Destaques

Newsletter

01 setembro 2017

Crônica: Pequenas Gigantes

Olá leitores!! Quem inspira vocês? Adultos, crianças, um texto, uma música?
Hoje venho contar uma história real que muitos podem se identificar: sobre crianças incentivarem adultos.

Cliquem no play, comentem, compartilhem e nos sigam nas redes sociais:

@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha


*****

Pequenas gigantes

Resultado de imagem para meninas na natureza tumblr
Quem ia dizer que uma pequena* (de idade) e gigante de talento ia inspirar os grandões (de idade)? Quem ia dizer que em poucos meses, uma academia de musculação ia se transformar também, numa arena de gigantes meninas aprendendo, treinando, vencendo?

Essa é uma história real para inspirar vocês leitores...

Fazem um ano e 5 meses que eu frequento diariamente (6 vezes por semana) academia de musculação. Em abril de 2015 eu entrei mesmo sem gostar de aparelhos e pesos, para atingir um objetivo específico. Mas o que não faz profissionais sérios e competentes? O que não faz pessoas de bem que querem de verdade ver a transformação em nós? Pois é, o não gostar meu se transformou em paixão por exercícios físicos e a cada mês que passava e eu via meu corpo mudar, meu ânimo melhorar, mais eu me desprendia do meu objetivo inicial e trazia a atividade física para minha vida, tipo, para sempre (assim espero). Mas sobre o mérito dessa minha transformação em particular falo em outro texto.

Entretanto, por mais que o tempo passasse, o meu objetivo inicial estava lá, e por mais que eu tivesse persistência e foco, haviam dias que eu queria dormir sim até mais tarde, haviam dias que ao escutar o barulho da chuva lá fora somado ao fato do celular me informar que estava 3 graus, 4 graus, eu só queria virar para parede e continuar dormindo bem enrolada nas cobertas, haviam dias que minha força diminuia, que o peso que estava leve ontem de repente ficava pesado, haviam dias que eu não queria sentir dor (dor boa ok pessoal !! Aquela do músculo trabalhado), haviam dias que eu queria muito matar uma série dos exercícios ou matar o exercício inteiro mesmo. Sim, somos seres humanos, eu nem sempre estava com toda a energia, ninguém está 100% motivado o tempo inteiro, mas a gente tenta fazer o melhor todo dia, eu tento, mas nem sempre consigo, normal.

O tempo no entanto, não pára, e entre esses meses de repente, uma sala surge na academia (e o pessoal da musculação curioso - o que será que vai acontecer ali? - e perdido - cadê o legpress que estava ali? E o hack? heheheheheh ). Eis que surge a Escola de Ginastas Roberta Padilha, e o que ia acontecer é que uma pequena* ia entrar na academia, cheia de energia, com uma flexibilidade que deixou muitos adultos de olhos arregalados, uma pequena* que aos poucos mostra o que veio fazer: arrasar. Descobrimos o que seria aquela sala: uma arena de pequenas gigantes. 
Resultado de imagem para moça na natureza tumblr
Tenho o privilégio de ver essa pequena* todas as manhãs, feliz por mais um dia de treinamento de ginástica ritmica, impossível não notar o brilho nos olhos dela, impossível não sorrir ao ver o eufórico encontro dela com as amiguinhas (algo sincero, puro, verdadeiro, "detalhes" que faltam em muitos de nós), impossível piscar com cada pirueta que ela faz quase brincando.  Sempre fico sorrindo em ver ela sair dos treinos e ir correndo fazer mais piruteas na barra de alongamento, ver ela escalar a barra até o alto da parede e ficar lá, esticada, por amor, por gostar daquilo, isso faz qualquer adulto sorrir. Mas ela aos poucos foi se destacando, e o amor dela a ginástica fez ela participar da sua primeira competição - Taça RS de Ginástica Rítma - e tirar nada mais, nada menos do que o primeiro lugar dia 12 de Agosto passado. 

O que sei é que a dedicação dela, o amor dessa pequena* de idade e gigante de talento, está fazendo eu refletir sobre o comportamento de muitos adultos quando estão praticando uma atividade física ou quando dão desculpas para não fazer. Quem arruma desculpas vira especialista em deixar a saúde de lado, acham que basta se exercitar quando estiver mais velho...grande engano, a saúde se constrói desde sempre, quanto mais cedo melhor. Mas tem o pessoal que faz exercícios, que está na academia e que sempre fica com cara feia diante de um desafio, diante de um peso maiorzinho, diante da dor boa do exercício bem feito, diante do fato de estar ali...se exercitando!!! Se a atividade é tão ruim, desistam, não pratiquem mais nada, mas se querem continuar façam com amor, façam com dedicação de quem se supera a cada semana, a cada mês.

Carambaaa, uma menina de 9 anos em pouco tempo já conseguiu sua primeira vitória, mas isso claro, vitória construída através de muita dedicação e enquanto isso, muitas pessoas adultas fazendo corpo mole  por achar que não são capazes de fazer alguns exercícios? Essa pequena* foi lá e fez, superou os desafios dela e a turma "adulta" pensando antes de ir e fazer. 

Essa nova geração está vindo com certeza para nós ensinar, ensinar a ter mais foco, mais persistência, em agir em vez de reclamar, em ter mais dedicação e menos preguiça. Essa nova geração está nos dando um banho de alto estima, de coragem, de determinação isso sim!! E para quem pensa que a vida dessa pequena* é mole, pensem que ela é uma criança apenas, mas uma criança que treina de manhã, vai na escola de tarde e ainda tem que fazer os deveres da escola, descansar, brincar... 
Resultado de imagem para moça na natureza tumblr

Coloca um adulto para treinar a manhã toda (e o treino dela não é moleza não heinnnn, não se enganem) e estudar tarde e noite, muitas vezes com a musculatura doendo devido aos treinos e ainda precisando mudar a alimentação - simmmm, "cês" acham que é treinar pra caramba e comer o que bem entende? -. Aposto que muitos marmanjos não aguentam uma semana. Mas esses mesmos marmanjos depois reclamam da vida. Haaaaaaaa vão catar purpurina no asfalto!!! Vão ver essa pequena* e tantas outras meninas espalhadas nesse Brasil, crianças ainda, treinando, tendo seus dias inteiros preenchidos, chegando a noite e desmaiando na cama e tudo isso por: amor, amor a uma atividade!! Vão ver e se inspirar em vez de reclamar que não tem tempo, não tem força. 

Quem sabe vocês, deixem os celulares de lado e focam em algo que amam fazer? Quem sabe nós marmanjos (sim me incluo nessa),  não comecemos a transformar nossos dias sem graça em dias de dedicação por algo que nos traga alegria (e não que encha nossas mentes com futilidades através das redes sociais)? Quem sabe a gente comece a dar significado para nossas vidas em vez de viver por viver? 

Pois quando o ânimo faltar, pensem nesses pequenos (e nos grandes também) atletas desconhecidos que dedicam meses de suas vidas e muitos, a vida toda, por uma paixão, pensem na garra que eles precisam ter e quem sabe, pesquisem matérias sobre eles... essa turma vai te mostrar o que é persistência, essa turma vai te mostrar o que é dedicação, essa turma vai te mostrar o que é enfrentar e ir além de seus próprios limites, muitas vezes (e acredito que na maioria das vezes) sentindo dores sim, tendo que esticar músculos que não estão muito esticados, que precisam ter a força que o corpo ainda está gerando, essa turma vai te mostrar o que é viver com paixão, essa turma vai te mostrar o que significa: dis-ci-pli-na!!! 

São apenas crianças? Não, não são. São seres de luz que estão vindo para mudar esse mundão, são seres que, mais nos ensinam do que nós a eles, são pequenos gigantes. 

Turminha que está chegando: que vocês sejam sempre protegidos e abençoados. Nós adultos agradecemos as lições ensinadas por vocês ... vocês ... pequenos gigantes. 

* A "pequena" que me referi no texto é a Rafaela Cavalheiro - campeã da VII Taça RS de ginástica rítmica, na categoria pré-infantil, competição que aconteceu dia 12 Agosto em Eldorado do Sul.  Quem quiser saber mais clique aqui.

A Rafaela, no dia de 02 Setembro (um dia depois desse texto ir ao ar), ficou em quarto lugar no torneio estadual que aconteceu em Santa Cruz do Sul - RS. É ou não é uma inspiração?   

E quem quiser ver uma foto dessa pequena gigante, pode acompanhar tudo por aqui, na página no Facebook Escola de Ginastas Roberta Padilha.


Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Olá Fernanda, tudo bem??


    Muito legal o seu texto e relato, temos que incentivar as crianças desde pequenos a praticar exercícios físicos e esportes, para crescerem e não terem dificuldades quando adulto, um adulto que nunca fez nada sofre um bocado, atividade física não é fácil mas faz um bem danado para a saúde...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Adorei a sua crônica, parabéns!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    http://aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Que bom que gostou do post. O que acha dele? Concorda com o que foi falado? Gostaria de saber sua opinião sobre o texto.

      Agradecemos o convite para conhecer seu blog, iremos visitá-lo sim e se gostarmos dele sim, podemos seguir. Lembrando que devemos seguir pessoas e blogs nos quais nos identificamos e se assim for, faremos. Mas não somos a favor de apenas "trocas" de "seguidas". Queremos colecionar leitores e não apenas seguidores.

      Volte sempre. Será sempre bem vinda.

      Excluir
  4. Oi Fê
    Achei muito legal o seu relato e de como é importante persistir e não perder o foco. Me deu até vontade de conhecer a menina.
    Eu voltei agora para academia, eu acho muito importante fazer exercícios, só que às vezes eu chego tão cansada e noite, que acabo não indo. Mas quando eu vou, me sinto mais disposta e percebo que melhoro muito nas coisas que eu realizo, nos estudos, eu fico mais animada, sabe?
    Amei o seu texto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    Uma inspiração,né? Foco, força e fé. Bora lutar pelo que queremos!
    Adorei!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei a cronica! beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  7. Que linda a sua crônica! Mais lindo ainda por saber que é real. Os adultos de hoje em dia são muito preguiçosos. Não querem se exercitar, não querem sorrir, não querem viver. Pra eles o que importa é só o tempo e as mídias. É inspirador conhecer crianças com tanto pique, né? Nos incentiva a fazer igual, a ser melhor, a fazer o mesmo que elas.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esta crônica é bem real mesmo, por ser verdadeira, mas por ser o que todos nós vemos todos os dias.
    Crianças realmente nos ensinam, inspiram e melhoram o mundo.
    Adorei o seu texto!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  9. Que crônica maravilhosa.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nanda!
    Mais uma crônica maravilhosa!
    Gente, existe tanta criança inspiradora por aí... só nos resta prestar bem atenção.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto Fernanda. Foi muito inspirador e que a trajetória dessa pequena e linda gigante nos inspire a sermos pessoas melhores dia após dia. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Amei seu post Fernanda, desde pequena nunca pratiquei esportes, mas sempre brinquei muito! Corria bastante, pulava. Só depois que casei que parei, antes fazia academia, agora quero pelo menos voltar a caminhar. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adorei a expressão "vão catar purpurina no asfalto" hehehe. Essa é nova... essa é boa. Vou começar a falar tb. Lindo texto! Há crianças que já nascem com o dom definido mesmo. Aposto que o que faz diferença entre o treinamento dela e o de muitos adultos é que ela faz com paixão. Por mais que seja puxado, ela consegue se divertir fazendo, pois faz o que ama. Assim deveria ser com todo trabalho. Todo trabalho é difícil. Só a paixão pode dar motivação para levantar da cama e sair da zona de conforto. Sorte a dela ter encontrado uma atividade que despertou a sua paixão tão cedo. A minha paixão é a escrita. Considero escritores verdadeiros "atletas mentais" hehehe. As pessoas me perguntam como consigo entender bem uma matéria ou escrever bem... foram anos sentadas durante horas debruçadas em uma escrivaninha hehehe. O que me prendia na escrivaninha e me afastava da tentação de fazer outras coisas? A paixão e o divertimento. Por incrível que pareça, eu encontrei um modo de me divertir estudando hehehe. Devo ser doida por amar estudar hehehe. Ao invés de achar chata a atividade, eu acho chato qdo não tem nada para fazer hehehe. É gratificante conseguir falar bem de um assunto depois e ter domínio em uma área. Desde criança eu gosto de estudar, ler e escrever e não me imagino sem estas três coisas na minha vida. Beijão!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in