Categorias:

Olá leitores e amigos! Como estão todos nessa metade de ano? Muitos sonhos? Estão fazendo algo por eles? Hoje nosso papo é sobre isso: o realizar. 

Clicam no play (hoje é uma das minhas músicas favoritas), leiam o texto, comentem e aguardem a resposta pois respondo todos (aviso sempre no meu Instagram @insta.nandarocha). 

Grande abraço!!!

***

Os que aceitaram pagar o preço

Resultado de imagem para moça pensando tumblr
Admirar pessoas do nosso dia a dia ou alguém famoso. Quem nunca? Admirar a amiga pelo corpo perfeito, o vizinho pelo sucesso na profissão, o dono (que não conhecemos) da casa que achamos lindaaaa no bairro vizinho, o artista talentoso que a mídia bajula. Ao contrário do que pensamos, todos nós temos potencial, mas nem todos querem pagar o preço.

Compartilho uma experiência pessoal: um dia qualquer eu estava na academia quando uma aluna nova chegou e entre um exercício e outro que era lhe passado (primeiro dia dela) ela disse que eu tinha me tornado a inspiração dela para malhar. Óbvio que fiquei muito lisonjeada, muito feliz, mas com o intuito de mostrar que ela poderia sim chegar no ponto desejado mas que para isso era necessário pagar um preço, comentei algo do tipo (depois de agradecer, claro): >> meu estado atual foi conquistado com passos de formiguinha, estou há 10 meses treinando aqui de segunda à sábado e meu treino é em média 2hr e meia por dia e ainda tenho muito o que melhorar. Vale muito a pena, aprendi a gostar de me cuidar e de praticar exercícios. Mas cada pessoa tem um objetivo e para isso basta obedecer direitinho esse cara aí (o treinador) que conquistará o que deseja sem dúvida alguma.<<   Falei isso pausadamente enquanto eu, ela e o treinador conversava um pouco. Desde então, ela me dá alegrias me dizendo o quanto está conseguindo emagrecer a cada semana, estou na torcida por ela. Ela está pagando o preço, mas todos querem pagar?

Algo que vamos aprendendo na vida é que tudo tem um preço. Às vezes o preço é tranquilo, às vezes é pesado, mas algo é fato: nada vem de graça nessa vida. 
Para concluir os estudos é preciso pagar o preço de ficar horas e horas estudando, para ser funcionário público é preciso pagar o preço de estudar muitas vezes por vários anos para passar em um concurso público, para ser um atleta de vôlei (por exemplo) é preciso muito, mas muitooooooo treino, para ter uma casa linda é preciso pagar o preço de juntar o dinheiro para construí-la ou comprá-la... O problema é que grande parte das pessoas querem as coisas mas não querem pagar o preço por elas!
Resultado de imagem para moça andando tumblr
Muito cômodo ver na tv pessoas famosas e achar que tudo é um mundo encantado, que essas pessoas nasceram com o traseiro virado para a lua e que todas as oportunidades bateram na porta delas em um dia qualquer enquanto elas dormiam. Com raríssimas exceções, essas pessoas só conquistaram fama porque não tiveram vergonha e nem preguiça de ir atrás do que sonhavam, porque essas pessoas não deram ouvidos para as críticas negativas (às vezes da própria família) e correram atrás do que sonhavam fazer. Muitos batalham por anossssssssssssss, 5, 10, 15, 20 anos para só depois conquistarem algum reconhecimento a nível nacional. 

O povo em geral, infelizmente, tem a mania de olhar alguém feliz e bem sucedido (seja o que "bem sucedido" signifique) e  dizer que essa pessoa teve sorte. Sorte merda nenhuma! A pessoa teve noites mal dormidas, teve disciplina, teve mal humor mas mesmo com ele fez o que tinha que fazer, treinou todos os dias, persistiu, errou, caiu, levantou, aprendeu, se aperfeiçou, melhorou, ficou longe das pessoas que amavam, pagou micos por aí, se sentiu solitária, ouviu muitas vezes que não era capaz de fazer nada do que queria, fez repetidas vezes o que era necessário para se tornar bom no que faz...esse tipo de pessoa pagou o preço. 

Vidas mal vividas, estados deploráveis de vida, sonhos abandonados, mal humor diário...na maioria das vezes é resultado dessas pessoas quererem muito e de graça. Todos querem uma vida maravilhosa, raros os que estão dispostos a lutar de verdade por ela. Todos querem empregos dos sonhos, raros os que estão dispostos a tirar a bunda do sofá, muitos querem passar em concursos públicos, raros os que estão dispostos a estudar por anos, muitos querem um diploma, raros se esforçam para entrar numa faculdade e se dedicarem nelas, muitos sonham em ser atletas, raros os que aceitam treinar por horas diárias, muitos querem poder, raros os que desenvolvem a base que se chama humildade.

Você tem sonhos? Quer algo na vida ou está só curtindo a paisagem? Pense nisso. 

Pagar o preço....não é sorte: é dedicação!



36 Comentários

  1. Oi, Nanda!
    Amo essa música da Taylor.
    Mirmã, olha... ultimamente tem muita gente dizendo que se inspira em mim e eu fico pensando se a pessoa ta doida haahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza! Adoro muito essa música também, está entre minhas favoritas.
      Você deve ter ou agir de forma que outras pessoas não conseguem, isso é bom demais. Bju

      Excluir
  2. Oie,
    Adorei o texto.
    Acredito que com dedicação e esforço conquistamos as coisas.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com você Jéssica. Bjuss

      Excluir
  3. Amei demais sua reflexão, tudo tem um preço e uma consequência, precisamos nós esforçar para colher os bons retornos, mas além disso, precisamos ser pessoas do bem! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementou meu texto Kaila, precisamos ser do bem, isso é essencial também. Bju enorme.

      Excluir
  4. que reflexão linda

    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que post formidável, colocou pra fora tudo o q penso sabe,adorei mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Anny!! Estou só sorrisos. Gratidão!

      Excluir
  6. Verdade, os sonhos não vão se realizar sozinhos. Nós precisamos correr atrás dos nossos objetivos e lutar por eles, nada nessa vida vem de graça.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-novidades-da-semana_9.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, nadinha vem de graça mas nem por isso a jornada será feia né? Tudo tem seu lado bom. Gratidão por estar sempre aqui.

      Excluir
  7. Olá, Fernanda.
    Belíssima crônica. Infelizmente tudo o que você disse é a mais pura verdade. As pessoas querem que as coisas caim do céu sem precisar batalhar por nada. E tudo nessa vida tem um preço mesmo. Sempre que tem olimpíadas por exemplo, eu me admiro com a dedicação dos atletas. As vezes são coisas de segundos que teve anos e anos de treino para estar ali naqueles segundos. E ainda tem gente que acha que é sorte.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Eu também fico admirada nas Olimpíadas que aliás, adorooo assistir. Fico pasma pensando que os poucos segundos que algumas modalidades levam para serem executados, ou os poucos jogos que as equipes tem que enfrentar ...tudo isso é baseados em anos e anos de treino, muitos levam a "vida inteira" para estar lá uma vez só... Admiro muito os atletas. Sabe que uma coisa que parei de fazer é dizer "Boa sorte" para qualquer pessoa que vai fazer uma prova, passar por uma avaliação pois na verdade não é sorte, é dedicação mesmo...desejo então boas energias para a pessoa... sorte...sorte não.

      Excluir
  8. Lindo o texto! Mas qual seria a graça da conquista se não houvesse o esforço do bom combate para chegar até ela? Não é fácil o preço que se paga, mas não daríamos valor às coisas se elas chegassem gratuitamente. Eu acredito que há um pouco de sorte, mas é só 1%. Os outros 99% é talento e dedicação! Às vezes, acho engraçado as pessoas dizerem que eu tenho sorte em ter facilidade de aprendizagem. Mas a minha "sorte" foi horas de estudo. Quanto mais se estuda, mais fácil tudo se torna hehehe. O sucesso é a ponta do iceberg, há sempre muito sacrifício escondido nas profundezas. E o pior é que as pessoas invejam o seu sucesso, mas não são capazes do sacrifício feito por você hehehe. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo minha amiga. Com certeza se não fosse esse preço não daríamos metade do valor que cada conquista merece. E sorte sim, são horas de estudo, de treino, de batalha... nada é fácil de primeira...no início tudo é mais complicado mas conforme vamos forçando, treinando, repetindo ai sim...a facilidade aparece e facilidade que prefiro chamar de hábito. Ótima comparação com sucesso e iceberg... você e seus comentários construtivos. Bjão

      Excluir
  9. Respostas
    1. Pois lute para conquistá-los e depois vem aqui e nos conte suas vitórias, vamos adorar comemorar com você.

      Excluir
  10. Oi Fernanda!
    Toda ação tem uma reação.
    Quando você aprende isso, torna tudo mais simples.
    Você começa a ver se o preço a se pagar vale a pena ou não.
    Ótima crônica!
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Alessandra, os preços pagos também precisam ser avaliados para ver se valem a pena. Ótima contribuição. Bju enorme

      Excluir
  11. Você disse tudo!! Algumas raras exceções realmente já estavam encaminhadas pro sucesso, por contatos ou até mesmo pais já na área, mas a grande maioria teve que lutar pra chegar onde está hoje, e o que falta hoje em dia é falta de vontade, é comodismo, é olhar e pensar "nossa, deve ser legal ter uma vida assim", mas nunca ir de fato atrás daquilo. E é muito bonito ver que você inspira outras pessoas, que todo o seu esforço teve resultado não somente sobre si mesma, mas sobre os outros, como um exemplo. Imagino o quão orgulhosa você deve ter ficado ao conversar com a menina, e também de acompanhar o quanto ela está progredindo. Seu texto ficou maravilhoso!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, gratidão Carol!!! Amei seu comentário. Sim, as pessoas estão numa moda de comodismo que está incomodando já. Às vezes penso nas grandes descobertas (luz, o primeiro avião, a gravidade,...) que foram feitas em épocas onde os recursos eram precários mas vejo que as pessoas ocupavam melhor as mentes e por isso tantas descobertas...hoje tudo está pronto e as pessoas tem pouco interesse em melhorar, as pessoas estão com preguiça de pensar... Gratidão pelo elogio.

      Excluir
  12. Belíssima crônica Fernanda. Se todos tivessem força e encorajamento para correr atrás dos seus objetivos com todas as suas consequências e deleites, a palavras inveja não existiria no vocabulário de muitos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Vanessa, inveja é coisa de quem não tira a bunda da cadeira e não é capaz de fazer 1/4 do esforço de quem invejam... Se todos se mexessem em busca de seus sonhos o mundo estaria também muitoooo melhor.

      Excluir
  13. Oi Nanda! Eu sempre adoro seus textos, mas o dia hoje rolou uma super identificação. Poucos entendem que pra alcançar os seus sonhos vc precisa de dedicação e ás vezes pagar um preço bem alto, que nem todos estão dispostos a pagar. E humildade é tudo nessa vida!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,

      As pessoas estranham quem se dedica (não deveria ser o contrário?), quem quer estudar, trabalhar muito, quem não quer falar de novela, da fofoca da atriz é visto como um ser estranho... Valores, poucos dão valor ao esforço.
      Adorei seu comentário!! Bjuuu

      Excluir
  14. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Nossa, é assim mesmo que falam: ah fulano teve sorte!!!!! Diminuindo todo o esforço que ele fez para conquistar o que queria. Eu já escutei muito isso. Na maioria das vezes eram pessoas que não quiseram pagar o preço e por isso não conseguiram ter o queriam e diminuíram o outro. Adorei a crônica, muito real, infelizmente, risos..
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe sorte (ou talvez um bocadinho hehehe) mas o prevalece é o esforço.

      Que mais pessoas saiam do comodismo e lutem mais pelos sonhos parando de admirar a grama alheia. BJu grande Cila.

      Excluir
  15. Adoro seus textos porque é sempre tento trazer para mim de alguma forma e esse foi essencial.
    Odeio alguém escultar que o outro tem sorte porque cada um tem aquilo pelo qual se esforça e mais, ninguém sabe o que o outro fez ou deixou de fazer. Acredito que muitos usam a "sorte" dos outros para justificar sua própria falta de vontade.
    Adorei seu texto mais uma vez!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua frase: >> Acredito que muitos usam a "sorte" dos outros para justificar sua própria falta de vontade. << Bem isso que acontece. Gratidão por comentar sempre.

      Excluir
  16. Oi, Nessa!
    De fato cada um paga seu preço nessa vida e é preciso correr atrás mesmo, tentar ser o melhor não em relação ao outro, mas o melhor para si, se superar.

    Mais um texto inspirador.
    Um bjão.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meus textos estejam inspirando e quem sabe mudando a vida de muitos leitores. Seria um sonho realizado saber que contribui para 1 mudança positiva na vida de alguém. Bju grande

      Excluir
  17. Lindo texto,só pagamos aquilo que merecemos,beijos
    www.blogdamaryoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só merecemos aquilo pelo qual lutamos. Obrigada Mariana pelo comentário. Volte sempre.

      Excluir
  18. Que bom seria se tudo viesse pronto e de graça!!!! Só que não saberíamos dar valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não daríamos valor mesmo. Mas já que é para lutar, vamos fazer com sorriso no rosto , hehehehe.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!