Destaques

Newsletter

27 outubro 2017

Crônica: Tempo na Lata do Lixo

Olá pessoal, como vocês estão? Muita correria? Está dando tempo de ler de verdade os textos? Está dando tempo de descansar? 
Pois peço um tempinho para vocês lerem o texto de hoje que fala de... tempo.

Não esqueçam de nos seguir no Instagram.
@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

Sugestões de novos temas serão muito bem vindos.

****
Tempo na lata do lixo
Como reclamamos do tempo!!! Para todos nós o dia teria que ter 30 horas, 40 horas porque nenhum dia é suficiente para fazermos tudo o que queremos. Se algo está acontecendo no planeta Terra, se essa nossa morada está girando mais rápido que o normal não sei, mas sei que reclamamos muito e agimos pouco. 

Gostaria de entender como existem pessoas que conseguem fazer até mais coisas que nós e que ainda reservam tempinho para ler um livro, meditar, ver um filme no final do dia. Pensando com cuidado, acredito que eu saiba um pouco desse segredo de multiplicação de horas e esse pedacinho de segredo se chama: organização e metas claras.

Recentemente eu fiz uma tarefa um tanto chatinha mas que rendeu bons frutos: durante uma semana eu anotei o tempo que levava em cada atividade. Exemplos: acordei (anotei a hora), fiquei enrolando na cama até que finalmente levantei (anotei a hora que sai da cama), arrumei o quarto (anotei o tempo que levei para fazer isso), higiene (anotei o tempo também), café, intervalo do almoço, tarefas da tarde e noite, período que fiquei mexendo no celular...sim, anotei tudinho sim, deu trabalho mas também deu sustos quando, no final dessa semana de anotações, eu analisei como ocupava meu tempo. 

É impressionante como jogamos fora o tempo não em atividades grandes, mas sim nas pequenas paradas para pensar na vida ou (e principalmente) mexer no celular. Sim, o  planetinha nosso pode atéee estar girando mais rápido (uma hipótese, só para ilustrar), mas nós temos muita culpa no cartório também. 
Gastamos muito tempo mexendo no celular e nem sempre (ou quase nunca) é para ver uma mensagem importante da nossa mãe, do nosso pai, de nosso filho, do nosso amor, da escola da nossa filha, nem sempre é para checar um e-mail importante que precisamos ver naquele momento. Na maioria das vezes gastamos tempo vendo vídeos de gatinhos, dezenas de mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite, ou o vídeo com uma piadinha sem graça, ou fotos de um acontecimento ruim, ou ainda, gastamos tempo vasculhando o perfil alheio no Facebook, no Instagram, vendo fotos aleatórias no Instagram e não somente as fotos de quem seguimos, ou gastamos tempo repassando (essa doi né?) , re-pas-san-do as mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite e se a pobre criatura que mandamos a mensagem estiver em 4 grupos do Whastsap que também estamos, ela verá os mesmos bom dia, boa tarde, boa noite 5... eu disse...5 vezes, sim né...porque não basta mandar mensagens individuais, precisamos mandar as mesmas mensagens para todos os grupos no Whastsap. 

Também gastamos tempo pensando no que vestir e normalmente quando analisamos muito o guarda roupa nos atrasamos, gastamos tempo procurando o que comer no café da manhã, arrumando nossa pasta / bolsa, procurando a chave da casa, do carro. Conte os minutos que vocês fazem tudo isso que citei (incluindo o tempo mexendo no celular), façam o desafio de analisar o tempo de vocês em tudo o que fazem durante uma semana e estejam sentados quando forem ver o resultado porque vocês levarão um susto.  

Eu por exemplo, tenho uma rotina matinal que antecede minha ida a academia. No primeiro dia eu fiz tudo bem devagar, de propósito para ver como ia me sair, não era porque eu estava monitorando meu tempo que eu ia agir diferente, procurei ser eu mesma mesmooo sabendo que ia me assustar no final. Analisei também minhas tardes e noites. Para exemplificar para vocês, a rotina matinal que eu levava cerca de 2 horas para completar, hoje eu faço em 1 hora, e como sobrou tempo antes de eu sair, reservei 2 horas e 40 minutos nos quais eu faço muito mais coisas do que nas duas horas da época antes de eu analisar meu tempo. 
Imagem relacionada
Mas como eu fiz esse milagre? Da mesma forma que vocês podem fazer: não enrolando. 
- Celular por exemplo: tenha horários para verificar e quando estiverem trabalhando ou estudando deixem ele longe ou no silencioso; 
- façam compras uma vez na semana para a refeição de vocês da semana seguinte, planejem o que vão comer, arrumem a mesa todas as noites para o café da manhã do dia seguinte, deixem na mesa tudo o que não precisa de refrigeração, isso vai poupar um tempo imenso pela manhã; 
- separem mais ou menos o que vão vestir na manhã seguinte, verifiquem a previsão do tempo;
- organizem horários para ver os e-mails (uma vez ao dia está suficiente para a maioria das pessoas), para ver o Instagram (quem sabe no final do dia para relaxar?), para conferirem o Whatsap (nem venham com possíveis urgências porque quando for a pessoa vai ligar), para ver a série que gostam... selecionem para cada atividade um horário específico no dia e nessa hora dediquem-se totalmente a ela sem pensar nas outras (até porque para cuidar das outras haverá um tempinho separado e especialmente reservado para cada uma delas)
- planejem sim as refeições da próxima semana ou para quem almoça fora, pensem em quais locais vão almoçar em cada dia e deixem anotado na agenda, caso não esteja inspirada (o) no dia para escolher onde almoçar, pelo menos terão uma sugestão anotada na agenda
- tenham uma lista de tarefas e usemmmm ela. Eu por exemplo, dividi a minha lista de tarefas em pastinhas (uso o aplicativo Wunderlist o qual acesso no computador e celular), tem pasta para tarefas no computador, fora do computador, para tarefas na rua, tem pastinha com nome de compras, etc. Em cada pastinha, listas específicas, na pasta computador por exemplo, algumas listas que tenho são: ideias de crônicas - fazer crônicas mês seguinte - links diversos - importantes ... Na pastinha de compras: farmácia - supermercado - roupas e calçados - diversos. Assim, quando chego no supermercado eu acesso essa lista e vejo tudo o que eu anotei durante a semana que eu preciso comprar, anoto na hora que vejo que está acabando o produto específico e consequentemente, quando eu estiver no supermercado eu não vou esquecer de nada e assim faço para quando eu estiver mexendo no computador, ou quando estiver longe dele, etc. Cada um pode escolher onde ter sua lista de tarefas, pode ser na agenda de papel, ou num caderno, ou no computador, mas o importante é que você possa carregar ela. Vai poupar um tempo imensoooo. E quem estuda pode fazer uma pasta chamada Estudos, e dentro fazer listas com os nomes das matérias e nessas listas anotar o que precisa estudar, pesquisar, trabalhos para fazer...

Esse assunto rende muitos textos, mas aqui fica a reflexão que nós temos muita culpa do desperdício de nosso tempo. Usar ele de maneira adequada, ter metas claras de vida, saber quais metas queremos atingir naquele dia, saber o que queremos da vida, não enrolar...simples atitudes que podem mudar muito nosso dia. 

Não é o tempo que voa, é nós que estamos jogando ele fora. 



Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Comecei a me controlar, reclamava do tempo toda hora, porque estava passando depressa demais, que não dava tempo de fazer nada, até que percebi que se eu me programasse direito, dava tempo de fazer tudo. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Kaila, aos poucos vamos aprendendo a nos organizar.

      Excluir
  2. Que crônica maravilhosa.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da crônica Fernanda. O tempo escorre pelas mãos e acabamos não percebendo. Ótima reflexão. Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa e não sabemos aproveitar, por mais momentos conscientes em 2018.

      Excluir
  4. Oi Fê
    Adorei a reflexão e concordo com tudo que você falou, nós é que não aproveitamos o tempo. Eu mesma às vezes perco tempo na internet ou celular, mas tenho me controlado nisso.
    Também precisei me organizar neste semestre para conseguir continuar com o blog, minhas leituras, estágio obrigatório, mais 3 cadeiras da faculdade que estou fazendo e o Projeto tcc que já iniciei. Se não me organizasse não conseguiria fazer tudo, tento aproveitar o tempo ao máximo, as horas vagas. Com certeza a organização me ajudou muito. Amei a crônica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nessa!!! Com certeza com organização, planejamento e força de vontade para seguir tudo conseguimos sim fazer muitas coisas. Época final de faculdade é tenso mesmo mas se a gente respeitar nossa programação, tudo dá certo... mas a disciplina é fundamental. Um ano de 2018 lindoooo.

      Excluir
  5. Oi, Nanda!
    Meu Deus como amo essa música <3
    Menina, as pessoas perguntam com consigo fazer tudo que faço durante o dia e eu digo o mesmo: sempre separo um tempo pra isso. É só questão de querer.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Luiza, basta a gente querer e fazer que conseguimos sim.

      Excluir
  6. Eu acho que o tempo é uma das coisas mais importantes que nós temos, ele é muito precioso. Por isso, eu odeio sentir que eu estou desperdiçando tempo com algo ou com alguém. Por isso, eu tenho uma rotina onde eu consigo dividir muito bem o meu tempo e e gosto de seguir essa rotina a risca. Ás vezes pode ser cansativo, mas é um bom chegar no final do dia e saber que eu consegui fazer tudo que eu tinha que fazer e que ainda sobrou tempo. Essa sensação é maravilhosa.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/10/top-7-novidades-da-semana_27.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de chegar no final do dia e ter a sensação que meu dia rendeu, me sinto bem com isso. A gente sabe que não colocou fora algo tão precioso como o tempo.

      Excluir
  7. Oi Fê,

    O tempo é uma das coisas que mais temos de importante e se planejar com certeza ajuda a não ficar parado em coisas pequenas.
    Ultimamente ando e programando para realizar as coisas e está ajudando bastante.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só fazermos um teste de poucos dias, com organização tudo fica melhor...basta alguns dias testando que não queremos mais agir de outra forma.

      Excluir
  8. Oi Nessa.
    Mais uma ótima crônica!
    O tempo é algo complexo e que ultimamente tem escorrido por minha vida!
    Gostei muito das suas reflexões e das suas considerações.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ahhh, que demais essa crônica, amei!!! Realmente, estamos sempre reclamando do tempo, confesso que faço parte deste grupo, hehe. Amei tuas reflexões!

    Bjos, http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe agora em 2018 você começa a se organizar e fazer render seu tempo... a sensação é única e maravilhosa!

      Excluir
  10. Oi Nanda, tudo bem? Eu sempre achei que tempo todo mundo tem, é uma questão de prioridade, rever nossas prioridades na vida é mega importante. Excelente tema, realmente rende bastante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, precisamos saber o que é prioridade para nós, porque senão o tempo passa e aí que vamos sentir falta do que não realizamos.

      Excluir
  11. Oi Fernanda!
    Realmente, o celular é o maior 'comedor' de tempo da face da terra.
    Tem o facebook, instagram, twitter, snap, aí depois de ver tudo já está na hora de voltar ao facebook, afinal, tem várias 'novidades'. "NOVIDADES" entre aspas mesmo, porque a maioria das coisas são inúteis, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Redes sociais é nossa perdição, por mais momentos do celular em modo avião, hehehehe

      Excluir
  12. Oi Nada,
    Eu sou uma daquelas pessoas que reclama muito do tempo, mas na maior parte do dia (principalmente em dias não letivos) estou fazendo coisas que não vão acrescentar nada muito positivo na minha vida. Sou, também, uma daquelas pessoas que têm muitos planos, mas que não põe em prática por diversos motivos, entre eles, as distrações do mundo virtual. Seu texto me tocou muito, pois me identifiquei com maior parte dele. Vou tentar, pela milésima vez, seguir o cronograma que fiz há alguns meses - e não segui por nem um dia sequer :P -, agora com algumas alterações seguindo as sugestões que você nos deu /o/. Obrigado <3

    Abraços,
    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista Leandro, acredito em você. Aliás, conhece o curso Produtividade Ninja? Se está com dificuldades em se organizar, recomendo esse curso que fiz e recomendo. Pode confiar, é excelente: https://www.produtividadeninja.com/

      Excluir
  13. Você escreveu realmente algo que eu penso e que tento melhorar mais a cada dia. Estou estudando para vestibulares e enem (reta final, ainda mais) e preciso me organizar para estudar e manter tudo em dia, mas se eu realmente tirar o celular de perto de mim, acabo tendo muito mais tempo.
    Nós realmente gastamos muito tempo fazendo nada e depois reclamamos.
    Adorei o texto.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estudos é algo que toma muito nosso tempo, e para você também vou recomendar o curso que recomendei para o Leandro no comentário acima. Dá uma olhadinha.

      Excluir
  14. Olá, Fernanda.
    As pessoas sempre me perguntam como leio tanto, onde arranjo tempo. Acho que cada um tem que organizar o seu e dar prioridade para o que que gosta. Isso de anotar eu já fiz com o dinheiro e percebi que eu gastava muito em tanta besteira baratinha que no fim das contas dava muito dinheiro quando somado. Acho que a organização deve fazer parte da nossa vida em todos os setores, inclusive no tempo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que acha que é neurose, mania... mas organizar o tempo é dar valor a nossa vida, é querer se dedicar ao que nos faz bem, é não querer perder tempo com o que não nos agrega.

      Excluir
  15. Oie Fernanda =)

    Como reclamamos do tempo, não é mesmo? Só que o problema é que ele sempre anda do jeito que ando. Somos nós que estamos tão concentrados em nós mesmo e nos problemas que esquecemos de aproveitar aqueles pequenos momentos. Aqueles que fazem diferença no nosso dia a dia.

    Ótima reflexão!

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos dar valor ao que é importante hoje, amanhã pode ser tarde né? Gratidão por comentar Ariane.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in