Destaques

Newsletter

01 dezembro 2017

Crônica: Leitores de quê?

Olá leitores amigos,vocês estão lendo toda a postagem? Costumam ler correndo, por cima mesmo ou prestam atenção nas humildes palavras que eu escrevo?
Vejo que muitos não prestam atenção na postagem inteira porque me chamam de Nessa, hehehehehe, no final das postagens sempre há o nome de quem escreveu e meu nomezinho está lá... Para quê a correria? Calma povo, o mundo não vai acabar não.

Hoje o texto é sobre isso, sobre os tipos de leitores que estamos nos tornando, ou não.

Não esqueçam de nos seguir no Instagram e conferir a música no final do post.

@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

*****

Leitores de quê?
Imagem relacionada
Você é leitor, você está lendo esse texto, de repente você lê livros, jornais, revistas, artigos ou nada disso. Mas ler não quer dizer muita coisa, mas sim a maneira como cada um de nós lê.

Não sei se dou risada ou choro de desespero, cada vez mais pessas começam a ler algo, não terminam e adivinham o resto e pior: espalham algo que nem é verdade. 

Quantas notícias (muitas vezes falsas), percorrem o Facebook e nós nem nos damos o trabalho de verificar a fonte da notícia e já saimos aspalhando pelos quatro cantos do mundo... quantas pessoas entram em desespero por isso...Quantas notícias (verdadeiras) percorrem o Facebook, ai vem uma anta, lê o começo, não termina de ler o resto e inventa algo em cima de algo que era verdadeiro e começa a divulgar nas suas redes sociais...

Quantos amantes de livros, para fazer bonito para o autor (ou autora) terminam de ler o livro deste rapidamente e já coloca a resenha no ar, resenha muitas vezes com base em resenhas dos outros pois leu tão rápido que não lembra de muitos detalhes...Quantas pessoas fã de literatura não prestam atenção nas linhas que em seus olhos percorrem, isso porque querem fazer bonito dizendo que leu 8... 9 livros em um mês...
Resultado de imagem para leitores tumblr
Não critico quem lê rápido e presta atenção no que lê, há várias pessoas sim que conseguem se concentrar na leitura mesmo que essa seja feita rapidamente, há pessoas que conseguem dar atenção plena para os 6 ou 7 livros que leram em 30 dias...mas não são todos assim. Para quê mostrar números para os outros? Porque não, mostrar conteúdo? Lindo ler 8 livros em um mês, quem dera eu se tivesse tempo, mas prefiro muito mais ler 2 livros bem lidos do que 8 de maneira que nem lembro do que se tratam.

Nesse universo de leituras de todos os tipos, um merece atenção: os que começam a ler uma notícia e adivinham o resto e os que compartilham notícias sem verificar a veracidade.  Quantas pessoas ficam nervosas, brigam, se preocupam, deixam de dormir uma noite porque recebeu uma notícia (falsa) no celular. Cada pessoa reage de uma forma diante de certos acontecimentos e por isso precisamos prestar atenção no que lemos e principalmente no que compartilhamos. 
Resultado de imagem para books and coffee tumblr
Se quer compartilhar algo, reserve uns minutinhos (nem precisa ser muitos, 5 basta) para verificar a veracidade do que está sendo divulgado. Se viu que a notícia é falsa, avise quem mandou, dê a dica para a pessoa verificar antes de compartilhar, eu já fiz isso e ainda mandei o link comprovando que a notícia era falsa. Tudo bem que a tecnologia está facilitando muito nossa vida, através dela estamos tendo acesso a notícias do mundo inteiro, com ela podemos enviar mensagens de todos os tipos para dezenas de pessoas, mas... não vamos confundir essa facilidade com aterro sanitário e sair distribuindo tudo o que não presta. Não é porque temos o poder de compartilhar o que queremos que vamos entupir a rede virtual de porcaria, depois não sabemos porque tem tantas pessoas repetindo absurdos que chegaram em seu celular ou que viu em alguma rede social.

Que tipo de leitores estamos nos tornando? Aqueles que não prestam mais atenção em nada? Leitores que não questionam o que seus olhos captam? Leitores repetitivos de tudo quanto é besteira que invade a internet? Estamos sendo máquinas de copiar e colar informações absurdas? 

Pense nisso, pense em que tipo de leitor você está se tornando, pense no que pode melhorar, mude, questione, leia de verdade e não seja papagaio de pirata repetindo o que os outros escrevem. 




Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Oi, Nanda!
    Nossa, hoje em dia a galera parece que só lê o título da notícia e vai espalhando um monte de coisa.
    Eu sou uma pessoa que lê bem rápido, daquelas que lê os 8 livros pro mês hahahahaha mas também entendo que tem cada um tem seu ritmo de leitura. Como você disse, melhor ter 2 livros lidos por mês do que 8 que você nem lembra direito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!! Se você lê 8 livros por mês bem lidos isso é ótimo!! O problema é quando a pessoa lê tudo isso e sai contando coisas que nem aconteceram nos livros, hehehehhee.

      Excluir
  2. Olá, poxa adorei o post! O que você falou é super verdade muitas vezes não lemos ou interpretamos mal uma mensagem e isso acaba sendo uma falsa mensagem, infelizmente isso acontece direto. Por isso temos que reservar um tempo para ler aquela matéria completa e daí tirar suas conclusões.

    https://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Camila. Ler com calma, refletir sobre. Gratidão pela visita!

      Excluir
  3. Amei o seu post e tu fez com que eu me lembrasse da minha melhor amiga, eu brinco que ela faz "leitura seletiva" nos textos. Porque ela lê tão rápido, que nem presta atenção direito nas coisas e depois quando vamos conversar sobre o texto, eu vejo que ela pulou partes e não sabe de muitos detalhes. É complicado e ao mesmo tempo muito engraçado conviver com esse tipo de leitor.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/12/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São leitores apressados demais, hehehehehe. Gratidão pela vista Gabriela!

      Excluir
  4. Oi Fernanda,

    Ultimamente é isso que tem acontecido, muitos nem checam os fatos e ja saem espalhando ou outros nem leem tudo e ja saem dizendo coisas que não são verdadeiras.
    Ler é algo que precisamos fazer com calma, pois precisamos assimilar aquele conteúdo, se não, não trará nenhum conhecimento.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Jessica, e essa pressa toda muitas vezes faz a pessoa ter que ler duas vezes, trabalho dobrado. Precisamos praticar a paciência...

      Excluir
  5. Olá, Fernanda!!! Super concordo com cada palavra escrita, tudo é lido e escrito de forma rápida e muitas vezes palavras carregadas de mentiras. Eu leio com calma até 9 livros por mês, mas não é sempre. Afinal temos nossos afazeres e lá no blog as resenhas saem de maneira calma, de forma que posso escrever a resenha depois de pensar e refletir sobre o que gostei ou não na leitura do livro. Amei sua reflexão. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que existem pessoas como você que leem livros com calma e fazem as resenhas refletindo bem sobre o que vão falar. Infelizmente são raras as pessoas como você.

      Excluir
  6. Olá! Super concordo com você, acho que temos que ler mais e com mais atenção. Mas infelizmente na correria do dia a dia muitas das vezes as pessoas acabam lendo demais e não absorvendo o que foi lido, é uma triste realidade \;

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste realidade Mayara que está se transformando em inúmeros, exemplo: o índice de analfabetismo funcional subindo com o passar dos anos e esse nome de analfabetismo era algo que não escutávamos tempos atrás...

      Excluir
  7. Oi Nana! Notícia falsa é o que não falta e infelizmente plagio tb de resenhas, este ano sofri bastante com isso e é muito difícil lidar com a situação. Não coloco metas de leituras pra não sofrer, mas sou uma pessoas que tem insonia, então leio bastante e é minha excelente companhia das madrugadas! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi. Pois é, eu parei de colocar metas de leitura assim relaxamos mais e conseguimos ler com mais foco. Ando fazendo o mesmo que você...

      Excluir
  8. Oi Fê. Hoje sua crônica foi bem importante e reflexiva. Vejo muito comentário por aí errado, vc logo nota que a pessoa não leu o conteúdo do texto.
    Concordo com vc em relação as leituras, tem gente que lê correndo pra ter números e a qualidade onde fica? Por conta disso este ano eu nem me coloquei mestas, outra coisa que nunca vou entender e que até já fiz parte disso um dia. O que importa é ler, é vc ter prazer de ler e não a quantidade de livros. Agora com aula e tcc eu nem consigo ler muito, estou na media de 4 a 5 livros e fico muito feliz por isso, pois ler é meu lazer e não algo pra fazer concorrência ou ter quantidades.
    Informações erradas e compartilhadas é outra coisa que tbm vejo muito. Hj as pessoas não tem tempo pra nada, nem pra ler e acabam compartilhando coisas sem ler.
    É bom refletir sobre o assunto. Bjs❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Nessa. Ainda mais na sua área acredito que esse é um assunto que infelizmente vai crescer em debates, afinal: uma pessoa estar com um livro nas mãos faz dela um leitor ou não? Bom tema para um TCC, hehehehehe. E sobre as notícias compartilhadas, o problema delas que dependendo do que são podem deixar pessoas mais velhas em estado quase de treco no coração devido a uma notícia falsa, quando não compartilham links que instalam vírus nos celulares. Ler e verificar a veracidade das notícias está cada mais urgente.

      Excluir
  9. Olá, Fernanda.
    Esse tipo de pessoa que repassa informações sem saber do que se trata não podem ser chamados de leitores. Eu já nem compartilho nada para não acontecer de estar compartilhando algo inverídico. Agora quanto a quantidade de livros por mês, eu sou uma que leio muito rápido e já li mais de dois mil livros na minha vida. Claro que não vou me lembrar de todos se for só pelo nome ou capa. Mas se começar a reler vou lembrar com certeza. Acho que a quantidade de livros lidos se deve ao tempo que você dedica a leitura. Como eu dedico uma boa parte do meu tempo para os livros, com certeza vou ler mais do que alguém que só lê uma hora por dia por exemplo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sil, cada um tem uma capacidade de ler rápido (ou não) e o tempo destinado a isso. Há pessoas, como já comentaram aqui, que leem 8 livros por mês mas tem outras que às vezes leem 1 ou 2, mas tudo bem... o importante é usarmos esse tempo para nós, para ler o que queremos e treinar o foco. Gratidão pelo ótimo comentário.

      Excluir
  10. Depende do dia leio as coisas correndo, mas geralmente não gosto e nem consigo. Com livros é assim.. sou muito dos detalhes e por isso leio muitooo devagar.. me impressiona as vezes ver pessoas que leem dois ou três livros em um dia, ou na semana.. as vezes não consigo ler um na semana.. mas também a qualidade é de se pensar como você falou.. até que ponto isso é saudável também.. fazer tudo correndo..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      Aí está o detalhe: tem pessoas que leem correndo e entendem, captam o que o texto quer transmitir, o problema é quando a pessoa lê palavras picadas apenas para aumentar o número de livros lidos lá no Skoob. Tem muita lista de livros lidos por aí que deveria ser reduzida pela metade, hehehehehe

      Excluir
  11. Hey Nessa!

    A gente tem que tomar cuidado porque é isso que a sociedade quer que a gente se torne... Isso é verdade e ler isso é bom, é melhor ler menos com mais qualidade do que mais com menos qualidade, né? Se a gente é o que a gente lê, então vamos ler com consciência para saber analisar se o que lemos vai ser bom ou ruim e o quanto (porque naturalmente algo agrega) vai agregar ou analisar para onde vai agregar para nós, né?


    Ah! Quando vier no blog, dá uma passadinha na promoção literária, tá ? <3
    Super prêmios e três kits recheados <3
    http://www.interruptedreamer.com/2017/11/promocao-fim-de-ano-literario.html

    beijocas!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâm,
      Esqueceu de ler o finalzinho da postagem pois quem escreveu é a Fê e não a Nessa, hehehehehe. Bem o tema de nosso texto né?
      Seguinte: sobre propagandas de sorteios e blogs, manda um e-mail para a Nessa ok? Tenho certeza que ela não vai se importar em divulgar nas postagens destinadas a isso. Bju grande

      Excluir
  12. Olá Fernanda, tudo bem??

    Bom eu sou a louca que não guarda nomes, a vezes eu até vejo que postou, mas por algum motivo vou lá e coloco o nome da pessoa que já conheço pacas no blog haha, perdão por isso, procurarei melhorar. Sobre as leituras de livros, eu sou a louca que leio em média 6 livros por mês... mas pode ser mais em outro ou menos, porque depende muito do tipo de leitura que faço. Se é uma história que já é da minha zona de conforto a leitura flui de uma forma que leio em um dia ou dois, mas se é algo mais denso, sou uma lesma e leio em uma semana ou duas, então depende muito. Eu gosto de minhas resenhas bem feitas, então tudo que resenho é algo que li realmente no livro. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!! Tem livros que são tão bons que entramos madrugada lendo né? Hehehhee. Eu já fiz isso muitas vezes e precisando levantar cedo no outro dia, mas também, com esses livros parecia que eu estava dentro da história de tão concentrada que ficava. Gratidão pelo comentário. Volte sempre

      Excluir
  13. Adorei o texto! Sou dessas leitoras que lê devagar tentando absorver o livro. Crio uma conexão especial com o que leio. Não acredito que números de livros façam um bom leitor. Tem gente que lê muito, mas não escreve bem e não tem cultura. Tem gente que lê pouco, mas do pouco que lê aproveita de modo intenso a ponto de ficar culto e escrever bem. Gosto de saber quem é o autor por trás da postagem e sempre vejo com os olhos profundos o que leio. O problema é que as pessoas estão rasas demais e apenas passam os olhos nos textos por aí. Passar os olhos não é ler. É a mesma diferença entre olhar um cardápio e comer (hehehe). Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito como você na leitura de livros, eu "entro" na história, esqueço de tudo ao meu redor, por isso não leio em qualquer lugar. Ameiiiiiiiiiiiii a comparação >> É a mesma diferença entre olhar um cardápio e comer << Ficou perfeita, hahahahahhahahaa. Bjuuu

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in