Destaques

Newsletter

16 janeiro 2018

Resenha: Anne Frank: a biografia ilustrada

Oi meus amores, hoje vou comentar sobre o livro "Anne Frank: a biografia ilustrada" publicado pela Quadrinhos Cia.

Acho que todo mundo já ouviu falar sobre a Anne Frannk e seu diário. Eu sempre tive curiosidade para ler algum livro sobre ela, mas nunca tive a oportunidade, então quando vi esta HQ percebi que tinha chegado a hora de conhecer mais sobre ela.

Como eu adoro Histórias em Quadrinhos fiquei bem animada para ler, claro que aqui a história é bem resumida, mas traz presente todo contexto histórico e a vida de Anne Frank. Eu gostei tando do livro que fiquei com vontade de ler um livro mais completo sobre a história dela.

O livro foi escrito por Sid Jacobson e Ernie Colón através do acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, eles realizaram uma pesquisa intensa sobre a vida dela e o contexto histórico. O livro ficou lindo, ilustrado pelo Ernie Colón

Resumidamente esta HQ conta a história da vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.

Gostei muito desta HQ porque além da história ela nos mostra fotos reais  da Anne Frank e sua família. Nós podemos sentir ao longo da leitura o que ela viveu, os sofrimentos dela e de sua família, e também conhecer sonhos dela que eram ser jornalista e escrever um livro.

Já li vários livros que retratam este contexto histórico, bem como a perseguição que os Judeus passaram, mas ler sobre alguém que passou por isso realmente, é emocionante, os sentimentos são palpáveis e muito triste.

Aqui temos só uma pincelada do que ela escreveu no seu diário, mas já deu para perceber o quão profundo é com frases impactantes que para uma menina da idade dela nos mostram como ela via aquela realidade.


Como vocês puderam ver o livro está impecável, os traços das ilustrações são lindos. Gostei muito de conhecer mais sobre a Anne Frank e fiquei com vontade de ler um livro sobre ela mais completo.

É angustiante ler sobre este contexto histórico, mas ao mesmo tempo é uma história que nos mostra a coragem e a garra de uma menina diante da real situação que estava vivendo, e em nenhum momento ela parou de sonhar ou de lutar pelo que queria. É uma lição de vida.



Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Oi Nessa! O diário de Anne Frank tá na minha lista de livros que quero ler antes de morrer hehehe e enquanto ainda não consigo ler achei a ideia do quadrinho excelente, a edição parece ótima! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi. A HQ nos dá uma boa visão da história. Eu adorei. Bjs

      Excluir
  2. Oi, Nessa. Um dos poucos livros que quero ler é O Diário de Anne Frank. Infelizmente eu não tive essa vontade de ler que nem todo mundo aparentemente tem, talvez seja porque imagino relatos tristes. Mas com ilustrações talvez seja possível que eu dê uma olhada.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, nunca li O diário de Anne Frank porque não curto muito biografias, mas tenho ficado com mais vontade de conhecer a história dela ultimamente. Não sabia que existia quadrinhos, achei muito legal! E acho que deve animar para ler, ainda mais para quem não gosta do estilo da escrita. O livro está lindo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Eu leio poucas biografias, não é muito a minha preferência. Mas alguns eu gosto de ler e achei bem interessante. Bjs

      Excluir
  4. Olá, Nessa.
    O livro dela foi o primeiro que li sobre a Segunda Guerra. E amei o livro, mas depois fui lendo outros e acabei achando que como ela esteve trancada boa parte da guerra a visão dela do que realmente aconteceu foi até "bonita" por assim dizer. A realidade lá fora foi bem pior. Mas é uma leitura que vale muito a pena. Não sabia sobre essa HQ e achei bem interessante. Se der eu vou ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Foi a primeira vez que li algo sobre ela e gostei. Bjs

      Excluir
  5. OI, Nessa.
    Eu nunca li nenhuma versão sobre a história dela, mas tenho certeza que quero começar por esse. Adoro histórias em quadrinhos, mesmo que me faça chorar.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler O diário de Anne Frank, até hoje não li, que vergonha hahaha
    Essa edição em quadrinhos está muito linda =D

    Beijão
    http://atocadalebre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora. Se ler depois me conta o que achou, vale a leitura. Bjs

      Excluir
  7. Oi
    sempre vejo falar dessa história, mas ainda não li e a história parece ser bem bonita, legal saber que existe uma história em quadrinhos, as cores são bem vivas e gostei das imagens, que bom que gostou de conhecer.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse livro, essa história é emocionante, todos deveriam ler! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,

    Eu adorei este livro ilustrado. Eu sempre ouço elogios sobre a história dela, mas não gosto de ler histórias sobre o holocausto, quando vejo a imagem nazista me dá calafrios, mas em contra partida é uma história super válida para todos... faz parte da história do nosso mundo e se vc teve vontade de ler o livro que está mais completo, não perca tempo. Um xero !

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa!
    Eu sei que esses momentos históricos são horríveis, mas é o tipo de coisa que eu gosto muito de ler. A "era Hitler" é uma que me chama muito a atenção e eu me torno até amante dos documentários se for para saber de alguma coisa a mais sobre aquela época.
    Eu estou com o livro dela aqui, mas fico empurrando para ler por conta do peso do tema, né! Mas quero ler em breve.
    Adorei sua resenha e amei a ideia de contar essas história em quadrinhos. Vou procurar por aqui!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, tudo bom?
    Vi essa edição na livraria outro dia e fiquei impressionada com o trabalho. As ilustrações são maravilhosas; nunca li o diário, mas tá na minha lista de 'preciso ler algum dia'. Essa lista vai ter fim, tenho fé!
    Adorei as fotos *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resennha. Tenho O Diário de Anne Frank e sempre fico protelando a leitura por ser um livro forte e ibdigesto. Achei bacana a ideia da HQ e até mesmo bem assimilável para o leitor. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. nossa que incrível conhecer essa HQ! eu li o livro ha anos atras na adolescência e a historia é maravilhosa, forte e emocionante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa, tudo bem?
    Nossa, que incrível!! Já quero com certeza!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Nossa, acho que "lição de vida" consegue descrever bem essa história dela ne ?

    Também nunca li nada não, mas conheço um pouco.

    Achei demais esse livro em forma de HQ :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Cores das Amigas - Instagram |

    ResponderExcluir
  16. Amei a sua resenha! A proposta desse livro é muito interessante, que criativo pegar uma biografia tão conhecida e apresentar de forma ilustrada. Amei a ideia!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/01/playlist-janeiro-2018.html

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nessa!
    Anne Frank é um dos meus livros favoritos e amei essa HQ. Nossa, já quero ela na minha vida!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Olá Vanessa, tudo bem?

    Quero ler muito a história dessa mulher, parece realmente incrível e essa edição está demais, adorei a resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in