Destaques

Newsletter

29 setembro 2017

Crônica: Energias, questão de escolha

Olá leitores!!! Energias boas e ruins, quem acredita? Será que dependendo do comportamento de cada um a energia muda? O texto de hoje fala sobre isso.

Aproveito e agradeço a cada comentário, a cada elogio, a cada história contada por vocês. Respondo todos os comentários, aprendo muito com vocês. Gratidão!!!

Bom, chega de papo, "bora" nos seguir nas redes sociais, ler o texto, comentar e compartilhar!!!

*****
Energias, questão de escolha

Há pessoas que são naturalmente leves, que até levantam com preguiça mas que sempre estão com sorriso no rosto; que podem estar dormindo em pé mas que nunca esquecem de dar um bom dia; que podem estar malexos com alguma dor, algum mal estar mas que sempre dirão que estão bem e que o mal estar vai passar; que podem estar com mil coisas para fazer mas que mesmo assim não atropelam ninguém na rua, em locais fechados, essas pessoas sempre esperam com paciência e pedem "com licença" para poderem passar, essas pessoas sabem que um minuto a mais no seu atraso não vai causar mais estragos. 

Essas pessoas também se planejam para não se atrasar, elas levantam mais cedo do que gostariam e fazem com sorriso no rosto pois sabem que os minutos a menos de sono são por uma boa causa: não correr. Essas pessoas não invejam a vida de ninguém porque elas são felizes com o que possuem e sabem que não é preciso muito para se viver tranquilo; elas não cuidam a vida de ninguém porque a vida delas é bem ocupada e elas procuram fazer tudo com capricho; elas não guardam rancores quando são mal atendidas em algum lugar, apenas deixam de ir; elas não ficam com ódio de ninguém que lhe tratou mal porque sabem que sentimentos ruins só vão lhe causar dores de cabeça.

Esse talvez seja um modelo de pessoa que não existe, mas existe sim. Tudo é escolha. 
Claro que essas pessoas sentem mal humor, ficam revoltadas com várias coisas, mas é só naquele momento rápido de sentir e deixar de sentir. Quem já frequentou uma casa que moram pessoas positivas, pessoas leves mesmo se estão passando por complicadas situações e quem já frequentou uma casa de alguém que briga o dia todo, com certeza sentiu a diferença na energia do ambiente e para isso nem precisa ser sensitivo não, a percepção é notável por qualquer um. 
Pessoas que teimam em seguir uma vida de brigas, briga pelo tempo, briga pela situação do país, briga pelas roupas que tem, briga pela louça que tem para lavar, briga por isso, por aquilo...que vida uma pessoa assim vai ter? Nunca curte um dia com tranquilidade? Nunca fica em silêncio curtindo o pôr do sol? Nunca dá risadas das próprias mancadas? Que vício é esse de estar rodeado de um clima pesado? 

Para a turminha assim, pesada de sentimentos, desafio de tentarem serem leves por 3 dias. Briga pelo tempo? Você pode controlar o tempo? Não né? O tempo ninguém controla, então curta a chuva sim, curta o sol, deixe a natureza fazer a parte dela, não gaste sua energia em algo que não pode controlar. Briga pela situação do país? Ninguém pode resolver sozinho tudo o que está acontecendo mas cada um pode sim fazer uma pequena parte. Se cada cidadão de nosso país cuidar de suas atitudes, muita coisa muda sim. Comece terminando com os seus gatos de tv a cabo, de internet, de água, de luz. Tenha somente o que pode pagar. Sua situação está complicada que nem a luz da sua casa pode pagar? Já tentou conversar com pessoas que confia para pedir sugestões e ajuda? Não tenha vergonha de contar sua situação, fale com 5, 10, 40 pessoas se precisar, alguém vai te guiar por um caminho para resolver sua situação sim, não desista. Mas não esqueça de ser honesto, compre o que tiver dimdim para pagar, não queira o que não tem condições de manter, não acumule mais coisas do que sua conta bancária consegue pagar. 

Briga pelas roupas que tem? Ok, faça o seguinte: pegue todas as suas roupas e dê para alguém, isso mesmo, dê. Se não está feliz com o que tem, se desfaça e compre o que gosta. Ou será que seu caso é querer se vestir como as pessoas que a mídia e redes sociais muitas vezes mostram? Ou será que você não quer a vida da outra pessoa? Tenha orgulho da tuaaa vida!!! Até porque se quer ser parecida com alguma pessoa que admira nas redes sociais comece se gostando, porque sim, essas pessoas normalmente se gostam em primeiro lugar e tentam mudar as vidas delas. Já pensou em como essas pessoas se comportariam se tivessem a sua vida? Elas, seráaa, que estariam tentando ser quem não são? Ou estariam movendo montanhas para melhorar? Briga pela louça que tem para lavar? Ok, melhor nem comer né, assim não suja prato, mas quem sabe você vá em restaurante todos os dias? 
Perceberam que sentimento negativo não leva a lugar algum? Perceberam que é só uma questão de querer mudar de vibe?  
Pedras no caminho todos tem, todos mesmo, inclusive aquela atriz linda que tu tanto segue e admira, mas está em cada um de nós o que fazer com cada pedrinha. A diferença entre uma pessoa que procura resolver os problemas em vez de reclamar deles está no simples fato de agir. Enquanto uns só reclamam e não fazem nada, outros se preocupam sim mas pensam, pedem ajuda para resolver o imprevisto que apareceu. Além disso, também aceitam o que não pode ser mudado. Tempo é um exemplo: você pode definir quando vai chover ou abrir sol? Não né? Então tira isso da cabeça. Não gosta de frio? Bom, eu não gosto de calor (e não gosto nadaaa), mas respiro fundo e tento não pensar no assunto quando o tempinho quente surge. 

Não gaste suas energias no que não te faz bem, mas se insiste nisso, faz o favor de não reclamar quando tudo dá errado. Energia ruim só atrai energia ruim, pessoas ruins. 

Melhore a energia ao redor, seja leve, escolha o seu bem estar. 



Comentários via Facebook

39 comentários:

  1. Welcome to our l-reig.com shopping website.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da crônica Fernanda. Temos muito o que agradecer e só o fato de acordarmos vivos já é uma enorme dádiva. Mas, infelizmente, para muitas pessoas a galinha do vizinho sempre é mais gordinha. Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameiiii a comparação com a galinha do vizinho, hahahahhaa. Show !

      Excluir
  3. Eu AMEI, você falou exatamente tudo. A energia muda sim de acordo com o comportamento e isso transmite para os outros. É tão bom estar perto de pessoas que carregam o mundo nas costas e estão com um sorriso que parece que está tudo às mil maravilhas né? Não trata-se de não ser verdadeira, mas de saber colocar cada coisa em seu momento. Muito lindo seu texto, parabéns!

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque!! Super concordo>> É tão bom estar perto de pessoas que carregam o mundo nas costas e estão com um sorriso que parece que está tudo às mil maravilhas né? << conheço pessoas assim e elas me motivam muitoooo. Adorei seu comentário.

      Excluir
  4. Oi, Nanda!
    Amooo essa música!
    Nossa, você falou de gente que vive caçando briga e só lembrei do meu irmão. O cara está numa onda de querer arrumar confusão com todo mundo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luiza, só que cada um semeia hoje o que vai colher amanhã, mas nem todos lembram disso. Escolhas de caminhos errados também são escolhas por isso não podemos achar que quem está mal é coitadinho, muitas dessas pessoas escolheram esse caminho...

      Excluir
  5. Oie!


    Amei o texto!

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o seu texto. É nossa escolha decidir como nós vamos levar a vida. Eu procuro sempre andar com um sorriso no rosto e ver o lado bom das coisas, a vida é mais leve quando nós somos mais leve com as pessoas.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/09/top-7-novidades-da-semana_29.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então espero te encontrar um dia por aí, é bom demais encontrar pessoas com sorriso no rosto, de alma leve... Continue assim Gabriela.

      Excluir
  7. Olá, Fernanda.
    Não é para me gabar não, mas você me descreveu lá em cima hehe. Brincadeira a parte não sou perfeita, mas tento fazer tudo aquilo ali que você falou. Afinal ninguém tem culpa dos nossos problemas. E fazer cara feia só vai piorar o nosso dia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Bem isso, se cara feia adiantasse algo era simples: todo mundo emburrado, mas sabemos que cara feia só traz dor de cabeça, de estomago, de barriga, hehehehe.
      Então vamos encarar os problemas com coragem...

      Excluir
  8. Oi Nanda,
    Lindo seu texto e ótimas dicas lindas também. Como sempre adoro as imagens que vc seleciona.
    Aqui em casa, cada vez mais me educo pra ter uma energia melhor e semear harmonia. Nem tudo é do nosso dever carregar nas costas por tanto tempo ou realmente carregar.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Nana, não podemos nos responsabilizar pelo mundo mas podemos melhorar em tudo o que temos alcance e se todos fizessem isso, o mundo sim...seria muito melhor.

      Excluir
  9. Adorei o texto, totalmente verdadeiro, como sempre! A energia de uma pessoa é capaz de alterar todo o ambiente. Vou dar um exemplo bobo, mas minha avó é bem ranzinza e sempre que ela acorda a gente já sente o clima mais pesado. As pessoas exalam energia, seu humor pode mudar totalmente o nosso próprio, e é mesmo importante encarar a vida com positividade para não contagiar os outros com suas próprias preocupações

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Carol, pessoas com energias pesadas deixam os outros pessoas e muitas pessoas mais velhas tendem a ser assim. Mas não podemos nos entregar, precisamos ter forças para mudar essa energia...e juntos conseguimos.

      Excluir
  10. Oi Nanda! Tudo bem?

    Nossa, viver brigando deve ser horrível, eu brigo e fico com ressaca moral, imagina todo o dia, bota negatividade nisso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem gente Mi que briga o dia inteiro, muitos são viciados nesse tipo de comportamento assim como quem é viciado no cigarro, na bebida. Pessoas assim não sabem agir em ambientes leves... é doido mas é realidade.

      Excluir
  11. Concordo plenamente com isso de energia. Adorei o texto! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fe. Penso como você, eu acho que tudo é uma questão de escolha. Será que eu quero realmente ficar chateado e pessimista sobre determinada situação? Eu posso mudar isso? Então por que não fazer? Hoje em dia as pessoas são muito intolerantes, qualquer coisinha e elas já fecham a cara, e acho que deixar a energia capitar isso não faz bem para o estado físico e mental do ser humano.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou uma grande verdade Miriã: as pessoas estão intolerantes hoje em dia, por tudo atacam. Se soubessem que o ataque nem sempre é a melhor saída...pensariam mais antes de magoar os outros.

      Excluir
  13. Oi Fernanda,
    Eu acredito muito em energia, caso uma pessoa não esteja bem, o clima pesa e ficamos beeeeem mal. Minha mãe costuma dizer que sou uma esponja, absorvo o problema dos outros e fico mal :(
    Mas é um ótimo texto, adorei!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado Alessandra se é assim, tipo esponja. Interessante será você aprender a se defender ou a limpar tudo o que absorve. Acho interessante esse assunto, se quiser podemos conversar mais sobre isso...

      Excluir
  14. Que assunto do texto maravilhoso.
    Ótima musica.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Muito bom o seu texto, achei super interessante você falar sobre este assunto. Adorei a música do final!

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  16. Hi! Great post!
    I just discovered your blog and I keep following it, would you follow me back?
    http://serendipia-aazul.blogspot.com.es/

    Have a nice day!

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Concordo com o texto, energias ruins só trazem coisas ruins, tem momentos que ficamos meio mal, mas temos que respirar fundo e ver o lado bom das coisas.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre estaremos super bem, mas não podemos deixar que esse sentimento ruim nos domine. Gratidão pelo comentário Jessica.

      Excluir
  18. Oie Fernanda =)

    Somos o que escolhemos para a nossa vida e recebemos aquilo que jogamos para o Universo. Se só olhamos para as coisas ruins, só vamos ver as coisas ruins. Mas se escolhemos tirar dessas situações não tão legais, as coisas boas tudo muda e ficamos mais leves.

    Ótimo texto!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso bem como você Ariane. Adorei seu comentário. Volte sempre...

      Excluir
  19. Oi, Fernanda!
    Eu odeio brigas.
    Na maior parte do tempo, eu guardo as coisas pra mim. Isso também é ruim, mas pelo menos eu não saio discutindo com todo mundo o tempo inteiro haha
    Super acredito nessas coisas de energias e precisamos focar nas boas sempre.
    Beijinhos,


    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolher o silêncio pode ser uma ótima escolha, mas o que "engolir" é preciso ser descarregado senão adoecemos. Atividade física, música, dança, escrever...enfim, encontre o meio ideal para tirar de si o que de ruim engoliu. Continue dessa forma, brigas raramente levam a caminhos mais leves.

      Excluir
  20. Eu amo esta canção que você citou na postagem! Belíssima! Poesia pura! Acredito que todos nós temos energias boas e ruins dentro de nós e, como vc falou, é questão de escolha. Eu posso optar por seguir o "diabinho" ou o "anjinho" que habita dentro de mim hehehe. Estamos no meio desses dois, somos humanos. A única coisa que não podemos fazer qdo estamos ruins é descontar nossa energia ruim em pessoas que não têm nada a ver com os nossos problemas. Isto se chama "errar de alvo" e é um dos piores pecados para o esoterismo. Está com raiva do João (exemplo)? Então vai lá resolver com o João... Por que descontar o seu mau humor na Maria que não tem nada a ver? Ou passar a brigar com todo mundo ao redor e machucando as pessoas? Por que ser grossa com o porteiro do seu prédio se vc teve um dia ruim? O porteiro não tem culpa. O que custa abrir um sorriso para ele e dar Boa noite ainda que o seu dia tenha sido péssimo. Se cada pessoa descontasse as suas energias ruins umas nas outras, o mundo ia explodir no caos hehehe. Todo mundo já feriu alguém que ama num momento difícil, mas é bom refletir sobre nossas atitudes. Quanto a famosas, eu até sigo pessoas famosas nas redes sociais, mas evito modelos, blogueiras de moda e afins. Quanto menos influências externas eu tiver, mais o meu próprio senso de moda vai florescer. Claro que é legal se inspirar numa coisa ou em outra, mas acho que seguir pessoas assim não é saudável. Ficamos "reféns" de padrões da mídia e esquecemos da nossa própria criatividade e talento em nos vestirmos bem. Toda mulher sabe como ficar mais bonita e é só deixar florescer o amor-próprio e a vaidade (vaidade do tipo saudável e não do tipo louca hehehe). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é linda né? Esse errar de alvo está virando moda ultimamente né? Infelizmente. Temos um poder tão grande que é de escolher, podemos escolher e isso é algo tão grandiosooooo mas nem todos valorizam esse poder e agem para o mal. Seguir pessoas para se inspirar ou pessoas que pensam como a gente é maravilhoso, ter uma base de inspirações por perto faz bem, mas precisamos ter a sabedoria de sabermos bem quem somos, do que gostamos. Ótima reflexão no seu comentário, amo amo amo suas palavras.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in