephany!! Volte sempre, vou esperar seu comentário!!

      Excluir
  20. Adorei as reflexões. Realmente, me preocupo com as crianças de hoje em dia também. Não vejo mais livrinhos físicos nas mãos dela, e tenho medo de que elas não vivenciem o contato com o livro. Estudar é a base do conhecimento. Só estudando podemos promover uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também compartilho da sua mesma preocupação minha amiga, o mundo depende dessa nova geração, geração essa que não está conhecendo o valor do conhecimento.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!