Categorias:

Olá leitores lindos!! Mês de maio chegando e estamos quase na metade do ano. Pergunto para vocês: estão tomando decisões conscientes sobre a vida de vocês? O texto de hoje fala sobre isso. Espero que gostem. 

Sugestões de músicas ou de temas para os futuros textos: deixem nos comentários (leio e respondo TODOS).

Cliquem no PLAY no final do texto e boa leitura. 


**************

Caminhos escolhidos, mas não por nós

Imagem relacionada
Filmes e livros: ótimos exemplos de onde encontramos acontecimentos fantásticos, fictícios, improváveis...São super heróis, são vilões que dedicam suas vidas para fazer o mal, são pessoas controladas mentalmente por "quem manda"... mas será que tudo isso é fictício mesmo?

Heróis, quantos existem por aí, heróis anônimos, heróis que nem imaginamos que existem. Vilões...pessoas que tem no sangue a arte de desejar e fazer o mal à outros e pessoas controladas por chips, por substâncias inseridas nas veias... isso é o que mais tem hoje em dia. 

Estamos num mundo que deve ser tratado com muita atenção, sutileza, desconfiança, questionamentos. Tudo pode ser meio de controle de nossa mente: a televisão e sua programação cuidadosamente preparada, notícias em jornais e revistas, modinhas, tecnologia...tudo pode estar sendo usado para direcionarmos nossos passos para um caminho de interesse restrito de algumas pessoas. Não afirmo que isso ou aquilo está fazendo isso mas digo para sermos criteriosos com tudo a nossa volta (e mesmo sendo assim ainda podemos estar sendo controlados). Precisamos parar de julgar tudo e todos e perguntar mais, pesquisar mais, se aprofundar mais em tudo que pede uma certa posição de nossa parte. Escolhas devem ser feitas com calma e cuidado e após criteriosa análise das opções que nos são disponibilizadas. 
Resultado de imagem para caminho tumblr
A modinha do momento (seja qual for ela) que tanto nos orgulhamos de fazer parte: será que essa modinha nos faz bem mesmo (veja crônica sobre valores), ou estamos indo numa direção que todos caminham? Televisão: estamos apenas absorvendo o que vimos ou estamos assistindo com o cuidado de prestar atenção nos detalhes do que está sendo transmitido? Notícias bombásticas: são notícias extraordinárias mesmo ou algum plano cuidadosamente preparado para prender nossa atenção? Notícias ruins, a separação do bem e do mal, do mocinho e do vilão, a estratégia que pede ajuda de todos: será tudo isso mesmo?  

Questionar, pensar...estamos precisando aprender a pensar por nós mesmos, estamos precisando conversar conosco e ver se concordamos com o que nos é apresentado. Precisamos questionar, desconfiar, acreditar, precisamos escolher entre seguir todo mundo ou fazer nosso próprio caminho. E nenhuma dessas escolhas é errada ou certa!! Quem quer e acha que para certa situação o melhor é seguir a multidão: faça!!! Mas essa mesma pessoa se acha que para outra situação o melhor é ir na direção oposta: faça!!! Não há nada de errado nisso, mas façamos com consciência, seguindo nossa opinião, nossos pensamentos e quando não soubermos o que fazer, vamos pesquisar, ouvir opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, vamos analisar os lados com imparcialidade, vamos analisar e decidir por nós mesmos. 

Não precisamos fazer o que todo faz, não precisamos ir para onde todo mundo vai, não precisamos levar injeção na testa se todo mundo está tomando... vamos questionar mais, debater mais, ser mais cricri com as opções prontas trazidas até nós!!! Algo pronto? Quem fez? Quem decidiu? Porque agora? Porque não mais cedo ou mais tarde? Para onde isso vai nos levar? E se não sair como for planejado? Posso conhecer mais quem fez essa "tomada de direção" para todo mundo sem nos consultar? 
Resultado de imagem para caminho outono tumblr
Tantos neurônios mal usados!! Tantos cérebros sendo tratados como meros computadores, recebendo ordens sem questionar. Tantos prodígios de heróis sendo tratados como robôs!!!  Tantos guerreiros e guerreiras sendo mal influenciados!!! 

Vamos questionar, vamos pensar na nossa vida, nas nossas decisões, na direção que estamos indo... vamos questionar esse texto, essas minhas palavras, vamos ser verdadeiros com nós  mesmos e questionar o que o mundo está fazendo com cada um de nós.

Vamos pensar!!!

35 Comentários

  1. Oi Vanessa e Fernanda, suas lindas, tudo bem?
    Antes de mais nada, que fotos mais lindas!!! Seu texto é perfeito para o momento em que estamos vivendo. As escolas não ensinam mais a pensar, o conteúdo é jogado para você absorver. A tecnologia está afastando as pessoas do convívio social. E concordo que temos que ter cuidado com o que lemos e vemos, pois são argumentos. Não necessariamente a verdade. Gostei muito da crônica, traga mais.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila. Também fico encantada com as fotos que a Nessa escolhe, porque sim é ela que escolhe. Amei seu comentário e a análise que fez, foi essa minha intenção: fazemos pensar. Bom exemplo que trouxe: sobre as escolas. Pode deixar que trarei mais sim. Grande bju

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o seu texto, ultimamente tem sido tão difícil tomar decisões pois sempre deixamos que os fatores externos interfiram nisso. Temos que aprender a escolher nossos próprios caminhos seguindo o nosso coração e a nossa razão. Afinal, somos nós que teremos que conviver com as nossas escolhas.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/05/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem refletido Gabriela: somos nós que teremos que conviver com nossas escolhas... super concordo e foi ótimo trazer essa frase aqui. Gratidão.

      Excluir
  3. Questionamento importante esse. Nesse aspecto livros são mais interessantes, porque você sabe que é a opinião de um autor e você pode flertar com várias opiniões. Na tv eles usam uma linguagem desprovida de primeira pessoa que faz parecer que eles não estão colocando opinião nenhuma.
    Beijos da Aleska
    www.aventureirasliterarias.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima comparação da tv e os livros!! Concordo inteiramente com você. Gratidão por ter refletido e feito essa análise. Só veio a enriquecer nosso bate papo. Bju

      Excluir
  4. WOW Great post!
    follow or follow? let me know
    fashion-lovely-look.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda.
    A vida imita a arte, ou é o contrário hehe. E nesse mundo tão tecnológico é tão fali ser levado por outras pessoas, modinha como você falou e até emissoras de tv que acham que são detentoras da verdade. Precisamos ficar de olhos abertos. Muito bom seu texto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário. Gratidão por estar sempre aqui Sil!!

      Excluir
  6. que lindo texto,bem expressivo, beijos.

    http://blogdamaryoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?
    Ótimo texto. Bom pra fazer a gente refletir sobre nossa vida e nossas decisões.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia... aqui é a Fernanda e não a Nessa (tem meu nome no cantinho no final do post...).
      Gratidão por comentar, venha sempre.

      Excluir
  8. Oi Nessa,
    Cara que texto lindo! É pra se ler e refletir mesmo. Parabéns! Ficou muito bom <3
    (obs: amei o GIF do final do post)

    Abraços,
    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Leandro!! Também ameiii aquele gif (é a Nessa que coloca as imagens, ela arrasa nas escolhas né?). grande abraço

      Excluir
  9. Que reflexão incrível, acho que hoje os valores se inverteram, uma pena, né?

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma pena, mas está em nossas mãos mudar. Pronta para as mudanças?

      Excluir
  10. Oi Fê, tudo bem? Eu confesso que às vezes eu prefiro não pensar hehehhehe brincadeira! Acho super importante a reflexão e não seguir a corrente e fazer sempre o mesmo que os outros fazem, ser verdadeiro consigo mesmo é sempre importante! Adorei seu texto, mais uma vez!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Mi. Ficar remoendo sobre o que pode estar acontecendo é complicado mesmo mas podemos nos cuidar, cuidar nossas palavras e escolhas, já estaremos fazendo um pouquinho de bem ao mundo. Bjusss

      Excluir
  11. Respostas
    1. Gratidão Mayara! Obrigada por vir sempre. bjus

      Excluir
  12. Mais um texto seu que trás uma reflexão crítica muito forte a nossa sociedade. Estou estudando uma matéria em filosofia que entra justamente nisso: questione, critique, faça o que você acredita e não o que os outros estão fazendo.
    Adoro seus textos porque trazem uma crítica muito forte e nos faz pensar: será que eu escolhi o caminho que estou seguindo? Bom, seus textos sempre deixam pontos de interrogações para fazer o leitor pensar e refletir e isso é ótimo. Adorei!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga! >> seus textos sempre deixam pontos de interrogações para fazer o leitor pensar e refletir e isso é ótimo << Pois é justamente meu objetivo...reunir pessoas para pensar sobre vários assuntos...uns que podemos manter o padrão que estamos seguindo...outros que talvez a gente identifique erros, equívocos de nossa parte e dessa forma trazer mudanças...para o bem. Gratidão pelo maravilhoso comentário!!! Estou muito feliz ao ler ele...

      Excluir
  13. Oi Nessa! ADOREI o texto! Concordo plenamente.
    Super beijo
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  14. Oiii Nessa

    Pois é, tantas opções e escolhas a serem feitas e a grande maioria fazemos de maneira automática, não porque realmente refletimos em se é certo ou não, mas porque já foi praticamente absorvido por nossa sociedade que comportamento X é aceitável e comportamento Y não.
    é inegável a influência dos meios de comunicação em nós, eles determinam na maioria das vezes até mesmo o que se usa, o que se come ou para onde vale a pena viajar, e por amis que tentemos torcer o nariz, não dá pra negar que a grande massa, segue o que a TV, o cinema ou a internet diz... Acho que estamos vivendo em um mundo perigoso, e tomar consciência, dar um passo seguro, se torna cada vez mais fundamental.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice: seu comentário merece aplausos. Além de ter sido super bem formulado, ainda trouxe pontos importantes para pensarmos. Adorooooo comentários assim, me fez até refletir mais sobre o assunto com base nos pontos que destacou. Continue dessa forma, pensando, questionando e compartilhando seu ponto de vista, com certeza vai enriquecer o mundo com mais questionamentos e isso é ótimo.

      Excluir
  15. ai ai, tem taaaaaaaaaaaaaanta coisa para aprendermos ainda né? Tudo começa com o julgamento e daí pra frente só piora,rs.Precisamos nos conhecer melhor, como texto mesmo diz, e saber quais são nossas reais opiniões sobre certos assuntos.Concordo muito com o texto e a forma que todo esse conceito é abordado :)

    ^^

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Carol pelo comentário. Estou amando ver que vocês leram mesmo o texto e estão pensando sobre o assunto. Isso aí, vamos trocar ideias, vamos colocar nossos cérebros para pensar. Bju enorme, volte sempre.

      Excluir
  16. Oi Fernanda,
    Acho que com o tempo as coisas vão se tornando mais claras.
    Lembro que na época de escola, eu tinha que seguir os padrões dos populares, afinal, se eu escolhesse gostar de amarelo e eles de azul, eu era massacrada.
    Quando você começa a ver que é infeliz e aquilo te faz mal, você precisa tomar uma atitude, um grito de liberdade.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Alessandra, demoramos um pouco para ver que o importante é sermos felizes independente se estamos seguindo a multidão ou não. Adorei seu comentário. Volte sempre.

      Excluir
  17. Oie,

    Adorei o texto, não temos que seguir um padrão, vamos fazer nossas escolhas e seguir com elas.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Jéssica. Muito bom comentário. Volte sempre. bjão

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!