Olá pessoal, como estão? Antes de introduzir o texto de hoje quero agradecer aos vários comentários que tenho recebido aqui nas postagens das crônicas. Lembrando que sou a Fernanda (e não a Nessa) que está fazendo essas postagens, por isso apareço aqui uma vez na semana e fico feliz demais em ver a retribuição de vocês.

Mas vamos ao texto de hoje:

A Páscoa está chegando e de certa forma a religiosidade fica mais evidente já que é um feriado santo. Aproveitando esse clima venho hoje com um texto que fala desse mundo de fé, mas antes que torçam o nariz e nem terminem de ler pois devem estar fazendo mil PRÉ JULGAMENTOS, peço que fiquem e leiam até o final. Não vou convencer vocês de nada, nem vou querer doutrinar ninguém, apenas venho falar de religiosidade de um ângulo que talvez raras pessoas tenham coragem de debater. Prontos para ler e só no final dar seus julgamentos? 
*****
Hoje o assunto talvez seja polêmico mas peço que tenham paciência e humildade em ler, vamos falar sobre religiosidade.
Resultado de imagem para grupo de oração tumblr
Há pessoas que tem uma crença e frequentam um templo, uma igreja, etc, há pessoas que tem fé mas não frequentam lugar algum e há pessoas que não se envolvem com fé nenhuma e todosssssss estão no seu direito de ser assim. Cada um, cada um, devemos respeitar todos, devemos ter maturidade de respeitar as crenças de cada pessoa até porque, o importante é a alma de cada um, é a personalidade, são os valores, é o coração...

Mas vamos por um momento tratar das pessoas que frequentam algum lugar, abaixo dou alguns exemplos e faço algumas observações para pensarmos juntos sobre.

Nas igrejas quantas pessoas ficam reparando na roupa que as outras estão vestindo, em quem - da mesma família - foi ou não foi, quantas pessoas ficam fazendo promessas, prometendo velas, rosas, etc para que um desejo seja realizado? 
Resultado de imagem para oração tumblr
Nos terreiros de umbanda as pessoas falando mal da vida das outras pessoas enquanto esperam o atendimento e na hora de ser atendido apenas pedem, pedem, pedem?

Nas casas espíritas, pessoas também falando (alto) da vida de todo mundo e durante as palestras é celular tocando, são pessoas olhando para os lados com a cabeça nas nuvens, é o não respeito do silêncio necessário para que os trabalhadores possam ajudar a todos (e não só a você)...mas na hora dos passes aí se concentram, fazem mil pedidos, se sentem realmente aliviados mas ao chegar na calçada para ir embora já começam a soltar veneno falando coisas ruins novamente.

Dei alguns exemplos apenas e que fique claro: não sou contra promessas mas quem sabe em vez de velas (os santos estão bem iluminados, tenham certeza) não prometem ajudar mensalmente uma instituição (séria!!!) de caridade? Quem sabe não prometem mudar os pensamentos para melhor? Ou doar um pacote de açúcar que for para alguém que precisa? Não seria mais humano fazer isso?

Em vez de olhar as pessoas ao redor e analisá-las, quem sabe se concentrem e conversem (mentalmente) com a entidade que acreditam (seja qual for ela)? Quem sabe prestam atenção nas palestras nos centros espíritas (sempre há algo para aprender)? E mais importante do que tudo: quem sabe AGRADEÇAM MAIS e peçam menos?

As pessoas hoje em dia querem, querem, querem e esquecem de agradecer! Independente de onde frequentam, não respeitam quem trabalha nelas e ficam falando alto, falando da vida alheia, celular tocando alto, ficam importunando quem está nesses locais para rezar mass, estas mesmas pessoas são seres que exigem, querem, não abrem mão de "milagres" em suas vidas. Eu particularmente acredito que milagre se chama: humildade, gratidão por tudo o que acontece, se chama evoluir cada dia, se chama corrigir seus erros, se chama ajudar quem precisa e pede ajuda, se chama: ação!! De nada adianta mil promessas se a pessoa nunca agradeceu (de coração) nada, se a pessoa não muda suas ações, se  não tira a bunda da cadeira, se não faz sua parte. Os céus podem nos proteger e intuir sim (acredito nisso) mas o verdadeiro milagre é feito dentro de nós. 
Resultado de imagem para adoração tumblr
Ninguém é perfeito, nem mesmo quem trabalha nesses locais (terreiros, casas, igrejas...)  mas essas pessoas que estão ali sem receber um centavo, essas pessoas que estão ali de coração, essas pessoas que muitas vezes vão direto do trabalho sem muitas vezes sem ter feito um lanche, essas pessoas que estão ali de coração para fazer o bem para você ...essas pessoas estão tentando melhorar, estão tentando fazer a parte delas...quem sabe seria uma ideia boa se todos nós respeitássemos essas pessoas e mais ainda os santos, deuses, espíritos que acreditamos? 

RESPEITO, essa é uma palavra que precisa ser colocada em prática urgentemente!! Respeitem as pessoas que atendem vocês, respeitem os santos!!! E vocês verão que aí sim, a vida de vocês vai começar a mudar.



23 Comentários

  1. Que texto sensato! Realmente, eu já tinha reparado que até as pessoas mais religiosas tem essa mania de pregar uma coisar fazer outra completamente diferente. Na maioria das vezes elas são mais intolerantes do que as pessoas que se rotulam sem fé. Eu concordo contigo, não adianta nada pregar uma coisa é fazer outra, o respeito com o próximo deveria vir em primeiro lugar.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2017/04/top-6-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameiiii seu comentário Gabriela!! Muito boa sua conclusão! Gratidão!

      Excluir
  2. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?

    Antes de mais nada a postagem ficou linda com essas fotos. Eu fui criada na Igreja Católica, quando vou à missa é lá que me sinto bem. Mas com a idade e o amadurecimento, não me considero mais católica. Eu prefiro dizer que acredito em Deus, então, qualquer pessoa, de qualquer religião que quiser conversar de Deus comigo, eu ouvirei. Acho que a fé é única, a crença é uma só, o que chamam de religião é apenas uma forma de interpretar esse mesma fé. Tenho lido também muitos ensinamentos espíritas, só há mensagens positivas de crescimento e de amor. Uma coisa que citou no seu texto é um lema que sigo: respeito. E para todos os setores da minha vida, não só o religioso. Adorei a discussão, traga mais.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cila!! Fiquei só sorrisos com seu comentário! Muito bom ver que cada vez mais pessoas prezam pelo respeito, porque a fé nos leva a isso né? A aprender a respeitar o outro da forma como queremos ser respeitados. Volte sempre.

      Excluir
  3. Oi, Fernanda!
    Está aí uma coisa que todos deveriam refletir sobre. Muita gente diz seguir determinada religião, mas não o faz realmente de coração e, pior, gostam de julgar a dos outros. Concordo com você, a fé é uma só e o respeito deve vir cima de tudo.
    Adorei o texto.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amei seu comentário Eliana!! De coração... Volte sempre.

      Excluir
  4. UAU!! O que foi isso? Você mais uma vez trazendo uma verdade.
    A diversidade de religiões principalmente aqui, no nosso país é tão grande, temos muitas religiões e cada segue a que acredita ou não segue nada é uma opinião de cada um, mas mesmo assim, a intolerância religiosa é tão forte. É de partir o coração ver atos de vandalismos e preconceito em relação a religião, pois não importe a sua fé ou a falta dela, todos são seres humanos e como você disse, o que deveria prevalecer é o RESPEITO. O que o outro faz ou acredita não importa, só respeite! Ninguém é obrigado a participar, a ser de certa forma, é só respeitar. Essa é a palavra que se todo mundo tivesse dentro de si, construiria um mundo melhor. Respeite.
    Amo seus textos, são fascinantes e trazem verdades que é impossível não parar um momento para refletir.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEIIII, GRATIDÃO pelo comentário que deixou meu coração só sorrisos. Escrevo de coração com o propósito de pensarmos sobre certos assuntos e fazer o mundo um lugar melhorzinho de viver... E são comentários como o seu que me dão mais energia de continuar. GRATIDÃO

      Excluir
  5. Oi Fernanda,
    Realmente falta muito respeito religioso nesse mundo.
    Vejo pelo facebook, aquele tantão de pessoas digitando Amém para todos os lados e o povo ateu criticando o fato da pessoa crer.
    Beijo
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por comentar Alessandra. Volte sempre.

      Excluir
  6. Oi, Nanda!
    Adorei seu texto!
    É muita intolerância religiosa por aí... Eu tenho amigos de várias religiões e, assim como respeito a deles, eles respeitam a minha.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, vamos espalhar mais respeito nesse mundo. Volte sempre Luiza.

      Excluir
  7. Olá, Fernanda.
    Eu sou evangélica desde que nasci e isso vem de uns tempos para cá, porque antes parece que as pessoas tinha mais respeito. Eu acredito que a igreja somos nós, as pessoas, por isso que procuro ter o mesmo comportamento em todos os lugares e não somente dentro do templo. E hoje em dia nem isso o povo respeita mais, nem os templos. E a primeira coisa que faço nas minhas orações é agradecer, porque Deus continua sendo Deus independente dEle fazer algo por mim ou não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecer, preciso fazer um texto sobre isso porque estou na mesma vibe. Agradecer, agir e respeitar...por mais pessoas assim como você.

      Excluir
  8. Ótima visão. Eu parei de frequentar igreja, não me sentia bem lá, as pessoas definitivamente deixavam de agradecer a Deus pela seu dia para falar uns dos outros. Hoje fico em casa mesmo e agradeço a Deus no meu cantinho e do meu jeito. Infelizmente isso acontece em todos os lugares, não podemos generalizar todas as pessoas, contudo esses feitos é o que mais tem acontecido. Ótimo texto. Bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é estarmos bem conosco mesmo, indo ou não a igreja, templo, terreiro etc. O importante é sermos pessoas do bem. Volte sempre Taynara!

      Excluir
  9. Oi Fernanda!
    Gostei muito do seu texto e concordo!
    Eu sou católica porém não frequento a igreja. Nem por isso eu perdi a minha fé.
    Tem pessoas que até dentro da família olham torto e fala -Como assim? É muito complicado!
    E concordo que ao invés de acender velas, doassem um pouco do tempo para entidades de caridades, orfanatos, asilos, hospitais, enfim... :)
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos repensar nos itens que prometemos aos santos e ver o que é mais sensato fazer...até porque podemos prometer acender velas para os santos e tambémmmmm ajudar alguém que sente fome né?

      Excluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Respeito tá em extinção.
    Espero sua visita!
    Blog: EspinhaPunk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vamos tirar da extinção, tudo depende de nós. Bju grande Thamiris.

      Excluir
  11. Olá, Fer! Amei este texto! Eu pensei que vc iria falar a respeito de intolerância religiosa (vc falou um pouco no início sobre o respeito e o que realmente importa é o coração), mas me surpreendi com a abordagem sobre a falta de atenção das pessoas dentro dos templos, igrejas, centros, enfim... Respeitem os santos! Acredito que as pessoas devem prestar mais atenção na fé e menos na vida alheia. Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras sempre me deixam sorrindo muito amiga. Gratidão por me apoiar e acompanhar.

      Excluir
  12. Olá, Fer! Amei este texto! Eu pensei que vc iria falar a respeito de intolerância religiosa (vc falou um pouco no início sobre o respeito e o que realmente importa é o coração), mas me surpreendi com a abordagem sobre a falta de atenção das pessoas dentro dos templos, igrejas, centros, enfim... Respeitem os santos! Acredito que as pessoas devem prestar mais atenção na fé e menos na vida alheia. Beijo grande.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!