Destaques

Newsletter

04 outubro 2019

Resenha: O Conto da Aia - Margaret Atwood

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou comentar sobre minha última leitura "O conto da Aia" da autora Margaret Atwood publicado pela editora Rocco.

"O conto da Aia" foi publicado primeiramente em 1985, relançado pela Rocco no Brasil em 2017 com esta nova capa.

Quando o livro foi lançado li diversas resenhas sobre a temática dele e fiquei muito curiosa para lê-lo, mas tinha receio e por isso acabei postergando a leitura. Mas foi somente agora que tive a oportunidade de ler e já adianto que é uma leitura bem intensa.

"O conto da Aia" conta a história de Offred uma mulher de 33 anos que tinha uma vida normal com seu marido e filha até mudar o regime de seu país e as mulheres virarem propriedade do governo. Todas as mulheres que tivessem em um segundo casamento eram consideradas adúlteras, seus filhos eram tirados e entregues para adoção e elas tornavam-se assim Aias.

De uma hora para outra tudo muda. Offred vai usar seu cartão em uma loja e não funciona. Com o passar do dia acaba descobrindo que as mulheres não têm mais direito nenhum. Todo dinheiro que possuem em conta será passado para seu marido e não poderá mais trabalhar. Para completar sua filha lhe é tirada, separada de seu companheiro e é obrigada a tornar-se Aia.

As mulheres são classificadas em: Aias (se vestem de vermelho) que são as que podem engravidar, as não mulheres, as que não podem ter filhos. As Marthas são as que cuidam da casa e fazem a comida. E as tias são as que ensinam tudo para as Aias.

Offrede vai morar na casa do Comandante Frede e sua esposa. Ela deve ter relações com ele até engravidar e depois dar seu filho ao casal. Depois é enviada para outra família, se não conseguir engravidar ela pode ser enviada para as Colonias.

Imagem relacionada
É triste acompanhar a vida desta mulher que foi lhe tirado os direitos de ir e vir, de ler e escrever, se comunicar, trabalhar, sua vida, sua filha e o companheiro. A protagonista tem que viver nesta nova realidade e não tem o que ela possa fazer, e se não cumprir as regras será penalizada.

Apesar de ser um enredo mais pesado, minha leitura foi super rápida porque eu estava muito curiosa para saber o que iria acontecer com ela. A escrita da autora é muito fluida. De início demorei a me acostumar com a estrutura dos parágrafos, pois a protagonista voltava no tempo e contava como tudo tinha começado e isso parece meio misturado no texto. No início eu demorei para entender, mas depois a leitura fluiu.

Li o livro sem saber exatamente o que esperar do final. Torci muito para que algo bom acontecesse, mas o final ficou em aberto. Não gostei muito, mas fica a critério de cada um. Estou bem curiosa para assistir a série, pois na série a história tem uma continuação.

É uma leitura que gera estranheza e um desconforto. É difícil até de falar porque é tudo tão absurdo e triste. Foi uma história que me fez pensar sobre o papel da mulher na sociedade e de como ainda precisamos lutar pelos nossos direitos. 

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Oi, Nessa!

    Às vezes é necessário livros que chocam e geram essa estranheza na gente, o livro e a série fizeram bastante sucesso, ainda não conferi nenhum dos dois mas tenho curiosidade!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nessa.
    Eu tenho esse livro aqui em casa, mas acho que ainda não chegou o momento certo de eu ler ele hehe. Não assisti a série mas sei meio por alto as barbaridades que acontecem no livro e dá muito medo disso se tornar realidade. Eu vi que vai ter continuação sim, que a autora está lançando outro livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu adoro a série, é uma das minhas favs atualmente. Sou doida pra conhecer o livro (no caso agora livroS)

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    Eu vi a série, não consegui ler o livro, mas é uma temática bem impactante.
    É de nos fazer ficar sem palavras, ainda mais quando conseguimos perceber o quanto nossa sociedade se assemelha a história.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Provavelmente o final ficou aberto para agora o segundo livro que está sendo lançado. Nunca li a história mas sempre me despertou curiosidade, já que muitas pessoas elogiam. Nunca assisti a série também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu li o livro depois de assistir a primeira temporada da série que é totalmente baseada nele e adorei! com certeza uma incrível indicação de leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa!

    Tenho bastante curiosidade em ler O Conto da Aia, pois mesmo trazendo fatos que nos incomodam e causam estranheza precisam ser debatidos.

    Ainda não assisti o seriado também, mas está na minha lista.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Nessa! Estou ansiosa para ler O Conto da Aia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!
    Menina, eu não li o livro mas acompanho a série.
    Pra você que não curtiu muito o final, esse novo livro que a autora vai lançar vai ser muito bom
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro, não assisti a série, pois me parece muito pesada, no livro normalmente temos um maior distanciamento e consigo lidar melhor com temas assim. Adorei a resenha.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu quero ler essa história mesmo sabendo que vai ser difícil de ler, ainda não assisti a série também. Parece ser uma obra bem reflexiva, que bom que curtiu, apesar de o final não ter te agradado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha, apesar de ter histórias fortes, gosto muito de livros como esses. Refletimos sobre muita coisa quando nos aprofundamos em uma história assim. Uma pena o final não ter te surpreendido! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa livro. Assisti a série e é maravilhosa!
    Bem explicado, ótimas informações.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa, eu vi o seriado que é chocante mas muito bem produzido. O livro eu não tenho mais eu fui depois que vi a série pesquisar vários aspectos da leitura e foi ótimo ter mais uma opinião aqui com sua resenha que está ótima.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa,

    Eu não li esse livro ainda, mas com certeza deve ser uma leitura intensa e marcante para qualquer um.
    Espero poder ler em breve.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, tudo bem?
    Fiquei chocada com o epílogo, quando aquele professor dá a palestra falando sobre a época de Gilead. Foi uma ruptura tão grande com a narrativa que fiquei sem chão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, mas eu sei o quanto essa história faz sucesso por causa da série e o enredo é muito interessante, gostaria de ler sim.
    Mil beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nessa! Tudo bom?
    Eu li O Conto da Aia logo que comecei a ver a série e, sem ora amada, o impacto.
    A narrativa dela é muito forte e perturbadora, então acertou em cheio na mensagem que precisa passar. Sem falar que os personagens são tão bem construídos e desconstruídos que aaaaa
    Quero muito ler a sequência que saiu agora!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sério que esse livro é único??????
    eu nao sabia que a serie dava continuação a ele!
    Creio que seja um tema forte para se lidar mesmo... Deve ser interessante, mas deve deixar a gente meio mal :/
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in