Destaques

Newsletter

22 fevereiro 2018

Desabafo de Blogueira

Oi pessoal, hoje vim fazer um desabafo, acho que muitos blogueiros devem passar pelo que vou comentar. Normalmente eu não faço este tipo de post, mas eu estou tão chateada que resolvi falar com vocês, quem sabe nos ajudamos.

Quando eu criei o blog eu queria muito falar sobre livros, compartilhar minhas leituras e incentivar a leitura. Queria que todo mundo lesse aquele livro maravilhoso que eu havia lido. Com o tempo eu fui conquistando um espaço, o blogue foi crescendo e ficando mais profissional e com isso vieram as parcerias. 

As parcerias nunca foram meu foco, costumo dizer que foi uma consequência do meu trabalho, um reconhecimento. Fico muito feliz quando um autor elogia o blog e me propõe parceria, sinal de que meu trabalho está dando frutos.

Acho que todo blogueiro sabe que sempre no fim do ano e início de ano as editoras abrem inscrições para parcerias e claro eu sempre me inscrevo em todos que fico sabendo. Agora vem a questão que está me incomodando, eu venho me inscrevendo em várias seleções e não sou aceita, porquê? 

Fico me perguntando qual é o problema do meu blog, se eu não escrevo bem ou se eu não me expresso bem, se é o layout, comentários ou se o problema são meus vídeos que eu gravo pouco, confesso que não tenho muita paciência para ficar gravando vídeos, sempre gostei de escrever.

Fiquei chateada pelos diversos NÃOS que já recebi este ano e eu gostaria muito de saber qual é o problema com meu blogue. Se vocês tiverem sugestões ou até dicas para eu melhorar, podem deixar nos comentários.

O pior nisto tudo é que eu desanimo, parece que meu trabalho não vale de nada, como se fosse perca de tempo sabe? E são horas que perdemos, com resenhas, fotos e divulgações. Costumo dizer que eu só continuo com o blogue porque eu gosto de ler e isso é um prazer, posso até parar com o blog, mas eu nunca vou parar de ler. Ler pra mim é prazer, é meu momento de lazer.


Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Bom dia Vanesa, o problema não é que o seu blog é ruim,
    é que as editoras não da valor aos blog, que faz uma boa resenha
    elas deve ver e rever os blog que trabalha com sinceridade,
    esta faltado isso, mais mesmo assim eu te desejo muito sucesso
    vai chegar o seu momento e grandes editora vão te procurar,
    levanta a cabeça 2018 é o seu ano bjs, DEUS seja contigo,
    obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa! Eu compartilho desse sentimento com você. Queria muito ter uma resposta direta do motivo. Mas acho que na real, não há. Provavelmente tem a ver apenas com números, views, seguidores... Não sei! Realmente não sei!
    Mas seu blog é lindo, sua escrita é ótima. Não desanime. Fique por nós. Vamos continuar por aquilo que nos une: o amor aos livros.

    Estamos juntas! <3

    Beijos, querida!

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, cada empresa tem um foco, digo isso porque sou assessora de algumas. Umas procuram conteúdo, outras números e outras SEO. Não fique chateada se não fechar trabalhos agora, cuide desses três fatores e saiba que está no caminho certo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vanessa.
    Toca aqui hehe. Acabei de ver o resultado da Morro Branco e só tem Instagram selecionado. Eu fico chateada pelos nãos, mas ao mesmo tempo penso, vou poder ler os livros que quero hehe. Acredito que hoje em dia as editoras estão atras de números principalmente em Igs e Youtube o que eu particularmente não tenho e nem pretendo ter porque eu gosto é do blog. E as editoras grandes geralmente continuam com os mesmos parceiros. O engraçado é que tem blogs com 20 parcerias e outros sem nenhum. Queria saber como esse blogueiro dá conta da parceria hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Sei exatamente o que é isso. Meu blog é novo, mas já tive outros (inclusive um literário) e os "nãos" realmente desanimam a gente. Mas continua firme no que você gosta e pesquisa um pouco sobre SEO para o seu blog ter mais relevância online, talvez assim as editoras se interessem mais.
    Beijos!!

    http://nanagoncalves.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que faz parte da vida. Eu sinto quando recebo um não, mas alguns com certeza a gente sente mais, principalmente quando é renovação.. Esse ano perdi uma editora que me dediquei muito, entreguei todas as resenhas e tal.. e não renovei. Acho que tudo tem seu tempo. Esse ano quero também me dedicar aos meus livros. Já pensei em desistir, já tive loucuras, já desisti de parcerias, jé tive parcerias de mais kkk.. acho que tudo são fases que vamos aprendendo e crescendo com elas.
    Não desanime. Tem coisas que vem para o bem, só não sabemos ainda :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem? Eu acho o seu desabafo super digno. A Estante já levou inúmeros não, muitos mesmo e até hoje ainda levamos, perdemos algumas parcerias, conseguimos outras e assim vai. Não acho que vc deva ficar se culpando, mas é bom vc analisar cada caso. Ás vezes as editoras pensam em números e esquecem a qualidade, às vezes a seleção parece um roleta russa, uma espécie de uni-duni-te, porque já vi editora enorme renovando parceria com blogs (isso no plural) que não existem mais há muito tempo, fiquei chocada quando vi na lista..... outras vezes a seleção me parece justa, mesmo quando não sou selecionada, o número de parceiros é pequeno e não rola, acontece. Só sei que não desanime, se mantenha firme e forte, uma hora o sim aparece! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Nessaaaa! Não fique chateada não! Infelizmente esse mercado é assim, muita concorrência, editoras que querem blogs com muitos seguidores, porque obviamente querem muita divulgação!!

    Olha, me baseando pelas coisas que tu me contava sobre as parcerias e analisando a coisa de forma nua e crua penso que o objetivo das editoras manterem parceiros seja pra promoverem suas empresas, venderem mais livros e terem credibilidade. A última coisa que vão pensar é que existe uma pessoa por trás do blog que se dedica e gosta do que faz como é o teu caso e de muitas outras pessoas que tem blogues.

    Eu sei que parece meio cruel o que disse, mas não é pra te deixar chateada é pra te incentivar a fazer o que tu gosta, porque tu gosta do que faz! Como você mesma disse na postagem o teu objetivo primeiro é o incentivo a leitura! Daí fico me perguntando até onde as parcerias tem te ajudado a alcançar teu objetivo? Será que você não tá se estressando mais com isso do que deveria? E será que não faz tempo que isso vem te chateando? E o pior, por algo que não é culpa sua?

    Sinceramente mais dedicação que tu tem demonstrado pelo blog é impossível! Você já imaginou quantas pessoas começaram um blog e desistiram no meio do caminho por motivos variados? Inclusive esta vós fala?!

    O que quero dizer com tudo isso é: desencana! Teu trabalho é maravilhoso, você faz o que gosta, você ajuda as pessoas e incentiva todo mundo a ler!! Quer coisa melhor pra orgulhar toda a nossa classe profissional?! Muitos bibliotecários não fazem isso, você sabe!! Nesses momentos tu tem é que lembrar de tudo o que tu já fez de bom e não dos nãos que recebeu!

    O não faz parte da vida e levantar a cabeça e seguir adiante também!

    Se tu tem duvida que teu trabalho é incrível eu te digo (quem sou eu pra falar, mas em todo caso!): ele é!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa.

    Receber um "não" nunca é bom e realmente desanima qualquer pessoa, mas acho que deve continuar te empenhando como sempre, pois escrever é o que te motiva, é o que tu gosta.. com certeza irá colher ainda mais bons frutos no momento certo!
    Que bom que desabafou e compartilhou esse sentimento, já ajuda a aliviar um pouco.
    Parabéns pelo blog.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa. Caramba, eu tenho programado um post exatamente sobre isso pra falar com ele lá no blog, então acho que seria legal se você lesse. Eu também fico bastante chateada com isso porque também não consegui nenhuma parceria, mas não é porque a gente não se esforça, e sim porque as editoras tem poucas vagas e também se preocupam mais com os números do que com o conteúdo. Infelizmente essa é a verdade.
    Não se preocupa não, uma hora vai dar certo!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  11. Oii Nessa, eu já cheguei a ficar frustrada com isso, hoje em dia não me cobro tanto e tento não me desmotivar, não se preocupe, continue escrevendo e fazendo tudo com dedicação e amor. Infelizmente a maioria das editoras se preocupa com números e não com qualidade, mas não deixe isso te desmotivar :)
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa.
    Eu te entendo e muito bem.
    Meu foco com o blog, nunca foi de ganhar dinheiro ou mesmo ter 20, 30 parcerias. Mas depois de quase 7 anos no ar e de ter visto e vivido tanta coisa nesse meio literário, resolvi sim me valorizar. Eu também fico triste com os nãos e eles sempre são maiores que os sim, mas isto não quer dizer que tenha alguma coisa de errado com seu bog, ou com o meu e sim que as editoras estão buscando coisas diferentes da gente. Nós buscamos falar do que amamos, queremos incentivar a leitura e abranger cada vez mais leitores e quem sabe até criar novos leitores. Enquanto isso, as editoras são empresas que visam lucros e resultados, sendo assim elas sempre vão à procura de blogs com mais visibilidade e assim com poder de atingir mais pessoas para comprarem seus livros. E o que eles estão valorizando mais hoje em dia são os blogs que fazem sucesso no Instagram e Youtube. Enfim, seu blog é lindo, você escreve muito bem, tem um bom conteúdo, por isso nada de desanimar e desistir. Seu dia vai chegar lindona. Força e continue fazendo seu trabalho desse jeitinho todo seu.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa!
    Te entendo muito bem.Todo ano acabo me inscrevendo pra várias parcerias que fico sabendo com editoras,mas também nunca fui aceito.É complicado saber o que eles querem de fato porque não temos aquele feedback da própria editora.Admito até que seria bem complicado eles fazerem isso pela quantidade de blogs que se inscrevem,mas seria interessante se eles se as editoras pudessem dar esse retorno pra gente.Ficamos sem saber em que estamos errando e acertando.
    De uns dois anos pra cá,me inscrevo mas evito criar expectativas.Continuo escrevendo porque gosto,é legal ter um espaço pra compartilhar com todo mundo minha paixão pelas leituras.
    Muitas vezes bate aquele desânimo por não ser escolhido,mas procuro passar por cima disso e me valorizar mais,trazer mais conteúdos pros leitores.Se a parceria vier será muito bem vinda,mas se não vier procuro focar ainda mais no feedback dos leitores do blog,incentivando ainda mais a leitura.
    Sabe que estou sempre por aqui,acompanho constantemente o blog,você escreve maravilhosamente bem,se esforça pra manter o blog atualizado sempre,com novidades e resenhas maravilhosas.Não desanima com relação as parcerias,tenha em mente que você está fazendo um trabalho lindo e que seus leitores estão muito felizes com isso.
    Continue assim,nós leitores agradecemos por existir um blog com um conteúdo tão bacana quanto o seu!
    Não deixa essas negativas das editoras te desanimarem!Todos que te acompanham estamos e estaremos sempre aqui torcendo pelo seu sucesso!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca é perda de tempo incentivar a cultura. Seu blog é lindo, sua escrita é boa e a forma como você divulga os livros faz com que a gente sinta vontade de ler. Visito há algum tempo seu blog e vejo que ele sempre está em evolução. Siga no caminho!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in