Destaques

Newsletter

16 março 2018

Crônica: Você é responsável pelo que compartilha

Olá povo querido!! Vamos para a leitura de mais uma crônica? E a de hoje queria que fosse especialmente compartilhada. Ué porque? Porque fala exatamente disso: compartilhamentos e eu acredito que este seja um bommmm compartilhamento, concordam?

Não esqueçam de nos seguir no Instagram:
@nessaleitora
@cotonho72
@insta.nandarocha

E cliquem no play, música das antigas, espero que gostem.
*****

Você é responsável pelo que compartilha

Resultado de imagem para moça com celular notbook tumblr
Internet: mundão de "ninguém tem controle sobre nada". É um compartilha aqui, lá, em todo lugar, compartilhamentos de coisas boas, ruins e ... falsas. Claro que a internet é algo maravilhoso sim, desde que bem usada, porém o copia e cola que virou febre nos dias de hoje, com certeza não é uma maneira de usar bem a rede virtual.

Tenho a impressão que as pessoas estão deixando de pensar, de raciocinar, quase ninguém questiona o que recebe no Whatsap ou Facebook, simplesmente copiam e colam para toda a rede de contatos, isso quando não espalham oralmente notícias, muitas vezes falsas, para todos que encontram pelo caminho. Precisamos ter cuidado com isso. 

Algumas pessoas podem nem se importar, outras podem virar papagaio de pirata e sair repetindo o que ouviram, outras ainda podem se preocupar e sentir até dores de cabeça, de estômago, e em alguns casos até terem ataques do coração...e porquê não? Mas na hora de repetir e compartilhar o que ouvem ou leiam, ninguém pensa nessas possíveis consequências.
Imagem relacionada
Outra coisinha chataaaaa é copiar, para toda a sua rede de contatos através do Whatsap, aquela notícia ou texto imensoooooo, ou piadinha sem graça. Pior ainda é quando um ou mais dos contatos da dita pessoa faz parte de 2 ou 3 grupos em comum, aí a papagaio de pirata manda para aaaa pessoa separadamente e para os 3 grupos, portanto a vítima receberá só dessa criatura sem noção... 4 vezes a mesma coisa. Alguém pelo amor dos sem noção já ouviu falar em etiqueta? Não... não etiqueta de roupa...etiqueta = condutas de sobrevivência nesse mundo doidão? 

Será que ninguém pensa que incomoda você abrir seu whatsap e ver tipo... 10 notificações sendo que, mais que a metade é copia e cola de  mensagens? Não incomoda as 10 notificações, o que incomoda é você não aproveitar 80% delas. Diferente é você se cadastrar para receber mensagens de alguém da internet, seja um professor, um profissional que esteja ajudando outros profissionais...aí foi escolha sua receber, bem diferente. 

E no instante que repetimos o que foi feito para nós, estamos aumentando o número de spam nesse mundo, estamos despertando sentimentos em pessoas e normalmente sentimentos nada bons dependendo do que passamos adiante. Se recebemos uma notícia aparentemente séria e se queremos compartilhar com outras pessoas, precisamos ver a veracidade dela e só enviar ou falar para as que possam se interessar pelo assunto. Falar sobre novidade sobre os direitos dos idosos para uma adolescente de 15 anos não faz sentido. Contar sobre o novo presidente de um clube de futebol para quem nem assiste jogos também não faz sentido. 
Resultado de imagem para moça celular  tumblr
E o que falar de mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite? Tudo bem que as mensagens, algumas, são até fofinhas mas envie elas quando for falar com a pessoa do outro lado. Eu mesma por várias vezes não mexi no meu Whatsap durante o dia e só abri ele de noite, sério...foram algumas vezes, a mesma pessoa me mandou várias mensagens de bom dia (no mesmo dia), de boa tarde, e de boa noite sem dizer mais nada...só no copia e cola.  Sei também que há pessoas solitárias e que isso é o passatempo delas, nesse caso vamos nos colocar no lugar delas.

Se estamos solitários, se não temos mais família viva além de nós mesmos, se temos raros amigos ou só conhecidos e devido a toda essa solidão ficamos o dia todo copiando mensagens e colando para toda a nossa rede de contatos...bom, nesse caso, estamos precisando é de preencher nosso tempo com algo que pode auxiliar o próximo e não deixá-lo p da vida com tanto copia e cola seu. Quem sabe ser voluntário em um hospital? Existem tantos lugares com pessoas com cancêr que uma simples visita faz tão bem a elas, existem tantos velhinhos em casas específicas tão solitários quanto você, existem grupos de artesanato, de pintura, de dança e até de idiomas. Estudar seja o que for é um bom remédio para a solidão.  Existem tantas formas de driblar essa sensação de vazio e com certeza encher a paciência alheia com tantaaaaaaaaaaaaaaaa mensagem copia e cola no Whatsap, não é uma delas. 

Precisamos pensar que se depois de um tempo algumas pessoas deixam de falar com nós sem motivo aparente, pode ser devido nossas mensagens compartilhadas em excesso. Chega uma hora que cansa e que somos até bloqueados, com razão, pelos outros. Não é porque existe essa rede virtual que vamos encher essa de lixo, vamos selecionar mais as mensagens que passamos adiante, vamos preencher nosso tempo com mais qualidade, vamos aproximar as pessoas e não afastá-las. 

Fernanda Rocha


Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Gostei da crônica Fernanda. Eu sou do tipo que abomina grupos no WhatsApp justamente por isso. Achei as ideias de voluntariado super válidas pra muitas pessoas vencerem a solidão. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de grupos do Whats desde que tratem de assuntos referentes a ideia da criação do grupo. Uma piadinha, um link fora do contexto, de vez em quando tudo bem, mas criar um grupo de estudos por exemplo e só falar bobagem aí não. Eu já sai de diversos grupos e os que estou hoje eu fico de olho, se não está me fazendo bem, saio mesmo.

      Excluir
  2. Vamos aprender a usar a internet pra o bem, nosso bem
    parei de seguir alguns perfis pq n me faziam bem, n me traziam verdade
    e isso tem feio um bem enorme!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente minha xará, a internet pode ser usada para o bem, vamos aproveitar esse recurso maravilhoso para boas causas.

      Excluir
  3. Eu me senti muito representada nesse texto. Hahahaha Sério, eu detesto quem manda correntes ou envia aquelas mensagens na base do "copia e cola". Eu sou a favor de só conversar com a pessoa, se tu tiver realmente algum assunto pra falar com ela. Ninguém aqui é uma máquina pra viver de mensagens automáticas.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/03/top-5-novidades-da-semana_16.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Gabriela, bem isso, penso bem como você. Quando vejo que recebi mensagens copia e cola eu nem abro para ver já deleto na hora a conversa. Admiro esse pessoal que tem esse tempão sobrando hehehehhee

      Excluir
  4. Oiii Fernanda

    Infelizmente o facebook por exemplo virou um mar de noticias falsas, fofoquinhas e exibicismo... Aii é um tal de um falar da vida alheia. Acho isso desagradável, desnecessário e feio. Sem falar nos casais que andam brigando em rede social, coisa feia né. POis acredita que ja vi ex reclamando pensão por facebook em post publico? Assim de feias estão as coisas. Whatsapp por enquanto não sinto ainda toda esa pressão, até porque sou mais contida no numero de contatos, mas confesso que odeio aquelas correntes que o povo tem sempre mania de mandar vez ou outra.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, você fez uma real descrição do Facebook, tanto que eu estava até pensando em excluir minha conta mas por enquanto vou mantê-la. A maioria do que é publicado lá é falso e Facebook virou sinônimo de: lugar para investigar a vida alheia. Quem quer saber sobre uma pessoa lá é o primeiro lugar que acessam, e essas brigas de casais? Afeeeeee. Para mim casal nenhum deveria brigar seja na internet ou na frente de quem for, se estão com problemas vão discutir sozinhos e um local onde não haja pessoas perto, fica horrível se ofenderem na frente de todo mundo e no outro dia estarem agarrados de novo. Por mais educação nessa rede social.

      Excluir
  5. Cara, essa postagem... esse texto, precisa meeeeesmo ser compartilhado !! Concordo com cada palavra, cada virgula e cada ponto.

    Sabe que já bloqueei gente por causa dessas faltas de noção mesmo né ?

    Mil vezes parabéns pelo texto !

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Anna, se precisar bloqueio mesmo, meu tempo é precioso para perder tempo com esses seres sem noção.

      Excluir
  6. Hoje em dia as pessoas tem tanta velocidade em tudo, que já se condicionaram a nem olhar a fonte das coisas, por isso se dissemina muita mensagem falsa também.. com certeza temos que ter mais cuidado com o que compartilhamos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E velocidade para quê? Para chegar onde? Isso que eu me questiono Monique.

      Excluir
  7. Oi, Nanda!
    Nossa, essas mensagens de corrente me estressam tanto. Quando é de manhã, eu nem vejo grupo porque sei que tem um monte de bom dia.
    Hoje em dia a internet está uma terra sem lei. O povo distorce a liberdade de expressão, postando tanta coisa ruim e sem noção.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Luiza as pessoas não estão sabendo usar a tecnologia, se bem usada poderíamos mudar o mundo, terminar com tantas coisas ruins, mas em vez disso as pessoas colocam mais coisas ruins na rede...

      Excluir
  8. Oi Nanda, tudo bem? Só posso concordar com vc! Eu não tenho paciência para mensagens infinitas de Bom dias, aliás, por isso que evito participar de grupos no Whats e tb concordo com os papagaios de piratas, hoje o post nem questiona o que ler, simplesmente acredita e sai espalhando....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Mi, isso quando a pessoa lê o que foi enviado, muitos nem leem e já saem espalhando...

      Excluir
  9. Amazing post, dear! A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE | My new video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Liana! Germany? wonderful!! Hugs!!

      Excluir
  10. Oi Nanda e Nessa,
    E só li verdades. Vou te falar que está para nascer alguém mais chata que minha avó nas redes sociais HAHAHAHAHAHA eu a amo, mas ela dá boa noite nas 10h da manhã!!!!!!!!!!!!!!!
    Pois é... Não dá!
    Quando a questão é aquelas correntes e orações... Sou católica, acredito em Deus e tal, mas acho bem injusto Deus só te abençoar se você compartilhar, rs. Então eu viro a herege da família, rs. (insira um emoticon revirando os olhos aqui).
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, boa noite as 10 da manhã é tenso, hahahahhahaha. Olha se for por correntes , nossa.... meu futuro não será dos melhores porque não passo nada adiante, hehehehhee. Queria saber qual foi a anta que inventou esse vírus chamado: corrente"

      Excluir
  11. Nossa!! Eu amo esta música do Pet Shop Boys! Eu amo Pet Shop Boys!! To feliz que você gosta também! Hehehe. Eu fico estressada com o excesso de notícias que chega até mim via internet e outras mídias. Tem dias que eu quero desligar tudo e ficar só no silêncio hehehe. Claro que é preciso ser antenada com as notícias... mas será que são todas verídicas? Assunto de extrema relevância. Você está cada dia melhor nas Crônicas. Vivemos num mundo com muita informação e pouco conhecimento. Muitos textos e poucas verdades. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí está Taty, até um tempo atrás bastava pesquisar algo na internet, hoje além de pesquisar precisamos verificar se a fonte é confiável. Nesse sentido sou muito fiel a sites que conheço. Gratidão pelos elogios sinceros. Pretendo melhorar na escrita muito mais mas sempre mantendo um vocabulário simples para que todos entendam.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in