Categorias:

Olá leitores lindos!! Como estão? 
Gente: já está fechando meio ano de crônicas semanais e eu achando que não ia dar conta!! Aliás, já sabem que todos os seus comentários são respondidos né? Sempre respondo na semana seguinte quando uma nova crônica vai ao ar, aí respondo a anterior.  

É, correria pura e é sobre esse assunto que vou tratar hoje.

Tenham paciência com o texto longo, coloquem (se for o caso) para repetir a trilha sonora de hoje e...deixem suas opiniões nos comentários!!

****

Correria que não leva a lugar algum
Imagem relacionada
Bom diaaaaaaaaaaaaa!! Boaaaa tardeeeeeeeeeeeee!! Boa noiteeeeeeeeee!!!
Eiii, você!! Olhe aqui!!! Me diga Oi. Pare de correr, me dá um minuto. Ooooo, psiuuuu, volte aqui!! Pare de correr!!!

Mundo moderno, modernidade que deveria significar mais qualidade de vida mas que está sendo tratada como o mal da humanidade. É ou não é contraditório: quanto mais evoluímos, quanto mais a tecnologia avança, mais doentes ficamos e com menos tempo também. Não era para ser o contrário?

Qual foi o dia que começamos a assumir mais tarefas do que podemos executar? Qual foi o dia que deixamos a vida calma para trás? Quando foi que ligamos o botão chamado "ansiedade"?

A maioria das pessoas vive num frenesi louco, mal abrem os olhos e já estão de banho tomado e vestidos, mas nem deu tempo de agradecer por estar vivo, nem deu tempo de olhar o céu. Café, isso é para quando dá tempo e quando dá, nem o gosto do dito cujo sentimos porque estamos com os olhos grudados no celular.  Trânsito, haaaa trânsito...reunião diária de pessoas que perderam a hora e agora querem passar uns por cima dos outros, reunião de pessoas que perderam o bus e querem que o outro venha socorrer seus atrasos. Trabalho, nossaaaa o dia é tão corrido que se o mundo acaba lá fora a maioria nem nota, almoço...quando dá tempo rola um sanduba ou uma comida simmm, engolida de qualquer jeito porque novamente os olhos estão no celular. 
Resultado de imagem para moça com celular tumblr
São tantas tarefas: trabalho, estudos, casa, família (e nessa pode incluir: pais, filhos, maridos, esposas...), tem o supermercado, pagamento de contas, a faxina (ou a correria atrás de uma faxineira), o almoço (para quem cozinha), tem a internet que é algo que não vivemos sem, tem o barzinho com amigos, a festa não sei de quem, tem os cuidados com o animalzinho de estimação, a academia, o celular, o computador (sim são coisas diferentes sim celular e computador, quase não servem para as mesmas coisas), os vídeos do youtube, as redes sociais, o instagram, etc, etc, etc.... Uuuufaa...tá, mas... cadê o respirar? O agradecer? O ficar alguns minutos em silêncio? O meditar (para quem gosta)? O olhar para dentro de si mesmo? O curtir algo que nos dá prazer? O passeio com pessoas que amamos em um lugar de preferência longe de shoppings e que seja ao ar livre? Cadê a qualidade de vida?

Ninguém é obrigado a fazer coisa nenhuma, nem a estudar além do ensino médio (jovenzinhos...terminar o ensino até o médio é algo muito importante heinnn), mas estudar no sentido de faculdade, pós graduação, "mil" cursos de idiomas, ninguém é obrigado a trabalhar onde tu trabalha, em assumir o que tu assumiu... Assuma o que acredita ser importante, somente isso.

Se precisa trabalhar para viver, se sustentar...faça, mas tente você escolher o emprego e não o contrário. Precisa trabalhar logo e conseguiu algo que não é de seu agrado mas é algo? Assuma o cargo e depois procure com mais calma algo que lhe agrade. 
Cursar uma graduação, pós, doutorado é seu sonho? Ok, faça...muitas pessoas amam estudar, eu mesma tenho uma graduação e tenho o sonho de fazer uma segunda e farei assim que conseguir ingressar, não há nada de errado em querer estudar sempre. 
Tem um parente idoso ou doente que precisa cuidar? Ok, faça...mas se programe para isso ser uma troca de amor e não de obrigação. 
Gosta da casa limpinha mas não tem dimdim para pagar uma faxineira? Ok...faça você mesma, assistindo uma aula no pc ou escutando uma trilha sonora que deixe você alegre, feliz ou peça ajuda para toda a família e durante a faxina coloquem o papo em dia, contem suas semanas, suas conquistas, dificuldades, medos...aproveitem esse momento.  

Enfim, faça cada coisa que precisar fazer mas nada além disso. Faça as coisas que ama e que precisam ser feitas, mas não acumule tarefas da modinha. Por exemplo: "todo mundo" tem Instagram e todo mundo posta coisas o dia todo, se quiser faça mas se seu dia é mega apertado para quê você vai assumir mais uma tarefa? Só para mostrar para os outros que tu está seguindo a multidão? E isso significa de verdade o quê? 
Resultado de imagem para moça correndo tumblr
Galerinha: não adianta a gente assumir mil tarefas e depois reclamar de ansiedade e extresse, até porque quanto mais ansiosa você ficar mais enrolada tende a se tornar. Se acordou atrasada, mantenha a calma, se não der tempo de comer nada pelo menos tome um suco com calma ou coma uma fruta com calma sim...quem está atrasado 10 minutos pode ficar 15 sem ter um pré ataque cardíaco. Calmaaaaa, respira...quanto mais "louco" ficar mais as coisas ao redor tendem a sair errado, então calmemmmm, recuperem o equilibrio para que o restante das tarefas saia da melhor maneira possível. Desde quando correr feito doido vai te ajudar em algo? Haaa Fê mas correr para pegar o ônibus adianta... pode adiantar em você se acostumar com essa corrida e não corrigir a falha principal: levantar mais cedo ouuuu não ficar enrolando no celular antes de sair. 

Não, vida moderna não precisa ser de estresse coisa nenhuma, por exemplo: no café da manhã alguns eletrodomésticos te dão uma ajuda e quase ninguém percebe, cafeteira e microondas fazem um trabalho sem que você necessite estar perto enquanto pode aproveitar o tempo para você!!!! Lavadoura de roupas, aspirador, até ferro de passar a vapor economizam tempo mas você faz o que com esse tempo? Computador pode economizar um tempo precioso da escrita de uma carta, através dos e-mails e redes sociais e você aproveita como o tempo que sobra? Celular te ajuda até a pagar contas evitando horas em filas mass...e esse tempo é jogado fora, ops, quero dizer, investido onde mesmo? Andar de ônibus, te economiza tempo de ficar atento ao trânsito dando a chance de você fazer algo construtivo e você por um acaso...fica em redes sociais de besteiras? Não, acho que não né? Até porque páginas e perfis que passam conteúdo bacana sempre são os mais procurados... claro, claro.  Aulas em áudio para escutar no deslocamento entre vários lugares...isso todos fazem com certeza. Resumindo: o mundo está cheio de facilidades que economizam tempo então que raios de tempo que sobra que não aparece? Que tempo é esse que sobra mas as pessoas estão cada vez mais atarefadas? Que peste de tempo de sobra é esse que não traz mais qualidade de vida para as pessoas? 
Resultado de imagem para menina feliz tumblr
Saber selecionar o que entra na vida da gente, esse é o ponto. Não adianta ter dezenas de robôs em casa fazendo tudo para nós se a gente pegar o tempo que sobra e investir em bobagens. Precisamos ter consciência de selecionar o que queremos e precisamos fazer, precisamos tomar jeito e colocar como prioridade a qualidade de vida, seja ela da forma que for dentro de nossas realidades. Não...não temos que priorizar a visualização diária no Instagram, muito menos priorizar a passada rápida, cof, cof, cof, no Whatsap...precisamos é priorizar o agradecer todo dia, priorizar ficar 1 minuto em silêncio para conversar conosco mesmo, priorizar curtir a rua, o lugar aberto tantas vezes conseguirmos colocar na agenda, priorizar as pessoas reais ao nosso redor que tanto nos amam, priorizar manter equilibrado nossa máquina cheia de peças complexas que é nosso corpo, priorizar saúde, priorizar calmaria mental. 

Para terminar, refaço as perguntas:
Qual foi o dia que começamos a assumir mais tarefas do que podemos executar? Qual foi o dia que deixamos a vida calma para trás? Quando foi que ligamos o botão chamado "ansiedade"?

E convido vocês para que anotem o dia de hoje como dia que decidiram assumir uma nova postura na vida, assumir a direção da vida de vocês, assumir o controle, a paz, o bem estar. Afinal, a sua correria está te levando onde? 


17 Comentários

  1. adorei essa cronica! eu vivo em SP numa super correria, que me deixa mt ansiosa, stressada; acho mt importante desacelerar o ritmo pra ter mais qualidade de vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu tenho a sensação de que hoje em dia todo mundo vive correndo. É como se o dia precisasse ter muito mais do que apenas 24 horas, pra gente conseguir dar conta de todos os nossos compromissos. Precisamos urgentemente diminuir um pouco o ritmo, se não o tempo passa e a gente nem percebe.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/07/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  3. Crônica maravilhosa e super útil para refletirmos sobre... realmente não adianta nada toda essa correria, apenas viver com tranquilidade! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso. Muito bom! Dá uma passadinha no meu, segue e deixa um comentário. Obrigada! mariibrigadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. Maravilhoso que parte? Você chegou a ler uma parte do texto ou é só um comentário do estilo "só quero visitas no meu blog"? Vamos ler realmente os posts que visitamos, as retribuições de visita tem que serem feitas naturalmente e não impostas, fica a dica.

      Excluir
  5. Minha "correria" já virou "mania"... falta de controle e disciplina, ás vezes tenho tempo de sobra, mas sempre termino saindo atrasado etc. Como você escreveu no final: mudança de postura!!! Abraço! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!
    Mais um ótimo texto! A nossa vida é uma eterna correria contra o tempo! Eu sofro de ansiedade já fazem muitos anos e a cada ano que passa a tendência é só piorar. Por várias vezes já tentei desacelerar mas não é algo fácil. Estou indo aos poucos, tentando viver um dia de cada vez, e espero algum dia chegar ao equilíbrio para viver bem e melhor. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda,
    Eu tenho problemas com ansiedade, sabe?
    E agora estou com labirintite por conta do estresse e da pressão que coloco em cima de mim mesma.
    Esse texto fez total sentido porque estou na fase de: vamos pisar no freio e retomar o controle da minha vida?
    Está difícil, mas ok. Um dia eu consigo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem? eu adorei seu cantinho, e realmente mal acordamos e ja estamos de banho tomado e café tomado, se o mundo acabar eu nem noto, e as vezes até nos perdemos por termos tanta coisa pra fazer, é realmente uma loucura, e ainda temos que tomar remedio ou fazer terapia pra ansiedade.
    eu adorei seu post
    beijos
    https://beperes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fernanda.
    Meio ano já? Parece que foi ontem que você começou hehe. E mais uma vez ela está incrível e com um assunto muito pertinente. É engraçado como só pensamos nessas coisas quando alguém nos chama a atenção, aqui no caso, você com as crônicas. E não é que é a mais pura verdade. Se existem tantas coisas para nos ajudar a poupar o tempo, como é que temos cada vez menos tempo para fazer o que gostamos? Uma vez fui em um lançamento literário e minha sobrinha falou para o editor que ela queria ter mais tempo para ler e ele respondeu que o tempo dela era igual de todo mundo, só a prioridade é que era diferente. Depois fiquei com isso na cabeça. Cabe a cada um usar seu tempo com o que gosta e deixar de lado coisas que não agregam. Parabéns mais uma vez.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus já abandonei essa correria faz tempo. Hj me organizo completamente e coloco minha saúde e bem estar em primeiro plano. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, seu texto retrata a pura verdade que vivenciamos no dia a dia. Estamos sempre apressados, sempre na correria, de olho no celular e na hora passando, sem de fato aproveitá-la, aproveitar a vida e todos ao nosso redor. Estamos evoluindo e retrocedendo ao mesmo tempo. Texto ótimo para reflexão!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente, Nanda, seu texto se encaixa perfeitamente na minha vida atualmente.
    Estou com meu tcc pra sair na outra semana, mas tem mais de mês que minha está a pura correria. Mas sempre que posso tiro alguns minutos pra descansar porque eu não sou de ferro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Eu já trabalhei em algo que detestava...sofri MUITO. Mas precisava do emprego, e lá nos anos 90 nao tinha quase emprego...foi bem punk essa longa fase. Entao eu decidi mudar e pensei. "se eu nao posso trabalhar no que gosto, aprenderei a gostar do que faço"...impressionante como essa mudança de pensamento me ajudou a mudar de caminho...consegui realizar meus sonhos, depois disso. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê! Como sempre vc traz uma excelente reflexão! Ultimamente eu só faço o que quero, quando eu quero, mas por outro lado isso também tem suas consequências como tudo na vida, infelizmente não dá pra ter tudo rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Nos últimos meses estava assim, com tantos afazeres que acabei me esquecendo do que realmente importada. Me dei esse final de semana de presente e fiquei muito com as pessoas que gosto, me renovou de uma forma absurda! Amei sua crônica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!