Destaques

Newsletter

03 novembro 2017

Crônica: Atalhos

Olá pessoal, como estão? Lendo toda a postagem? Vocês gostam e costumam ler os textos, as resenhas, as postagens aqui do blog ou atalham e vão para os comentários direto?  Pois é sobre vários tipos de atalhos que vamos falar hoje.
Espero que gostem. Cliquem no play e boa leitura.

Redes sociais da equipe aqui do blog: @nessaleitora, @cotonho72, @insta.nandarocha

*****
Atalhos

Imagem relacionada
Atalhos podem ser uma ótima alternativa de encurtar um caminho, mas será que esse é o mais bonito? Claro que há casos de emergência onde um atalho pode salvar vidas, mas além dessa exceção encurtar um caminho será uma boa saída? 

Um exemplo bem próximo de nós: alguém decide criar um  blog e faz ele bem feito, escreve e revisa várias vezes cada postagem antes dela ir ao ar, faz tudo com amor. Outras escolhem escrever de qualquer jeito e sair comentando nos posts de outras pessoas no estilo: "ótimo texto. tem post novo no meu blog: xxxx", "linda resenha, me segue no youtube?", "adorei. visita meu blog?", isso quando não fazem o que já aconteceu por aqui  em um dos meus textos onde alguém comentou: "ótima resenha , ..." , resenha? oi?,  e teve também este outro: "Que crônica maravilhosa. Ótimo vídeo" sendo que havia apenas o áudio de uma música, nada de vídeo. Essas pessoas escolhem os atalhos para atrair visitantes para seus blogs.

Nada contra a divulgação de seu canal ou blog, mas quando você escreve um texto você quer que as pessoas no mínimo leiam, certo? Mas se você não lê o que os outros escrevem como pode querer que leiam o que vocêsss escrevem? Seguidores, inscritos se conquista com respeito ao conteúdo alheio, atenção, comentários que tenham a ver com o tema postado e principalmente: respeito para com a outra pessoa. Mas se você usa a tática do copia e cola comentário em tudo quanto é site e blog que visita, que tipo de credibilidade você acredita estar conquistando? Será que seus seguidores estarão com você durante bastante tempo sendo que nem você dá atenção ao que eles escrevem?
Resultado de imagem para mulher lendo tumblr
O mesmo acontece por exemplo, com quem decide fazer doces para vender. Primeiros dias capricha nas guloseimas, capricha na embalagem, mas conquistado os primeiros clientes relaxa totalmente comprando até matéria prima mais barata. Será que alguém que faz isso acredita mesmo que os primeiros compradores vão continuar comprando seus produtos e que não vão falar para ninguém sobre a queda na qualidade? Ao contrário, quem faz tudo com capricho, às vezes cobra um bocadinho mais mas mantém sempre a qualidade, essa pessoa pode até demorar mais para conquistar clientes mas estes conquistados e sempre bem servidos, com certeza não vão trocar o certo pelo duvidoso. E assim é em tudo na vida.

Há quem se orgulhe do jeitinho brasileiro de se dar bem sem fazer esforço, mas até quando isso vai? Quem trabalha bem só os primeiros meses e depois empurra serviço para os mais novos acha mesmo que seu chefe do coração não vai notar? Quem se dedica aos exercícios físicos só até atingir o peso desejado acha mesmo que relaxando ou até parando de se exercitar o peso vai continuar o mesmo? Quem estuda pra valerrrrrrrrrrrr só na primeira semana, acredita de verdade que vai conseguir boas notas ou passar na prova tão sonhada? 

Atalhos podem trazer resultados rápidos mas com certeza não são duráveis, e quem quer algo de verdade não se arrisca por caminhos mais curtos e prefere a demora da construção bem feita, dos passos bem dados, da base bem sólida porque os resultados serão permanentes.

Pense se deseja a forma mais rápida ou a forma mais duradoura. Pense em quais atalhos anda percorrendo e se valem mesmo a pena. Mude o caminho se for necessário, reprograme sua bússola, construa algo duradouro.





Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Oi Fê
    Essa questão dos comentários vagos no blog é muito comum e ao mesmo tempo triste, pois nós que nos dedicamos e escrevemos queremos que os outros leiam. Isso me incomoda e muito.
    Eu só comento em blog que eu gosto, que eu sigo e que curto ler os posts.
    É triste esta realidade, mas infelizmente isso acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem que tivesse intenção conseguiria comentar superficialmente em blogs. Eu preciso ler, preciso estar ali de coração. Infelizmente mesmo nem todos respeitam o trabalho alheio. Mas depois não reclamem da colheita que farão na vida né?

      Excluir
  2. Amei sua reflexão e concordo com tudo o que você escreveu, no começo do meu blog a falta de tempo me fazia pecar nas divulgações e comentários, fazia muito isso do copiar e colar para ganhar tempo. Hoje vejo que foi bem errado e inútil, pois divulga negativamente o site.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo erra Kaila, eu já fiz isso até que a dona de um blog fez um comentário sarcástico em cima dos meus comentários copia e cola e eu tenho vergonha até hoje por isso. Vi que estava agindo errado, mas o problema é que tempos atrás a gente não tinha tanta orientação como tem hoje. Quem quer fazer blog e decide pesquisar sobre, vê de cara que uma das orientações mais batidas é não fazer comentários copia e cola. Informações hoje para não cometer esse erro há de monte, não segue quem não quer.

      Excluir
  3. Como percebo aquilo que você escreveu e reparo muitas vezes no meu blog que as pessoas nem lêem, porque depois comentam com coisas sem nexo, que se tivessem lido não teriam comentado de determinada maneira.
    Eu leio sempre, por isso demoro horas a retribuir comentários, por vezes é penoso, mas é um esforço válido.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim. Aqui nesse blog eu sou apenas colunista mas faço questão de ler cada comentário e responder, como estou fazendo hoje, respondendo comentários dessa crônica que já faz tempo que foi ao ar. Eu procuro dar atenção e ler de verdade o que colocam. Comentários são o feedback dos leitores, mas nem todo leitor respeita esse meio que temos de medir nosso trabalho.

      Excluir
  4. Oi,
    Adorei o texto, e realmente a maioria das pessoas buscam ''atalhos'' e um bom exemplo disso foi as postagens do blog, muitos nem leem o conteúdo e já vão pulando para os comentários.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facebook acontece muito isso né Jéssica? O pessoa começa a ler uma notícia e nem termina a frase já saem espalhando boatos sobre algo que não tem nada a ver... Preocupante essa situação.

      Excluir
  5. Oi, Fê. Eu concordo com você em tudo, principalmente esse de você se auto divulgar nos comentários de outros blogs, e geralmente os comentários são bem ruins, deixando a mostra que a pessoa nem se dignou a ler o que você escreveu. Cara, acho isso tão ridículo que ainda não entendo como as pessoas ainda conseguem não ter vergonha na cara e continuar fazendo isso, dá uma raiva enorme. Infelizmente o jeitinho brasileiro corrompe muitas pessoas, e o pior, elas acham isso muito normal.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o que disse Miriã, também acho no mínimo ridículo!! Eu tento dar umas indiretas para a pessoa mas muitas vezes estão tão no modo "zumbis" que nem percebem. Com essas pessoas nem tenho vontade de tentar ter um bate papo.

      Excluir
  6. Que ótima reflexão.
    Seus textos como sempre maravilhosos.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concorda com o texto Gabriele? Você já fez isso em algum momento de sua vida ou conhece quem faça? O que pensa sobre o assunto? Ficaríamos mais felizes se argumentasse mais em seus comentários.

      Excluir
  7. Oi Fernanda,
    Sabe o que eu acho mais engraçado?
    Você ACABOU de abordar esse assunto e já tem gente comentando 'adorei o texto' com o link do blog. Deeeeus, é difícil pelo menos ver sobre o que a postagem se trata????
    Bom, me desculpe o comentário, mas eu precisava comentar isso. Eu já passei por isso também e tem horas que nem sei como reagir. Chega a desanimar um pouco, confesso.
    Agora, sobre os atalhos em geral. Eu não gosto quando dizem que é o jeitinho brasileiro de facilitar as coisas, afinal, não é um elogio e não podemos generalizar, né?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, isso prova que as pessoas continuam não lendo os posts. E isso desanima mesmo.

      Excluir
    2. Ale: sim eu vi e acabei de responder dando um toque para a pessoa, mas acha que essa pessoa vai notar? Duvido muito que a Nessa esteja retribuindo as visitas dessa pessoa, porque esse tipo de comentário é totalmente dispensável, não precisamos deles não. Mas mesmo assim a pessoa vem aqui e continua não lendo e colocando comentários copia e cola para divulgar seu blog. Se eu pudesse bloqueava porque, quero pessoas de verdade aqui comentando em meus textos e com certeza a Nessa também quer pessoas de verdade visitando o blog dela. Lamentável esse tipo de situação.

      Excluir
  8. Oi, Nanda!
    Infelizmente esse teu texto representa uma galera da blogosfera. Tão prova que tem comentários do tipo que você comentou aqui.
    Como eu me empenho bastante nos meus textos, eu sei que as outras pessoas também fizeram isso. Então tenho todo cuidado de ler do começo ao fim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza você é o tipo de pessoa que todo blogueiro quer ver em suas postagens. E essa pessoa que continua não lendo as postagens aqui, continuará fazendo isso porque no mundo dela isso é normal, ou seja, é normal desrespeitar o trabalho alheio.

      Excluir
  9. Gostei da crônica Fernanda. Acredito que todo blogueiro já passou por situações semelhantes à que você citou, gastando um bom tempo e se dedicando para escrever um post bacana e de repente aparece um coleguinha que nem se dá ao trabalho de ler o seu texto e comenta com um monte de links de autopromoção. Eu até mesmo optei por moderar os comentários do Nessa News pra evitar esse tipo de situação. Tudo na vida requer esforço e dedicação e quem opta pelos "atalhos da vida" muitas vezes acaba caindo em uma estrada bem íngreme e tortuosa. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moderar comentários pode ser mais trabalhoso mas é a saída muitas vezes. Não consigo ler os comentários da pessoa em questão que aqui comenta sem ler os textos sem me indignar. Mas cada um escolhe o caminho que quer, se quer ser desvalorizada na blogosfera... paciência.

      Excluir
  10. Concordo com o que vc escreveu, as vezes a gente lê um comentário nada a ver com o tema que a gente postou, eu leio mesmo, o audio nao escuto pq o chefe pode escutar e eu comento escondidinho rsrsr. Normalmente visito sempre os mesmos blogs, e os novos vou colocando tudo na lista de leitura pra não deixar de seguir, assim fica mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Anny, a música nem sempre dá para ouvir, isso é normal. E por isso que sou contra os blogs que colocam música que tocam automaticamente porque nem sempre estamos em local propício para ouvir música. Até em casa não gosto de abrir sites com música automática. Mas você lê o que escrevemos, isso é o importante e o que valorizamos.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in