Destaques

Newsletter

17 agosto 2018

Bibliotecando


Oi meus amores, hoje inicio uma nova série no blog para falar um pouquinho sobre o curso que estou me formando e minha profissão. Para quem não sabe falta apenas duas semanas para minha formatura, finalmente me formarei Bibliotecária


A ideia surgiu numa reunião de família (chá de bebê da minha sobrinha), quando minhas tias ficaram me perguntando várias vezes o que era meu curso e como eu seria nomeada, minha profissão.

Biblioteconomia é uma palavra difícil e normalmente as pessoas não conseguem falar e fazem ligação com economia que não  tem nada a ver. Já ouvi as seguintes perguntas: você vai ser  bibilio o quê? biblioteconômica? Precisa de curso para guardar livros? O que você faz? O que estuda?

O que estuda no Curso de Biblioteconomia

Para quem pensa que ficamos os 4 anos da faculdade só lendo livros, engana-se. O curso é bastante teórico, algumas cadeiras bem específicas da área como de catalogação e classificação de livros, indexação, história do livro, estudo de usuário, referência, Normatização, dentre outros. Temos também cadeira de administração, marketing, estatística, metodologia e sociologia. Além disso, ao longo do curso tem muitas leituras e trabalhos, artigos para escrever, estágio obrigatório curricular e finaliza com a monografia TCC.

Bacharel em Biblioteconomia

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre
O Bacharel em Biblioteconomia pode atuar como autônomo ou assalariado, exercendo funções de administração, gerência, consultoria, assessoria, analista de informação, bem como, de docente e pesquisador. O espaço profissional do bibliotecário está em constante expansão, podendo ser caracterizado como: bibliotecas públicas, escolares, especializadas, universitárias e especiais; centros de documentação e de informação; empresas comerciais, industriais e de serviços; órgãos públicos da administração direta e indireta, tanto na esfera federal, quanto na estadual e municipal; bibliotecas virtuais e sites de internet.
Tem como atribuições planejar, implantar e implementar unidades, sistemas e serviços de informação e documentação, bancos e bases de dados; promover o acesso às fontes de informação sob diferentes suportes; difundir a importância da leitura e os benefícios do uso da informação; acolher e orientar o usuário para a leitura, a pesquisa e a produção textual. A titulação conferida é a de Bacharel em Biblioteconomia. (Fonte: Site da UFRGS).
Além disso, não é só em bibliotecas que o Bibliotecário pode atuar, segue a baixo as 30 áreas de atuação:


Resultado de imagem para o que faz o bibliotecário
E aí, já estão sabendo tudo da minha profissão? Gostaram? Pretendo trazer outros posts sobre o assunto, como eu cheguei nesta área, o que me encanta na profissão entre outros aspectos. Se tiverem alguma dúvida ou sugestões deixem nos comentários

Comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Eu ameeeeeii esse post, amiga! Em primeiro lugar porque eu sempre tive interesse para saber como era o seu curso, em segundo lugar porque eu acho essa profissão linda mas nós não temos muitas informações sobre o curso por aí. Amei suas fotos e parabéns adiantado pela formatura!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/08/top-5-novidades-da-semana_17.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Vou te dar os parabéns novamente!
    Eu estou prometendo um post desses lá no blog há séculos, tenho que tomar vergonha na cara, rsrs
    Nossa profissão é tão linda ♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Primeiro: parabéns e muita sorte para você na carreira escolhida!
    E em segundo: achei incrível você explicar direitinho o que você faz e suas possíveis áreas de atuação. Na minha época, confesso que nem sabia da existência desse curso, porque seria uma boa opção para mim, porém, a adm ainda foi uma boa escolha, não posso reclamar, pois amo o que faço.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale. Eu sempre quis fazer este curso, até tentei fazer outros como jornalismo e letras, mas minha paixão é a Biblioteconomia. Obrigada♥️

      Excluir
  4. Oi Nessa.
    Primeiro, parabéns pela sua formatura! Adorei as suas fotos, você ficou linda!
    Segundo, gostei demais do seu post. Muito obrigada! Não conhecia muito sobre o curso e quais eram as áreas de atuação e fiquei encantada. Realmente é muito estudo e as pessoas não fazem mesmo ideia de como é dificil, né? Fiquei curiosa sobre qual foi o tema do seu TCC hehehe. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia. O tema do meu TCC foi sobre sistema de informacao e pesquisa, o Dspace-Cris. Um repositório utilizado na Europa e que aqui é pouco utilizado. Foi um trabalho bem difícil, mas que aprendi muito♥️ obrigada pela visita e pelas palavras. Bjs

      Excluir
  5. Muito legal isso !

    Primeira vez que eu "me aprofundo" no que realmente é um curso de Biblioteconomia hehe.

    Parabéns pela sua formatura sua linda !

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, primeiramente parabéns por essa conquista! Em segundo lugar, adorei o post! A ideia de falar sobre o curso é muito boa, pois quando vamos escolher nossa profissão, informações sobre quem já cursa ou cursou determinada graduação se faz de grande valia. :)

    Bjs
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy. Que bom que gostou e obrigada pela visita♥️

      Excluir
  7. OI, Nessa
    Eu vi seus posts no facebook, super parabéns pela formação. É algo muito gratificante, né? Eu não fazia muito bem ideia do que um bacharel fazia, mas tenho uma amiga que também está cursando e ela pega diversas matérias que eu pego também em Adm, então achei legal que traz essa diversidade na formação.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa! Eu fiz Letras, mas acho que todo mundo que ama livros como nós já pensou em fazer Biblioteconomia. Bem bacana vc falar do curso que não parece nada fácil!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.Teve um tempo que eu achava que queria letras por causa da literatura, mas não gostei do enfoque do curso e não queria dar aula. Obrigada pelo carinho.♥️

      Excluir
  9. Que profissão mais linda e repleta de sucesso, Nessa! Te desejo muita felicidade e prosperidade nessa área de sua e gostei de conhecer um pouquinho mais sobre biblioteconomia. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa!
    Eu não sabia muito do curso até conhecer minhas atuais amigas que faz parte. É um curso bem bacana, interessante e diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Achei bem legal saber mais sobre o curso e as áreas. Na época que eu fiz Letras, não tinha ele lá na Universidade.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, tudo bem?
    Muito legal o seu post! Sou muito grata às bibliotecárias da minha escola, que me incentivaram demaisss a ler. É uma profissão que respeito muito!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não vou mentir, não sabia o que era essa profissão e nunca tinha visto alguém comentar, se as vezes é dificil explicar pro povo o que é marketing imagine explicar a sua profissão. Gostei do poste deu uma noção maior para quem não conhece a área.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Vanessa =)

    Eu por muito tempo pensei em estudar Biblioteconomia, mas a falta de instituições de ensino que oferecessem o curso acabou me desanimando. Sempre fui ratinha de bibliotecas, tanto que cheguei a ser voluntária em uma rs...

    Adorei seu post e a explicação detalha que você deu sobre a profissão e as áreas de atuação dela.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nessa!
    Confesso que já tinha ouvido falar sobre o curso, mas nunca tinha pesquisado para saber do que ele se tratava. Achei bem interessante e achei bem legal como existe um campo grande de atuação, né? Parabéns pela escolha e pela formatura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  16. Olá Vanessa,

    Primeiro parabéns por essa vitória, achei bem interessante a profissão e não sabia muito sobre ele até ler esse post, quero saber mais com certeza, aguardo novos posts....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Nessa.
    Primeiramente parabéns. Acho que essa é uma profissão que todos nós leitores gostaríamos de seguir. Mas poucos realmente seguem em frente e se formam na área que realmente lhe dará prazer. Aprendi bastante coisa na postagem e espero que sua carreira seja um sucesso porque prazerosa sei que será hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!

Instagram

© Diário de Incentivo à Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in