Destaques

Newsletter

02 março 2018

Crônica: Olhos Brilhantes

Olá gente iluminada!! Pergunta dessa semana: seus olhos estão bem? Estão limpinhos? Estão brilhando? Por que é essencial e muito importante que nossos olhos brilhem, vocês sabem disso né? 
Então: pelo o que seus olhos brilham?

Hoje o texto foi feito de maneira diferente, normalmente escrevo o texto e escolho uma música aleatória qualquer, porém dessa vez enquanto eu escutava a música tive a ideia do texto, obviamente escrevi cada linha escutando ela. 

Espero que gostem e espero de coração que muitos olhinhos opacos voltem a ser brilhantes depois dessa leitura. Não esqueçam de clicar no play!!

E quem quiser, nos sigam no Youtube: Diário de Incentivo a Leitura Trilhas Culturais,  Devorador de Letras

*****
Olhos brilhantes

Imagem relacionada
Planeta tão imenso, tantos tipos de pessoas, tantos sonhos, tantos olhos brilhantes e tantas barreiras. Nosso planeta é algo extraordinário, isso ninguém pode negar, temos tudo aqui, temos uma variedade de coisas, de pessoas que não há palavras para descrever essa imensidão de tudo. E por isso vale a pena se esforçar sim, sonhar vale a pena.

Quando somos crianças temos tantos sonhos, nossos olhos brilham por tantas coisas... ser astronauta, ser médico, ser veterinário, ser polícia, ser atleta...tantos sonhos que se perdem no instante que entramos em contato com o mundo adulto. Por quê? Onde essa perda acontece? Por que perdemos o brilho no olhar? Por que deixamos a magia ir embora? Seria por causa de meros obstáculos? 

Vamos crescendo...responsabilidades surgem, primeiro as de casa e da escola... elas são tão ruins assim? É ruim cuidarmos de onde moramos? É tão detestável cuidar do "castelo" ou da "nossa nave espacial" onde é nosso porto seguro? Escola, onde nós aprendemos o básico para realizarmos nossos sonhos, é ruim? Onde aprendemos a conviver com os outros seres estranhos desse planeta? Precisamos disso, precisamos conviver com diferentes pessoas para aprendermos a nos comunicar com elas independente de onde vieram. Vamos encontrar todo tipo de pessoa na nossa estrada pessoal e também precisaremos saber fazer contas para saber quantos quilômetros andamos, para contar o troco da água que compramos no caminho, precisamos saber ler para entender as placas, os avisos.

Problemas financeiros....quem disse que a estrada do sucesso é repleta e unicamente pavimentada por blocos de ouro?  Lugares especiais, aqueles onde nossos sonhos estão, não são de fácil acesso não, e eles estão escondidos, afinal... são lugares mágicos, são lugares especiais, não podem ficar a um quilômetro de distância de nós, não podem ficar na esquina da estrada lisa e brilhante que queremos. Lugares especiais ficam disfarçados de rochas sem graça, de cavernas abandonadas, lugares especiais são especiais por dentro enquanto por fora são do jeito que precisam ser para se protegerem, e proteção nem sempre combina com algo refinado. 
Imagem relacionada
Vocês queriam que o lugar mais especial da vida de vocês onde estão tudo o que faz seus olhos brilharem assim... ao alcance de qualquer um? Vocês querem todo mundo invadindo o lugar mágico da vida de vocês? Claro que não, esse lugar é para você e para quem mais vocês queiram compartilhar as vitórias. Lugar assim deve ser de difícil acesso. Mas até chegarmos lá pela primeira vez, ixiii, vamos cair tanto (há buracos com folhas imensas por cima,armadilhas mesmo), vamos tropeçar em várias raízes bobas (elas não sabem por onde andam não?), vamos nos perder por haver tantas esquinas parecidas na nossa frente (alguém imprime um mapa aí, porque GPS nesses locais não funciona não... essas operadoras de celular), vamos cansar de tanto caminhar só porque nossa nave espacial foi pousar no topo de uma montanha congelada (afeee, demitiremos o piloto). Vamos chorar porque nossos músculos doem (quem manda ter uma vida sedentária).

Mas não pense nos músculos doendo (e que merecem sim atenção médica muitas vezes), não pense no suor que pinga (tem chuveiro pertinho de ti), não pense no trupicão que deu (aprenda a levantar as patinhas), não pense no galho que deixou sua testa roxa (porque o galho não desviou né? só não esqueça de dormir, porque descanso faz bem para o corpo e principalmente para os olhos), não pense na demora, nos dias passando (o tempo dentro do  seu castelo é diferente), pense apenas no que faz seus olhos brilharem.

Brilho nos olhos, isso falta em muitos de nós, vamos recuperar eles... sim, é possível fazer nossos olhos brilharem por algo sim. Magia, mundo encantado, sonhos para ser realizados não é coisa de criança coisa nenhuma, mundo mágico onde nossos desejos moram é coisa de adultos que não foram corrompidos pelas dificuldades (e distrações) da vida. Sim, magia é de adultos, sim chorar por conquistar algo é de adultos sim, fechar os olhos...respirar fundo mesmo com o corpo chamando um guindaste e depois disso abrir os olhos onde sairão raios de luz tão intensos que o cansaço fica de lado e você continua caminhando é coisa de adulto sim!! Adultos que, quando chegarem em seus portos seguros, olharão o horizonte sorrindo e tendo a certeza que o mundo vai mundo além do nosso planeta, que o mundo vai muito além do lugar onde moram nossos sonhos, adultos que terão a certeza que cada cicatriz conquistada valeu a pena.

Olhos brilhantes...procure pelos seus, tenha força em seus olhos, ache a força da sua alma (alma fala pelos olhos né?), procure o que faz sua alma sorrir... procure pelo que faz seus olhos se tornarem estrelas brilhantes nesse céu..até porque, alguém em outro planeta pode olhar para o céu e sorrir ao ver uma estrela imensa...estrela de seus olhos brilhantes. 


Fernanda Rocha


Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Que lindo, adorei o texto. Você escreve muito bem e inspira os leitores :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa! Gosto muitos dos seus textos, escreve bem e sempre me identifico com suas palavras :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda,
    E nossa... Que texto instigante... Pelo que meus olhos brilham hoje?
    Uma coisa me deixou bem chocada, é que a maioria vai levar isso na brincadeira e falará sobre comida ou dinheiro, mas o buraco é mais embaixo. Precisamos analisar bem o que isso quer dizer, quem somos? Onde queremos estar?
    ADOREI. Sério!
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou só sorrisos com seu comentário. AMEI! Gratidão.

      Excluir
  4. Oi, Nessa, que delicia essa leitura.
    Estamos num período onde a vida está repleta de pessoas com olhos cinzentos.

    Mas seu texto me fez lembra de uma expressão que eu adoro que diz que "tem gente que sorri com os olhos", e isso é uma verdade. Que tenhamos mais pessoas assim e de olhares brilhantes para que a vida nunca deixe de ser bela.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo Diego!! Sim tem pessoas que sorriem com os olhos e isso contagia. Por um mundo com mais brilho, com mais energia boa.

      Excluir
  5. Lindo texto! Me emocionei! Meus olhos brilharam ao ler este texto hehehe. O mundo está cheio de olhares opacos e sorrisos amarelos, porque as pessoas estão cada vez mais engessadas e perderam a capacidade de se reinventar. É inevitável levar tombos e, se não houvesse perigos e frustrações, a vida seria monótona e sem graça. Precisamos ter orgulho de ultrapassar obstáculos, pois eles são a prova da nossa força. E, claro, para os olhos brilharem, precisamos brilhar por dentro... nunca perder a doçura nem a poesia. A fé, a esperança e o amor farão a alma brilhar... E, como os olhos são as janelas da alma, eles irão brilhar muito também.

    Beijos

    Taty Casarino

    tatycasarino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã de seus comentários porque você sempre traz algo novo neles. >> porque as pessoas estão cada vez mais engessadas e perderam a capacidade de se reinventar << infelizmente isso é o que mais vemos, todos estão seguindo padrões sem questionar, todos sentem o que todos sentem e o que a mídia mandou sentir, ninguém mais tem sonhos, ninguém mais olha além do horizonte, precisamos voltar a sonhar, a se aventurar mais na vida.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in