Destaques

Newsletter

25 novembro 2019

Resenha: Livre Para Recomeçar - Paola Aleksandra

Oi meus amores, hoje vou comentar sobre a leitura do livro "Livre para recomeçar"da autora Paola Aleksandra, publicado pela Essência.

Vocês já estão cansados de saber que eu adoro romance de época, mas é a primeira vez que leio um livro que tem como pano de fundo a história do Brasil no século XIX.

Fiquei encantada com o enredo construído pela Paola e todos os elementos que ela trouxe presente daquela época. É uma história leve e gostosa de se ler e quanto mais vamos lendo, mais dá vontade de ler. Aqui encontramos cultura, arte, agricultura, romance, música, documentos históricos e um contexto histórico maravilhoso. Dá para perceber todo o empenho e estudo que a autora fez para escrever este livro.

O livro conta a história de Anastácia, uma mulher que não sabe mais o que é ser livre. Seu marido é um homem odioso, que lhe trata muito mal, não só em palavras, mas seu corpo é  todo cheio de marcas. Até que numa festa Anastácia se rebela contra o marido ao descobrir o que ele pretende fazer ao se mudarem da França para o Brasil. Ela é dada como louca e por conta disso é internada em um hospício no Rio de Janeiro.

Benício é filho de um dos maiores cafeicultores do Brasil, o Barão de Magé, mas ele carrega uma marca por ser um bastardo. Junto com seu irmão Samuel eles comandam uma empreiteira e é através de um novo trabalho que ele irá conhecer Anastácia.

Optei por falar pouco sobre o enredo para não perder a graça, então vou comentar sobre alguns aspectos que eu adorei na história.

O que mais me chamou atenção em Anastácia foi sua força e coragem, levando em consideração a época em que ela vivia, onde as mulheres não tinham voz. Além disso, ela desafia à todos com suas vestes, ela não quer usar vestidos e deixa todos espantados ao usar calças.

O interessante que os protagonistas não me conquistaram tanto quanto os personagens secundários. Samuel, irmão de Benício, é negro e advogado. Um rapaz muito inteligente, organizado e trabalha junto com o irmão. Ele acaba se envolvendo com  Avril, a cunhada de Anastácia que é uma noviça há muito tempo. Ela demora para perceber isso e o mais engraçado é que eu me vi torcendo para que ela largasse a batina e ficasse com Samuel.

O que eu mais gostei no livro de forma geral foi do enredo histórico. Acredito que todos temos uma base de como era o Brasil em 1880, mas aqui a Pah foi bem pontual nas características, trazendo elementos importantes daquele tempo, como a cultura, os parques no Rio de Janeiro, a questão do trabalho escravo, o fator de quando as mulheres começaram a usar calças, entre outros aspectos. Achei genial que a Pah inseriu na história a presença de Dom Pedro II e a Princesa Isabel  que assinou a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea.

Por fim, quero parabenizar a Pah pelo livro, para quem acompanha o trabalho dela é nítido todo o crescimento que ela teve como escritora. Li o primeiro livro dela que foi o "Volte para mim", muito bom também e indico, mas "Livre para recomeçar" é lindo e o que me conquistou foi o pano de fundo histórico do Brasil

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas adoro um bom romance e esse parece uito bem ambientado! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi
    ainda não li os livros da Paola, mas tenho muita curiosidade, gosto do blog dela, estou viciada em romance de época e quero ler esse justamente por se passar no Brasil, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nessa.
    Eu confesso que não gostei tanto assim do outro livro dela. Acredito que pelo tanto de gente falando bem dele e fui com muita sede ao pote. Por isso até quero ler esse, mas vou aguardar para baixar as expectativas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, ainda não conhecia os livros da autora, mas fiquei bem curiosa para conhecer esse mais a fundo! 💛

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Estou com o primeiro livro da Paola aqui em casa para ver se gosto. Se sim, me arrisco nesse.
    Como minha leitura de romances de época está um pouco devagar, quero ir com calma. Apesar que gosto bastante da Paola, já a conheci e ela foi tão amorzinha que já tenho boas impressões das obras dela, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Quero muito ler os livros da Paola,
    O anterior até está na minha lista de leitura.
    Que bom que gostou da história, vou ficar acompanhando as resenhas.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in