Destaques

Newsletter

25 maio 2018

Crônica: Tudo de ruim está em nós

Olá leitores!!! Hoje trago uma reflexão importante: tudo o que temos dentro de nós, o que sentimos e o que alimentamos. Como adoro conhecer um pouco mais de vocês, quero que contem episódios da vida de vocês nos quais vocês alimentaram algum tipo de sentimento e por isso aconteceu o que aconteceu, hehehehe.
Clicam no play e boa leitura!

E não esqueçam de deixar ideias de novos temas para os próximos textos.

*****

Tudo de ruim está em nós

Imagem relacionada
Com esse título começo o texto de hoje e essa frase pode chocar muitos de vocês leitores, peço por favor...me deixem explicar. 

O mundo está passando por uma fase conturbada, ora parece que é uma limpeza, ora parece que é uma arrumação geral (no estilo que muitos fazem em suas casas nos finais de ano), ora parece que todos ficaram malucos, ora parece que é uma nação mundial acordando. Algo porém, a maioria concorda: há um crescimento de violência, de abusos de todos os tipos inimagináveis, de gritos, de barulho, de revolta, de ódio, de rancor, de tristeza, de depressão. A lista continua e é enorme infelizmente mas o que poucos analisam é: onde está cada um dessses sentimentos e atitudes ruins? "Haaaa Fê, no mundo né? Ao redor de nós!! Dãaaaaaaaaa " A é? E desde quando o mundo ao redor mata? Ofende? Violenta? Trai? Sente tristeza? Sente ódio? Pensei que eram as pessoas que sentissem tudo isso e agissem assim.

Todo mundo ama apontar o dedinho para o bandido, para os revoltados, mas ninguém aponta o dedinho para si quando se olha no espelho. É tão cômodo se apavorar lendo as notícias ruins no jornal ou ao assistir a televisão, ooooooo quanta violência, oooooooooooooooooooooooooo quanto rancor....ooooooooooooooooooooooo quanto ódio!!! E tudo fica por aí, mas galera: atrás de um sentimento de ódio está uma pessoa, atrás de uma vingança está um ser humano, atrás da violência está alguém que a executou! Precisamos ter consciência disso:  a fonte não é o mundo desajustado, a fonte são as pessoas que estão colocando seu lado ruim para fora. Haaaa mas aí fica fácil: mata todas essas pessoas e o problema é resolvido. Eu discordo....

Se vamos matar todos que expressam sentimentos ruins então nem um ser humano ficará vivo aqui na Terra, até porque todos nós já sentimos coisas ruins por algo ou alguém, pode ter sido no trânsito, pode ter sido sobre um colega de trabalho, alguém da família, por um bandido que fez nem sei o que e que deu no telejornal, pode ser pelo tempo de chuva e raios e trovões bem nos dias das suas férias na praia, ...são infinitos os exemplos nossos sentindo algo ruim. Não, matar essas pessoas não é uma boa solução.

Resultado de imagem para moça triste tumblr
(Foto: http://vetyr.tumblr.com/post/162801727520/a-summer-sky)

O que eu sugiro como solução é começar por nós, começar a cuidar do nosso inferno particular, aquele inferninho que todos nós temos por dentro. Sim pessoal, o inferno está dentro de cada um de nós e se ele for alimentado ele crescerá sim e dominará nossas atitudes. Precisamos cuidar dele não alimentando, não dando atenção, controlando os impulsos que ele tiver. A violência no mundo está do jeito que está porque as pessoas estão esquecendo de controlar seus impulsos ruins, as pessoas estão esquecendo de respirar fundo para não deixar o lado ruim aparecer. 

Se temos tantas coisas ruins EE boas, porque não alimentar o lado bom? Que tal não responder a piadinha sem graça? Que tal não brigar com o trânsito (até porque não vai adiantar nada)? Que tal não guardar rancor? Que tal esquecer a vingança que planejou? Que tal ser gentil com as pessoas? Que tal semear sementes boas nos corações de nossos amigos? Que tal acreditar em si mesmo?

Tudo de ruim está dentro de nós mas também está tudo de mais maravilhoso que existe no universo! Vamos alimentar, vamos valorizar, vamos colocar para fora as maravilhas que temos dentro de nós, é dessa forma que o mundo vai melhorar.


Fernanda Rocha

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Acho que todos nós temos o bem e o mal dentro de nós. O equilíbrio é uma busca constante.
    Saber aceitar nossas falhas e valorizar nossas vitórias é o que importa.
    Amei o texto.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Alessandra, aqui é a Fer (nome de quem faz cada postagem fica no final da postagem no canto direito). Equilíbrio: essa palavra é a chave principal de um mundo melhor. Bem colocado.

      Excluir
  2. Olá, Fer! Nossa, Fernanda, minha amiga, se revelou neste texto! Pode anotar como minha Crônica favorita! Sempre fui apaixonada por assuntos do autoconhecimento, como budismo, espiritualidade, astrologia, reiki e por aí vai... Amo estes assuntos justamente porque sei que as respostas estão dentro de nós. Os períodos de angústia me ensinaram que o coração é o terreno que precisa ser cuidado. O mundo lá fora é um reflexo do mundo interior do ser humano. A verdade está dentro de nós. Que mais pessoas possam passar a olhar para dentro delas mesmas após a leitura deste texto. Beijos.

    tatycasarino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameiiiii seu comentário. Que bom que gostou, escrevo com carinho você sabe. Exato, que mais pessoas possam olhar para dentro de si e ver o que está alimentando.

      Excluir
  3. Acho seus textos e crônicas em geral muito bonitos e bem escritos, me identifico sempre!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda!
    A verdade é que o mundo só está com todos esses pontos ruins que você citou, pois nós, humanos, nunca olhamos para o nosso interior para ver o que está errado, né? O tal do jeitinho brasileiro é a melhor forma de mostrar como adoramos apontar os erros dos outros, mas nunca olhamos para o nosso. Afinal, tudo bem a gene burlar alguma lei com nosso jeitinho brasileiro, mas ai se o vizinho fizer isso. Ai você xinga e fala tudo o que pensa sobre aquela pessoa... Não faz muito sentido, né?
    Acho que o mundo só vai melhorar quando nós começarmos a olhar o que fazemos errado e como podemos consertar. Antes disso, o caos vai continuar.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas palavras Mari. Excelente comentário!

      Excluir
  5. Olá, Fernanda.
    Eu como evangélica desde criança não posso deixar de ver o quanto o mundo, no caso as pessoas precisam de Deus em suas vidas. Se cada um der lugar a ação do Espirito Santo em seu coração, seremos pessoas melhores. E concordo com o que você disse, até porque está na Bíblia, se alimentarmos nossa carne só vamos fazer coisas ruins, por isso temos que alimentar o espirito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Sil, cada um a seu modo, precisa colocar coisas boas para dentro e alimentá-las. Muito bom seu comentário.

      Excluir
  6. Adorei. Falou tudo! Temos que colocar o que há de bom dentro de nós para fora. De ruim tá aí por toda parte, mas é o que nós temos de bom que fará a diferença. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos fazer a diferença mesmo e vamos conseguir só no instante que olharmos para dentro de nós mesmos. Gratidão por comentar Mayara!

      Excluir
  7. Oi Nanda, crônica excelente! Muito melhor tentar alimentar as coisas boas em nós e amei a escolha de Air Supply como trilha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, gostou da música? Hehehehehe. Gratidão por comentar. bjo

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in