Destaques

Newsletter

05 janeiro 2018

Crônica: Atenção para quem convive com nós

Olá leitores lindos, Muitos em férias? De folga por aí ou não?
Final do ano falei sobre o silêncio, quem não leu a crônica de ano novo leia e comente lá. 
Hoje porém, eu venho falar sobre o não silenciar, sobre o disser, sobre o agradecer, sobre o dar retorno. Leiam, comentem e curtem a música.

Há! Estou atrasada nas respostas dos comentários de vocês em crônicas passadas, mas aos poucos estou respondendo a TODOS!! Tenham bocadinho de paciência comigo, hehehehehe.

E não esqueçam de nos seguir no Instagram: @nessaleitora, @cotonho72, @insta.nandarocha

*****
Atenção para quem convive com nós

Imagem relacionada
Quantas pessoas passam na nossa vida... quantas pessoas nos emprestam algo, nos dão algo, nos dizem algo que nos faz bem e em nenhum momento agradecemos, perguntamos sobre o objeto, sobre a importância das palavras que ela ou ele nos dirigiu. 

Quantas vezes alguém nos empresta um livro e nós lemos sim, devolvemos rapidamente e pronto, nem tocamos no assunto. Como é bom quando emprestamos um livro e a pessoa nos devolve dizendo se gostou ou não, o porquê da opinião dela, e até citando outros títulos parecidos...

Quantas vezes damos algo para alguém e esse alguém nem nos retorna. E isso pode acontecer com diversos objetos. Um exemplo meu: um amigo queria montar uma horta em casa, já que tinha terreno para tal. Eu tenho uma horta sim mas em potes de sorvete já que minha casa tem o pátio quaseee todo calçado devido ao carro.  Pois bem, dei mudas de alecrim, de hortelã, de manjericão, de cebolinha... e tipo... nunca mais soube se as mudas que dei com tanto carinho cresceram ou morreram. Fiquei curiosa mesmo e pensei: como é bom quando alguém nos dá algo e a gente, sem precisar ser questionado por isso, damos retorno sobre o que ganhamos.

Também englobo nesse contexto palavras amigas que na hora que ouvimos podemos nem ter tido a noção de agradecer mas que depois, com mais calma, aquelas palavras realmente fizeram diferença no nosso dia... como é bom agradecer a pessoa que nos falou tais palavras, como é bom a gente ouvir de quem ajudamos, o quanto fez diferença o que dissemos. 
Resultado de imagem para borboleta tumblr

São pequenos gestos que fazem a diferença para ambos os lados. E exemplos são infinitos... são tantas as situações que outras pessoas fizeram uma pequena diferença no nosso dia e isso é tão bom que precisamos ter a consciência que agradecer ou apenas retornar, faz bem... para nós e para o outro. 

Agradecer, retornar, dar atenção a quem dedicou seu tempo para nós... ações que levam pouco tempo mas quem se perpetuam no tempo da nossa vida, das nossas lembranças. 

Para começar o ano, deixo essa reflexão curtinha (ritmo de férias por aqui também né? hehehehe) mas que pode fazer muita diferença nos nossos dias. Por um ano novo com mais gratidão, mais carinho, com mais contato humano, com mais olho no olho, com mais amor... 


Fernanda Rocha

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Oi, Fê. Eu percebo muito isso, ás vezes o ser humano simplesmente não presta pra dizer um obrigado a alguém que sempre está do lado dele, apoiando e ajudando. Eu acho que a gente acabou se tornando egoísta demais, apenas se preocupando com nossa própria felicidade, o que nunca é bom.
    Um texto muito lindo, gostei!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, cuidar de si é ótimo mas não podemos esquecer que não somos auto suficientes, precisamos uns dos outros.

      Excluir
  2. Ooi,
    Texto maravilhoso, como sempre! As pessoas hoje estão muito frias, só sabem pensar em si. Mal sabem elas que só uma palavrinha mágica pode mudar tudo numa relação. Isso infelizmente é muito comum atualmente. (Ah, por aqui estamos em ritmo de férias também, finalmente, hihi).

    Beijos,
    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frieza, exatamente isso mas vamos nos unir e mudar pelo menos o ambiente ao nosso redor. Volte sempre Leandro!

      Excluir
  3. Oi Nanda! Sabe que esses dias eu estava pensando nisso, mas no caso eu sou a amiga que às vezes esquece de dar atenção, confesso. Aproveitei o ano novo e retomei o contato com algumas pessoas muito boas que queria manter na minha vida e concordo com vc, às vezes pequenos gesto mudam tudo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que retomou o contato com algumas pessoas próximas à você, isso faz bem. Tenha um lindo ano de 2018!

      Excluir
  4. Com certeza precisamos ter mais atenção com quem está ao nosso redor e na nossa vida. As vezes estamos tão concentrados em cumprir metas e trabalhar, que acabamos esquecendo das palavras amigas e do companheirismo..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ter foco nas metas é ótimo mas equilíbrio é melhor ainda, assim vamos mais longe. Dar atenção às pessoas ao redor também faz parte de nossa caminhada.

      Excluir
  5. Olá, Fernanda.
    A gratidão é uma coisa que poucos tem. Infelizmente. Você falando das suas mudas lembrei dos filhotes da minha gata que doei e as pessoas nunca mais deram retorno para eu saber como estão os gatinhos. É chato isso. Até parece uma bobeira mas vai fazer muita diferença na vida de quem é lembrado. Começando o ano em grande estilo. Mais uma vez parabéns pro trazer essa excelente reflexão.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... não precisa dar retorno toda hora mas durante um tempo é até um sinal de agradecimento. Vamos ter atitudes diferentes quando alguém nos der algo. Gratidão Sil por estar sempre por aqui.

      Excluir
  6. Gostei da crônica Fernanda. Se as pessoas tivessem mais gratidão, o mundo seria um lugar infinitamente melhor. Muitas vezes não percebemos que simples gestos podem nos tornar pessoas melhores e alegrar quem convive conosco diariamente. Beijo e bom final de semana!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Vanessa, são pequenos gestos que mudam o mundo. Vamos fazer frente a esse tipo de comportamento.

      Excluir
  7. Oii,
    crônica muito bem escrita, parabéns. Sempre bom parar para refletir sobre alguns aspectos da nossa vida como estes.

    Att.,
    Eduarda Henker Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda, refletir e pensar em nós mesmos, em nosso comportamento.

      Excluir
  8. Oi, Nanda!
    Mais uma crônica maravilhosa!
    Dificilmente paramos para agradecer e ouvir as pessoas que nos rodeiam, principalmente aquelas que sempre estão nos ajudando em todos os momentos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Luiza, erramos ... somos humanos...mas quem sabe agora ano novo começando a gente mude um pouquinho esse nosso lado tão frio né? Está disposta como nós?

      Excluir
  9. Oi Fernanda,
    Como sempre você arrasa nas reflexões.
    Gratidão está em falta no mercado. Não que eu faça as coisas pensando que as pessoas seriam gratas, mas as vezes precisamos ser reconhecidos para não sermos trouxas, né?
    beeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o "arrasa" !!! :D
      Exato... precisamos cuidar para não sermos trouxas mesmo... e muitas pessoas se aproveitam de quem é bom.

      Excluir
  10. Oi, Fernanda!
    Muito boa a sua crônica, e super verdadeira! Vivemos tanto na correria que na maioria das vezes esquecemos de agradecer. Um simples gesto pode mudar o nosso dia, e o agradecimento, mostrar que se importa, pode fazer toda a diferença. Quanto a emprestar livros a maior felicidade é poder conversar com essa pessoa depois sobre a história, é uma sensação mesmo maravilhosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras de gentileza mudam as pessoas e pessoas mudam o mundo. É algo lógico e simples... precisamos colocar em prática agora. Gratidão Carol pelo comentário. Volte sempre.

      Excluir
  11. Gostei muito, amiga! Arrasou na Crônica!! Eu gosto de expressar os meus sentimentos. É maravilhoso poder agradecer, retribuir, deixar claro o quanto amamos os outros. A vida é muito curta para omissões. E esse seu amigo deveria ter, pelo menos, dito como ficou a horta dele hehehe. Beijos!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in