Destaques

Newsletter

09 fevereiro 2018

Crônica: O Amadurecimento de Cada Um

Olá leitores, convido vocês para me responderem uma questão: como vocês se comportam com comportamentos seus mesmos e dos outros, comportamentos que vocês consideram errados, atrasados? Sim e de vocês mesmos porque tem dias que perguntamos ao ar: como que eu fiz isso? Onde eu estava com a cabeça? 

Vocês se irritam? Entendem? Tentam esclarecer, corrigir, ajudar as outras pessoas e a vocês mesmos?

Pois hoje falaremos sobre isso, sobre o que não dá certo, sobre o que não vai para frente em nós e nos outros. Inclusive esse texto foi inspirado em comentário da Taty Casarino. 

Cliquem no play no final do texto, nos sigam no Instagram e comentem! Respondo todos os comentários de vocês!!

@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

*****
O amadurecimento de cada um 

Imagem relacionada
Começa mais uma semana e muitos tem alguma coisa que gostariam que fosse diferente, que gostariam de mudar naquela semana seja no âmbito profissional, pessoal ou material. No fundo, todos nós sabemos o que precisamos fazer (mudar atitudes) mas a grande maioria finge que não sabe disso. Não vou generalizar, muitas pessoas sabem o que querem e estão fazendo o que é possível para alcançar, mas essas estão em um grupo, hoje porém, quero falar do outro grupo que tem algo em suas vidas que gostariam que fosse diferente, sabem o que fazer e simplesmente não fazem.

Muitas vezes é mudar algo em seu próprio comportamento: ser mais calmo, mais estudioso, ser mais organizado, comer de forma mais saudável; outras vezes é algo a ser conquistado: uma casa, um curso, uma roupa; outras vezes ainda é algo relacionado a profissão. Mas saber o que quer mudar, saber como fazer não basta para as mudanças acontecerem, é preciso estar pronto para isso.

Quantas vezes implicamos com alguém porque não é do jeito que queremos ou porque vemos a pessoa reclamar de algo, vemos que ela sabe o que fazer e mesmo ela não age!  Temos vontade de dizer: "fulana...a solução é esta aqui, você sabe... é só agir!", uns até fazem isso, hehehehe, outros deixam a frase apenas no pensamento. Mas porquê essas pessoas não agem, porque não tomam atitudes? Simplesmente porque cada um está maduro em um nível diferente. Estar maduro, estar evoluído nada tem a ver com a idade de cada pessoa mas sim com a mente, com a consciência, com a idade da alma. É por isso que em algumas situações vemos jovens tendo atitudes super responsáveis e adultos sendo tão imaturos, tão incoerentes. Idade aqui não conta.

Algo que também acontece com muitos de nós é queremos mudar algo e não conseguirmos apesar de tentarmos, de termos a atitude necessária, sentimos ou temos que impressão que aquilo não nos faz bem. Em algumas situações é nossa alma que não está pronta para essa mudança. Não adianta colocar a charrete na frente dos boizinhos ou alcançar o topo de uma montanha sem passar pela subida e seus desafios! E nem venham falando que de helicóptero dá para alcançar o topo da montanha rapidinho, estamos falando em sentido figurado e tenho certeza que todos entenderam. 
Imagem relacionada
O mesmo é um jovem querer ser médico sem passar pelo ensino fundamental e médio, não tem como!!! Se não aprendemos o básico como vamos aprender o avançado? O mesmo acontece com tudo na vida, em alguns momentos queremos algo que está longe de nossa posição atual, e para chegar até esse local dos desejos precisamos percorrer toda a estrada que leva até a realização desse desejo, não há como abreviar. Aqui não há atalhos!!

Quando não estamos maduros no ponto certo, não há conselho, não há crise, não há dor que nos faça mudar e não mudamos não porque somos irresponsáveis, mas porque não estamos prontos!!! Tentar, correr a trás é bom demais e isso é que provoca mudanças mas nem sempre estamos no momento certo e isso precisa ser respeitado. E como vamos saber se é o momento certo ou não? Aqui é o sentir, não tem outra forma, cada um deve conversar consigo mesmo e ver o que sente, é conversa de alma.  

O contrário também é verdadeiro: quando estamos prontos, quando temos a consciência necessária para uma específica mudança, fazemos sem querer, fazemos sem esforço pois se torna uma mudança natural, uma mudança que sentimos que precisamos... essa mudança significa que era o momento certo de evoluir. Por isso precisamos ter calma com nós mesmos, precisamos ter calma com os outros ao redor: cada um está em um degrau diferente, cada um está em um certo grau de evolução e a caminhada é solitária... ninguém pode dar os passos que o outro tem que dar. 

Precisamos refletir sobre o que não "anda" em nossas vidas e na vida das pessoas ao redor, em alguns casos é porque o momento certo não chegou... afinal, nossa evolução não tem a  ver com o relógio terreno mas sim com o relógio da alma.


Fernanda Rocha

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Oi, Fernanda!
    Olha, eu tenho grandes amigos que eu via sofrendo e que sabiam exatamente o que precisavam mudar para melhorar e crescer. Eu até cheguei a falar "olha, faz isso" ou "por que você deixa que façam isso com você?", mas nem sempre ajudamos, né? Tudo o que eu disse entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
    Esse é o tipo de coisa complicada da vida. Mesmo a gente querendo ajudar, as vezes é melhor deixar a pessoa descobrir sozinha como melhorar, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem seu tempo e em alguns casos nosso tempo já chegou para algumas mudanças mas não chegou para nossos amigos...precisamos entender por mais que nos doa ver eles sofrendo. Adorei seu comentário, volte sempre.

      Excluir
  2. Oi! Adorei o texto, eu acredito que cada um tem seu tempo para mudar e melhorar em algum aspecto da vida. Não adianta tentarmos adiantar o processo, claro que alguns conselhos ajuda. Mas, nada que aprender com os erros. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conselhos quando são sinceros e para o bem são sempre bem vindos, o que pode acontecer é que a pessoa não dê ouvidos para nosso conselho na hora mas a sementinha da mensagem ter ficado lá no coração dela....uma hora vai brotar, por isso não devemos desistir de aconselhar nossos amigos, mas devemos saber respeitar o momento deles...

      Excluir
  3. Todos evoluem ao seu tempo, alguns antes, alguns mais tardio, mas acho que o importante é respeitar o tempo de cada um. Mas claro que conselhos são sempre bem vindos :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre Monique! Conselhos são bem vindos sempre! São sementinhas que colocamos nos corações de nossos amigos...um dia elas vão brotar.

      Excluir
  4. Amei sua reflexão, o tempo de cada pessoa é algo singular, assim como a visão do mundo. O que talvez é errado para mim, para você não é e vice versa. O que falta no nosso mundo é o respeito, se eu não gosto de uma atitude sua ou de um pensamento, preciso lhe respeitar, porque o seu universo, sua forma de ver o mundo e sua realidade podem ser diferente da minha e isso lhe faz ter outra mentalidade!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaila, você falou uma palavrinha que é mágica: RESPEITO. Precisamos respeitar a opinião de nossos amigos mas nem por isso deixar de falar a nossa, precisamos respeitar o tempo de cada um, precisamos respeitar a evolução de cada um. Comentário perfeito, gratidão !

      Excluir
  5. Mudar e amadurecer é necessário e todos nós sabemos disso, mas não é nada fácil. Começa pelo simples fato de você assumir que precisa mudar, muitas vezes o orgulho nos impede de fazer isso, e depois, é sair da zona de conforto e buscar realmente algo para mudar de verdade. Eu acredito que o amadurecimento acaba sendo um processo natural, alguns esse processo é mais rápido, com outro mais lento.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, amadurecimento é um processo natural normalmente lento... acredito que se torne mais rápido depois de certo estágio, mas todo início é difícil... amadurecimento é uma estrada sem volta. Gratidão pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  6. Adorei a crônica. Acho que cada um tem seu momento, sua hora certa de amadurecer. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Mayara! Concordo com você, gratidão pelo comentário! Volte sempre!

      Excluir
  7. Oi Nanda, um dos textos mais legais que vc escreveu, me identifiquei me muitos pontos e acho que vc está bem certa ao dizer que às vezes a alma não está preparada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos textos mais legais que eu escrevi? Que Showwwww, amei ler isso! Gratidão pela visita e comentário. Espero ver seus comentários nos próximos textos.

      Excluir
  8. Oi meninas,
    Acho que lido melhor com os erros dos outros do que com os meus. Eu sou uma pessoa metódica e ODEIO errar. Odeio de todo coração decepcionar as pessoas.
    Quanto o outro faz algo, acho que é mais 'fácil' de aceitar porque tenho em mente que ninguém é perfeito. Porém, há algumas opiniões e atitudes que vem me tirando do sério... Tipo apoiar o Bolsonaro, rs.
    Mas é isso, há liberdade de expressão e cada um tem uma maneira de ver a vida.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, me identifiquei com você: não gosto de errar...me cobro muito, massss quando são os outros sei ser compreensiva e até ajudo a outra pessoa superar e entender os erros. Super bju, volte sempre.

      Excluir
  9. Olá, Fernanda.
    Idade não tem nada a ver com isso mesmo porque conheço muitos adolescentes que são super maduros e algumas pessoas mais velhas que agem como se fosse criança. Acho que tudo na vida temos que ir subindo um degrau por vez porque se formos direto ao topo não vamos ter a experiencia necessária para estar lá em cima e vamos despencar de uma vez.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idade da alma tem a ver... e essa pode ser bem diferente da física. Tem razão, subidas direto ao topo pode fazer a gente despencar feio... vamos devagar curtindo a paisagem, hehehehhee. Bju grande

      Excluir
  10. Oi, Nessa!

    Mais um texto incrível e verdadeiro. A mudança é algo necessário no qual muitos tem dificuldade. Mudar a atitude, comportamento, às vezes pro próprio bem, é algo complicado, mas que temos que nos empenhar para termos dias melhores.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show ler comentários como o seu Carol ! Mudanças em nós mesmos sempre é algo complicado mas necessário e estamos aí, para um ajudar o outro. Gratidão pelo comentário, volte sempre.

      Excluir
  11. Belo texto! Cada um tem o seu tempo! Amei! Você está cada dia melhor na escrita. Muito orgulho de você, minha amiga! Me sinto feliz por ter te inspirado a escrever este tema de algum modo. Eu amadureci rápido em alguns aspectos da vida, mas demorei para avançar em outros.As pessoas ao meu redor sempre respeitaram o meu tempo, mas eu agradeço as broncas que recebi, pois me fizeram crescer. Ninguém nunca me acelerou, mas cada chamada de atenção me fez crescer — ainda que eu tenha ficado irritada na hora hehehe. Já dei conselhos para as pessoas também, mas sempre acredito que o tempo vai ser o melhor remédio para elas do que os meus conselhos hehehe. Sou intuitiva, minha alma sabe a hora certa das coisas... Às vezes sou incoerente por continuar alimentando certos comportamentos mesmo tendo alguma sabedoria conquistada. Nem sempre basta saber... é preciso aplicar. Beijos

    Taty Casarino

    Recanto da Escritora — Poesias e Textos Místicos

    tatycasarino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebeu que coloquei a foto do meu perfil aqui aquela que disse que digamos, me indicou? hehehe, me apaixonei por essa foto!

      Excluir
  12. >> Amei! Você está cada dia melhor na escrita. Muito orgulho de você, minha amiga! << Tem um cisco no meu olho, sentiu aí? hehheehhe. Só nós mesmos para saber a hora certa de trocar nossa rota, nossos valores, hábitos, pensamentos...ninguém mais... a dor pode ser cruel mas é somente por ela que aprendemos o que vamos levar para a vida toda. AMO SEUS COMENTÁRIOS!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in