Categorias:

Olá pessoal, entramos para o terceiro mês do ano!! Está passando muito rápido!! Como estão vocês nessa jornada de 2017?

Falando em rapidez, hoje comento sobre um dos pontos que quero tratar aqui nas crônicas que é a nossa pressa imensa de fazer tudo. 
Curtam o texto mas antes não esqueçam de dar play no vídeo no final do post. Sugestões de assuntos são muito bem vindos e vocês podem deixar nos comentários.
Abraço carinhoso a todos.


Olhos Corredores

Troca de mensagens, hoje a moda é o Whatsap e um tempo atrás foi o msn e ainda tem os e-mails que dizem estar fora de moda mas eu ainda uso e muito. Mas o que tem eles em comum? Sua atenção!! Hã? Calma, vou explicar.

Antes porém, vou fazer uma pergunta para vocês: quem usa e-mail, lê realmente os e-mails? Digo, ler de início ao fim, você presta atenção neles? Atualmente vejo mais pressa do que dedicação nas pessoas. Cada vez mais, cada um de nós está perdendo a paciência de sentar e ler um e-mail, por exemplo, ou de escrever um e eu me incluo nesse grupo. Ano passado comecei a perceber que eu mal abria cada e-mail (independente se fosse de propaganda, de amigo, etc) e lia por cima excluindo em seguida (exceto os das amigas) e isso trouxe um pouco de ansiedade e esta fez eu parar e pensar. Porque temos tanta pressa? Porque não valorizamos quem mandou o e-mail e prestamos atenção no que está escrito? Porque não tentamos nos colocar no lugar da pessoa que escreveu e tentamos imaginar se íamos gostar se alguém mal olhasse o que escrevemos com carinho? Muitas vezes  não é falta de tempo o problema mas sim falta de organização.

Como melhorar, como mudar esse cenário? Simples, reservando algum tempo pequeno todos os dias para organizar a bagunça. Não somos obrigados a receber propaganda que não queremos pois podemos nos descadastrar, o que for spam marcamos como spam e os e-mails dos amigos? Quem sabe vamos dar atenção a eles? E algo que precisamos ter em mente: não somos máquinas, daremos atenção sim a uma parcela todos os dias talvez, mas nem sempre conseguiremos dar atenção máxima a tudo e isso está...TUDO BEM!!! 
Resultado de imagem para menina no computador tumblr
Eu particularmente troco e-mails gigantes com algumas amigas, trocamos notícias do dia a dia, contamos nossos medos, nossas expectativas. Ok mas por que não fizemos isso por whatsap que é instantâneo? Justamente por isso oras, não queremos um diálogo rápido onde uma pode estar ocupada e portanto a outra pessoa vai ficar esperando o retorno para continuar a história, queremos sim contar nossa semana com calma, com fotos, com detalhes, com anexos diversos sendo enviados, queremos calma, queremos atenção plena. Graças aos céus esses e-mails não foram atingidos por minha pressa, mas eles foram essenciais para que eu mudasse a forma de agir com os outros. Depois de um pente fino nos e-mails que recebo, fazendo filtros e encaminhando cada tipo para uma pasta diferente, hoje analiso meus e-mails com atenção por mais que o dia se "torne curto". Criei várias pastas de News, sim, é assim que chamo as pastas dos e-mails não lidos: News - música, News canais youtube, News propagandas, etc. Selecionei também o que eu queria receber, propaganda de onde? Avisos de vídeos do youtube de quais canais? Novos posts de quais blogs? Essas pastas raramente ficam vazias mas sei que o que tem nelas é sobre pessoas e assuntos que eu me interesso e vou ver com calma quando...eu puder e isso não é o fim do mundo!!! Aos poucos vejo vídeos, leio postagens de blogs que acompanho sempre com atenção plena, com cuidado e principalmente sem pressa. Reservo um tempo para isso toda a semana e vejo o que eu conseguir dentro desse tempo. Aos poucos fui conseguindo prestar atenção nas mensagens transmitidas e até comentar nas postagens e nos vídeos e comecei a sentir uma enorme satisfação quando meus comentários eram respondidos...sim, o que eu escrevia as pessoas notavam e isso faz a gente se sentir tão bem. 

E-mails das amigas com notícias são prioridade clarooooooooooooooo, e  normalmente reservo o domingo para responder e enviar mais notícias. Maravilhoso saber que outras pessoas que moram longe torcem por você e prestam atenção em tudo o que escreve... SEM PRESSA. 

Whatsap é outro ponto complicado que já falei na crônica de ano novo. Se este foi um aplicativo para as pessoas conversarem, hoje está mais para um aplicativo de spam porque nunca vi tanto "copia e cola" de mensagens sem estarem acompanhadas de um: "Oi", "Bom dia", "Boa noite". As pessoas estão numa febre de copiar mensagens e colarem para as outras como se essas outras fossem apenas números aleatórias na agenda. Galerinha tecnológica: entre dois aparelhos (notebook, smarthphones, Iphones...) há PESSOAS!!! Pessoas são seres humanos que vivem em sociedade e portanto não são apenas bits e bytes, não são componentes eletrônicos.  

E não vamos muito longe, aqui mesmo nas postagens tem pessoas que ainda me chamam de Nessa porque não tiveram calma de olhar a postagem por inteiro, digo isso porque no final do post há meu nome no cantinho. É uma pressa de ler, uma pressa de se livrar dessa tarefa e partir para outra que ainda não sabem que meu nome não é Nessa, hehehehehhee. Calmemmm galera, a postagem não irá sumir daqui. 
Resultado de imagem para notebook e celular tumblr
Vamos ter mais humanidade, vamos interagir com nossos amigos e sim, podemos mandar mensagens copia e cola, mas que sejam mensagens que nós sabemos que a outra pessoa vai gostar ou se interessa no assunto. Vamos dar mais bom dia, mais "oi", vamos PRESTAR ATENÇÃO nas pessoas, vamos ter CALMA de viver. Desde quando correria é bom? Quem disse que sua vida tem que ser corrida?  Haaaaa mas vocês podem estar pensando agora que é impossível suas vidas não serem corridas, afinal, acordam cedo, trabalham, estudam, cuidam da casa, da família.... Ok, ok, ok... eu entendo essa parte até porque minha vida está corrida também, mas o fato de ter várias responsabilidades pode muito bem conviver com: fazer bem feito cada uma delas, SEM PRESSA, com CALMA. 

Organize sua vida, pense em tudo o que faz, veja se tudo isso é mesmo necessário fazer e o que ficar tente organizar de tal modo que facilite sua vida. Muitas vezes precisamos abrir mão de alguns projetos em favor de outros, e esse abrir mão pode ser simplesmente jogar ele mais para frente, fazer depois em outro momento de sua vida. Aproveite cada minuto do seu dia, aproveite a meia hora de bus para ler com ATENÇÃO os e-mails que chegaram, aproveite e mande alguns (se puder) também com igual atenção. Responda ou envie aquele whatsap carinhoso para alguém que ama enquanto está parado no engarrafamento, PRESTE ATENÇÃO NAS PESSOAS,  viva de forma mais intensa, com mais atenção em tudo ao redor. 

Pessoinhas ligadas em 1.000 volts: tecnologia, modernidade não tem que ser sinônimo de estresse e loucura diária, a modernidade pode sim conviver com ótima qualidade de vida, calmaria e mais sorrisos.  Tente, comece... na dúvida selecione todos os e-mails da sua conta e jogue no lixo e ainda esvazie a lixeira (sempre esvazio a minha da minha conta de e-mail, hehehehehe) e comece a prestar atenção no que chegar, organize sua vida, elimine o que não precisa estar no teu dia a dia, desacelere.... faça isso e depois me responda: cuidar com carinho de seus e-mails e mensagens de Whatsap é ou não é mais relaxante? 



35 Comentários

  1. Oi, Nanda!
    Adorei o seu texto, como sempre.
    Realmente hoje em dia está tudo corriqueiro e ninguém tem tempo pra nada. Acho que nunca troquei emails como forma de cartas, mas acho bem legal quem faz isso.
    Pior que hoje em dia, a maioria dos meus emails é tudo sobre faculdade hahahahaha
    Adorei a escolha da música, apesar de não curtir muito ela. Super combinou com o assunto da crônica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza,
      Sim, corremos de mais, precisamos ter mais calma.
      Obrigada pelo ótimo comentário. Volte sempre.

      Excluir
  2. Concordo com a crônica. Olha, a tecnologia só me faz ser próxima das pessoas que eu amo, principalmente porque tenho uma parte da família em outro país e vi minha sobrinha crescendo pela webcam. Meus amigos de escola, de adolescência, sempre mantenho contato com eles via chat quando o tempo físico não nos permite uma visita.
    Mas confesso que por e-mail não tenho costume de me comunicar, só comercialmente :D
    E a música? É linda!!!!!!!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnologia é maravilhosa para aproximar pessoas que moram distante!!! E melhor ainda se dermos a devida atenção a tudo o que vem através dela. Grande bju

      Excluir
  3. Oiiii Nanda! Mais uma vez eu tenho que confessar que eu concordo plenamente com cada palavra que você escreveu aqui. Ao invés da tecnologia nos ajudar nos poupando tempo, parece que ela nos deixou ainda mais apressados. Eu me indenfiquei muito com o seu texto e percebi que eu também não tenho paciência pra ficar lendo e-mails longos e que eu preciso mudar esse hábito. A tecnologia existe pra facilitar a nossa vida e não pra nós deixar mais corridos do que já somos. Vou levar sua dica pra vida, obrigada!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que palavras maravilhosas, que bom que meu texto fez bem para você!! Os e-mails precisamos selecionar o que chega neles e depois dar atenção ao que chega de importante. Amei seu comentário. Volte sempre.

      Excluir
  4. Que texto mais lindo, hoje em dia tudo está tão corrido e no nosso tempo vago corremos para a internet, né? Uma pena. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita correria Karla e pouca atenção. Uma pena. Bjuuu

      Excluir
  5. Vivemos numa efemeridade assustadora... Para justificar a falta de educação em não responder um bom dia, boa tarde, jogamos a culpa na correria (resposta para quase tudo). Precisamos desacelerar um pouco...


    Fernanda, admiro sua organização e disciplina. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato meu amigo, agora a desculpa é a correria. Um bom tema para um próximo texto. Minha organização foi baseada primeiramente no caos de não dar conta de tudo e sentindo necessidade sim, comecei a me organizar. Grande abraço

      Excluir
  6. Texto maravilhoso amei. bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Texto maravilhoso.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriele. Mas e aí? Concorda com o que foi dito no texto? O que pensa sobre o assunto?

      Excluir
  8. Sabe quando você se surpreende? Pensei que fosse falar sobre as pessoas deixarem de se comunicar pessoalmente e ficam só conversando por redes sociais, mensagens instantâneas e tal. Acho que nunca cheguei a realmente pensar dessa forma, de se preocupar em "cuidar" bem das mensagens, e-mails.
    Por mais que eu tenha apenas 16 anos, não pareço ser tanto dessa geração. Prefiro conversar pessoalmente e não dou muita atenção para o whats principalmente. Prefiro o e-mail ao o whats, mas parando para pensar, preciso cuidar melhor do meu e-mail, dos meus contatos, dar mais atenção e não fazer tudo com pressa.

    Adorei seu texto, Fernanda!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro seus comentários Magia é sonhar!! Eu tenho fases, uns períodos dou muita atenção às redes sociais, outras nem tanto mas sinto que o equilíbrio é a melhor saída. Selecionar quem seguir, prestar atenção no que gostamos. Gostei >> preciso cuidar melhor do meu e-mail, dos meus contatos, dar mais atenção e não fazer tudo com pressa. << Faça isso sim e depois me conte como se sente. Bjussssssssssss, volte sempre.

      Excluir
  9. Oie, tudo bem?
    Parabéns pelo texto, vejo muito isso hoje em dia mesmo, e sempre procuro fazer minha parte, nunca copiei e colei 'correntes' de whats, apesar de receber várias. Hoje em dia é raro receber uma mensagem em que a pessoa realmente se preocupou em saber como você está, ou em falar um pouco sobre seu dia, e as poucas pessoas que fazem isso temos que valorizar.
    Eu sinto muita falta de MSN e e-mail háhá, eu uso mais pelo blog o e-mail, mas é mais propaganda mesmo, difícil receber e-mails de amigos.
    Outra coisa que acho ruim é como você falou, não lerem o post inteiro e tals.
    Poxa você é blogueiro, você escreve para os outros lerem, mas tem preguiça de ler o post de outra pessoa? Então oque está fazendo nesse mundo de blog? Eu sempre penso 'poxa eu gostaria que fizessem isso comigo?'
    Mas enfim, amei o post, vou agora mesmo esvaziar meus e-mails <3
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!!
      Super concordo com cada palavra sua >> Hoje em dia é raro receber uma mensagem em que a pessoa realmente se preocupou em saber como você está, ou em falar um pouco sobre seu dia, e as poucas pessoas que fazem isso temos que valorizar. << Também sinto falta do MSN heheheheh. Exato, fazemos posts e queremos que as pessoas leiam todo mas não temos a capacidade de fazer isso em blogs de outras pessoas. Antes de desejar algo para nós temos que ter a capacidade de fazer para os outros. Comentário excelente!!! Gratidão!

      Excluir
  10. Adorei o texto, primeiramente, parabéns por ele. Concordo com você! Beijos

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei sua crônica.Eu entendi( e muito) seu ponto de vista.Eu também estava completamente no automático, até que comecei a criar subpastas também e tudo começou a funcionar.Sabe que as pessoas estão cada dia mais interligadas nesse mundo digital e esquecendo-se realmente que temos sentimentos não é?Vida corrida.As pessoas hoje nem saem mais de suas casas para comprar as coisas, tudo pela internet. sei lá, ás vezes tenho medo de onde isso tudo vai parar. aliás, tu já viu black mirror?faz pouco tempo que comecei a ver por indicação de um amigo e é bem isso que nossa sociedade está começando a viver.

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!! Criar pastas e subpastas é ótimo, uma mega ajuda mas não podemos esquecer de selecionar o que vai nelas também. Também tenho medo de onde tudo isso vai parar, concordo bem com você. Black Mirror não vi, vou conferir já que deixou essa dica. Adoreiiiiiiiiiiiiiii seu comentário!! Volte sempre. Super bju

      Excluir
  12. Muito bom o texto! Felizmente, eu não tenho esse problema, porque entro todo dia no e-mail e os leio com calma, então tá sempre bem atualizado e organizado. Inclusive já mandei muitos e-mails pra amigas que moram longe também, algo que me faz lembrar da época que eu também mandava cartas, e que era bem legal. Ainda tenho a maioria guardada. E o ser humano anda super apressado mesmo. Tem pressa pra tudo, e presta pouca atenção nos detalhes, não aprecia os momentos, não dá o certo valor a eles.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol! Que maravilha ler seu comentário!! Caixa de e-mail organizada é tudo né? Dá uma leveza na gente ver tudo direitinho. Sobre mandar cartas eu ainda mando, faço parte de um grupo de troca de cartas e é muitooooo legal. Adoreiiiiiiiiiiii seu comentário!!! Volte sempre! Vou aguardar seu comentário nos próximos textos.

      Excluir
  13. Olá!
    Eu sempre me comuniquei por e-mail mesmo com quem mora perto.
    Tenho uma amiga que costumávamos nos falar semanalmente via e-mail, mesmo nos vendo todos os dias.
    Acho que é uma forma de carinho e demonstrar atenção quando você realmente mantem esse vinculo.
    Hoje, nós paramos um pouco com isso, mas vou escrever um agorinha já que você me inspirou.
    Beijoss
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra,
      Bom mesmo trocar e-mails assim né? Eu mesma recebi um e-mail segunda passada de uma amiga que me perguntava sobre uma seleção que eu tinha participado a qual o resultado saiu somente ontem. Estou ansiosa para chegar mais a noite e escrever com calma contando o que aconteceu... é um tempo gasto com carinho, com atenção, gosto muito.

      Super bju e volte sempre!

      Excluir
  14. Olá minha linda, amei saber sua concepção. Concordo que whats está um "copia e cola" sempre hahahah, é um meio de comunicação rápido mas, passageiro pois, daqui há um tempo chega outro e outro e assim vai indo.
    Eu amo e-mail, além de ficar algo registrado é algo que eu posso escrever e me sentir bem.
    Gostei muito da reflexão.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!!! Também penso que Whats é uma modinha que logo irá embora e virá outro, agora o e-mail tem resistido né? hehehehhe. Adorei seu comentário. Super bju.

      Excluir
  15. É, eu tenho que me incluir no grupo das pessoas com pressas.
    Quem quiser falar comigo é somente por whatsapp. As vezes nem ligação eu atendo rs sem em casos necessários.
    E o e-mail pessoal meu, de fato eu não leio nada por que a maioria é spam ou ofertas de empresas.
    Eu só uso o e-mail profissional para o trabalho mesmo. Esse sim eu leio cada palavrinha. Rsrs
    Adorei o post, e serviu para uma boa reflexão!
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Falando de Moda,
      Se seu e-mail pessoal é só spam, se descadastre delas!! Eu seguido recebo algo de propaganda não autorizada e me descadastro, já fiz uma limpa imensa fazendo isso. Gratidão pelo comentário, volte sempre. Grande bju

      Excluir
  16. Olá,
    ótimo texto.
    Sempre gostei de utilizar e-mail e até hoje ainda uso. Tem coisas ou meios de comunicação que podem até serem mais antigos comparando esses aplicativos novos, mas que fazem ainda parte do nosso dia-a-dia.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      Eu também sempre gostei de e-mail e uso muito até hoje! Com organização do que receber e pastas onde guardar cada coisinha, o e-mail se torna um ótimo aplicativo, com a vantagem de não ter barulhinho e luz piscando no celular todo o momento. Ótimo final de semana!!! Volte sempre.

      Excluir
  17. Adorei este tema! Admiro tua forma de organização! Eu aprendi contigo a organizar o Blog por TAGs, por exemplo. Ainda sou apegada à e-mail e sinto falta do MSN hehehe. A disciplina eba organização facilitam a nossa rotina. Por mais correria que seja a vida, temos de reservar um tempo para darmos atenção aos amigos e estarmos presentes. Beijos

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!