Destaques

Newsletter

02 fevereiro 2018

Crônica: Orgulho de Nós Mesmos

Olá pessoal!!! Como vocês estão? Como estão se relacionando consigo mesmos? Como estão tratando suas vidas? Seus comportamentos?

Hoje a crônica foi inspirada em comentários da minha amiga Taty Casarino, feitos em textos anteriores e pretendo continuar esse tema na próxima semana falando sobre esse relacionamento com nós mesmos mas de um outro ângulo. Espero que gostem. 

Sugestões de temas deixem nos comentários. Nos sigam no Instagram e não esqueçam de clicar no play no final do texto.
@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

*****

Orgulho de nós mesmos

Resultado de imagem para moça tumblr
Tenho a impressão que elogiar as pessoas é tão fácil, como é comum ver uns valorizando a pele, o cabelo de outro, a casa, o carro na garagem, o emprego, a viagem feita, o comportamento... é bem como diz aquele ditado: a grama do vizinho sempre é mais verde. Será que a grama do vizinho é  mais verde ou a gente que não cuida da nossa?
Claro que não há nada de ruim em elogiar outras pessoas, aliás isso é algo bom: manter energias boas no ar, o problema é quando vemos esse "bom" só nos outros e não em nós mesmos, em nossas vidas. 

Errar todo mundo erra e ninguém é perfeito: fato!! Mas nem por isso vamos agir de qualquer maneira com essa justificativa. Ter uma vida atirada, maltratar as pessoas, falar coisas que vai doer em quem amamos não podem ser desculpas para o fato que somos seres humanos imperfeitos. Errar tentando acertar sim, errar como forma de aprendizagem sim mas não como atitudes preguiçosas de pessoas que não querem melhorar. 

Há um lado também de pessoas que querem melhorar, que querem ser melhores mas devido a própria imperfeição do ser humano, elas tem sucesso em um dia e caem nos dois próximos. O processo que passamos de melhorarmos em algo requer tempo, é preciso paciência para aperfeiçoarmos algo em nós e sim, no início vamos mais ter tombos do que vitórias mas persistindo esses tombos irão diminuir e os dias que teremos sucesso irão aumentar: isso é normal. O importante é nossa força de vontade de não desistirmos. 
Resultado de imagem para moça sozinha tumblr
Fazendo um comparativo com o ditado que já citei: a grama do vizinho ser sempre mais verde, é como se um dia decidíssemos cuidar da nossa grama para ficar tão linda quanto a do colega ao lado. Para isso, precisamos regar, cortar e colocar adubo. Na primeira semana: sucesso total, mas na segunda...esquecemos de regar dois dias, a grama cresce rápido e o mato toma conta. Desanimamos? Claro que não! Começamos a nos chamar de burros, idiotas? Claro que não. O jeito é tirar o mato, cortar a grama, molhar e tentar não esquecer mais. Mas esquecemos outras vezes, bom...vamos recomeçar tantas vezes for necessário.

Precisamos parar de nos esculachar, de achar que os outros são melhores do que nós, negativo! Somos tão bom quanto as pessoas que admiramos, precisamos ter orgulho de nós, precisamos nos valorizar, precisamos respeitar os limites de nossa mente, corpo, evolução e precisamos principalmente: cuidar mais da nossa grama, da nossa vida.  Se admirar outras pessoas lhe faz bem, ótimo, continue fazendo, mas não esqueça que seu maior bem é sua vida, suas atitudes, sua energia no mundo. 
Imagem relacionada
Antes de olhar para o mundo lá fora precisamos olhar para nós, precisamos gostar de nós e isso nem sempre é fácil. Em alguns casos há necessidade de pedir ajuda a um profissional e isso não é vergonha alguma. Não é vergonha não ter forças para ser uma pessoa melhor, de curar algo que machuca por dentro, não é vergonha errar porque ninguém é perfeito. Errou um quatrilhão de vezes? Recomece depois de tudo isso, não desista de sua vida, não desista de sua evolução, não desista de você. E sim, comece gostando de si mesmo até com os defeitos,  ou aprenda a conviver com eles. Se o seu próprio defeito estiver lhe incomodando muito: mude,  mas não busque perfeição na mudança. Tudo requer paciência, requer cuidado.

Se o mundo não gostar de nós, vamos pedir paciência a ele, se as pessoas nos acharem arrogantes, veremos o que a opinião delas causa em nós, vamos analisar as críticas, os comentários, se não estamos nos sentindo bem na vida que levamos, vamos repensar o que estamos fazendo, mas não façamos nada pela única felicidade alheia. Felicidade é plantinha que tem que nascer em nós para poder crescer e fazer sombra para quem estiver ao nosso redor. 

Vamos ter orgulho de nós mesmos, vamos gostar de nós primeiro antes de gostar do mundo. Sinta-se bem com você, melhore, cresça, mude se for preciso mas faça isso por amor, amor à você. 


Fernanda Rocha

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Ótima crônica, parabéns!

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, adorei! Eu tenho mt orgulho de mim, ainda bem! rs Que todos possamos ter! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos tenhamos sim Mayara!!! Bju enorme

      Excluir
  3. Bela crônica! Amor próprio é tão importante (se não mais) do que qualquer outro.

    O primeiro post do Fantasma está no ar! Venha conferir :) <3
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor próprio é importante sim, vamos ajudar nossos amigos em ter tb.

      Excluir
  4. Oie,

    Amei a cronica, que texto mais lindooooo.

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa.
    Gostei muito do seu texto. Perfeito para este momento que estamos vivendo. Não é uma caminhada fácil, a de nos descobrir, nos conhecer e nos amar, mas com certeza vale muito a pena.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobrir nossa essência e admitir nossos defeitos é uma das coisas mais difíceis que tem...descobrir nós mesmos somos nosso maior desafio da vida.

      Excluir
  6. Que texto inspirador e que mensagem importante está sendo transmitido aqui. Eu tenho certeza, que muitas pessoas vão se beneficiar com esse texto, muitas pessoas precisam ler essas palavras. Eu concordo plenamente contigo, nós precisamos nos valorizar mais, nós precisamos ter orgulho de nós mesmos, porque se nós não nos amarmos, se nós não reconhecermos o nosso valor, como vamos querer que os outros percebam isso? Quando nós aprendemos a nos amar, a felicidade sempre anda ao nosso lado.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/02/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Gabriela! Precisamos sim estar em constante processo de auto descoberta, precisamos aprender a nos valorizar. Volte sempre!

      Excluir
  7. Oi Nessa,
    Quando a gente começa a aceitar quem nós somos, começamos a respeitar nossas individualidades e vontades, nossa... A vida vai ser beeeeeeeeeeeeem melhor.
    Sempre vai ter alguém para apontar o dedo e te julgar, mas só nós sabemos o que nos faz bem, o que nos faz feliz.
    Adorei o texto!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi perfeito Alessandra!! Perfeito. Gratidão!

      Excluir
  8. Hello! Tudo bom?
    Adorei o texto, realmente, devemos nos olhar no espelho tbm e ver tudo que já conquistamos e termos orgulho disso ao invés de só olhar pra grama do vizinho.
    Obg por comentar lá no blog.
    Volte sempre !

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom esses comentários de vocês! Adorei! Ter orgulho de nossa bagagem é de extrema importância para ter uma vida feliz... Volte sempre!

      Excluir
  9. Olá! Me sinto honrada em saber que meus comentários te inspiram!! O Amor Próprio é a base de toda e qualquer saúde psicológica. Sem ele, nossa alma desaba, nossos relacionamentos acabam falindo e nossa vida perde o sabor. Não podemos olhar para fora, imitando o comportamento alheio para sermos aceitos. Precisamos urgentemente olhar para dentro e seguir a nossa intuição. A aceitação? Ela vem com o tempo! Quem trabalha para agradar os outros sempre acaba falhando. Mas quem trabalha conforme a própria essência acaba atraindo a atenção daqueles que têm propósitos semelhantes. Beijos

    Taty Casarino
    tatycasarino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários são sempre perfeitos! >> Precisamos urgentemente olhar para dentro e seguir a nossa intuição. A aceitação? Ela vem com o tempo! << Bem isso, precisamos ter paciência de ouvir nossa intuição e nos aceitar do jeito que somos... Gratidão por estar sempre aqui.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in